As belezas, os encantos e o misticismo da Selva Patagônica do Chile

imagem_release_383198

Quando se fala em Patagônia as pessoas normalmente pensam em um enorme iceberg e muito frio, porém, nem só de gelo é feita a região. Na selva patagônica chilena, que se estende pelo sul do país, o clima e a paisagem são marcados pelo clima úmido e a diversidade natural da floresta. Bem no coração dessa região, próximo ao vilarejo de Neltume, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo, projeto que se sustenta na conservação do meio ambiente, no turismo sustentável e na integração da comunidade local.

Declarada pela Unesco como Reserva da Biosfera, a Huilo Huilo está distribuída em uma área de 100 mil hectares, que abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais, todos envoltos em uma atmosfera mística, herança dos Mapuches, povo nativo da região. O destino ainda é uma novidade entre os brasileiros, mas vem se popularizando entre os amantes do frio, da natureza e dos esportes radicais, que buscam clima e paisagem totalmente distintos.

Um longo porém belo percursoimagem_release_383196

Para chegar até o local, o acesso mais fácil é pelo aeroporto de Temuco, que possui em média de 5 voos diários partindo de Santiago. A partir daí, o trajeto até a reserva pode ser feito por transfer em um percurso que dura em média 3 horas (190 Km), cheio de belas paisagens. Também é possível alugar um carro em Pucón (122 Km da Huilo Huilo), lugar estratégico para fazer uma paradinha e aproveitar para conhecer um pouco dos parques nacionais e o vulcão da cidade. Outra opção, para quem está na Argentina, é pegar um transporte saindo de San Martin de Los Andes (próximo a Bariloche), cidade que fica a 86 Km de distância, onde a reserva também mantém um hotel. No caminho da Argentina até a reserva é preciso fazer a travessia pelo Lago Pirihueico, que dura aproximadamente uma hora e meia, o que torna a viagem mais longa, porém muito mais bela.

Dormir em um vulcão, em um cogumelo ou na copa de uma árvore?

As hospedagens são um diferencial à parte na reserva. Seus hotéis, em sua maioria, possuem uma arquitetura bastante exótica, relacionado à natureza e à atmosfera mística do local, já que as florestas lembram cenários de filmes de seres mágicos como duendes, fadas e elfos. Para quem busca mergulhar nesse clima, existem 3 hotéis perfeitos: o Montaña Mágica, que imita o formato de um vulcão, o Nothofagus, que foi construído em volta de uma árvore, e o Reino Fungi, que se assemelha à forma de um cogumelo. As diárias variam de acordo com os pacotes, porém, o mínimo é a partir de USD 264 para quarto duplo. Uma opção ainda mais requintada é Nawelpi Lodge, um hotel boutique all inclusive com quartos com banheiras de hidromassagem e diárias a partir de US$ 640 em quarto duplo. Já para quem quer uma hospedagem diferente, mas ao mesmo tempo econômica, a opção é o Canopy Village, pequenas casinhas construídas em cima de árvores, com valores por volta de USD 45 (R$ 130). Outras hospedagens para quem precisa economizar são as Cabañas del Bosque, o Hostel Salto El Puma e o Camping Huilo Huilo.

Dos Mapuches à neveimagem_release_383199

Cercada por vulcões, bosques, lagos e neves, a Huilo Huilo conta com atrações de todos os tipos. A Reserva oferece aos seus visitantes diversas opções para explorar o local, algumas em pacotes que duram até 4 dias. O Trekking pelos Vulcões é um desses programas que tem como principal atrativo conhecer o complexo vulcânico Los Volcancitos. O caminho passa por cachoeiras e pelo Lago Pirehueico. As opções mais diferentes são os pacotes temáticos como o Sáfari da Vida Selvagem, que explora a fauna e flora do lugar, e o passeio Herança Vivente, em que os visitantes podem aproveitar para mergulhar na cultura local e conhecer vários lugares sagrados para os povos Mapuche, aprendendo sobre as suas tradições, a culinária e o artesanato do povo milenar.

Outras opções incluem passar o dia praticando atividades de aventuras, como trekking, cavalgada, tirolesa, mountain bike, além das atividades de águas, como a navegação pelo Lago Pirehueico e os banhos de águas termais, que segundo a crença local, possuem poderes de cura. Já para quem não está tão ligado a aventuras, pode aproveitar para conhecer a cervejaria artesanal Petermann e experimentar suas encorpadas cervejas, ou ainda visitar o Museu do Vulcão.

Para os amantes da neve, a Huilo Huilo ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ótimo para quem busca diversão e para os iniciantes nos esportes de inverno. O bosque oferece atividades como esqui, randonée, snowboard, tubbing (tobogã de neve) e percursos feitos em motos de neve.