Observação de aves, experiências amazônicas, gastronomia pantaneira e 50 coexpositores representando destinos dos seis diferentes biomas do país que tem a maior biodiversidade do mundo. Tudo isso estará presente no estande do Brasil organizado pela Embratur, em parceria com o Sebrae, na World Travel Market (WTM) Londres, que começou nesta segunda-feira (4) e segue até esta quarta (6), na Inglaterra. Uma das mais importantes feiras de turismo internacional, o evento é uma oportunidade única para fomentar novos negócios e atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil.
A estratégia da Embratur e Sebrae é levar destinos que estão em evidência, como o Cerrado – eleito como um dos melhores destinos de 2025 pela National Geographic –, os Lençóis Maranhenses – mais novo Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO –, além de Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), que concorrem ao prêmio de destinos turísticos mais desejados do mundo pela revista britânica Wanderlust. Entre os destinos brasileiros na WTM Londres, estão também os estados de Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, e cidades como Manaus (AM), Foz do Iguaçu (PR), Pantanal-Bonito (MS), São Paulo (SP) e São Sebastião (SP).
A feira reúne, todo ano, mais de 30 mil participantes interessados em fazer negócios, contatos e expandir o relacionamento com operadores de turismo, expositores, imprensa e formadores de opinião. A Embratur e o Sebrae prepararam um estande de 414 m², com uma programação com degustação de caipirinha, cookings shows comandados por chefs brasileiros renomados, atrações culturais e experiências imersivas em que visitantes poderão conhecer mais sobre os destinos brasileiros.
O Brasil no mundo
A participação brasileira na WTM Londres também visa fortalecer as relações comerciais com os principais mercados emissores de turistas para o Brasil na Europa para além do Reino Unido, como Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, reforça a relevância do tema globalmente. “A transição verde será o grande motor do crescimento mundial nos próximos anos e os pequenos negócios têm um papel fundamental no aproveitamento dessas oportunidades para o turismo. Vários empreendedores já estão criando experiências com a biodiversidade brasileira. O Turismo de Experiência vem se tornando uma referência. Só o Brasil tem a Amazônia, seis biomas em um só país. A maioria dos negócios do país são pequenos negócios, e com isso, eles criam mais oportunidade, inclusão e geração de renda”, ressalta Lima.
Observação de aves
Quem visitar o estande do Brasil poderá concorrer a passagens aéreas para conhecer destinos brasileiros como a Amazônia, ação em parceria com a TAP e a Amazonastur, a partir da rota recém-inaugurada entre Lisboa e Manaus (AM), e o Pantanal, através do voo de Londres para Cuiabá (MT), em parceria com a Latam Airlines e a Fundtur MS e apoio do Sebrae MT.
O sorteio marcará o lançamento da Vitrine Visit Brasil. O objetivo é diversificar as ofertas de destinos, focando em experiências autênticas, diversas e sustentáveis. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a experiência a ser apresentada será a observação de aves (birdwatching).
A Vitrine Visit Brasil vai priorizar segmentos estratégicos, com grande demanda global de turismo, por meio da curadoria de 100 experiências. A iniciativa tem como objetivo posicionar o Brasil como um destino competitivo e atraente no exterior e promover pequenos negócios. Ao longo de 2025, novas experiências autênticas serão apresentadas ao mercado internacional.
Presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling ressalta a importância da parceria com a Embratur. “A Embratur é o nosso grande parceiro na promoção internacional e fortalecendo cada vez mais a imagem do Mato Grosso do Sul, do destino de natureza, de safaris, de observação da vida selvagem. Ações como essas que fomentem a ida de operadores, da imprensa, ajuda muito a potencializar a imagem do Mato Grosso do Sul em consonância com a nova estratégia da Embratur de diversificar a imagem do Brasil e focar muito no turismo e na natureza. Então, estamos muito felizes, especialmente estando na WTM, reforçando o posicionamento do Estado em uma das maiores feiras do mundo”, diz.
Representando a Amazonastur, Mariana Eder coloca como um ponto alto o lançamento do voo da TAP entre a capital portuguesa Lisboa e Manaus (AM). “É muito importante para nós do Amazonas estarmos na WTM. Ontem foi lançado nosso voo, nossa conexão com a Europa. O público europeu procura por destinos de natureza, de turismo de experiência com base comunitária e com comunidades indígenas. E nosso estado tem tudo que o mercado europeu e londrino quer. Nossas expectativas são altas, com programação intensa e a ação promocional em parceria com a Embratur e a TAP para operadores conhecerem o nosso destino”, elenca.
Maior conexão com a Europa
De janeiro a setembro de 2024, mais de 741 mil turistas de países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha visitaram o Brasil. Esse número é 20% maior do que o registrado no mesmo período de 2023, o que mostra o potencial do país para o mercado europeu. O aumento da conectividade entre Brasil e Europa também é uma das estratégias prioritárias para ampliar novos negócios e aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil.
Além das rotas consolidadas de voos diretos entre São Paulo e Rio de Janeiro e as principais capitais da Europa, como Londres, Paris, Lisboa, Roma e Madrid, novas rotas ampliaram as possibilidades de chegada dos visitantes internacionais. Entre os novos trajetos, em outubro, a Embratur celebrou a primeira chegada de um voo da rota que liga Paris, na França, a Salvador (BA). Outras rotas diretas, como a de Lisboa para Belém (PA), também são portas de entrada para experiências culturais e contato com a natureza, em uma imersão na Amazônia brasileira.
… Bom dia! “As mais belas palavras são ditas no silêncio de um sorriso”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Danielle Cinti Do Valle, Lucienne Siervo, Carol Goular, Terezinha Gonçalves, Toquinho Heimbach, Valeria Pereira, Eliane Santos, Bianca Ferreira, Rosemary Meire, Andrea de Souza, Ceila Souza, Altair Miqueloni, Joraci Araujo e Maurizio Papa. Happy birthday!
… A Aramis, uma das líderes no varejo de moda masculina brasileira, apresenta sua mais recente coleção, a “Follow The Sun”. Neste lançamento, a marca explora as múltiplas possibilidades do verão ao oferecer peças que carregam o melhor da estação: elementos como leveza, respirabilidade, conforto e frescor são refletidos nos materiais e combinados com a sofisticação da marca, traduzidas nas modelagens e cortes da coleção.
… O movimento, estrelada pelo ator Jullio Reis, materializa a potência do conceito de verão. Nela, a essência da estação é refletida nos ambientes, cenas e peças, que incorporam liberdade e elegância ao estilo masculino. A Aramis reforça seus valores, homenageando os produtos que traduzem a essência da marca e que ultrapassam seu tempo, tornando-se ícones da moda masculina.
… Outro material que ganha ainda mais protagonismo durante a estação é o linho. Presente em diferentes categorias de produto, como camisetas, bermudas e calças, o linho proporciona conforto e leveza, além de ser uma opção sofisticada e versátil, adaptando-se a diferentes ocasiões.
… Dentre suas entradas, a coleção também se reinventa com as camisas de linho irlandês, conhecido por sua alta qualidade e resistência superiores ao linho tradicional, além de ser um tecido mais respirável e ideal para uso durante os meses mais quentes.