*Por Marina Correia
O mercado de games vive em transformação constante. Por ser um produto de entretenimento, seu conteúdo se adapta ao gosto, preferência e exigências dos jogadores, que aumentam de acordo com o avanço que acontece na tecnologia. Com inúmeros títulos lançados anualmente com gêneros e estilos distintos, seu público acaba sendo bem diversificado também, mudando de acordo com a plataforma escolhida pelos players, seja ela PC, console ou mobile. Nos últimos anos, em especial por conta da pandemia, o número de jogadores cresceu de forma significativa, alcançando a marca histórica de 74,5% de brasileiros afirmando jogar algum jogo eletrônico, segundo a Pesquisa Game Brasil.
Diante dessa situação atípica, a demanda do público também cresceu, fazendo com que diversos setores da indústria expandissem em conjunto. Exemplo disso é a própria área dos monitores, que tiveram um crescimento de 19,4% só no primeiro semestre de 2020, conforme os dados da International Data Corporation (IDC). Porém, após o controle da doença, esse boom ganho durante a pandemia tende a diminuir, já que o isolamento não é mais algo que faz parte da rotina das pessoas e, consequentemente, ajudou no aumento do consumo dos videogames. Agora o grande desafio do mercado é identificar essas exigências cada vez mais plurais dos consumidores e manter o nível de qualidade dos produtos para atrair mais jogadores.
Alta resolução, games ultrarrealistas e menor tempo de carregamento estão entre os principais destaques das tendências atuais, e os monitores tornaram-se grandes protagonistas nesse meio. Desde que jogar virou profissão, streamers e atletas de jogos eletrônicos têm investido em equipamentos de alta performance para utilizarem todo o potencial de seus hardwares. Até mesmo os players casuais podem se beneficiar de um setup mais completo, pois o jogador só conseguirá contemplar parte desses avanços tecnológicos se os equipamentos também forem planejados para tal feito. Não basta apenas ter um computador potente se o monitor, por exemplo, não acompanha os avanços oferecidos por esses aparelhos. Dos headsets aos controles, o mundo dos games se complementa com outras vertentes do setor eletrônico.
Só na área de monitores para jogos, de acordo com dados do Future Gaming Markets, o valor de mercado global desses produtos pode saltar de 9.8 para 11.26 bilhões de dólares até 2025. Grande parte desse crescimento se deve ao fato de que os jogadores querem atualizar seus acessórios e periféricos para desfrutar com plenitude das melhorias gráficas e do potencial desempenho. E os modelos voltados para o público gamer estão cada vez mais completos, com altas taxas de atualização, melhores resoluções e tempo de resposta cada vez menores para uma gameplay mais fluída. Existem atualmente monitores smart que até oferecem a experiência do console no computador via streaming, como um complemento muito bem-vindo para quem deseja economizar.
Com investimento em inovação, lançamento de produtos cada vez mais completos e a disseminação das vantagens que uma atualização no setup proporciona, em especial para aqueles que não se consideram jogadores hardcore, são fundamentais para que esse futuro aconteça.