Urus Steak House aposta nas raizes brasileiras

Há 14 anos, o grupo Jamy responsável pelo restaurante, se comprometeu com um conceito único e autêntico focado em carnes de alto valor agregado, inspirado pelo auroque — o ancestral primordial dos bovinos conhecido pela nomenclatura latina “Urus”. Este nome simbólico reflete a essência da casa: uma dedicação às carnes nobres de gado taurino de mais idade, a venerada “Vaca Velha”, criada em um terroir genuinamente brasileiro que imprime características inigualáveis às carnes. E agora, para coroar essa filosofia, traz o chef Benoît Mathurin para assinar seu menu.

Com carne ancestral Auroque e novo chef, Urus aposta nas raízes brasileiras

O ano se inicia com uma celebração dessa identidade – oferecer carnes nobres de gado ancestral taurino, de terroir brasileiro – que é a alma do Urus, reforçada pela chegada do chef consultor Benoit Mathurin. Com a expertise que Benoit traz, o Urus reafirma seu compromisso com a qualidade excepcional e o sabor inconfundível das carnes ancestrais taurinas alimentadas em pasto. É a perfeita simbiose entre a riqueza do terroir brasileiro e a nobreza de carnes ancestrais que se destacam pelo sabor pronunciado pelo gado de mais idade e uma dieta grassfed.

Vitrine de carnes nobres o restaurante e o sócio Jean Clini Foto: Tadeu Brunelli

A identidade do Urus não é apenas uma referência histórica, mas o fio condutor de uma filosofia que permeia desde a criação do gado até a mesa. Com uma visão que preza pelo respeito às tradições e pela inovação consciente, o Urus investe na singularidade de seu legado, promovendo não somente uma refeição, mas uma experiência gastronômica enraizada na herança cultural brasileira.

Desde sua concepção, a marca adotou o nome Urus, inspirado no auroque – o majestoso boi primitivo –, e se comprometeu com a identidade autêntica e a qualidade insuperável do gado de mais idade, as “Vacas Velhas”, criadas livremente em terroir genuinamente brasileiro.

Chef Benoit Mathurin assume as caçarolas do Urus Steak House Foto: Tadeu Brunelli

A prática visionária do Urus restaurante em priorizar o gado ancestral não é um mero acaso, mas uma escolha deliberada para garantir a união da maciez e o sabor intensificado que apenas a carne de bovinos maduros pode oferecer. A sabedoria tradicional e a ciência se unem aqui para revelar que, contrariamente ao que muitos pensam, as vacas mais velhas fornecem cortes que são superiores em suculência e paladar, especialmente porque dispensam o uso de manteigas saborizadas, uma prática comum em outras casas renomadas. No Urus, a carne se expressa em sua forma mais pura e autêntica, graças a um protocolo que começa desde o manejo de pasto respeitando o ciclo de vida animal com uma dieta balanceada que intensifica naturalmente os sabores e finaliza em uma maturação feita no restaurante de forma única, em uma câmara especial com protocolos trazidos dos EUA.

Risoto de laranja Bahia e Castanhas
Foto: Tadeu Brunelli

A chegada do chef Benoit

 Com experiência comprovada em projetos de sucesso em São Paulo, Benoit irá alternar-se entre seus empreendimentos para garantir sua presença dinâmica no Urus, supervisionando a operação e inserindo pratos de sua autoria que prometem ser uma celebração de sabores܂ Com a mesma maestria de chefs franceses em outras casas de renome, Benoit emprega a expertise francesa em harmonia com o paladar brasileiro.

O novo couvert já reflete o capricho e as intervenções do chef em sua nova empreitada. À mesa chegam pão de fermentação natural de milho crioulo, pão de queijo, manteiga de jatobá, manteiga de ervas e requeijão, um bom prenúncio do que virá a seguir.

Entre os novos pratos que Benoit assina destaca-se nas iguarias com o toque francês, o famoso prato Côte de Boeuf com tutano, molho Bordelaise e Gratin Dauphinois, nas entradas destaca-se o crudo de wagyu 100% ou o Sashimi de Atum com maracujá, rabanete e pimenta, enveredando nas salada de Mini Romana, Caesar e porco caipira, como também o risoto de laranja Bahia e castanhas com wagyu 100%, o Tagliatelle de camarão e bisque. Na ala das sobremesas, a Panacota de Milho, Goiabada, Sorvete de Baunilha, Sablé e Pipoca, fazem bonito bem como a colorida sobremesa de morangos e cereja ou uma releitura das sobremesas tradicionais em casas de carne, a base de doce de leite com o toque do chef francês.

Tagliatelle, camarão e bisque, está entre os novos pratos que Benoit assina destaca-se nas iguarias Foto: Tadeu Brunelli

Além dos cortes excepcionais, o menu do Urus se diversifica com risotos, massas e ótimas opções em sobremesas, mantendo as raízes nacionais em cada prato. Com um ambiente luxuoso e cosmopolita, a vitrine estrategicamente posicionada exibe as carnes como verdadeiras obras de arte, enquanto a varanda convida a uma experiência culinária agradável. O cardápio celebra a riqueza do terroir brasileiro, com cortes clássicos e receitas gastronômicas que o Urus restaurante passa a oferecer, com a chegada de Benoit Mathurin.

Enquanto, atualmente algumas casas descobrem a superioridade da carne de vacas mais velhas, o Urus se orgulha de ter sido o precursor dessa filosofia, uma verdadeira “alfaiataria” nos cortes de carnes nobres, que promete requinte e autenticidade em cada prato. Com um menu que varia desde o imponente Tomahawk Especial até a costela de três cocções e o toque singular do Chef Benoit no “cote de Boeuf”, a casa convida os apreciadores de uma boa mesa a desfrutar não apenas de uma refeição, mas de uma jornada de sabores autênticos e preservados.

Sashimi de atum, maracujá, rabanete, pimenta. Foto: Tadeu Brunelli

Origem e história

O restaurante piloto nasceu em Mato Grosso, um dos maiores polos brasileiros da agropecuária, líder no mercado de agrobusiness. O Urus Restaurante, é, portanto, um negócio genuinamente matogrosssense que conecta a alta qualidade dos cortes premium e a cozinha contemporânea às crescentes demandas globais por culinárias gourmets e ao mesmo tempo saudáveis, e ambientes com requinte e sofisticação.

São 14 anos de expertise em práticas, engenharia genética e projetos para operação, desenvolvimento e consolidação de um modelo de negócio flexível e inovador, que atenda às expectativas de seus clientes, e entregue produtos e serviços no patamar das tendências internacionais de comportamento e práticas de consumo.

A produção bovina pertence aos parceiros credenciados ao grupo Jamy, o que permite o controle intensivo sob a cadeia produtiva e a garantia de qualidade, prevenindo os efeitos recorrentes de oscilação durante a produção. O protocolo Grassfed segue ditames e processos similares ao europeu, onde se produz o gado mais aceito nos mercados de alto luxo, sendo a raças 100% taurina de ancestrais de Rubia Galega, Minhota, Alentejano e Asturiana, das quais deriva o Caracu, curraleiro e pantaneiro, gado 100% nacional, rústico, cujo método de criação e manejo Grassfed, garante carne da mais alta qualidade, rica em valores nutricionais, e detentora de maciez e sabor incomparáveis.

Wonton Banana, Sorvete de Creme e doce de leite. Foto: Tadeu Brunelli

Toda essa expertise é o embasamento e alavancagem para escalar o modelo inovador e atrativo da marca Urus restaurante para outros mercados, com o slogan “a melhor experiência em carnes, orgulhosamente brasileiras”, não somente no país como no exterior, alvos dos sócios idealizadores e investidores da marca. “O Brasil já mostrou que sua gastronomia é potente, cheia de personalidade e conteúdo, a ponto de várias marcas que fazem sucesso aqui, replicarem seus cases bem-sucedidos em outras regiões do mundo. E a marca Urus Restaurante segue a tendência e planeja exportar seu know-how para além das fronteiras”.

Sobre o Urus Restaurante

Localizado na elegante esquina da Avenida Europa com a Praça Vaticano, o Urus não é apenas uma steakhouse, é uma instituição que celebra o terroir brasileiro com carnes que são a expressão genuína da nossa terra. Sob a supervisão dos idealizadores Acilene Clini (CFO) e Jean Clini (CEO), cada corte selecionado segue um protocolo próprio e é o resultado de um conhecimento profundo sobre o manejo de um gado 100% taurino. A casa oferece a oportunidade única de visualizar os lotes de carnes próprios na grande câmara de maturação em vidro, o coração e a alma, ou melhor, o DNA do restaurante.

A saborosa sobremesa:Panacota de milho, goiabada, sorvete de baunilha, sablé e pipoca Foto: Tadeu Brunelli

No Urus, cada refeição é uma celebração dos sentidos, onde a herança da culinária francesa se encontra com o espírito brasileiro, criando uma harmonia de sabores que só poderia ser concebida por mãos habilidosas como as de Benoit Mathurin. Com áreas internas acolhedoras, um lounge externo e o espaço Garden, ideal para encontros e eventos empresariais, o Urus transcende a experiência de jantar, oferecendo um ambiente que se transforma para se adequar às necessidades e desejos do cliente, sempre mantendo a essência da gastronomia da casa acolhendo a equidade e diversidade da cultura brasileira.

Urus Restaurante conta com aproximadamente 130 lugares e traz arquitetura contemporânea e poética, seguindo pilares essenciais da hospitalidade: aconchego, momentos memoráveis e celebração. O Urus conta com áreas internas acolhedoras e privativas, lounge externo, e o espaço Garden, para encontros, reuniões empresariais privativas e reservas especiais.

Serviço:

Endereço: Praça do Vaticano, 321 – Jardim Europa, São Paulo – SP
Telefone: (11) 97072-0734

Horário de funcionamento:

Aberto ⋅ Fecha às 23:00 · Mais horários de funcionamento

Reservas: whatsapp܂com