TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

Fachada do edifício sede do STF. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

Acesso 1

O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações. Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Acesso 2

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Prazo
A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral. Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Situação da candidatura

A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise. (Fonte: Agência Brasil)

Insegurança alimentar

Metade das crianças menores de 5 anos do país viviam em domicílios com algum grau de insegurança alimentar em 2017-2018. Dados divulgados hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 5,1% da população de até 4 anos estavam em lares com insegurança alimentar grave; 10,6%, moderada; e 34,2%, leve.

Vulnerabilidade alimentar

À medida que a idade aumenta, cresce a proporção dos que vivem em lares com menor vulnerabilidade alimentar. Entre as pessoas com 65 anos ou mais, 72,7% delas estão em domicílios com segurança alimentar; 18,3% com insegurança alimentar leve; 6,3%, moderada; e 2,7%, grave.Os resultados fazem parte da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil.

Nos domicílios em condição de segurança alimentar, predominam os homens como pessoa de referência (61,4%). Essa prevalência vai se invertendo conforme aumenta o grau de insegurança alimentar, até chegar a 51,9% de mulheres como pessoa de referência nos lares com insegurança alimentar grave.

O ator Chris Evans, que interpreta o Capitão América no Cinema Foto: Mark RALSTON/AFP

Capitão América

Em entrevista ao programa da Tamron Hall, nesta terça-feira (15/9), o ator Chris Evans, que interpreta o Capitão América no cinema, comentou descontraidamente sobre o incidente da semana passada, no qual, sem querer, deixou aparecer um nude no final de um vídeo postado no Instagram.

Quando o assunto foi abordado, o ator brincou: “Alguma coisa aconteceu neste final de semana?”, e depois comentou: “Foi um final de semana cheio de lições aprendidas. Essas coisas acontecem. Foi vergonhoso, mas você tem que lidar com os socos. Devo dizer que tenho fãs fantásticos, que me apoiaram bastante”.

Ana Maria Braga – Foto: Instagram/Reprodução

 

Entrevistada

Na próxima segunda-feira (21), o Roda Viva entrevista a apresentadora Ana Maria Braga. Esta é mais uma edição da série que marca os 70 anos da televisão no Brasil. Apresentado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h ( Horário de Brasília), na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube e nas redes sociais Twitter, Facebook, e Linkedin.

… Bom dia! Viver não é esperar a tempestade passar. É aprender a dançar na chuva. (Ana Maria Braga)

… O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, autorizou a retomada das aulas do ensino superior na cidade a partir do dia 7 de outubro. Nessa data também poderão ser retomadas as atividades extracurriculares das escolas públicas e particulares.

… A temporada 2020/21 começou oficialmente ontem (17) com a abertura do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, em Saquarema (RJ). O torneio é o primeiro evento nacional após a paralisação da modalidade por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Já conhecida pelo filme “Um Estranho no Ninho”, de 1976, a enfermeira tenebrosa Mildred Ratched está de volta, dessa vez interpretada pela atriz Sarah Paulson, 45, na nova série “Ratched”. Escrita e dirigida por Ryan Murphy e Evan Romansky, a produção estreia hoje (18) na Netflix.

A enfermeira Mildred Ratched é interpretada pela atriz Sarah Paulson (Foto: Divulgação)