Tudo o que você precisa saber sobre a centenária rota Transiberiana.

Na ponte aérea de semana passada trouxemos os mais tradicionais trens de luxo, hoje queremos mostrar um pouco mais da lendária rota chamada Transiberiana.

Gostaria de começar explicando algo que ainda traz dúvidas para alguns de nós. A Rota Transiberiana, que em 2016 completou 100 anos é a rota ferroviária mais longa do mundo com 9.288km. Basicamente, podemos dizer que existem 5 formas de se viajar por esses trilhos:

1 – A bordo do Trem chamado Imperial Russia Train;

2 – A bordo do Trem chamado Grande Expresso Transiberiano;

3 – A bordo do Trem chamado Zarengold;

4 – A bordo do Trem chamado Golden Eagle e também a bordo do trem regular russo, esse último sendo um trem de transporte entre a população russa, sem guia acompanhante a bordo, sem visitas inclusas, sendo mais utilizado por turistas europeus ou mesmo russos, claro.

Sabendo então que a Rota se chama “Transiberiana” e não o trem, você agora vai saber qual melhor tipo de trem para oferecer ao seu cliente da vez, seja ele mais aventureiro, que gosta de requinte, hotéis de alta categoria ou rústicos…há opções para todos eles escolherem por qual meio de “viagem” viverão o sonho de realizar a rota que marcará suas vidas.

01 – Trem Imperial Russia

Costumamos dizer que esse é o trem “original” da Rota Transiberiana porque é um trem russo, dirigido por um de nossos parceiros russos e que dispõe do melhor preço/qualidade com cabines mais econômicas (sem banheiro privado); cabines com banheiro a ser dividido entre duas cabines com ocupação máxima de 2 pessoas em cada uma delas, ou seja, o banheiro com chuveiro é compartilhado entre 4 viajantes apenas; ou ainda a cabine mais completa que inclui o seu banheiro totalmente privado, só para você e seu acompanhante. Essa viagem em trem possui guia acompanhante falando português, todas as refeições, visitas das principais cidades, viagem a bordo do trem em cabine dormitório escolhida (o viajante não se hospeda em cidades durante a jornada), acomodação em uma iurta na Mongólia (cabana típica para sentir-se como um local), além de degustação de vodka, pratos típicos russos e aulas de cultura russa ao longo de toda viagem. Ponto Forte: melhor custo benefício.

2 – Trem Grande Expresso Transiberiano

O mais vendido e conhecido entre os brasileiros esse trem de direção alemã já possui uma alma russo/brasileira já que há mais de 5 anos vem levando o maior número de viajantes do nosso país para conhecer Moscou e toda região da Sibéria. O Grande Expresso Transiberiano também possui cabines com ou sem banheiro privado mas aceita mais de 2 passageiros (amigos, familiares) em uma mesma cabine. Claro que não é o mais recomendado, por questões de conforto o melhor mesmo é viajar 2 pessoas em uma cabine, mas caso você tenha clientes jovens que preferem gastar pouco e viver viagens incríveis, é válido oferecer. As duas melhores cabines possuem chuveiro e o cliente escolhe se prefere com ou sem box. Nesse trem a viagem é feita alternadamente entre pernoites em hotéis e pernoites a bordo do trem. As visitas com guia em português também estão garantidas bem como as refeições inclusas. Ponto Forte: viagem entre a Mongólia e a China em voo regular para ganhar mais tempo nas cidades.

3 – Trem Zarengold

Esse trem também tem direção alemã mas com algumas saídas com guia acompanhante em português e/ou espanhol. Nesse trem o cliente também poderá: fazer o trecho entre a Mongólia e a China em voo regular e/ou ter a opção de se hospedar em uma iurta ou em um hotel na Mongólia. Como o Trem Imperial Russia, o Trem Zarengold também visita a cidade capital do Tartaristão, a linda Kazan entre outras visitas ao longo da rota até a China e a alimentação completa (a bordo ou em restaurantes fora do trem). Possui 6 categorias de cabines para escolha do cliente e da mesma forma, opções com ou sem banheiro privado. Há flexibilidade nesta opção caso o cliente deseje ter todos os pernoites a bordo do trem ou em hotéis nas cidades (possível em algumas cidades). São oferecidas aulas do idioma russo, cerimônia do chá ou degustação de vodkas dentre outras formas de entretenimento a bordo. Ponto forte: maior opção de cabines dormitório para escolha.

4 – Golden Eagle Transiberiano

Essa é a opção certeira para os clientes que buscam sofisticação mesmo em uma viagem tão aventureira como essa. Com apenas 3 classes de cabine e todas com banheiro privado e guias de língua Inglesa apenas, esse trem oferece uma atmosfera de alta classe, incluindo amenidades como frigobar complementar, opção de fazer alguns dos passeios em um carro com guia privado, serviço de lavanderia e bebidas selecionadas do Vagão Lounge (apenas em algumas cidades e somente para os viajantes que escolherem a cabine Imperial). Para as demais cabines Gold e Silver estão inclusos o banheiro privado, ar condicionado com controle remoto, armário, cofre, roupões, chinelos e serviço de lavanderia a um custo extra. Para quem escolher a cabine Gold também há bebidas selecionadas no Vagão Bar (realmente o mais espaçoso dentre os 4 trens descritos aqui). Diferente dos demais trens, o Golden Eagle faz apenas a Rota que comporta o trecho inteirinho e mais original da Transiberiana, ou seja, sair de Moscou e ir até a cidade de Vladivostok (ou vice versa) ou então, também sair de Moscou e seguir até a Mongólia, ou seja, ele não faz o roteiro até a China. Como curiosidade para vocês, esse trecho que se faz de Moscou até a Mongólia e depois se troca de trem ou segue-se viagem de voo para China é chamada de Rota Transmongoliana e não Transiberiana.

Não descrevo o trem regular devido a que não é de fato um trem turístico e por não ter um serviço com guia acompanhante que possa servir de intérprete para os nossos clientes de fato, não recomendamos como uma boa opção. Na Rússia é possível fazer alguns passeios em seu tempo livre sozinho na cidade de Moscou e São Petersburgo mas viajar para dentro da Sibéria em cidades como Novosibirsk e Irkutsk é realmente bem difícil encontrar alguém que se comunique em Inglês.

Enfim, todos esses trens podem levar o seu passageiro a conhecer a Rota Transiberiana. Todos eles com suas particularidades mas com qualidade que faz com que essa seja uma das rotas que mais cresce entre os brasileiros de fato! E se você ainda não conhece ou não teve a oportunidade de vender para algum dos seus amigos e clientes, não espere para oferecer caso alguém lhe peça “uma viagem de uma vida”. Conte conosco!

Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425-6330