Doce de leite, amanhã (11), é o seu dia! Aprenda algumas deliciosas receitas

Imagem de Pixabay

Dia Mundial do Doce de Leite: Havanna apresenta receitas com iguaria argentina
Referência no tradicional Dulce de Leche, rede argentina de cafeterias ensina diferentes formas de saborear o produto

Muito apreciado em todo o mundo, principalmente na América Latina, o Doce de Leite ganhou um dia só seu, comemorado em 11 de outubro. Pouco se sabe quando a data foi criada ou quem foi o espertinho que decidiu estabelecer a comemoração, mas a Havanna, sendo referência em Dulce de Leche e tendo a iguaria argentina como um de seus produtos mais vendidos, não poderia deixar a data passar em branco sem celebrar o sucesso do produto entre os consumidores brasileiros.

Pensando nisso, a rede argentina de cafeterias listou receitas incríveis, fáceis de fazer e deliciosas, que têm como um de seus ingredientes o tradicional Dulce de Leche Havanna. Veja aqui no Cozinhando para o Jeff deste sábado!

Torta Holandesa com Dulce de Leche: uma das sobremesas favoritas nas mesas dos brasileiros!

Ingredientes

– 9 colheres de manteiga

– ¾ de pacote de biscoito maisena

– 2 xícaras de Dulce de Leche Havanna

– 1 barra de chocolate meio amargo

– 1 barra de chocolate ao leite

– 2 caixinhas de creme de leite

– 1 lata de leite condensado

– Biscoitos banhados em chocolate (à gosto)

Modo de preparo

Em um processador ou liquidificador, triture os biscoitos de maisena e a manteiga derretida e reserve. Na batedeira, bata o creme de leite fresco e o leite condensado até que a mistura fique consistente. Em copinhos ou potinhos, faça uma camada de farofa de biscoito e, por cima, disponha o Dulce de Leche Havanna.

Acrescente o creme de leite condensado, cubra os potinhos com plástico filme e leve à geladeira por 1h. Agora, derreta o chocolate meio amargo e o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas, retire o calor, acrescente o creme de leite e misture bem. Em seguida, retire o doce da geladeira e jogue a ganache de chocolate por cima. Por último, cubra com plástico filme novamente e leve ao congelador por mais 1h. Após este período, retire e decore com biscoitos banhados em chocolate. Prontinho, hora de se deliciar!

Panqueca de Dulce de Leche: um prato rápido e fácil!

Ingredientes

– 2 ovos

– 1 ½ xícaras de chá de farinha de trigo

– 1 ½ xícaras de chá de leite

– ½ colher de sopa de manteiga

– 3 xícaras de chá de Dulce de Leche Havanna

– Açúcar para polvilhar

– Sorvete de creme para servir

Modo de preparo

Bata os ovos, o leite e a farinha no liquidificador e deixe descansar por 20 minutos. Em uma frigideira untada com manteiga, despeje uma concha da massa, cobrindo toda a superfície e dourando os dois lados por igual.

Com uma colher de sopa cheia, distribua o Dulche de Leche Havanna na panqueca, espalhando com uma espátula sobre a superfície. A seguir, enrole as panquecas, polvilhe com açúcar e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar. Por último, acrescente sorvete de creme a gosto ao servir. Prontinho: aproveite e se delicie!

Imagem de Pixabay

 

Churros de Dulce de Leche: perfeito para um lanche da tarde em família!

Ingredientes

– 1 ¾ xícara de chá de farinha de trigo

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 2 colheres de sopa de açúcar

– 1 copo de leite

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– ½ xícara de chá de açúcar refinado para polvilhar

– 1 colher de sopa de canela em pó para polvilhar

– Gordura vegetal em quantidade suficiente para fritar (pode substituir por óleo, se necessário)

– Dulce de Leche Havanna à gosto para rechear

Modo de preparo

Parte 1:

Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga, as colheres de açúcar e a essência de baunilha. Deixe levantar fervura e acrescente toda a farinha de trigo de uma só vez. Deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, desligue o fogo e coloque a mistura ainda quente ao modelador de churros.

Parte 2:

Faça os churros com o modelador, deixando um lado com furo e o outro fechado, e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos. Em seguida, aqueça a gordura vegetal e frite os churros. Deixe escorrer e passe na mistura de canela e açúcar. Agora vem a melhor parte… Recheie os churros com a quantidade que quiser de Dulce de Leche Havanna e aproveite para se deliciarnessa sobremesa incrível!

Fondue de Dulce de Leche: fácil, rápido e delicioso!

Ingredientes

– 1 ½ xícara de chá de Dulce de Leche Havanna

– ½ xícara de chá de creme de leite fresco

– Frutas à escolha

– Waffles e pães doces à escolha

Modo de preparo

Primeiro, derreta o Dulce de Leche Havanna em banho-maria. Depois, acrescente o creme de leite fresco e mexa até aquecer. Fique atento para não talhar o creme de leite! Por último, monte o prato com as frutas e acompanhamentos de sua preferência e, prontinho, hora de servir!

Pavê de alfajor: perfeito para quem prefere um pitada mais suave de doce de leite!

Ingredientes

Creme:

– 1 lata de leite condensado

– 320ml de leite integral

– 320ml de creme de leite sem soro

– 3 gemas

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 1 colher de chá de extrato/essência de baunilha

– 10 unidades dos Alfajores Havanna (tamanho grande), recheado com Dulce de Leche, para a montagem

Cobertura:

– 150g de chocolate meio amargo

– 90g de creme de leite sem soro

– 2 unidades de Alfajores Havanna para decorar

Modo de preparo

Creme:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes e mexa em fogo médio. Quando começarem as primeiras bolhas grandes de fervura, desligue o fogo. O seu creme estará prontinho em poucos minutos. Agora é só deixar esfriar!

Cobertura:

Derreta o chocolate no micro-ondas e esquente o creme de leite. Em seguida, misture os dois com ajuda de um fouet ou espátula. É isso, sua ganache está pronta!

Montagem

Em um recipiente médio-grande, intercale camadas do creme branco com Alfajor Havanna e cubra com a cobertura de ganache. Prontinho! Antes de servir, o ideal é que a sobremesa fique na geladeira até esfriar. Aproveite!

… Bom dia! Caia sete vezes e levante oito. (Provérbio Japonês)

.. Trocam de idade hoje: Gyslene Christine, Vera Maria Machado Pereira, Mônica Fonseca, Alex Oliveira, Igor Gomes, Juliana Guimarães, Ruy Sérgio Pazin, Regina Espíndola, Anderson Taques, Celi Felix, Cleuza Marques, Elizabeth Hindo e Raphael Umar. Happy birthday!

O casal Celina e Ruy Pazin. Ele aniversaria hoje. Happy birthday!

… A suinocultura é uma das cadeias produtivas que mais cresce em Mato Grosso do Sul. A produção evolui constantemente e responde por 16 mil empregos e produção estimada em R$ 16 bilhões.

… Esta afirmação do titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck, confirma que, proporcionalmente, a suinocultura tem injetado cerca de R$ 1 bilhão na economia local a cada mil carteiras de trabalho assinadas pelo setor.

… Os números foram apresentados durante o webinar realizado pela Asumas (Associação Sul-mato-grossense de Produtores de Suínos) em parceria com a ABCS (Associação Brasileira de Suínos), Agroceres Pic e 333.

… O Sebrae apresenta na próxima sexta-feira (16/10) o Catalisa ICT, projeto estimulará o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo.

… A expectativa é que sejam selecionadas pelo menos mil pesquisas brasileiras com potencial de inovação.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles e o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, participarão da live de lançamento do programa, a partir das 18h (horário de Brasília). As inscrições podem ser feitas aqui.

… Neste sábado, 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. De alterações no sono a apetite desregulado. A pandemia de Covid-19 pode ter afetado a vida de mais de 30 milhões de brasileiros que têm diagnóstico de doenças psicológicas, como depressão e transtorno de ansiedade.

A estimativa é baseada nos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam que o Brasil tinha cerca de 12 milhões de pessoas sofrendo com a depressão (5,8% da população total do país) e quase 19,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno ansioso (9,3% dos brasileiros), até o final de 2019.

… O medo da infecção pelo vírus e até mesmo as medidas de isolamento/distanciamento podem ter sido fatores determinantes não só para agravar os quadros já diagnosticados, como também para despertar sintomas psicológicos em quem ainda não sofria com essas doenças.