Três quitutes para uma festa junina deliciosa e saudável

A chef Lidiane Barbosa especializada na gastronomia funcional, tendo como hábito o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, traz para o Cozinhando para o Jeff três receitas tradicionais para festejar festas juninas.

BOLO DE FUBÁ COM COCO E AÇAFRÃO

Ingredientes:

3 ovos

1/2 xícara de açúcar de coco ou eritritol (1/2 xicara menos 2 colheres de sopa)

1 xícara de fubá fino orgânico

4 colheres de sopa de manteiga ghee líquida

1/2 xícara de leite de coco caseiro

1 xícara de coco seco em pedaços ou em lascas

1 colher de sopa de fermento caseiro

1 colher de chá de açafrão em pó.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos e o açúcar por 5 minutos. Acrescente os demais ingredientes aos poucos deixando por último o fermento. Coloque em uma forma pequena untada com ghee e polvilhe fubá fino. Asse em forno pré aquecido 180c por 30 minutos.

Quem gosta de pedaços de coco, coloque em lascas e não bata no liquidificador. Quando a massa estiver pronta, coloque em um bowl e misture delicadamente.

 

BOLO DE MILHO

Ingredientes:

3 a 4 ovos – se forem grandes, optem por ter ovos.

1 xícara (chá) de eritritol em pó, xilitol* pó ou açúcar de coco/ mascavo ou demerara

½ xícara (chá) de fubá fino orgânico

¾ de xícara (chá) de manteiga ghee ou de óleo de coco – líquidos

400g de milho cozido ou 2 xícaras (chá)

¼ de xícara (chá) de farinha de linhaça – opcional

1 ½ xícara (chá) de leite de coco caseiro

1 colher (sopa) de fermento caseiro

Opcional: 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180c. Unte uma forma média com manteiga ghee ou óleo de coco e polvilhe fubá fino orgânico. No liquidificador, bata os ovos e o eritritol em pó ou açúcar de sua escolha. Bata bem, por 3 minutos. Coloque o fubá e o leite de coco e bata mais um pouco, até obter uma massa homogênea. Por último o milho, a farinha de linhaça e o fermento. Bata obter uma massa lisa. Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 40 a 45 minutos.

 

PIPOCA DOCE COM CARAMELO DE COCO E FLOR DE SAL

Ingredientes:

1 xicara de chá de milho de pipoca orgânico

2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

3 colheres de sopa de açúcar de coco

1/4 de xicara de água flor de sal

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o óleo de coco. Deixe esquentar um pouquinho e adicione o milho. Mexa um pouco e deixe que a pipoca estoure. Abaixe o fogo e deixe que ela estoura sozinha. Retire a pipoca da panela, coloque em um bowl. E na mesma panela adicione o açúcar e a água e mexa por 5 minutos, até formar um caramelo. Adicione a pitada de flor de sal e na mesma panela adicione a pipoca já estourada. Mexa delicadamente e sirva em seguida.

Sobre a Chef:

A chef Lidiane Barbosa, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002. Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach.

Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos. É autora das receitas do livro “Vó Leninha e O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina. Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves que tem como intuito mudar a educação de nossas crianças por meio da alimentação saudável e saborosa.