Janeiro é sinônimo de férias, calor e viagens, e assim como qualquer outra pessoa, os idosos também amam sair da rotina e aproveitar alguns momento de formas diferenciadas nessa época do ano.
Contudo, devido ao processo de envelhecimento, o corpo necessita de alguns cuidados especiais e preventivos antes de sair de sua zona de conforto. Pensando nisso, Roberta França, médica geriatra da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos, resolveu listar algumas dicas do que não pode faltar em uma viagem com a terceira idade:
1. Ir ao médico
Antes de sair em direção a qualquer lugar, o ideal é que o idoso passe por um médico e o comunique sobre para onde e quando ele irá viajar. Assim, o profissional irá analisar a situação, definir se não haverá nenhum risco a sua saúde e ainda o aconselhar sobre o que ele poderá ou não fazer nessa viagem.
Essa ida ao hospital é ainda mais importante em casos onde o trajeto será feito de avião, pois a duração do tempo de voo e a pressão exercida nesse meio de transporte pode afetar alguns idosos.
2. Tome as vacinas necessárias
Se informe melhor sobre a localidade para onde será realizada a viagem, pois alguns destinos exigem determinadas vacinas, e com a pandemia do Covid-19, esse exigência se tornou ainda maior.
Lembre-se também de tomar as vacinas com antecedência, pois algumas delas podem causar algumas reações e afinal, você não vai querer que nada atrapalhe o seu passeio.
3. Leve os medicamentos diários
Muitos idosos tomam alguma medicação diária, seja para diabetes, pressão alta ou para outra função, por isso, é importante se lembrar de levar todas, já que você não estará no seu local de conforto e esse pequeno detalhe pode ter consequências nada agradáveis.
4. Sempre contrate o seguro viagens
Mesmo que já tenha um plano de saúde particular, é recomendado que você só viaje junto de um idoso com um seguro de viagem contratado, de preferência o indicado para esse público.
Além dele ser obrigatório para viagens internacionais, viajando pelo Brasil pode ter localidades em que o seu plano não tenha cobertura e o seguro irá te salvar em casos de emergência e urgência, tendo toda a assistência que você precisar.
5. Não exagere no sol e na alimentação
Estar em um local diferente e se divertindo, faz com que a gente decida “chutar o balde”, principalmente nas comidas. Acontece que idosos precisam ter uma atenção redobrada para não perder o limite, caso tenha alergia ou doenças com restrições alimentares, siga a sua dieta normalmente, para que nada de ruim possa acontecer.
Além disso, ficar debaixo do sol, só com muito protetor solar, boné, óculos e debaixo do guarda-sol, é importante ressaltar que o melhor horário para tomar sua vitamina D é antes das 10h e depois das 16h.
“Seguindo essas dicas, pode ter certeza que sua viagem será um sucesso e com muita diversão garantida para toda a sua família”, finaliza a Dr. Roberta França.