Início Site

Cozinhando para o Jeff: receitas do talentoso chef Alex Atala

Reconhecido internacionalmente, Alex Atala é chef do restaurante D.O.M., em São Paulo, com duas estrelas Michelin, e é um dos grandes responsáveis por colocar a gastronomia brasileira no mapa mundial. Sua cozinha valoriza ingredientes nacionais, simplicidade sofisticada e técnica precisa.

Alex Atala é chef do restaurante D.O.M., em São Paulo, com duas estrelas Michelin, e é um dos grandes responsáveis por colocar a gastronomia brasileira no mapa mundial. Foto: Divulgação/Jairo Goldflus

Três deliciosas receitas para você colocar em pratica: Salada morna de palmito pupunha com vinagrete cítrico, Filé de peixe branco com manteiga de ervas e purê de mandioquinha e Abacaxi grelhado com mel, especiarias e iogurte. Veja só:

Salada morna de palmito pupunha com vinagrete cítrico

Ingredientes (2 pessoas):

* 300 g de palmito pupunha fresco
* 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
* Sal a gosto

Vinagrete:

* Suco de 1 laranja (60 ml)
* 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco (15 ml)
* 3 colheres (sopa) de azeite de oliva (45 ml)
* Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Corte o palmito em rodelas grossas. Aqueça uma frigideira com o azeite e doure levemente o palmito por cerca de 3 minutos de cada lado.

Misture todos os ingredientes do vinagrete e regue o palmito ainda morno. Sirva imediatamente.

Filé de peixe branco com manteiga de ervas e purê de mandioquinha

Ingredientes (2 pessoas):

* 2 filés de peixe branco (cerca de 160 g cada)
* Sal e pimenta-do-reino a gosto
* 1 colher (sopa) de azeite

Manteiga de ervas:

* 50 g de manteiga sem sal
* 1 colher (chá) de salsinha picada
* 1 colher (chá) de cebolinha picada
* Raspas de ½ limão siciliano

Purê:

* 400 g de mandioquinha
* 30 g de manteiga
* 50 ml de creme de leite fresco
* Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a mandioquinha em água com sal até ficar macia. Amasse e incorpore a manteiga e o creme de leite ainda quente, ajustando o sal.

Tempere o peixe com sal e pimenta. Grelhe em frigideira quente com azeite por cerca de 3 minutos de cada lado.

Misture os ingredientes da manteiga de ervas e finalize o peixe ainda quente. Sirva com o purê.

Abacaxi grelhado com mel, especiarias e iogurte

Ingredientes (2 pessoas):

* 4 fatias grossas de abacaxi
* 2 colheres (sopa) de mel
* 1 pitada de canela em pó
* 1 pitada de gengibre em pó
* 120 g de iogurte natural integral

Modo de preparo:

Grelhe o abacaxi em frigideira quente por 2 a 3 minutos de cada lado. Regue com o mel, polvilhe as especiarias e sirva quente acompanhado do iogurte.

… Bom dia! “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Dirce Zamora, Glória Paim Barcellos, Nilton Vicente da Cruz, Gustavo César, Pablo Lua do Amaral Chaparro, Driele Vargas, Alfredo Gomes, Irene Buainain, Ana Mattos dos Santos, Rafael D’ngelo, Diego Guimarães Pinheiro,  Cleber Matias, Jorge Lázaro, Wilda Leite de Campos, Jussier Feitosa Rosendo e Izis Barbosa. Happy birthday!

Aprenda a fazer Arroz à Grega

Foto: Margarina Puro Sabor/Divulgação

Está a fim de comer aquele arroz com bastante cor que vemos por aí nos restaurantes, mas não sabe como preparar? Fica tranquila, a Margarina Puro Sabor ensina como fazer o famoso Arroz à Grega, com um mix de legumes, a receita promete muito sabor.

Para aprender a fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Ingredientes:

  • 2 xícaras de arroz
  • 3 ½ xícaras de água
  • 2 colheres de Margarina
  • 1 cebola bem picadinha
  • 1 dente de alho bem picadinho
  • ¼ de xícara de uva passa escura sem semente
  • 1 cenoura picada em cubos pequenos
  • 1 pimentão vermelho picado em cubos pequenos
  • ½ xícara de ervilha
  • 1 colher de salsinha bem picadinha
  • Sal a gosto
Foto: Margarina Puro Sabor/Divulgação

Modo de Preparo:

Coloque a cenoura para cozinhar até ficar no ponto ao dente;

Frite a cebola e o alho na margarina e refogue o arroz;

Coloque a água, corrija o sal e deixe cozinhar até que o arroz fique ao dente;

Quando o arroz estiver pronto, misture-o com a cenoura, o pimentão cru, a ervilha e as passas. Misture com cuidado. Salpique a salsinha e sirva a seguir.

Calvin Klein lança sua linha de joias no Brasil

Foto: Divulgação

Calvin Klein Watches, marca integrante do portfólio do Grupo Movado, expande seu universo de lifestyle no Brasil com o lançamento de sua coleção de joias masculinas e femininas, disponível com exclusividade na Casa Laranjeira. A novidade traduz o DNA icônico da marca em acessórios que unem design contemporâneo, sofisticação e a sensualidade reconhecida da marca.

O portfólio reúne colares, pulseiras e correntes produzidos em aço inoxidável de alta qualidade, com acabamento refinado e estética minimalista. Pensadas para quem valoriza estilo e autenticidade, as peças refletem as principais tendências internacionais, mantendo a identidade limpa e moderna que define a Calvin Klein.

“Ter as joias de Calvin Klein no Brasil reforça nossa estratégia de expandir o universo da marca no país, oferecendo ao consumidor uma nova forma de expressar seu estilo por meio de peças modernas e sofisticadas”, afirma Lucas Gonzalez, CEO do Grupo Movado no Brasil.

Os modelos Sculpted exploram formas esculturais, curvas orgânicas e superfícies polidas, traduzindo fluidez e movimento em uma estética elegante e marcante. Versáteis, as peças funcionam tanto sozinhas quanto em sobreposições, criando um visual contemporâneo, sensual e atemporal.

Já os modelos da família Geometric apostam em peças com elos bem definidos e o contraste entre acabamentos escovados e polidos, resultando em joias de forte impacto visual, ideais para um styling urbano, moderno e sofisticado.

Há também criações que unem design e funcionalidade, como as peças Hormonius Conection, com correntes que permitem múltiplas possibilidades de uso como colares, pulseiras ou composições híbridas. Reforçando a ideia de personalização, as peças convidam o consumidor a transformar uma mesma joia em diferentes expressões de estilo.

Com estética minimalista e linhas precisas, as peças essencial links se destacam por elos retangulares em acabamentos fosco e semipolido, criando um visual limpo e estruturado. O design geométrico aliado à aplicação sutil do logo Calvin Klein confere sofisticação discreta, permitindo que os modelos transitem com naturalidade entre o dia a dia e produções mais elaboradas.

Desenvolvidos em aço inoxidável hipoalergênico, os modelos Parallel trazem placas e elos com design limpo e geométrico, com o logo CK aplicado de forma discreta, reforçando a sofisticação sem excessos. Pensadas para um uso diário versátil, as peças traduzem um visual moderno e urbano, fiel ao DNA da marca.

Receita penne ao mascarpone e frutas vermelhas

Penne ao Creme de Mascarpone com Calda de Frutas Vermelhas Foto: Adria - Divulgação

Aprenda a preparar Penne ao Creme de Mascarpone com Calda de Frutas Vermelhas. A combinação leva 30 minutos para ficar pronta e rende até 12 porções. O passo a passo você confere a seguir.

Penne ao Creme de Mascarpone com Calda de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

  • 1 embalagem de Penne Grano Duro 500g
  • 200g de chocolate ao leite, picado

Creme de Mascarpone:

  • 1 lata de creme de leite, sem soro
  • 400g de queijo mascarpone
  • 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
  • ½ xícara (chá) de licor de chocolate

Calda de Frutas Vermelhas:

  • 200g de frutas vermelhas, frescas ou congeladas (morango, amora e framboesa)
  • 50g de açúcar
Penne ao Creme de Mascarpone com Calda de Frutas Vermelhas Foto: Adria – Divulgação

Modo de Preparo:

Comece preparando o creme de mascarpone. Numa tigela grande, junte todos os ingredientes, com a ajuda de um fouet mexa até envolver bem e obter um creme homogêneo e reserve.

Prepare a calda de frutas vermelhas. Leve ao fogo baixo as frutas vermelhas, o açúcar, mexendo sempre até engrossar e reserve.

Numa panela grande ferva 5 litros de água com açúcar e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque num refratário grande, acrescente o creme de mascarpone e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima a calda de frutas vermelhas, salpique o chocolate ao leite e sirva a seguir.

Rendimento: 12 porções Tempo de Preparo: 30 minutos Calorias por Porção: 490 kcal

Quatro dicas para potencializar seu treino sem aumentar cargas

Faltando pouco para o fim do ano, muitas pessoas tendem a cuidar mais da alimentação e intensificar os exercícios físicos. Foto: Pexels

Segundo Felipe Kutianski, o segredo está em ajustar técnicas como a amplitude de movimento, a velocidade de execução e o tempo de descanso

Faltando pouco para o fim do ano, muitas pessoas tendem a cuidar mais da alimentação e intensificar os exercícios físicos, pensando na hora de colocar aquela roupa de praia ou de piscina. E quando se busca evoluir nos treinos, muitos acreditam que aumentar a carga (kg) é a única solução. No entanto, há diversas estratégias que podem ser adotadas para otimizar o desempenho físico e promover ganhos de força e hipertrofia sem necessariamente sobrecarregar o corpo com pesos mais pesados.

De acordo com Felipe Kutianski, especialista em fisiologia do exercício e fundador da plataforma de treinos Onbody, há uma série de variáveis que podem ser manipuladas para aumentar a intensidade e a eficiência dos exercícios antes de pensar no aumento de carga. “O segredo está em ajustar técnicas como a amplitude de movimento, a velocidade de execução e o tempo de descanso, fatores muitas vezes ignorados, mas que fazem toda a diferença nos resultados”, afirma.

Confira 4 dicas práticas para dar um upgrade no treino sem precisar aumentar as cargas:

Aumente a amplitude dos movimentos

“Movimentos com maior amplitude estimulam as fibras musculares por completo, o que proporciona ganhos significativos tanto na força quanto na resistência”, explica Kutianski. Trabalhar com uma maior amplitude também ajuda a desenvolver a mobilidade articular, otimizando o desempenho em exercícios complexos e explorando hipertrofia longitudinal das fibras.

Movimentos com maior amplitude estimulam as fibras musculares por completo, o que proporciona ganhos significativos tanto na força quanto na resistência. Foto: Pixabay

Controle a velocidade dos exercícios

O especialista recomenda focar na fase excêntrica do movimento, a fase de “frenagem” do peso. “Controlar essa fase por cerca de 3 segundos já aumenta significativamente o tempo sob tensão do músculo, um fator determinante para a hipertrofia”, acrescenta. Essa técnica promove um maior estresse mecânico e metabólico no músculo, resultando em melhores adaptações sem precisar adicionar mais carga.

Reduza o tempo de descanso

Estudos mostram que encurtar os intervalos entre as séries pode ser uma excelente forma de intensificar o treino. “Intervalos de 30 a 60 segundos aumentam a produção de metabólitos essenciais para o crescimento muscular, enquanto intervalos mais longos de 2 a 3 minutos são mais indicados para ganhos de força”, esclarece.

Estudos mostram que encurtar os intervalos entre as séries pode ser uma excelente forma de intensificar o treino. Foto: Divulgação

Escolha um profissional capacitado para te auxiliar

O acompanhamento adequado é um ponto crucial na potencialização dos treinos. “Um profissional realmente capacitado estará por dentro das mais recentes diretrizes de treinamento, que enfatizam a individualização do treino, levando em consideração fatores como nível de condicionamento físico, metas e prevenção de lesões. O barato pode sair caro, principalmente quando falamos em saúde e performance”, complementa Felipe Kutianski.

Performance, exclusividade e eletrificação: o novo luxo automotivo no Brasil

O mercado automotivo premium vive um momento de transição no Brasil. Marcas tradicionais seguem apostando em performance, design e exclusividade, ao mesmo tempo em que aceleram a chegada de modelos eletrificados, refletindo uma mudança clara no perfil do consumidor de alto padrão.

Hoje, o luxo vai além da potência do motor. Ele está na tecnologia embarcada, no silêncio da condução, na personalização e na experiência oferecida ao cliente antes, durante e depois da compra. Modelos híbridos e elétricos deixaram de ser tendência para se tornarem parte efetiva do portfólio das grandes marcas.

Modelos híbridos e elétricos deixaram de ser tendência para se tornarem parte efetiva do portfólio das grandes marcas. Foto: Pixabay

Outro movimento perceptível é a valorização da exclusividade. Séries limitadas, acabamentos sob medida e serviços customizados ganham protagonismo, atendendo um público que busca diferenciação e identidade, não apenas status. O automóvel passa a ser extensão do estilo de vida do proprietário.

Outro movimento perceptível é a valorização da exclusividade. Séries limitadas, acabamentos sob medida e serviços customizados ganham protagonismo. Foto: Pixabay

Mesmo diante de um cenário econômico mais atento, o segmento premium mantém estabilidade. O consumidor desse mercado é menos impulsivo e mais estratégico, avaliando tecnologia, sustentabilidade, conforto e valor agregado no longo prazo.

A eletrificação, portanto, não substitui o luxo — ela o redefine. O novo consumidor quer desempenho com consciência, sofisticação com inovação e mobilidade alinhada ao futuro. Um caminho que já está em curso e tende a se consolidar nos próximos anos.

A eletrificação, portanto, não substitui o luxo — ela o redefine. Foto: Pixabay

… Bom dia! “O ato mais corajoso que podemos ter é ter a coragem de sair de nossa história e do nosso passado para que possamos viver nossos sonhos.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Vanessa Loureiro, Deise Vieira, Dione Anache, Cristiane Rezende, Maria Alessandra Marinho, Rosangela Leopoldo de Paula Pecci e Maria Lúcia Manvailer Serejo. Happy birthday!

… O mercado de joias vintage e de relógios de herança voltou a ganhar força entre colecionadores brasileiros, com um movimento claro de famílias reavaliando peças antigas, atualizando documentação, fazendo revisão técnica e colocando esses itens novamente em circulação — seja para uso, seja como parte de uma estratégia de patrimônio.

O mercado de joias vintage e de relógios de herança voltou a ganhar força entre colecionadores brasileiros. Foto: Freepik

… Além do valor afetivo, cresce a percepção de que peças bem conservadas, com procedência e manutenção em dia, podem funcionar como ativo de preservação de valor, especialmente em momentos de incerteza.

… Cresce, de forma discreta, o número de brasileiros de alto padrão que preferem residências temporárias em capitais estrangeiras por 30 a 90 dias, substituindo o “turismo corrido” por uma vivência mais cotidiana. A ideia é ter rotina internacional: trabalhar parte do tempo, frequentar restaurantes e programas como morador, fazer compras sem pressa e viver a cidade com mais profundidade.

… Esse formato também tem sido buscado por famílias que querem unir lazer, networking e qualidade de vida, com estadias planejadas e base fixa em bairros estratégicos.

… Reino Unido (janeiro): “new openings” bem concretos para colocar no radar — em Londres, abriu a Tiella Trattoria & Bar na Columbia Road (E2), em um antigo pub vitoriano, com bar de 15 lugares, salão de 30 lugares e terraço, e pratos como passatelli in brodo e orecchiette com cime di rapa (abertura 21/1, 109 Columbia Road).

Dara Klein is Opening Tiella Trattoria Columbia Road
Londres, abriu a Tiella Trattoria & Bar na Columbia Road (E2), em um antigo pub vitoriano. Foto: Divulgação

… E para quem gosta de pub clássico, The Stag reabriu em Hampstead sob o grupo Young’s, com andar para festas e jardim ampliado, abertura 22/1, 67 Fleet Road (NW3)

… Ainda em Londres, a Mayfair ganhou a georgiana DakaDaka (restaurante + wine bar, com grelha em fogo aberto e cerca de 100 vinhos naturais georgianos) — abertura 17/1, 10 Heddon Street (W1B).

… Fora de Londres, em Deal (Kent), a Updown Farmhouse lançou o bar Bar Vita (coquetelaria “romana”, com drinks como fig leaf negroni e martinis), abertura 6/1, em Betteshanger, Deal (CT14).

O Planeta começa no seu quintal

Imagem de AndreasAux por Pixabay

*Por Henrique Alckmin Prudente

Em 26 de janeiro celebrou-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo.

A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) que precisam ser tratados de forma integrada e séria, sempre focando no bem-estar das pessoas. Também busca quebrar paradigmas que fragmentam problemas reais e os transformam em narrativas carregadas de ideologias ou interesses econômicos.

A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) que precisam ser tratados de forma integrada e séria. Foto: Freepik

Entre 10 e 21 de novembro de 2025, ocorreu em Belém (PA), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP30. Um dos temas discutidos foi o combate ao desmatamento e a preservação das florestas tropicais. No entanto, ainda não foram apresentados planos de ação com metas claras.

Mas quero trazer essa discussão para perto de você. Sempre que a cobertura vegetal em sua cidade diminui, áreas permeáveis são substituídas por asfalto ou concreto, ou cursos d’água, como córregos, rios e lagos, são degradados, há uma perda direta na sua qualidade de vida.

A vegetação urbana, especialmente com espécies nativas, oferece inúmeros benefícios sociais e deveria ser considerada um fator de saúde pública, porque: filtra o ar, absorvendo poeira e partículas; reduz o calor, criando áreas sombreadas e mais frescas; previne enchentes, permitindo maior infiltração da água da chuva no solo; atua como isolante acústico natural, diminuindo a poluição sonora, fator de saúde pública desprezado pelas autoridades; melhora a paisagem, tornando o ambiente mais bonito e agradável.

A vegetação urbana, especialmente com espécies nativas, oferece inúmeros benefícios sociais e deveria ser considerada um fator de saúde pública. Foto: Pixabay

O fenômeno das ilhas de calor ocorre em áreas urbanas com grande concentração de construções, asfalto e concreto. A falta de vegetação faz com que a temperatura média seja significativamente maior do que em bairros arborizados ou áreas rurais. Esse efeito é mais intenso em regiões com menor cobertura vegetal, muitas vezes associadas a desigualdade social.

Pesquisas científicas sobre o tema existem há décadas. A pesquisadora Magda Lombardo estuda os impactos das ilhas de calor desde os anos 1980. Sua Tese de Doutorado, defendida em 1984, e o livro “Ilha de Calor nas Metrópoles: O exemplo de São Paulo” (1985) analisam esses efeitos em São Paulo. Outros pesquisadores brasileiros, como José Bueno Conti, José Roberto Tarifa e Sueli Angelo Furlan, também investigaram a relação entre cobertura vegetal e qualidade de vida.

Na área rural, sobretudo junto a mananciais, a vegetação, além de regular a temperatura e contribuir para a biodiversidade, também atua para incrementar a “poupança de água” em mananciais subterrâneos. O desmatamento corrompe este equilíbrio, pois transforma a água da chuva em potencial agente erosivo, aumentando a retirada de solo através do escoamento superficial, agravando a qualidade da água em cursos superficiais e diminuindo, consequentemente, a reserva de água subterrânea. Em cidades, o desmatamento compromete áreas urbanas precárias, ameaçando vidas humanas em áreas de risco.

Na área rural, sobretudo junto a mananciais, a vegetação, além de regular a temperatura e contribuir para a biodiversidade. Foto: Pixabay

 

Se você mora em uma casa com quintal, saiba que tem a melhor escola de Educação Ambiental possível. Ampliar áreas permeáveis, plantar árvores ou cultivar uma pequena horta proporciona benefícios diretos: ar mais puro, sombra, tranquilidade, atração de pássaros e até frutas frescas e orgânicas. Se você reside em apartamento, incentive a captação de água de chuva para limpeza e abastecimento de seu prédio ou condomínio; incentive o paisagismo, a coleta seletiva, entre outras iniciativas que farão a diferença.

A Educação Ambiental começa em casa, e desperta a consciência sobre como pequenas ações podem gerar impactos na sua vida. Plante uma árvore, cultive uma horta e transforme seu lar na primeira lição de cuidado com o ambiente.

Henrique Alckmin Prudente é Doutor em Ciências pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Diretor Acadêmico da Faculdade Canção Nova onde leciona a disciplina Educação Ambiental no Curso de Teologia.

Acessórios dentários: quando a moda encontra a higiene

(Imagem: Adobe Stock

O Grillz, o acessório para os dentes feito de ouro, prata e pedras brilhantes, está de volta à moda. Surgido nos anos 80 na cultura hip hop, o item voltou a ganhar popularidade, especialmente entre os adeptos do street style e celebridades.

Assim como o Grillz, os piercings dentários também têm ganhado destaque como acessórios de estilo. Pequenas joias aplicadas diretamente nos dentes, eles podem adicionar um toque de brilho ao sorriso, mas requerem cuidados específicos, sobretudo no que diz respeito à higiene, para evitar problemas à saúde bucal.

A falta de higienização adequada dos dentes favorece a proliferação de bactérias que, ao se misturarem com os restos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Essa placa, por sua vez, cria um biofilme sobre os dentes, o que pode causar cárie e doenças gengivais. O Ministério da Saúde recomenda a escovação regular dos dentes e o uso diário de fio dental, garantindo a remoção dos resíduos e o controle das bactérias.

O Grillz, o acessório para os dentes feito de ouro, prata e pedras brilhantes, está de volta à moda. Foto: Alex Alexander

“Embora acrescentem estilo e autenticidade a quem os usa, tanto os Grillz quanto os piercings dentários podem causar problemas à saúde bucal se não forem adequadamente ajustados ou se forem feitos com materiais inadequados. Esses acessórios podem reter placa bacteriana e, se não forem devidamente higienizados, favorecer o desenvolvimento de cárie e inflamações gengivais,” explica Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM e mestre pela Faculdade de Odontologia da USP.

“É importante seguir as práticas básicas de higiene bucal, como escovação, uso do fio dental, assim como realizar visitas regulares ao dentista, para garantir que sua boca permaneça saudável e livre de complicações,” completa Brunna Bastos.

Artistas como Gloria Groove, Madonna, Ludmilla e Pabllo Vittar já aderiram à tendência. No entanto, é fundamental lembrar que, apesar do apelo estético, tanto os Grillz quanto os piercings dentários devem ser feitos sob medida e aplicados por um especialista. Somente um profissional qualificado pode garantir que esses acessórios sejam seguros e confortáveis, evitando possíveis problemas de saúde bucal.