Com a chegada das temperaturas mais baixas, os pratos quentes ganham destaque no cardápio, oferecendo conforto e resgatando memórias afetivas ao redor da mesa. Atenta a essa sazonalidade, a rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil apresentou uma receita tradicional de Caldo Verde, opção clássica da culinária afetiva ideal para os dias frios.
A preparação combina ingredientes acessíveis e de fácil manuseio, tendo a batata e a couve manteiga como bases estruturais, acompanhadas de linguiça calabresa para conferir sabor e apuro sensorial. O prato se destaca pela praticidade no preparo caseiro e pelo alto valor nutritivo.
Confira o passo a passo sugerido pela marca para reproduzir a receita em casa:
Caldo Verde
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de cebola picadinha
- 1 dente de alho picadinho
- ½ cubo de caldo de legumes
- 6 rodelas de linguiça calabresa
- 400ml de água quente
- 2 batatas médias descascadas, cortadas em cubos e cozidas
- 1 xícara de chá de couve lavada e fatiada
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela com óleo, refogue a cebola, o alho, o caldo de legumes e a linguiça calabresa por três minutos. Reserve. No liquidificador, bata a batata com a água quente até ficar homogêneo e formar um creme.
Acrescente na calabresa misturada com os outros temperos, junte a couve e cozinhe por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o creme de leite. Sirva quente.
Rendimento: 2 porções




