Segundo Kobra, a restauração do mural sobre Ayrton Senna, na rua da Consolação, em São Paulo, que abre seu novo projeto, “A Arte de Conservar”, deve estar concluída até o dia 7 de dezembro. “Este é um dos primeiros movimentos de restauração, revitalização e preservação de murais, que são patrimônios das cidades e merecem receber os mesmos cuidados que os prédios, os monumentos públicos e qualquer obra de arte”. De acordo com o artista, a velha ideia de que a arte de rua é descartável e efêmera deve ser mudada. “É uma bela iniciativa da Audi do Brasil. Espero que inspire mais empresas a apoiarem a restauração dos outros murais”, afirma Kobra.
A Lenda do Brasil
O mural “A Lenda do Brasil”, que mostra o piloto de capacete e olhar expressivo, é uma das principais obras de Kobra, que tem Senna como uma de suas grandes referências. “Embora eu não seja ligado aos esportes, Senna sempre foi um dos meus maiores ídolos e uma inspiração para mim, com seu exemplo de determinação e superação. Além disso, transformou o ato de dirigir carros de corrida em, além de um esporte, uma verdadeira arte, que encantava e inspirava a todos”, afirma Kobra, que já pintou 12 murais, além de uma tela, sobre o tricampeão mundial de F-1 (nascido em 21 de março de 1960, em São Paulo). Em setembro de 2019, Kobra realizou um mural. no autódromo de Ímola, Itália, onde o piloto morreu ao bater sua Williams nos muros da curva Tamburello, no GP de San Marino no dia 1º. de maio de 1994. Em março deste ano, inaugurou o mural “Superação” no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Superação
“Superação” – Kobra preparou um mural de 27 metros de altura por 10 metros de largura. para homenagear Ayrton Senna no autódromo de Interlagos, onde o piloto brasileiro fez história com duas notáveis conquistas na F-1, em 1991 e 1993.
O mural foi concluído em março deste ano, mas devido à pandemia decidiu-se fazer o lançamento no dia 12 de maio, data do aniversário de 80 anos de Interlagos (cujo nome oficial é José Carlos Pace, em homenagem a outro grande piloto brasileiro).
Senna, falecido no dia 1º. de maio de 1994, é uma das grandes referências de Kobra. É o “personagem” que mais aparece nas obras do conhecido artista urbano brasileiro: são 11 murais, além de uma tela, de pequeno, médio e grande porte.
Olhares da Paz
Olhares da Paz – Série inspirada em personalidades da história do País, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa além de nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon.
Mural em Ímola
O mural em Ímola foi lançado, com 21 metros de comprimento por sete de altura, em setembro de 2019. O autódromo italiano foi o palco da fatalidade com o piloto brasileiro em 1º de maio de 1994, mas também um cenário de recordes e conquistas de Ayrton, que permanece até hoje como o recordista de poles em San Marino na F1 (8 no total), além de ter obtido três vitórias no local (1988, 1989 e 1991). A obra fica na fachada do museu Checco Costa, no lado interno do autódromo.
No mural, Kobra também fez referência ao piloto austríaco Roland Ratzenberger, falecido no mesmo final-de-semana, durante os treinos para a corrida. Kobra pintou no capacete de Senna uma bandeira da Áustria, que Ayrton planejava levantar na sua volta após o término da prova.
O circuito de Ímola é o palco de inúmeras provas de diversas categorias do automobilismo, além de também atrair muitos fãs, especialmente japoneses e brasileiros, que procuram reverenciar o ídolo.
Ceia de Natal no Grand Hyatt
2020 já está quase no fim e o Grand Hyatt Rio de Janeiro, resort urbano de luxo localizado entre a Lagoa de Marapendi e a praia da Barra da Tijuca, preparou uma programação especial de ceias para o fim do ano. Para esperar o bom velhinho ao som de música ao vivo, a ceia será no Espaço Tano, dia 24, de 20h às 01h, com um buffet completo com pratos típicos natalinos, ampla seleção de saladas, antipastos, massas, risotos, frutos do mar e a deliciosa estação de sobremesas do hotel. As bebidas incluem não alcóolicos, cerveja, vinho branco e tinto para acompanhar. Seguindo todos os protocolos de segurança e higiene, com reserva de mesas por tamanho de grupos sociais, a ceia é aberta para hóspedes e não hóspedes, pelo valor de R$ 495,00 por pessoa (adulto/com taxas).
Ceia de Reveillon no Grand Hyatt
Para a chegada de 2021 a comemoração será exclusiva para hóspedes e com todo estilo e sofisticação. Com uma belíssima ceia de Réveillon, no Espaço Tano, com DJ, open bar de Chandon, gin, vinhos (tinto e branco), vodka, whisky, caipirinhas e bebidas não alcóolicas, além de um buffet festivo, com estação de sushi do Shiso, da chef Miriam Moriyama, estação de frutos do mar, antipasti, carnes, massas e risotos. A ceia será exclusiva para hóspedes e acompanhantes, no dia 31, das 20h às 2h, pelo valor de R$ 935,00 por pessoa (adultos/com taxas). Pacotes podem ser adquiridos na agência de viagens Jefferson de Almeida Turismo e Eventos, pelo whatsup: 67 984 256330.
Em Sampa
O novo restaurante Amazônico abriu as portas de seu novo espaço no Jardim Paulista, em São Paulo, mesclando cultura, arte e gastronomia. Com projeção mapeada em um vestido com mais de três metros, dança indígena e coquetéis regionais os convidados foram recebidos pela anfitriã Jhosy Bitencourtt para uma noite muito especial. Dentre os nomes que figuraram pela festa destaque Val Marchiori, Dani Zurita, o consultor de etiqueta Fábio Arruda, a cantora Li Martins (Ex- Rouge) com JP Mantovani, Hortência Marcari e Milla Cristhie também curtiram a noite gastronômica ao lado de amigos e do promoter Helinho Calfat. Mônica Carvalho curtiu o evento acompanhada da filha também atriz Yaclara.
Jhosy Bitencourtt recepcionou a todos e em seu breve discurso de apresentação falou da importância de misturar elementos essenciais de duas culinárias ricas em sabores, aromas e texturas como a gastronomia manauara e do Pará. Toques requintados a ingredientes regionais é o diferencial do Amazônico. Em sua concepção a casa é a primeira no Brasil a criar um menu sensorial aguçando ainda mais os cinco sentidos.
… Bom dia! “Investir na sua qualidade de vida, também tem a ver com as pessoas que você decide manter por perto.”
… Trocam de idade hoje: Paulo Zaccarias, Diogo Miyashiro, Sônia Maria de Araújo Cristiane Rios e Martinha Freitas. Happy birthday!
… A Bélgica já é um país bem conhecido pelo público brasileiro, mas existem algumas curiosidades e contextos culturais que valem a pena ser redescobertos. Com esse intuito o coordenador do projeto Redescobrindo a Bélgica, Marcos Junior Oliveira, articulou uma programação bastante eclética com entidades parceiras para que os convidados apresentassem suas instituições e/ou produtos e serviços de uma forma mais personalizada e descontraída.
… O Festival Redescobrindo a Bélgica acontecerá entre 06 e 13 de dezembro totalmente de forma virtual e com uma agenda que foca na gastronomia, turismo, cultura, música e hospitalidade belga. O idealizador do evento, além de sua paixão pelo país (que ainda não conhece) pensou em oferecer um conteúdo que revelasse elementos culturais, gastronômicos, turísticos entre outros ao público brasileiro, além de promover estabelecimentos belgas ajudando-os a receber público para experiências. Mais informações: www.redescobrindo.com.br/belgica
… A Fenabrave– Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou, nesta quarta-feira, 2 de dezembro, que os emplacamentos, de todos os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros), em novembro, apontaram alta de 0,45% sobre o mês de outubro. Este é o sétimo mês consecutivo de alta nas vendas este ano.
… De acordo com o levantamento, que tem como base os dados do Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores, foram comercializadas 334.356 unidades, em novembro, ante 332.874, em outubro. Na comparação com novembro de 2019 (345.351 unidades), a retração foi de 3,18%.