Início Site

Alimentos que ajudam a fortalecer a memória

Foto: Pixabay

A pesquisa sugere que a capacidade de maximizar o funcionamento da memória pode ter relação com aquilo que comemos. Seguir um plano alimentar que forneça uma seleção mais saudável de gorduras dietéticas e uma variedade de alimentos vegetais ricos em fitonutrientes pode afetar positivamente a sua saúde. Os fitonutrientes são substâncias encontradas em certas plantas que, ao que tudo indica, podem ser benéficos para a saúde humana, além de ajudar a prevenir certas doenças.

Ainda há muito a aprender sobre o que compõe uma dieta saudável para o cérebro. Os estudos estão descobrindo que o que é bom para o coração também pode ser bom para o cérebro. Assim, a melhor aposta para ter boa memória é deixar de lado as gorduras não saudáveis e não se esquecer de diversificar o cardápio alimentar baseado em vegetais.

Alimentos que estimulam a memória

Dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, peixe, gorduras saudáveis, ervas ou sementes estimulam o funcionamento da memória cerebral. A seguir estão mais detalhes sobre esses alimentos poderosos:

Frutas

  • As frutas silvestres têm um elevado índice de antioxidantes que podem proteger o cérebro contra os danos oxidativos, além de evitar o envelhecimento precoce e a demência que afeta a memória. Os mirtilos são uma rica fonte de antocianina e outros flavonoides que podem melhorar o funcionamento do cérebro.
  • As uvas são cheias de resveratrol, um composto que fortalece a memória. As uvas Concord são ricas em polifenóis cujo potencial é estimular o funcionamento do cérebro.
  • A melancia tem uma alta concentração de licopeno, um outro antioxidante poderoso. A melancia também é uma ótima fonte de água pura, o que beneficia o cérebro. Mesmo um caso leve de desidratação pode reduzir a energia mental e prejudicar a memória.
  • Os abacates são frutas ricas em gordura monoinsaturada, que melhora o funcionamento da memória ao ajudar a melhorar os níveis de colesterol sanguíneo quando a fruta é consumida em moderação no lugar das gorduras saturadas.
Dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, peixe, gorduras saudáveis, ervas ou sementes estimulam o funcionamento da memória cerebral Foto: Pixabay

Vegetais

  • As beterrabas são ricas em nitratos, um composto natural que pode dilatar os vasos sanguíneos, possibilitando que mais sangue oxigenado chegue ao cérebro.
  • Verduras escuras e folhosas são conhecidas por seus antioxidantes, como a vitamina C. Elas estão demonstrado que são capazes de reduzir a perda de memória em decorrência do avanço da idade. As folhas verdes são ricas em folato, que pode melhorar a memória e diminuir a inflamação e aumentar a circulação sanguínea para o cérebro.
As beterrabas são ricas em nitratos, um composto natural que pode dilatar os vasos sanguíneos, possibilitando que mais sangue Foto: Pixabay

Grãos integrais e legumes

  • Trigo partido, cuscuz integral, grão-de-bico, aveia, batata-doce e feijão preto são exemplos de carboidratos complexos. Como as células cerebrais funcionam com glicose derivada de carboidratos e não a armazenam em excesso, elas precisam de um suprimento constante de glicose. Os carboidratos complexos são o alimento preferido do cérebro. Eles fornecem um suprimento de glicose lento e constante. Eles levam mais tempo para metabolizar e têm um alto índice de folato, a vitamina B que estimula a memória.

Frutos do mar

  • Peixes gordurosos, como o salmão, truta, cavalinha, arenque, sardinhas e arenque defumado são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração. Há evidências de que eles melhoram a memória quando são consumidos uma ou duas vezes por semana. Os ácidos graxos ômega-3 não afetam o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e podem reduzir os triglicerídeos.
  • Os mariscos e crustáceos, como ostras, mexilhões, amêijoas, caranguejos, camarões e lagostas são ótimas fontes de vitamina B12, um nutriente que contribui para a prevenção da perda de memória.
Peixes gordurosos, como o salmão, truta, cavalinha, arenque, sardinhas e arenque defumado são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração Foto: Pixabay

Gorduras saudáveis

  • O azeite fornece gordura monoinsaturada, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL quando usado no lugar da gordura saturada ou trans. O azeite de oliva extravirgem é o tipo de azeite menos processado e com os maiores níveis compostos de antioxidantes protetores.
  • As oleaginosas, como as nozes, são uma fonte de ácidos graxos ômega-3. Eles reduzem os triglicerídeos, melhoram a saúde vascular, ajudam a moderar a pressão arterial e diminuem a coagulação sanguínea.

Ervas ou sementes

  • As sementas de cacau são uma rica fonte de antioxidantes flavonoides, que são especialmente importantes para evitar os danos resultantes do colesterol LDL, proteger o revestimento arterial e evitar a formação de coágulos sanguíneos. O cacau também contém arginina, um composto que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Alecrim e hortelã são da mesma família de ervas. Há evidências de que o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a concentração e a memória. Descobriu-se que o aroma de hortelã-pimenta melhora a memória.
  • As sementes de gergelim são uma fonte rica do aminoácido tirosina, que é usado para produzir dopamina, um neurotransmissor responsável por manter o cérebro alerta e a memória saudável. As sementes de gergelim também são ricas em zinco, magnésio e vitamina B6, que são outros nutrientes envolvidos no funcionamento da memória.
  • Há evidências de que o açafrão afeta positivamente as pessoas com doença de Alzheimer leve a moderada.

Fazer as modificações no estilo de vida para controlar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial, além de evitar o tabagismo, fazer caminhadas diariamente e manter o peso dentro de um limite saudável podem ajudar a preservar o funcionamento da memória.

Aniversário de São Paulo com receitas que homenageiam a cidade

No dia 25 de janeiro a cidade mais populosa do Brasil comemora o seu aniversário. A cidade de São Paulo completa 471 anos de muita tradição, cultura e, claro, uma gastronomia muito elogiada em todo o mundo. A data escolhida para a celebração é uma forma de honrar a fundação do Colégio dos Jesuítas, onde teve origem a vila que no futuro se tornou a grandiosa cidade de São Paulo.

Para homenagear a celebração, a Adria, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, sugere duas receitas com muita personalidade e sabor.

A primeira sugestão é o Espaguete ao Molho de Ricota com Calabresa, com muita cremosidade, é finalizado com parmesão ralado, rendendo até 6 porções. Outra sugestão de massa, fica com o Espaguete ao Molho de Erva Doce com Salmão Defumado, com o preparo muito rápido, em 20 minutos, o prato é finalizada com cebolinha picada e vai agradar a todos. As duas receitas são preparadas com o Espague da sua preferência: Sêmola, Grano Duro ou Massa com Ovos.

Agora é só colocar a mão na massa, chamar quem você ama e surpreender a todos com o sabor único de cada receita. Confira as receitas completas abaixo:

Espaguete ao Molho de Ricota com Calabresa

Ingredientes:

  • 1 embalagem de Espaguete
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 2 cebolas médias, picadas
  • 2 gomos de linguiça calabresa defumada, em cubinhos
  • 1 ½ xícara (chá) de molho de tomate
  • 2 xícaras (chá) de ricota fresca, peneirada
  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar
Espaguete ao Molho de Ricota com Calabresa Foto: Adria / Divulgação

Modo de Preparo:

Comece preparando o molho de ricota com calabresa;

Numa panela média, aqueça a manteiga ou a margarina, refogue a cebola e deixe dourar;

Junte a linguiça e deixe refogar por mais 3 minutos;

Acrescente o molho de tomate, a ricota e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 2 minutos;

Junte o creme de leite, o leite, acerte o sal, mexa delicadamente e reserve;

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa;

Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver;

Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida;

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de ricota com calabresa e envolva delicadamente com a ajuda de dois garfos grandes;

Polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções             Tempo de Preparo: 25 minutos

Espaguete ao Molho de Erva Doce com Salmão Defumado

Ingredientes:

  • 1 embalagem de Espaguete
  • 400g de salmão defumado, em tirinhas
  • 1 xícara (chá) de erva doce, em tirinhas
  • 3 dentes de alho, picados
  • a gosto sal e cebolinha picada
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 1 cebola, picada
  • 4 colheres (sopa) de azeite
Espaguete ao Molho de Erva Doce com Salmão Defumado Foto: Adria / Divulgação

Modo de preparo:

Comece preparando o molho de erva doce com salmão defumado. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte a erva doce, o creme de leite e o salmão defumado. Acerte o sal, deixe cozinhar por 10 minutos e reserve;

Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida;

Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de erva doce com salmão defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Salpique a cebolinha e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções                   Tempo de preparo: 20 minutos

São Paulo e o ardor pela evangelização

Foto: Rodolfo Clix Pexels

*Prof. Felipe Aquino

Felipe Aquino Foto: Arq.Pessoal

As treze cartas do apóstolo Paulo são a base para a teologia católica. Nas cartas que ele escreveu para os discípulos Tito e Timóteo, que eram bispos, São Paulo deu todas as direções de como deveria ser a Igreja. Essas orientações são seguidas até hoje pela Igreja.

O apóstolo dos gentios diz que pregar o Evangelho, para ele, não é motivo de glória, mas, sim, uma missão que lhe é imposta. “Ai de mim se não evangelizar” (1 Cor 9,15). Paulo tinha como lema evangelizar; o resto para ele não tinha importância. Nós também devemos pensar assim! Evangelizar não significa que devemos obrigar todos a serem bons cristãos, mas devemos anunciar; não impor, mas propor. O mais miserável dos cristãos é aquele que não evangeliza sua família. Muitos jovens ainda não sabem quase nada de religião.

No princípio, os catequistas eram os pais. Lamentavelmente, com o passar dos anos, a família está deixando de cumprir essa missão. Muitas crianças não sabem nem quem é Jesus, porque muitos pais vivem como se Deus não existisse. A primeira evangelização tem que ser da criança, mas, para isso, é preciso que a mãe e o pai a evangelizem.

Muitas crianças não sabem nem quem é Jesus, porque muitos pais vivem como se Deus não existisse. Foto: Pexels

Paulo disse a Timóteo: “Prega a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente… Porque virá o tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação” (II Timóteo 4,2a.3a). Portanto, você que defende o cristianismo católico, pregue insistentemente a verdade, que liberta! O apóstolo disse que Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. A grande vontade de Jesus é que ninguém se perca. O Senhor disse que quando se encontra a ovelha perdida fica-se mais feliz do que com as 99 que não se perderam. Isso nos deve dar vontade de evangelizar! Se você converter apenas duas pessoas, seu marido e seu filho ou filha, vai haver uma festa no céu.

Evangelizar é preciso! Porque Deus ama a todos e deu o Sangue por cada um de nós! O amor de Cristo me constrange, me deixa envergonhado, pois Ele morreu por mim. São Ligório dizia que se existisse somente você, Jesus morreria somente por você. O amor de Cristo é individual, por isso, precisamos dar uma resposta a Ele. Semeie o Evangelho pessoalmente, pela internet ou por qualquer outro meio.

A força mais poderosa para se evangelizar é a santidade. Pessoas santas têm a virtude de mudar o mundo! Os primeiros santos não tinham rádio, televisão, internet nem redes sociais. Eles usaram a Palavra de Deus e evangelizaram com sua vida de santidade. Antes precisamos cuidar da nossa própria evangelização, senão começamos a dar mau testemunho e nossas obras de nada adiantam.

A força mais poderosa para se evangelizar é a santidade. Pessoas santas têm a virtude de mudar o mundo. Foto: Pixabay

Na obra da salvação, a Igreja é a principal coluna e o alicerce da verdade. O credo se reza há mais de dois mil anos e por que não muda? Porque o que é verdade é eterno. A Igreja não tem dúvida daquilo que é essencial para a nossa salvação. Nenhum de seus papas cancelou um só ensinamento da Igreja. Nunca na história dos Concílios se cancelou uma doutrina da Igreja. Paulo diz que Deus quer que todos se salvem, que cheguem à verdade e é por isso que, hoje, para sermos evangelizadores como o grande apóstolo, precisamos ser fiéis à Igreja.

Aí você pode dizer: “A Igreja errou no passado”. Uma coisa são os erros dos filhos da Igreja, outra coisa é a Igreja, que é santa. Os erros são nossos; houve, sim, papas e bispos que erraram, que se tornaram até hereges. A Igreja tem muitos filhos indignos, mas ela é santa, tem muitos santos. A Igreja Católica já canonizou mais de 20 mil santos.

Ninguém ama a Cristo se não ama a Igreja. E amor não é mero sentimentalismo. Jesus é o modelo de amar e, assim, nos ensinou: “Amai-vos como eu vos amei” (Cf.Jo 13,34). Não existe amor sem cruz, sem renúncia de si mesmo. O dia em que nos amarmos como Cristo nos amou o mundo vai mudar!

Felipe Aquino é apresentador dos programas “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, pela TV Canção Nova. Autor de mais de 100 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova.

Como reconhecer se seu felino está doente

Médica veterinária lista dicas para os tutores identificarem sinais de alertas no pet. Foto: Pixabay

Os felinos são conhecidos por sua natureza independente e personalidade reservada, o que muitas vezes faz com que disfarcem sinais de doenças até que a condição já esteja em estágio avançado. Embora essa característica natural seja intrigante, ela representa um desafio para os tutores na hora de detectar precocemente problemas de saúde nos gatos.

“Na maioria das vezes, só notamos que algo está errado quando o quadro já está mais grave. Os primeiros sinais de que algo não vai bem são sutis e podem facilmente ser confundidos com um leve desconforto ou um ‘dia ruim’ do animal”, explica Marina Tiba Médica veterinária e Gerente de Produto da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal.

Os felinos são conhecidos por sua natureza independente e personalidade reservada. Foto: Mariusz por Pixabay

Assim como ocorre com os humanos, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento de doenças. Quanto antes os problemas forem identificados, maiores serão as chances de cura ou controle da condição. Por isso, os tutores devem prestar atenção a pequenas mudanças no comportamento e rotina dos gatos, que podem ser indícios de problemas de saúde. Mas, quais sinais podem indicar que algo não vai bem com a saúde do felino?

Esconder-se com frequência

Embora os gatos sejam conhecidos por se esconderem em busca de descanso ou privacidade, quando começam a passar mais tempo escondidos que o normal, isso pode ser um indicativo de dor, desconforto, estresse ou medo. Situações como dores crônicas, infecções ou até mesmo problemas emocionais como ansiedade podem levar o gato a se isolar.

Situações como dores crônicas, infecções ou até mesmo problemas emocionais como ansiedade podem levar o gato a se isolar. Foto: Pixabay

Mudança no uso da caixa de areia

A observação da caixa de areia é uma das formas mais eficazes de monitorar a saúde de um gato. Alterações no padrão de uso, como a ausência de urina ou fezes, podem indicar problemas urinários ou digestivos, como infecções do trato urinário ou constipação. Gatos que urinam fora da caixa ou evitam a caixa podem estar enfrentando dor ao urinar ou dificuldade de movimentação, o que pode indicar desde infecções até problemas renais ou articulares.

Dificuldade de locomoção e mudança de comportamento

Os gatos são ágeis e conhecidos por suas habilidades físicas, como saltar grandes alturas. Quando o felino começa a evitar pular sobre móveis ou apresenta dificuldade para andar, saltar ou correr, isso pode ser um indicativo de problemas no sistema locomotor (ossos, músculos, articulações) ou no sistema neurológico. Isso pode incluir condições como artrite, comum em gatos mais velhos, ou problemas neuromusculares. Observar se o gato evita locais altos ou prefere ficar no chão é uma boa maneira de identificar essas mudanças.

Negligência com a higiene

Gatos são famosos por serem extremamente limpos, passando uma parte considerável do dia se lambendo e mantendo o pelo em boas condições. Quando um gato para de se limpar adequadamente e começa a apresentar pelos sujos, opacos ou emaranhados, esse é um sinal claro de que algo está errado. Esse descuido pode ser provocado por dores (que dificultam os movimentos), estresse, depressão, problemas dentários ou até doenças graves, como insuficiência renal.

Gatos são famosos por serem extremamente limpos, passando uma parte considerável do dia se lambendo e mantendo o pelo em boas condições. Foto: Pixabay

Agressividade repentina

Mudanças bruscas de comportamento, como agressividade em um gato normalmente dócil, podem ser sinais de dor ou desconforto. Doenças que afetam articulações, dentes, ou até o sistema digestivo podem causar dor suficiente para que o gato reaja de forma mais agressiva. Além disso, distúrbios neurológicos também podem provocar mudanças comportamentais. O tutor deve prestar atenção a sinais de agressividade inesperada em situações cotidianas.

Outros sinais de alerta importantes incluem:

  • Vômitos frequentes: Ocasionalmente, gatos podem vomitar bolas de pelo, mas vômitos frequentes podem indicar problemas mais sérios, como gastrite, problemas renais ou hepáticos.
  • Queda excessiva de pelos: A perda de pelos em grandes quantidades ou em áreas específicas pode ser sinal de estresse, alergias ou doenças de pele.
  • Dificuldade para urinar: Gatos com problemas urinários podem se esforçar ou vocalizar de dor ao tentar urinar. Essa condição é uma emergência médica.
  • Olhos e pele amarelados: A icterícia pode ser um sinal de problemas no fígado ou na vesícula biliar.
  • Olhos vermelhos ou secreção nasal: Infecções oculares ou respiratórias podem começar com esses sinais.
  • Apatia e falta de interesse: A perda de energia e interesse por atividades que o gato normalmente gosta pode ser um sinal de problemas, desde dores até depressão.

“Estar familiarizado com a rotina e personalidade do gato é fundamental para identificar quando algo está errado. Gatos são especialistas em esconder sinais de fraqueza ou doença, o que torna ainda mais essencial para os tutores estarem atentos às sutis mudanças no comportamento. Manter uma rotina de brincadeiras e interação é uma forma eficaz de observar a saúde do animal, já que mudanças na disposição física e emocional podem ser indicativos de algo mais sério. Além disso, consultas regulares ao veterinário e check-ups anuais são fundamentais para garantir a saúde a longo prazo dos felinos”, acrescenta a profissional.

A prevenção e a atenção aos pequenos sinais podem fazer toda a diferença na qualidade de vida dos gatos, garantindo que, mesmo com sua natureza reservada, eles possam viver saudáveis e felizes.

O ator Taylor Zakhar Perez é o novo embaixador da Lacoste

Foto: Quentin de Briey.

Neste ano, o ator americano Taylor Zakhar Perez, uma figura marcante de sua geração, assume o papel de embaixador de underwear da Lacoste. O resultado? Uma elegante campanha capturada no coração de Paris.

Taylor Zakhar Perez esteve entre os convidados de destaque, colocados na primeira fila do desfile de Primavera Verão 2025 da Lacoste. Aos 33 anos, a estrela em ascensão do cinema demonstra sua versatilidade ao assumir o novo papel de embaixador. De mente aberta e visão de futuro, ele incorpora valores essenciais à marca, como generosidade, respeito ao próximo e ousadia.

Foto: Quentin de Briey.

“É uma honra me tornar embaixador da Lacoste. Sempre admirei a história, o legado e a criatividade da marca, e é com grande orgulho que agora carrego os valores do crocodilo,” disse o ator.

Nascido em Chicago, Taylor Zakhar Perez cresceu em Indiana. Após competir como nadador de alto nível, estudou espanhol e fez estudos culturais, com foco em televisão e cinema. Gradualmente, conquistou reconhecimento na TV e no cinema, interpretando papeis que destacaram seu carisma e talento.

Foto: Quentin de Briey.

Um dos pontos altos de sua carreira foi interpretar Alex Claremont-Diaz em Red, White & Royal Blue, filme aclamado que recebeu indicação ao Emmy e recebeu o GLAAD Award  uma premiação norte-americana que celebra representações positivas da comunidade LGBTQIA+ na mídia.

Aprenda a fazer Iscas de Salmão com Molho de Queijo

Iscas de Salmão com Molho de Queijo Foto: Divulgação - Marca Piraquê

Que tal uma receita leve e saborosa para o jantar de hoje? Com as altas temperaturas do verão, um peixe acompanhado de molho e salada torna-se uma ótima opção. Confira abaixo o modo de preparo das Iscas de Salmão com Molho de Queijo.

Ingredientes:

  • ½ embalagem de biscoito Água e Sal, picados em pedaços pequenos
  • 3 colheres (sopa) de linhaça
  • 500g de iscas de salmão
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho, picados
  • Suco de 1 limão
  • Ervas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsinha, endro, entre outras.)
  • 2 claras de ovo
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • Sal

Molho de Queijo:

  • 200g de queijo cremoso
  • 50g de queijo provolone ralado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • Sal
Iscas de Salmão com Molho de Queijo Foto: Divulgação – Marca Piraquê

Modo de Preparo:

Comece temperando as iscas de salmão. Numa tigela pequena, junte as iscas de salmão, azeite, dentes de alho, suco de limão, as ervas, misture bem, acerte o sal e reserve.

Bata as claras e reserve.

Misture bem o biscoito com a linhaça e reserve.

Passe as iscas de salmão pela clara de ovo e empane com a mistura de biscoito com linhaça.

Unte uma assadeira média com margarina, acomode as iscas de salmão empanadas, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido (180º) por 20 minutos.

Após os 10 minutos, retire o papel alumínio e vire as iscas, cubra novamente e deixe por mais 10 minutos.

Prepare o molho de queijo. Numa tigela pequena, junte o queijo cremoso, queijo provolone, azeite, maionese e misture até envolver bem. Acerte o sal e sirva as iscas de salmão com o molho de queijo.

Rendimento: 25 iscas de salmão Tempo de Preparo: 40 minutos Calorias por Porção: 373 kcal

Évora será a Capital Europeia da Cultura em 2027

Praça do Giraldo

Évora, bela e histórica cidade da região do Alentejo, foi escolhida como a Capital Europeia da Cultura em 2027, sendo a quarta cidade portuguesa na história a alcançar o título, junto com Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

A candidatura de Évora à Capital Europeia da Cultura foi anunciada em 2017 e, desde então, todo o território do Alentejo trabalhou para a conquista deste título, que tem um grande impacto cultural, econômico, social e turístico imediato e a longo prazo para as cidades vencedoras.

Évora

Inspirado pelo “vagar” alentejano, que pode ser traduzido como um estilo de vida mais livre e sem pressa, a candidatura abordou o modo de ser e de viver e as práticas que existem desde sempre no Alentejo e que podem contribuir com soluções para os desafios contemporâneos, desenvolvendo colaborações culturais sustentáveis e estimulando o desenvolvimento.

Entre os princípios que inspiram a estratégia do programa cultural e artístico de Évora 2027 está a ideia de que menos é mais, privilegiando a qualidade sobre a quantidade, a sustentabilidade, enfatizando a diversidade cultural, a união do tradicional com o contemporâneo, o desafio de repensar o patrimônio, o cruzamento entre a ciência e a arte e levando o estilo de vida alentejano mais longe para testar todo o seu potencial.

Vista da cidade de Évora

A decisão foi anunciada em 2022 e o título de Capital Europeia da Cultura em 2027 será dividido com a cidade de Liepaja, na Letônia. Todos os anos, de duas a três cidades na Europa são escolhidas por um comitê para abrigar diversas atividades culturais.

A Capital Europeia da Cultura é uma iniciativa da União Europeia que tem por objetivo a promoção de uma cidade da Europa pelo período de um ano, em que a localidade nomeada tem a oportunidade de mostrar seu estilo de vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento sobre o destino.

Veja abaixo quais cidades serão as próximas Capitais Europeias da Cultura:

2025 – Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovênia)

2026 – Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia)

2027 – Évora (Portugal) e Liepaja (Letônia)

Dicas para proteção e combate ao mosquito da Dengue

A combinação de calor intenso e período de chuvas frequentes, o ambiente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foto: Pexels

Os casos de Dengue no Brasil aumentam todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país registrou cerca de 6,3 milhões de casos prováveis da doença, dos quais mais de 3 milhões foram confirmados. Esses números colocaram o Brasil no topo do ranking global de notificações de dengue em 2024, refletindo uma crise de saúde pública que exige mais atenção e medidas de controle mais eficazes.

A combinação de calor intenso e período de chuvas frequentes, o ambiente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foto: Pixabay

A combinação de calor intenso e período de chuvas frequentes, o ambiente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. No entanto, é possível se prevenir com algumas medidas simples e eficazes. Para ajudar, Mat Inset, marca de inseticidas da Flora, compartilha dicas valiosas para manter sua casa e sua família protegidas contra o mosquito Aedes aegypti, dentro e fora de casa. Confira:

Cuidado com a água parada

O combate à Dengue começa dentro de casa. O mosquito Aedes aegypti se reproduz em locais com água limpa e parada. Por isso, é essencial eliminar potenciais criadouros, como pratinhos de plantas, calhas e ralos entupidos e caixas d’água mal vedadas. Certifique-se de descartar adequadamente objetos que podem acumular água, como pneus, garrafas e copos descartáveis. Tampe barris, lixeiras e mantenha seu quintal limpo de entulhos.

O mosquito Aedes aegypti se reproduz em locais com água limpa e parada. Foto: Internet/Divulgação

Proteja sua casa

Além de eliminar focos de água parada, o uso de inseticidas é um grande aliado na proteção. A linha de aerossóis Multi Inseticidas à base d’água de Mat Inset, possui eficácia comprovada e eliminam com apenas um jato o mosquito Aedes aegypti, disponíveis nas variantes Original, Óleo de Citronela e Óleo de Eucalipto. O Repelente Elétrico Líquido oferece proteção de 45 noites, já o Repelente Elétrico Pastilha oferece proteção de até 12 horas.

Proteja a si mesmo

Caso existam focos de dengue em sua região, entre em contato com as autoridades locais para ações mais amplas. Além disso, o Brasil oferece a vacina contra a dengue no SUS para jovens de 10 a 14 anos, e ela também está disponível em clínicas particulares para quem tem entre 4 e 60 anos.

Caso existam focos de dengue em sua região, entre em contato com as autoridades locais para ações mais amplas. Foto: Pixabay

Outra medida complementar é o uso de repelentes corporais, que ajudam a prevenir picadas. Ao aplicá-los, certifique-se de passar o produto por último, após hidratantes ou protetores solares. Reaplique conforme indicado no rótulo.

Mantenha a higiene e vedação de ralos

Ralos são locais que podem acumular água facilmente, especialmente em áreas externas e em banheiros. Mantenha os ralos tampados ou utilize telas de proteção para evitar que os mosquitos se reproduzam nesses locais.

Utilize telas de proteção em portas e janelas

Para completar a proteção e evitar que os mosquitos entrem em casa, instale telas em portas e janelas. Essa medida simples ajuda a impedir o acesso do mosquito ao interior do ambiente, aumentando a proteção da família.

Para completar a proteção e evitar que os mosquitos entrem em casa, instale telas em portas e janelas. Foto: Pixabay

A instalação de telas em portas e janelas podem ajudar a impedir a entrada de mosquitos, protegendo o ambiente interno. Esse recurso simples é uma barreira eficaz para evitar o contato com o Aedes aegypti dentro de casa.