Conheça o Japão, a terra do sol nascente

Localizado no extremo leste do continente asiático, o Japão é conhecido como a “terra do sol nascente”. Com quatro estações muito bem definidas, o inverno é bem intenso e o verão muito quente. De março a maio chega à primavera e o frio vai ficando mais ameno, de junho a agosto é verão no Japão, além do clima quente, as férias fazem com que o país esteja em alta temporada.

A melhor época para conhecer o Japão é na primavera ou depois do outono, entre setembro e novembro. Nessas estações as temperaturas são mais e amenas e dá para aproveitar bastante. Esses meses são épocas das cerejeiras e não é o período de férias escolares, resultando em filas e atrações bem mais tranquilas.

Caso você seja o tipo de pessoa que é apaixonada pelo frio, aposte na baixa temporada, de dezembro a fevereiro as temperaturas não ultrapassa os 6ºC. O país tem três feriados que o movimentam: o Ano Novo, Golden Week (fim de abril a começo de maio) e Obon (segunda semana de agosto). Nessas épocas é bem difícil encontrar hospedagem, os trens e aeroportos estão sempre lotados e as atrações turísticas ficam cheias.

Tóquio

Tóquio é capital nacional do Japão desde 1868, quando houve a Restauração Meiji. Era a antiga Edo e, no século 17, já era a maior cidade japonesa. No final do século 19, sua população era superior a um milhão de habitantes. São 8,9 milhões de habitantes, em 2010. Será a sede dos Jogos Olímpicos 2020.

Imenso centro empresarial e cultural, com uma população de dezenas de milhões, Tóquio também é um caldeirão cultural, onde os japoneses interagem com cidadãos de todo o mundo. A mídia costuma focar na moda vibrante de Harajuku, nos restaurantes robotizados, nos cafés a fantasia e nos fanáticos por animê conhecidos como otaku. Ainda que inovadora, Tóquio preserva a tradição através de seus jardins históricos, santuários e templos.

Famosa por sua atenção extrema aos detalhes, a capital do Japão abriga algumas das melhores comidas japonesas do país, com 234 restaurantes com estrelas Michelin – mais do que qualquer outra cidade. Sejam quais forem seus interesses culturais, é provável que Tóquio tenha o que você procura. Com museus e galerias de nível internacional, vida noturna diversa e tecnologia de ponta, é impossível sentir tédio em Tóquio.

Tradição e cultura popular se chocam na cidae, onde você pode reverenciar os tempos antigos ou ter uma noite agitada em um pub. Conheça a torre Tokyo Skytree, maior estrutura do Japão e a segunda maior do mundo. Depois faça uma caminhada refrescante sob as cerejeiras em flor ao longo do rio Sumida. Passe algum tempo no lindo Jardim Oriental do Palácio Imperial e conheça um pouco da história japonesa no Museu Edo-Tokyo. Não se esqueça de comer o máximo que aguentar de sushi, macarrão udon e wagashi (doces japoneses), nas centenas de restaurantes “estrelados” de Tóquio.

Quioto

A cidade de Quioto atrai milhões de visitantes locais e internacionais em busca da cultura tradicional japonesa. Templos e santuários, como o Kiyomizudera e o Kinkakuji, atraem multidões de turistas, assim como os bosques de bambu de Arashiyama, localizados nos arredores. Hospede-se em um pitoresco ryokan, mergulhe em um onsen rejuvenescedor e aproveite a mudança do clima que traz as cerejeiras em flor e uma folhagem de tons radiantes. Melhor ainda, a magia de Quioto fica a apenas uma curta distância de Tóquio por trem-bala. Para além da cidade encontram-se várias preciosidades rurais da província de Quioto. No norte, a faixa de areia Amanohashidate é considerada há muito tempo um dos três lugares mais belos do Japão. Localizada nas montanhas, Miyama é uma das últimas cidades rurais com casas com teto de palha, muitas das quais ainda são habitadas. Desfrute de deliciosos vegetais locais e do famoso chá verde cultivado em Uji.

Osaka

Osaka fica a apenas uma curta distância de Tóquio por trem-bala, mas é uma cidade muito diferente da capital do Japão. Desça do trem-bala e entre em uma região de vida noturna agitada, culinária deliciosa e moradores locais simpáticos. Junto com muitas lojas e atrações modernas, Osaka também tem um lado histórico, cujo destaque é o Castelo de Osaka. O castelo é um excelente local para saber mais sobre a história do Japão e para passear pelos belos jardins, especialmente durante a temporada da florada das cerejeiras em abril, quando a sakura floresce e o clima é geralmente mais agradável. As grandes atrações da cidade são o Aquário e o Castelo de Osaka, os estúdios da Universal no Japão e o futurístico observatório Floating Garden.

Nara

Pode-se chegar facilmente ao centro político e religioso do Japão antigo a partir de Osaka e Quioto, e a região conta também com santuários e templos que estão entre os mais antigos do Japão. Muitos desses locais cultivam jardins de flores que realçam os arredores. O Parque de Nara é o lar do famoso cervo manso e domesticado que anda livremente pelo parque, e ao lado o Templo Todaiji abriga a maior estátua de bronze do Buda do mundo. Rotas de peregrinação importantes percorrem a área do Monte de Yoshino, declarado como Patrimônio da Humanidade e um deslumbrante local de cerejeiras em flor na primavera.

Hokkaido

Hokkaido oferece muitas atividades durante todo o ano. O verão ameno é ótimo para explorar as colinas verdejantes e os parques nacionais. Visite lagos, rios e montanhas para fazer caminhadas, mountain bike, canoagem e rafting. Observe animais e pássaros em seus habitats e banhe-se em águas vulcânicas com cenários pitorescos. No inverno, você pode aproveitar um esqui de nível internacional em diversos resorts da ilha. Esportes de inverno alternativos, como snowshoeing, trenós puxados por cães e snowmobile, também estão disponíveis e você pode participar de um dos maiores festivais do Japão – o Festival da Neve de Sapporo, que acontece em fevereiro.

Okinawa

A província mais ao sul do Japão, Okinawa é um arquipélago com uma história de reino independente. A região possui clima subtropical bastante característico e é também o berço do karatê. Explore as ruínas e os castelos restaurados dos reis Ryukyu e visite as magníficas praias e a costa com incrível variedade de corais e vida submarina. Observe as baleias e as corridas de barcos dragão, contemple a flora e fauna raras e aproveite um estilo de vida insular que não segue relógios, apenas o sol.

Gastronomia

O Japão não só desenvolveu uma das melhores cozinhas do mundo, oferecendo sensações gustativas prazerosas que vão desde as sutis alegrias do “sashimi” aos seus apetitosos macarrões básicos, como atraiu alguns dos melhores chefs mundiais para cozinhar para os exigentes gourmets do Japão.

Tóquio, especialmente, pelo seu status de capital global de finanças e negócios, é anfitriã de uma abundância degustativa de sabores e texturas gastronômicas. Para começar a explorar a superfície desta vasta seleção de variedades culinárias do Japão, faça uma caminhada pelas vizinhanças de qualquer estação de metrô ou de trem. Os estabelecimentos de comes e bebes reunidos aí são com certeza uma amostra infindável de comidas caseiras, com preços em geral bastante razoáveis.

Para as pessoas que não falam japonês, alguns restaurantes exibem réplicas, em plástico e em cera, de seus pratos nas vitrines, ou fornecem um menu com fotos coloridas. Outro bom lugar para encontrar refeições a preços razoáveis são as grandes lojas de departamentos, que muitas vezes destinam o andar superior ou o subsolo para diferentes restaurantes. Em alguns restaurantes mais populares é necessário comprar bilhetes para cada prato no balcão do caixa ou em máquinas de vendas. Dar gorjetas, a propósito, não é costume no Japão.

Uma vez conhecida no Ocidente em forma de sukiyaki ou o mais exótico sushi, a cozinha japonesa, em anos recentes, tem se tornado muito mais familiar e apreciada em todo o mundo. Muitos visitantes ao Japão já experimentaram os prazeres do peixe cru ou o empanado de camarão frito. Mas poucos visitantes de primeira viagem ao Japão estão preparados para a variedade e suntuosidade do alimento como é tradicionalmente feito.

A gastronomia japonesa é uma experiência para ser apreciada e lembrada com carinho durante o resto de sua vida. Entre as várias opções encontradas no Japão estão: Sukiyaki é um prato preparado e cozido diretamente na mesa, com fatias finas de carne, juntamente com vários vegetais, tofu e aletria.

Tempura é um alimento frito em óleo vegetal, depois de ser empanado em uma mistura de água, ovo e farinha de trigo. Entre os ingredientes utilizados estão camarões, peixes da estação e legumes. Sushi é uma pequena porção de frutos do mar frescos colocada sobre um bolinho de arroz temperado com vinagre. Os ingredientes mais comuns são atum, lula e camarão. Pepinos, rabanetes em conserva e omeletes adocicados também são servidos.

Kaiseki Ryouri é considerada a mais exótica e requintada culinária do Japão. O prato é composto principalmente de vegetais e peixe com algas marinhas e cogumelos como condimentos básicos, que caracterizam seu sabor refinado. Yakitori é feito de pedacinhos de carne de frango, fígado e vegetais dispostos num espeto de bambu e grelhado sobre o fogo de carvão. Tonkatsu é uma carne de porco à milanesa. Shabu-shabu são bifes bem macios, cortados em fatias bem finas, que são mergulhados rapidamente em água fervida, em seguida em um molho, antes de serem apreciados. Soba e udon são dois tipos de macarrão japonês.

O soba é feito de farinha de trigo sarraceno e o udon, de farinha de trigo. Ambos são servidos em um caldo ou mergulhados em um molho, e são apresentados em centenas de deliciosas variações. A bebida japonesa sake, ou vinho de arroz, combina muito bem com uma variedade de iguarias japonesas. Fermentada com arroz e água, o sake é a bebida alcoólica dos japoneses desde tempos antigos. Por poder ser servido quente, os “sentimentos” aparecem mais rapidamente e no inverno aquece o corpo. Tomado gelado, o bom sake tem gosto semelhante ao de um vinho fino, de boa qualidade. Existem fabricantes locais de sake em todas as regiões do país, que produzem seus respectivos sabores característicos com base na qualidade de arroz e água, bem como por diferenças nos processos de fermentação.

Visto

O visto de turismo para o Japão não permite exercer atividade remunerada no país. Ao contrário do visto americano, o processo de solicitação não inclui entrevistas. Basta o preenchimento de todos os formulários e documentos com cópias, que deve ser apresentado ao consulado mais próximo de sua casa ou à Embaixada do Japão no Brasil.

Veja passo a passo como obter a autorização para a viagem:

Pedido e foto

O primeiro passo é fazer a solicitação formal do visto, no site da Embaixada do Japão ou de um dos consulados.

Na solicitação é necessário incluir uma fotografia (tirada há no máximo 6 meses), com fundo branco e sem data. Em seguida, é necessário o preenchimento do formulário com letra de forma ou digitada os dados pessoais solicitados e as informações da viagem. Há ainda perguntas sobre deportações e crimes.

Documentos

Para dar entrada no pedido, separe os seguintes documentos, com cópias autenticadas recentes (alguns consulados aceitam cópias simples), expedida há no máximo seis meses:

Passaporte válido (e os passaportes anteriores com visto japonês)

Formulário impresso da solicitação de visto para entrar no Japão

Uma foto 4,5 X 4,5 (ou 3X4) tirada há no máximo 6 meses, com fundo branco e sem data

Reserva de passagem de ida e volta

Cópia autenticada da carteira de identidade

Cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (todas as páginas, inclusive o recibo de entrega)

Documentos que comprovem a finalidade da viagem. Nesse caso, os documentos mudam de acordo com a finalidade da viagem.

Os principais são:

NEGÓCIOS:

Carta da Empresa detalhando o motivo da viagem, relacionando nomes, telefones e endereços das empresas a serem visitadas, e mencionando o responsável pelo custeio das despesas.

TURISMO:

Cronograma de Viagem. O roteiro deve ser escrito pelo próprio passageiro, no modelo da Embaixada ou pode ser anexado o panfleto do pacote turístico. No formulário, basicamente eles pedem as cidades a serem visitadas em cada data e o contato dos hotéis onde ficará hospedado.

VISTO DE TRÂNSITO:

Tirar o visto do país de destino antes do visto japonês, quando necessário.

Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos:67 3327-0134 ou 3326-2909, 98425-6330

Confira mais imagens deste belo país: