Parceria reforça o intercâmbio histórico entre o modernismo brasileiro e o design italiano.
A Bottega Veneta celebra a abertura, em São Paulo, da exposição “Oscar Niemeyer in Italia”, que chega simultaneamente à Casa Zalszupin e à nova boutique da marca no shopping JK Iguatemi. A mostra, coordenada por Lissa Carmona, CEO da ETEL, e curada por Francesco Perrotta-Bosch, foi desenvolvida em colaboração com a Fundação Oscar Niemeyer e apresenta um levantamento inédito de 13 projetos do arquiteto na Itália, concebidos entre 1968 e 2010.
Exibida originalmente em Milão durante a Milan Design Week, a exposição reúne quatro projetos construídos e nove não realizados, documentados por desenhos e fotografias de arquivo raramente vistos, além de imagens contemporâneas da fotógrafa Luisa Porta.
Entre os destaques estão o Palazzo Mondadori, em Milão (1970–1975); o Palazzo Fata, em Turim (1977); e quatro propostas não executadas no Vêneto, região natal da Bottega Veneta — entre elas, um teatro em Vicenza e o ousado projeto de Niemeyer para a Ponte dell’Accademia, em Veneza.
A mostra também apresenta uma seleção de mobiliário criado por Oscar Niemeyer em parceria com sua filha, Anna Maria Niemeyer, com peças inspiradas diretamente em suas vivências italianas. Entre elas, a raríssima Marquesa Vermelha, produzida em poucas unidades e destinada exclusivamente a edifícios projetados pelo arquiteto, como o Memorial da América Latina.
A iniciativa dá continuidade ao projeto “The Square São Paulo”, realizado pela Bottega Veneta em maio de 2023, quando a marca homenageou o legado de Lina Bo Bardi. Se naquela ocasião o foco estava no diálogo da arquiteta com a cultura brasileira, “Oscar Niemeyer in Italia” volta-se para as trocas criativas entre Niemeyer e a arquitetura e o design italianos — ambos pilares do modernismo e da cultura cívica no Brasil.
A programação de abertura, realizada em parceria com a Sunbelt, se estende pelos dois espaços expositivos. Em 3 de dezembro, a loja da Bottega Veneta recebeu uma conversa entre Lissa Carmona e o arquiteto, escritor e curador Francesco Perrotta-Bosch, autor da biografia de Lina Bo Bardi, para discutir o impacto global do design brasileiro e o legado de Niemeyer na Itália.
No dia 4 de dezembro, a Casa Zalszupin sediou uma prévia da mostra e um jantar exclusivo que contou com a presença de José Fernando, presidente da Fundação Oscar Niemeyer. A noite foi embalada por apresentação musical de Eliana Pittman, ícone da bossa nova e do carimbó, ao lado de Bebel Gilberto. As duas artistas — essenciais para a identidade cultural brasileira — se apresentaram juntas pela primeira vez.
Ao apoiar “Oscar Niemeyer in Italia”, a Bottega Veneta reforça seu compromisso com a cultura no Brasil e promove um diálogo que atravessa gerações, linguagens e continentes.
A nova loja da marca no JK Iguatemi é a terceira boutique da Bottega Veneta no país e a primeira a oferecer artigos para casa e a coleção de Joalheria Fina. O espaço combina madeira nogueira italiana, piso de terrazzo — típico dos palácios venezianos — e elementos em vidro Murano, reafirmando as raízes da marca e sua ligação com a tradição artesanal do Vêneto. Fotos: Nicolas Calligaro








