A chef Ana Luisa Trajano que comanda o Instituto Brasil a Gosto, traz para o Cozinhando para o Jeff duas receitas preparadas com morango, que é achado com facilidade entre os meses de agosto a dezembro.
Merengue
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
– 1 caixinha de morango
– 500 ml de creme de leite fresco
– ½ xícara (chá) de açúcar
– 1 e ½ xícara (chá) de suspiros
– Vinagre, para lavar
Modo de preparo:
Lave bem os morangos com vinagre e água. Tire as folhas e corte ao meio ou em quatro partes; reserve. Misture o creme de leite com o açúcar e bata até obter um chantili. Monte as taças com camadas de suspiro, chantili e morango, cobrindo com chantili no final.
Torta de morango
Rendimento: 1 torta grande
Tempo de preparo: 1-2 horas
Grau dificuldade: Médio
Ingredientes massa:
– 1 xicara (chá) de farinha de trigo
– ½ xícara (chá) de manteiga
– 1 ½ colher (sopa) de açúcar
Ingredientes recheio:
– 5 xícaras (chá) de leite
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 2 ovos
– ½ xícara (chá) de amido de milho
– 1 colher (sopa) de manteiga
Cobertura:
– 3 caixinhas de morango
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de preparo:
Para a massa, faça uma farofa com a farinha, a manteiga e o açúcar. Aos poucos, adicione ½ copo americano de água, até a massa ficar homogênea e macia. Forre uma forma com fundo removível, fure com um garfo e asse por 25 minutos em forno a 160°C. Retire do forno e reserve. Para o recheio, leve o leite e o açúcar ao fogo. Bata os ovos na batedeira até dobrar de volume. Dilua o amido no leite quente e adicione aos ovos, aos poucos, para não coagular. Volte ao fogo brando até engrossar. Tire do fogo e adicione a manteiga. (Se desejar, adicione quatro gotas de essência de baunilha ou 1 fava de baunilha.) Espere esfriar e recheie a base da torta. Corte os morangos ao meio e cubra toda a superfície do creme. Cozinhe o açúcar e o amido com uma xícara (chá) de água. Espere esfriar e cubra a torta.
Pela cozinha brasileira. Esta é a tatuagem no espírito de Ana Luiza Trajano. Não afeita a modismos, faladeira e pesquisadora incansável, a chef comemorou em 2016 uma década de sucesso de seu restaurante, o Brasil a Gosto. Inquieta, aproveitou o marco para revolucionar o seu formato e transformá-lo na sede de um instituto homônimo – que, como não poderia deixar de ser, luta pela cozinha brasileira.
O respeito às tradições culinárias, a valorização dos ingredientes e dos produtores região por região, a busca e a divulgação desses saberes. Eis o foco. Em outras palavras, o Instituto Brasil a Gosto reflete o seu desejo de constituir um legado consistente de estudos gastronômicos nacionais e, claro, de compartilhá-lo.
INSTITUTO BRASIL A GOSTO
Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano há dois anos, é promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Para isso, além de livros (Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil; Misture a Gosto; Cardápios do Brasil; e Brasil a Gosto), a entidade passou a contar com uma forte plataforma digital, incluindo site, redes sociais e canal no Youtube, e desde 2018 passou a oferecer programação de cursos livres, em sua sede, dentro da Faculdade de Gastronomia da FMU. Entre os temas abordados por um time de especialistas selecionados no mercado de gastronomia nacional estão Queijos Brasileiros, Fermentação, Pães e Bebidas Brasileiras.
Serviço: Instituto Brasil a Gosto
Avenida Liberdade, 654 – São Paulo | @institutobrasilagosto