Cozinhando para o Jeff traz uma deliciosa receita de cheesecake de damasco

A empresária Andressa Sandri da Sweet traz hoje para os leitores da “Cozinhando para o Jeff”, a receita do cheesecake de damasco, tenho que confessar ser o preferido da minha mãe! Realmente é algo de “comer de joelhos”, de tão saboroso que é!  Mas antes de falarmos da receita, é bom que você saiba um pouco mais sobre o cheesecake.

A origem do cheesecake é interessante. Apesar de muitas culturas terem sua versão (os italianos tem a torta de ricota, os franceses um mousseline densa entre outros), é nos Estados Unidos que nasce o cheesecake como conhecemos. Esta sobremesa composta geralmente de base de bolacha, recheio à base de queijo, creme e ovos, e cobertura de frutas é muito mais antiga do que imaginamos.

Relatos dão conta de que o cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos em 776 a.C. Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. Eles também assavam tortas de queijo e os franceses faziam receitas de requeijão e açúcar. E assim foi se espalhando até chegar aos cadernos de receitas de nossas avós.

Agora vamos à receita:

Fotos: Studio Vollkopf

 

 

 

Cheesecake de damasco

 

Massa (Pâte Sucrée)

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

½ xícara de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de açúcar

2 gemas

2 colheres de sopa farinha de amêndoas

Peneire as farinhas em um bowl. Misture a manteiga em cubinhos com os dedos fazendo formar uma farofa. Junte o açúcar. Bata as gemas com umas gotinhas de baunilha e junte à mistura formando uma massa. Faça uma bola e leve à geladeira por 30 minutos.

 

Recheio:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de sopa de creme de leite

1 gema

1 xícara de Cream cheese de boa qualidade (uso o Philadelfia)

1 xícara de creme de leite fresco

1 colher de sopa de gelatina em pó

 

Prepare um brigadeiro mole branco com o leite condensado, a farinha de trigo, o creme de leite e a gema. Apure até dar uma boa engrossada, tipo mingau. (Não precisa desgrudar da panela). Deixe esfriar um pouco.

OBS: Algumas pessoas fazem com leite condensado puro. Com o brigadeiro branco o recheio fica especialmente cremoso e não precisa por tanta gelatina em pó. Não se corre o risco de transformar sua Cheesecake em uma Maria mole!!

Em uma batedeira bata então primeiro o cream cheese com o brigadeiro mole até que fique bem cremoso, adicione o creme de leite fresco e bata mais um pouco e por último acrescente a gelatina em pó dissolvida em um pouco de água.

 

Geleia de damasco

1 kg de damascos hidratados

1 kg de açúcar

1 limão espremido

 

Ponha os damascos na panela e cubra com água. Deixe ferver por uns 20 minutos até que ele hidrate e amoleça bem.

Passe então no liquidificador formando uma polpa.

Volte a polpa batida para a panela. Acrescente o açúcar, o limão e leve ao fogo até o ponto de geleia.

 

Montagem

Use uma forma de fundo removível. Aplique a massa ao fundo da forma. Uma camada de mais ou menos meio centímetro. Aperte bem com a ponta dos dedos para que a massa se acomode.  Fure com a ponta de um garfo e leve ao forno até que ela doure um pouco. Retire e deixe esfriar.

Passe um pouco de óleo com um pincel nas laterais da forma e depois coloque o recheio na altura de 3 cm. Leve à geladeira por 4 horas. Desenforme a coloque em um prato e cubra com a geleia.