Ana Maria Braga ensina no Cozinhando para o Jeff, 5 receitas do doce mais querido do Brasil

“Não pode dormir no ponto”, alerta Ana Maria Braga, o segredo do Brigadeiro perfeito está quando a massa desgruda do fundo da panela. Criado, segundo conta a história, em 1945 na campanha para presidente do brigadeiro Eduardo Gomes, ou na versão que diz que a receita original veio do Rio Grande do Sul, o que vale mesmo é que o doce é um dos mais queridos dos brasileiros.

O Brigadeiro é um doce que leva poucos ingredientes, “mas devem ser de primeira qualidade”, alerta a apresentadora.

Deram o dia 10 de setembro como a data oficial para comemorar a sua origem. E festa sem brigadeiro não tem graça, então Ana Maria separou 5 receitas deliciosas  para a comemoração.

As receitas são: brigadeiro tradicional, gourmet, churros, cachaça e uva passa, recheado com cereja. Veja só:

Brigadeiro tradicional

Nível Fácil

Preparo em 35min

Rende 24 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395 g)

3 colheres (sopa) de chocolate em pó (45 g)

1 colher (sopa) de manteiga (15 g)

120 g de chocolate granulado para envolver

Modo de preparo

Misture os ingredientes em panela de fundo grosso e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo (ponto de enrolar).

Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e deixe esfriar completamente.

Com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), modele bolinhas (15 g cada), envolva no granulado e disponha em forminhas apropriadas.

Brigadeiro gourmet

Nível Fácil

Preparo em 35min

Rende 24 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395 g)

½ caixinha de creme de leite (100 g)

150 g de chocolate meio amargo picado

1 colher (sobremesa) de glucose de milho (11 g)

5 gotas de essência de laranja ou rum (opcional)

Manteiga para untar

120 g de split (granulado quadradinho) para envolver

Modo de preparo

Leve o leite condensado com o creme de leite, o chocolate e a glucose ao fogo médio, mexendo sempre, por 12 a 14 minutos ou até se soltar do fundo (ponto de enrolar). Fora do fogo, adicione a essência, se desejar, e misture bem.

Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico aderido à superfície e deixe esfriar completamente.

Com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), modele bolinhas com cerca de 20 g cada, envolva nos splits e acomode em forminhas apropriadas.

Dica

Para facilitar a retirada da glucose, leve a embalagem sem tampa ao micro-ondas por alguns segundos. A adição desse ingrediente ajuda a evitar a cristalização e a aumentar o tempo de validade do doce.

Brigadeiro sabor churro

Nível Fácil

Preparo em 1h

Rende 24 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395 g)

½ caixinha de creme de leite (100 g)

100 g de chocolate branco picado

1 pitada de canela em pó

Manteiga para untar

Açúcar cristal para envolver

Canela em pó para polvilhar

Doce de leite cremoso para rechear

Modo de preparo

Em panela de fundo grosso, misture o leite condensado com o creme de leite e o chocolate e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos ou até se soltar do fundo (ponto de enrolar). Fora do fogo, junte a canela e misture bem.

Despeje em prato untado com manteiga, cubra com filme plástico aderido ao doce e deixe esfriar completamente.

Usando luvas de vinil (ou com as mãos untadas com manteiga), modele bolinhas com cerca de 20 g cada e envolva em açúcar cristal.

Faça uma pequena cavidade no topo de cada docinho (para acomodar o recheio) e polvilhe a superfície com canela em pó.

Preencha as cavidades com o doce de leite (use saco de confeitar com bico pitanga pequeno) e disponha em forminhas apropriadas.

Brigadeiro de cachaça e uva-passa

Nível Fácil

Preparo em 45 min

Rende 20 porções

Ingredientes

1 lata de leite condensado (395 g)

2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)

¼ de xícara (chá) de cachaça envelhecida (60 ml)

50 g de uvas-passas claras sem sementes picadas

½ xícara (chá) de açúcar granulado (100 g) misturado com 1 colher (sopa) rasa de raspas de laranja (6 g) para envolver

Modo de preparo

Em panela de fundo grosso, junte o leite condensado com a manteiga e a cachaça e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até se soltar do fundo (ponto de enrolar).

Incorpore as passas e transfira para um prato untado com manteiga. Cubra com filme plástico rente ao doce e leve à geladeira até esfriar.

Com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), molde bolinhas (cerca de 20 g cada), envolva no açúcar com raspas de laranja e acomode em forminhas apropriadas.

Brigadeiro recheado com cereja

Nível Fácil

Preparo em 1h20min

Rende 50 porções

Ingredientes

2 latas de leite condensado (790 g)

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (30 g)

1 colher (sopa) de manteiga (15 g)

1 caixinha de creme de leite (200 g)

5 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50% cacau (50 g)

Recheio e cobertura

50 cerejas em calda inteiras muito bem escorridas

120 g de chocolate meio amargo ralado

Modo de preparo

Misture o leite condensado com a farinha de trigo em panela de fundo grosso até ficar homogêneo. Junte os demais ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 25 minutos ou até se soltar do fundo (ponto de enrolar).

Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e deixe esfriar completamente.

Modelagem

Abra pequenas porções do brigadeiro na palma da mão (cerca de 15 g), recheie com 1 cereja e feche bem. Enrole para dar o formato de bolinha, envolva no chocolate ralado e disponha em forminhas apropriadas.

Dica

Para um bom rendimento, coloque o chocolate ralado aos poucos no prato, à medida que enrola os brigadeiros.

… Bom dia! Nós sempre podemos mais!

... Trocam de idade hoje:  Nilmara Caramalac Pimentel, Jussara Bossay, Lara Cerentola, Glorinha Vaz Leal, Cláudia Cavalcanti Vieira, Silvio Lobo Filho, Cristiana Avila,e Luiz Henrique Miranda. Happy birthday!

… O Advogado curitibano Gustavo Buffara Bueno, do escritório Buffara Bueno Advogados foi anunciado este mês pela revista britânica Acquisition International, como “Advogado Líder em Energia do Ano, Brasil”.

A premiação faz parte do Leading Adviser Awards 2020, destacando profissionais renomados e inovadores em todo o mundo. O prêmio é atribuído pela publicação desde 2014, a partir de uma análise abrangente de sua equipe.

O Advogado curitibano Gustavo Buffara Bueno

… O Sebrae irá realizar até o fim do ano, um levantamento de 110 regiões em todo o país, com potencial para conquistarem o reconhecimento oficial como Indicações Geográficas (IG).

Até agora, foram realizados os diagnósticos em 79 regiões, a maioria delas voltadas para o agronegócio. Atualmente, o Brasil possui 70 IG registradas, localizadas principalmente no Sul e Sudeste, onde estão cerca de 60% delas.

… Devido à diversidade cultural e ambiental do nosso país, há potencial para que mais regiões brasileiras busquem esse reconhecimento.

Glenda Kozlowski é a mais nova contratada da Band. A jornalista chega para reforçar ainda mais o time esportivo da emissora e apresentar o Show do Esporte ao lado de Elia Júnior. Grande sucesso dos anos 1980, 1990 e 2000, o programa voltará à grade de programação a partir do dia 20.

… Nesta sexta-feira (11), ela esteve na sede da Band em São Paulo para assinar o contrato. “Já apareci na tela da Band como atleta, e ser contratada para apresentar o Show do Esporte é uma honra. O esporte está passando por um momento de muitas mudanças, então o que mais me seduziu para aceitar o convite foi o espaço que vamos ganhar na TV aberta para falar sobre todas as modalidades”, explica