Com a globalização dos jogos online, aprender inglês faz toda a diferença para jogos como League of Legends, Free Fire, LOL, Fortnite entre tantos outros disponíveis na internet. Quem já se aventurou com os jogos digitais, certamente encontrou termos, frases ou textos em inglês. De acordo com o relatório divulgado pela Pesquisa Games Brasil (PGB) 2024, cerca de 73,9% dos brasileiros afirmam jogar em alguma plataforma de jogos online, e esse número cresceu 3,8% em relação ao ano anterior. Desse percentual, 85,4% consideram os jogos digitais uma das principais e favoritas formas de entretenimento.
“Eu jogo League of Legends, e os melhores jogadores do mundo são de fora do Brasil, especialmente da Coreia do Sul. O fato de saber falar inglês possibilitou assistir às lives e vídeos desses gamers, e auxiliou a entender melhor sobre o jogo e aprender várias dicas para um melhor desempenho na plataforma, comenta o coordenador pedagógico da KNN Idiomas, Diego Rodrigues Moreti.
“A língua inglesa contribuiu muito para o meu desenvolvimento nos jogos online, pois eu jogo Yu-Gi-Oh e o servidor precisa de comunicação em inglês. Além disso, um dos motivos por ter aprendido o idioma foi justamente por conta dos jogos. Quando eu era criança meus primos jogavam Pokémon e às vezes me deixavam jogar também o Gameboy, mas o jogo era totalmente em inglês e eu não entendia o que precisava fazer. Posteriormente quando aprendi o idioma, a primeira coisa que fiz foi jogar Pokémon de novo e zerar o jogo pela primeira vez”, comenta o coordenador pedagógico da KNN de Peruíbe (SP), Lucas Messias Souza Jorge da Silva.
Para Lucas Cristiano Bernardoni, o curso de inglês contribui de forma significativa no desenvolvimento e aprimoramento nos games online: “Jogos online são globais, assim como o inglês. Os melhores times e jogadores se comunicam pela língua. Ou seja, para poder consumir o conteúdo de melhor qualidade e poder melhorar, é necessário entender de fato o idioma. Por meio de diversos vídeos e lives pude aprimorar cada vez mais”, explica.
Com a popularidade dos jogos no Brasil, as principais faixas etárias dos jogadores variam entre 20 a 29 anos (14,6%), e com (16,9%) acima dos 30. Segundo a pesquisa, 50,9% dos gamers são mulheres e 49,1% são homens.