*Por Olindo Caverzan Junior
Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o setor de perfumaria foi um dos poucos que conseguiu se manter estável durante a pandemia. Entretanto, o fechamento do primeiro semestre de 2021 não foi como o esperado. Para se ter ideia, o setor registrou um aumento de apenas 4% nas vendas, mas, mesmo assim, cresceu 13,3% em relação ao primeiro semestre de 2020.
Analisando os dados, é inevitável dizer que o cenário de pós-pandemia, embora ainda não tenha acabado, é e está sendo desafiador para diversos setores do mercado brasileiro. Há anos, até mesmo antes da covid-19, a perfumaria estava lidando com algumas mudanças de comportamento do consumidor e agora, mais do que nunca, precisará apostar em tendências e acompanhar os desejos de quem compra.
Uma das tendências que está chegando com tudo é o conceito de natural. A prática de usar plantas, flores e outros elementos da natureza cresce com força total este ano, cujo objetivo é aproximar o público com o meio ambiente por meio do olfato. Além dos aspectos florais, fragrâncias amadeiradas também pretendem conquistar espaço.
Pensando em inovação, as embalagens minimalistas estão em alta, trazendo detalhes mais simples que dão um toque de sofisticação, combinando sutileza e sustentabilidade. Muitos desses lançamentos apostarão em campanhas mais ambiciosas e ousadas, com a presença de influenciadores, criação de storytelling e a utilização de inteligência artificial, que permite uma interação mais próxima com o público por meio da tecnologia.
O metaverso, por exemplo, é um campo da tecnologia que, assim como a inteligência artificial, deve ser mais explorado em 2022, trazendo uma interligação entre os mundos virtual e real. Uma das reflexões é de que o modelo de experimentação precisará ser revisto depois da pandemia da covid-19, sendo uma ótima opção para as marcas investir no novo meio.
Para 2022, as marcas ressaltarão também o seu compromisso com a conservação da natureza, seguindo o caminho da química sustentável, que gera cada vez menos resíduos, e apresentando diversos programas de proteção à natureza, como produzir embalagens com o uso de materiais recicláveis.
A expectativa é de que o mercado de perfumaria se mantenha em constante crescimento, apresentando novas ideias e contando que os consumidores estejam abertos às novidades que estão por vir neste e nos próximos anos. Podem se esperar muitos lançamentos baseados em campanhas mais inclusivas, que conectem as marcas com o público-alvo.
Olindo Caverzan Junior é Diretor da Água de Cheiro