Enquanto uma Birkin bate recorde histórico em leilão europeu, revendedoras de alto padrão no Brasil registram crescimento com consumidoras que tratam bolsas como ativos financeiros
A valorização das bolsas Hermès atingiu um novo patamar. A bolsa Birkin original, a única que a maison Hermès fez para a atriz e cantora Jane Birkin, foi arrematada na última semana por impressionantes 8,6 milhões de euros (R$ 55 milhões) em um leilão em Paris. Este é o maior valor já pago por uma bolsa na história. O movimento consolida a crescente percepção global de que o luxo, especialmente quando atrelado à escassez e autenticidade, pode ser mais do que uma expressão de estilo: é também uma alocação estratégica de capital.

“A venda histórica é mais do que um marco para o mercado de luxo, pois é a comprovação definitiva de que bolsas Hermès deixaram de ser apenas acessórios de moda e passaram a ocupar o status de ativos financeiros de alta performance”, Lilian Marques, fundadora e CEO da Front Row.
Nos Estados Unidos, por exemplo, modelos consagrados da Hermès têm registrado valorização constante: a Birkin 25 subiu 15,74% entre 2019 e 2024, passando de US$ 9.850 para US$ 11.400. Já a Birkin 30 teve alta de 13,63%, sendo atualmente vendida por US$ 12.500 — o equivalente a cerca de R$ 68 mil. Na Europa, a valorização foi ainda mais expressiva: 30,3% para a Birkin 25 e 24,5% para a Birkin 30 no mesmo período.
No Brasil, o reflexo dessa tendência já é sentido pelas resellers especializadas. A Front Row, maior plataforma nacional de revenda de produtos de alto padrão com foco em bolsas Hermès, registrou um crescimento de 33,12% no valor total de vendas em 2024 e projeta expansão de até 40% para 2025, impulsionada pelo comportamento de consumidoras que veem nesses itens não apenas glamour, mas rentabilidade.

“A escassez é o que move esse mercado. Quanto mais rara e bem preservada a peça, maior seu potencial de valorização. Hoje, temos clientes que compram bolsas Hermès exclusivamente como estratégia de diversificação patrimonial”, explica Lilian. Segundo ela, 25% das compradoras têm perfil investidor e muitas sequer usam os produtos adquiridos.
A Front Row atua como advisor de investimentos de luxo, operando com modelos seminovos e novos das linhas mais desejadas do mundo. Com ticket médio de R$ 55 mil, a Front Row já ajudou clientes a obter lucros expressivos em revendas, em alguns casos, superiores a R$ 400 mil.

Além da valorização intrínseca aos modelos icônicos, como a Birkin 25, o mercado também está sendo impactado por variáveis geopolíticas. Com os novos pacotes tarifários nos Estados Unidos e a recente crise de reputação da LVMH, as bolsas da Hermès ganharam ainda mais destaque por sua produção artesanal e transparência na cadeia de valor. A marca francesa, que nunca terceirizou sua manufatura para a Ásia, atingiu € 249 bilhões em valor de mercado, ultrapassando concorrentes no topo do segmento de luxo.
“O consumidor está mais atento à procedência, sustentabilidade e, principalmente, ao valor de revenda. Isso transformou o luxo em uma nova forma de investir”, reforça Lilian.

… Bom dia! “O único limite das nossas realizações amanhã são as dúvidas de hoje.” Franklin D. Roosevelt
…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Marcos Henrique Derzi Wasilewski, Rosely Nascimento, Alaor de Azambuja, Carlos Andre Lemos, Luciana Souza Gonçalves, Marlise Monteiro Gasparetto, Arnaldo Echeverria Molina, Marlise Monteiro Gasparetto, Claudia Domingos, Bruno Baleiro e Sheila Abreu. Happy birthday!
… A cada nova temporada de verão no Hemisfério Norte a Galeries Lafayette Paris Haussmann anuncia novidades. Desta vez, o segundo andar de seu edifício no Boulevard Haussmann passou a acolher o coffee shop Coutume em uma colaboração com o chef confeiteiro François Daubinet.

… Batizado de François Daubinet chez Coutume, o espaço marca o encontro entre dois universos sustentados pelas mesmas exigências: o domínio técnico, a qualidade dos produtos e o respeito pela origem das matérias-primas. Juntos, o empresário Tom Clark, fundador da casa de café, e Daubinet, figura emblemática da cena internacional da confeitaria, pensaram este lugar como um verdadeiro laboratório dedicado à degustação de cafés e de doces exclusivos dentro da loja de departamentos, proporcionando ao clientes uma visão privilegiada da famosa cúpula em estilo art nouveau deste icônico endereço parisiense.
… O café propõe um menu especializado da bebida, que é elaborada com grãos de pura origem provenientes de terroirs rigorosamente selecionados na Colômbia, Etiópia e Guatemala, torrados em Ile de France e extraídos sob demanda de experientes baristas. Cada café é preparado com respeito ao produto e há a possibilidade de se adquirir os grãos para levar para casa. Na confeitaria, Daubinet assina um cardápio de doces criações que dialogam com os cafés servidos.
… Quanto ao espaço, em sua concepção utiliza materiais brutos e nobres e foi projetado pelo escritório de arquitetura Ouvrage Paris para transmitir uma atmosfera acolhedora, fiel ao universo de Coutume e à visão de Daubinet. Com 40 lugares, além de café e doces o local também propõe opções salgadas, incluindo saladas e sanduíches. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, 11h às 20h. Fotos: Geraldine Martens



