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Violência escolar: qual a causa e como solucionar

*Por Felipe Lemos

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara. Não por acaso, o MEC instituiu recentemente o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), com objetivo de mapear e prevenir ocorrências de violência escolar.

Para entendermos melhor o assunto, precisamos nos debruçar sobre o que chamamos de agressividade. Estamos aqui falando de comportamentos que podem ser verbais ou físicos, direcionado contra outras pessoas intencionalmente ou não, mas que causam prejuízos físicos, mentais, sociais ou materiais. Não é algo incomum ou difícil de compreender; a dificuldade está em entender o motivo desses comportamentos.

Estamos aqui falando de comportamentos que podem ser verbais ou físicos, direcionado contra outras pessoas intencionalmente ou não. Foto: Pexels

Algumas pessoas irão imaginar que a culpa seja da família, que essa, sim, deveria prover instrução que não cabe à escola. Outros vão dizer que é falta de estrutura escolar, pois essa tem o papel educativo em si, com foco no ensino não só de conteúdos, mas morais para formar cidadãos. Outros ainda podem pensar que esses problemas são fisiológicos, que algum tipo de transtorno pode estar influenciando esse comportamento. O mais certo é dizer que tudo tem um pouco de verdade.

Em alguma medida, os pais têm a responsabilidade de ensinar para os seus filhos quais são as formas corretas de se comportar em sociedade. No entanto, alguns pais, por mais bem intencionados e focados na educação de seus filhos que sejam, não saber o que fazer, já que algumas vezes essas crianças possuem algumas necessidades que somente profissionais conseguem ajudar a sanar.

Os pais têm a responsabilidade de ensinar para os seus filhos quais são as formas corretas de se comportar em sociedade. Foto: ilustrativa/Freepik

De outro lado, a escola possui uma certa responsabilidade com os alunos em sala de aula. Em alguns casos, essas crises podem ser causadas por tentativas de fuga do ensino, o que causa a necessidade de se ensinar o aluno por meio de um plano individualizado. Assim, ele tem a possibilidade de aprender dentro das suas capacidades, com o tipo de ensino que lhe é mais eficaz. Percebemos que isso diminui a probabilidade de algumas crises, embora não as impeça completamente.

Em conjunto com os outros dois pontos, existem ainda transtornos de aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador, autismo, entre outras condições que podem causar maior incidência de comportamentos agressivos, por motivos diversos. Esses alunos precisam de suporte mais presente da família, apoio escolar com planos de ensino personalizados e atuação de profissionais de saúde que possam intervir nas características principais de cada um dos transtornos.

Dessa forma, há uma possibilidade de se reduzir crises de agressividade na escola através de um trabalho conjunto entre profissionais de educação, saúde e família. Embora nenhum detenha toda a responsabilidade na causa, todos são um pouco responsáveis pela solução.

Felipe Lemos é diretor pedagógico da Luna ABA, psicólogo e especialista em comportamentos problema.

Bariloche: gastronomia patagônica e cervejas artesanais para um verão diferente

Turistas encontram na cidade uma experiência gastronômica rica e variada, harmonizada com a tradição cervejeira local em meio às paisagens deslumbrantes da Patagônia.

Bariloche, famosa por suas paisagens deslumbrantes e atrações de natureza e aventura, revela-se também um destino gastronômico único, com uma culinária que mistura tradições nativas e influências europeias. A cidade é o cenário ideal para apreciar pratos típicos da região, como o curanto ancestral e o cordeiro argentino, combinados com as cervejas artesanais oferecidas há quase um século.

“A diversidade culinária de Bariloche reflete a essência multicultural da cidade e valoriza ingredientes locais em preparações que encantam os visitantes,” comenta Diego Piquin, diretor-executivo da Emprotur, entidade responsável pelo turismo da cidade. “Nossa gastronomia é uma experiência única que conquista tanto pelos sabores quanto pela história de cada prato”, reforça.

A truta patagônica se destaca como um dos ingredientes essenciais da cozinha regional. Proveniente dos rios e lagos da Patagônia.

A truta patagônica se destaca como um dos ingredientes essenciais da cozinha regional. Proveniente dos rios e lagos da Patagônia, ela é servida fresca ou defumada, acompanhada por molhos e guarnições que exploram sabores locais. Da mesma forma, o cordeiro argentino é um dos ícones culinários que podem ser saboreados de várias maneiras, assados, ensopados e até como recheio de empanadas, combinando-se perfeitamente com a região.

Porém a experiência gastronômica não estaria completa sem a harmonização com as cervejas artesanais de Bariloche, cuja tradição remonta a quase um século e se consolidou com o Festival da Cerveja Artesanal. O evento ocorre todos os anos em fevereiro, trazendo food trucks, apresentações musicais e, claro, uma ampla variedade de rótulos locais que combinam bem com os sabores marcantes da Patagônia.

A a experiência gastronômica não estaria completa sem a harmonização com as cervejas artesanais de Bariloche.

Para os apreciadores de uma boa refeição em clima montanhoso, os fondues de queijo e as caldeiradas são ideais nas noites mais frescas de verão, proporcionando uma verdadeira imersão nos sabores serranos. Já os cogumelos de pinho, colhidos no outono, trazem um toque especial aos pratos, com chefs locais cuidando da coleta, secagem e conservação desse ingrediente único, utilizado como base de molhos e recheios.

De origem ancestral, o curanto é uma tradição que envolve uma cerimônia culinária única, em que alimentos são preparados sobre pedras quentes e cobertos por folhas e terra, resultando em um prato de sabores intensos e autênticos. Introduzido na cidade pela família Goye, o prato reflete a influência dos povos originários e é uma experiência marcante tanto para ver quanto para provar.

Seja para os amantes de cervejas artesanais, os que buscam sabores autênticos da Patagônia ou para aqueles que desejam explorar a história e cultura por meio da culinária, Bariloche se destaca como um destino gastronômico completo e cheio de surpresas para este verão.

… Bom dia! “Enquanto alguns escolhem pessoas perfeitas, eu escolho as que me fazem bem”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Luciano Eloy, Gabriel de Oliveira Barbosa, Amanda de Almeida, Roberto Velazquez Atanagildo, Maria Helena Bonotto Perfatto, Michel Youssef, Maria Helena Costa Gomes da Silva, Laura Mendes Luz Fonseca Pereira, Claudio Junqueira Andrade, Paulo Amaral Medeiros e Débora Bordin. Happy birthday!

Cozinhando para o Jeff: Moqueca de Banana da Terra

Moqueca de Banana da Terra do Divino Fogão é aposta para inovar na cozinha neste final de semana com a família ou amigos.

Ingredientes:

  • 3 bananas da terra
  • 1 cebola
  • 2 tomates
  • 50 gramas de pimentão verde
  • 50 gramas de pimentão amarelo
  • 50 gramas de pimentão vermelho
  • Sal a gosto
  • Salsa a gosto
  • Azeite de dendê a gosto
  • 200 ml de leite de coco
Divulgação/Divino Fogão

Modo de preparo:

Inicialmente, em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite de dendê. Adicione o tomate e deixe refogar, coloque as bananas e os pimentões cortados em rodelas, coloque o sal, o leite de coco e mais azeite de dendê. Tampe a panela e deixe no fogo baixo por dez minutos.

Rendimento: 06 porções

Fonte: Divino Fogão.

… Bom dia! “Enquanto alguns escolhem pessoas perfeitas, eu escolho as que me fazem bem”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Henrique Mandetta, Arlindo Namour Filho.   Marcos Bonato, Evandro Nunes, Grace Spengler, Brendah Britto, Cleir Carlos Graciane, Norberto Rodrigues, Cláudia Fonseca e Marco Oliveira Pinto. Happy birthday!

Tania Bulhões reinaugurou Gazebo no MorumbiShopping

Tania Bulhões reinaugura Gazebo no MorumbiShopping com projeto assinado pelo Estúdio Guto Requena

Tania Bulhões reinaugurou, sexta-feira 8 de novembro, o seu gazebo no MorumbiShopping, um dos mais importantes centros de compras de São Paulo. O espaço, que já fazia parte do portfólio da marca no shopping, foi atualizado e agora conta com um projeto contemporâneo e inovador assinado pelo renomado Estúdio Guto Requena, reforçando o compromisso da marca com a sofisticação e o design de vanguarda.

Com 50m², o novo espaço tem o dobro do tamanho dos demais gazebos da marca, oferecendo mais conforto para os visitantes. No local, é possível encontrar as linhas completas de Perfumaria (pessoal e para casa) e TANIAPELE, vertical da marca dedicada aos cuidados com a pele.

“A ampliação das nossas operações em São Paulo faz parte do nosso plano de expansão nacional, e também é um indicativo do quanto a capital paulista é relevante para a marca. Com a inauguração da nova versão do gazebo no MorumbiShopping, somamos 10 pontos de venda em São Paulo, proporcionando para os nossos clientes ainda mais comodidade e diversidade de portfólio”, explica Virgilio Castro Cunha, CEO da marca Tania Bulhões.

Assinado por Guto Requena, o projeto do gazebo do MorumbiShopping segue a nova identidade visual da marca, marcada pelos tons de verde escuro e dourado, e pelo uso de formas orgânicas e linhas curvas que criam uma atmosfera acolhedora e sofisticada. O design equilibra a modernidade e o aconchego, proporcionando um ambiente que convida os visitantes a explorarem cada detalhe.

Além da estética apurada, o gazebo também reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade. Alguns detalhes da estrutura utilizam materiais reciclados, como os brises Byeplastic da linha Patagônia, desenvolvidos pelo Estúdio RatoRói e fabricados a partir de resíduos industriais e urbanos recuperados em parceria com cooperativas locais. Esse cuidado com a reutilização de materiais é uma das iniciativas que reforça a preocupação da marca com a redução do impacto ambiental e a inclusão social.

A nova unidade de Tania Bulhões está localizada no Piso Lazer do MorumbiShopping, no mesmo local do gazebo anterior, agora atualizado para oferecer uma experiência ainda mais completa para os clientes da marca.

Pela primeira vez, Brasil será país parceiro da FITUR

Pela primeira vez, o Brasil foi escolhido como país parceiro da FITUR, feira de turismo mais relevante da Espanha e uma das mais influentes do mundo. Na edição 2025, que acontecerá entre 22 e 26 de janeiro, o Brasil vai apresentar sua estratégia dirigida ao setor do turismo, focada no fortalecimento dos mercados espanhol e europeu.

Durante o evento, a Embratur vai focar na comunicação visual da feira e das campanhas publicitárias distribuídas por Madri, apresentando uma agenda focada na geração de negócios e na sustentabilidade. Como país parceiro, o Brasil não só amplia sua presença no turismo global, como reforça o sucesso da sua estratégia promocional em mercados-chave, como a própria Espanha.

Embratur levou novidades tecnológicas à FITUR 2024: presidente Marcelo Freixo ‘viaja’ com óculos especiais por paisagens brasileiras, direto de Madri (Foto: Renato Vaz/Embratur)

“Essa conquista é resultado do trabalho comprometido da Embratur na gestão do presidente Lula. Aproveitaremos este prestigioso espaço para destacar nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder no turismo global. Convidamos profissionais para visitar nosso pavilhão, pensado para gerar negócios, fortalecer alianças estratégicas e mostrar os pontos fortes do nosso mercado”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Embratur levou novidades tecnológicas à FITUR 2024: presidente Marcelo Freixo ‘viaja’ com óculos especiais por paisagens brasileiras, direto de Madri. Foto: Embratur

Oportunidade

O evento será uma oportunidade para o setor de turismo participar de iniciativas como os lançamentos de uma campanha publicitária dirigida à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e os novos acordos estratégicos com organizações internacionais.

O pavilhão brasileiro na FITUR 2025 será um dos principais pontos de atração, oferecendo experiências imersivas, apresentações culturais e encontros de negócios destinados a incentivar investimentos e colaborações.

Além disso, o Brasil mostrará sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as suas regiões, companhias aéreas, operadoras e redes hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência.

O pavilhão brasileiro na FITUR 2025 será um dos principais pontos de atração, oferecendo experiências imersivas. Foto: Divulgação

A seleção dos coexpositores terá como foco a promoção de destinos qualificados e variados, consolidando o país como um destino de renome mundial. O objetivo é diversificar a oferta turística, aumentar o tempo de permanência dos visitantes e maximizar os gastos dos turistas internacionais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, “ser o país convidado na FITUR é uma conquista extraordinária.” “Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro e 2025 promete superar nossas expectativas, tanto em resultados quanto em visibilidade global. A FITUR será a nossa vitrine para destacar o potencial do país, principalmente em um ano em que também sediaremos a COP30 e o BRICS”, completou.

O embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, destaca que o Brasil e a Espanha são países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. “No setor de turismo, temos trabalhado para estreitar nossos laços com o objetivo de aliar o potencial brasileiro à experiência espanhola. Além de ser uma importante fonte de turistas, a Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte fundamental de investimentos para o setor turístico nacional e um país com vasta experiência nesta área”, afirmou.

Crescimento do turismo internacional no Brasil

O Brasil implementou uma estratégia de promoção internacional baseada em dados e segmentação de mercado, obtendo resultados notáveis. Em 2024, o turismo internacional cresceu 13%, com cerca de 5,4 milhões de turistas estrangeiros até outubro, dos quais quase 20% eram europeus, ultrapassando o número de um milhão de visitantes.

O Brasil implementou uma estratégia de promoção internacional baseada em dados e segmentação de mercado, obtendo resultados notáveis. Foto: Internet

O país espera fechar o ano com um recorde de 7 milhões de turistas internacionais, impulsionado pela melhoria da conectividade e pela promoção segmentada que reforça o seu posicionamento em mercados prioritários.

… Bom dia! “Respire fundo e fique atento às surpresas deliciosas que a vida preparou para você”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Irene Sampaio, Laura Veloso, Adriano Branco Vieira, Marley Benny Valencio, Adriana Barros Oliveira, Luiz Bossay Junior, Luís Augusto Nepomuceno, Anderson Alves Furtado e Tania Calux. Happy birthday!

PatBO se une a influenciadora Camila Coelho para uma collab

Em uma celebração da inconfundível bossa brasileira, Patricia Bonaldi e Camila Coelho, extraíram o melhor de suas potências para apresentar a sua primeira collab. Imprimindo a essência sensual da PatBo, o mix & match de texturas de maneira atualizada, e peças que deixam a pele à mostra, fiéis ao estilo de Camila, a coleção desembarca no melhor estilo resortwear.

A cartela de cores destaca o champagne e o branco, ressaltando uma estética à beira-mar, que evoca o encontro do sol com a pureza das ondas. O beachwear foi pensado para compor looks de resort que são a personificação do glamour, com um toque de brilho que eleva qualquer ocasião.

Patricia Bonaldi, fundadora e diretora criativa da PatBO, expressou sua empolgação com a colaboração: “Trabalhar com Camila foi uma experiência incrível. Juntas, conseguimos unir a autenticidade e a sofisticação do design brasileiro com a visão contemporânea e global de Camila. Cada peça desta coleção celebra a essência vibrante do nosso país.”

Camila Coelho e Patricia Bonaldi

Os tecidos protagonistas são o Dune Jersey, Jersey Sands e a Tela White Gold, escolhidos para proporcionar conforto e estilo em cada criação. As modelagens destacam os famosos beach dresses da PatBO, trazendo um decote com modelagem corselet que imprime um encontro harmonioso entre a sensualidade e a elegância da alfaiataria. Cada detalhe foi pensado para exaltar a beleza e a feminilidade, com propostas de looks perfeitos para as celebrações de final de ano.

Camila Coelho também celebrou a parceria: “Estou muito feliz em colaborar com a PatBO. Pat e eu compartilhamos uma paixão pela moda e pela nossa herança brasileira. Esta coleção é uma verdadeira celebração da nossa cultura e estou ansiosa para ver as pessoas brilhando com essas peças nas festas de final de ano.”

Patricia Bonaldi e Camila Coelho, que, por conta de seus talentos inconfundíveis, hoje são destaques na moda internacional, levam para o mundo a exuberância e originalidade brasileira através da coleção lançada no dia treze de novembro, em Miami.

Celebridades marcam presença em Leilão de Ronaldo Fenômeno e Celina Locks

Aconteceu quinta feira (21) no Clube Monte Líbano, em São Paulo, o emocionante leilão beneficente “Galácticos”, realizado por Ronaldo Fenômeno e Celina Locks. Esta edição, que aconteceu pela primeira vez em um novo formato, teve como principal objetivo arrecadar fundos para a Fundação Fenômenos, que desde 2012 tem se dedicado a desenvolver programas e iniciativas sociais para melhorar a qualidade de vida de diversas comunidades em todo o Brasil.

O evento contou com a presença de várias personalidades, entre elas Luciano Huck, Galvão Bueno, Ana Maria Braga, Kaká, Patrícia Abravanel, Carlinhos Maia, Diego Fernandes, Silvia Braz, Maria Braz entre outros, que se uniram à causa e participaram ativamente do leilão, no qual foram disputados itens exclusivos. A noite também foi marcada por uma apresentação especial da cantora Claudia Leitte, que animou o público com seu show.

Luciano Huck, Celina Locks, Ronaldo, Luciana Gimenez, Kaká e Carol Dias no Leilão Galácticos

Ronaldo Fenômeno expressou sua gratidão a todos que contribuíram para o sucesso do evento. “Estamos extremamente felizes com o resultado do leilão Galácticos. Agradecemos imensamente a todos os presentes e participantes, pois o que arrecadamos ajudará a Fundação Fenômenos a expandir com novos projetos e levar condições para milhares de jovens e crianças em todo o Brasil”, disse ele.

Com a arrecadação, a Fundação Fenômenos poderá dar continuidade ao seu trabalho social, promovendo programas de educação, esporte e inclusão em diversas regiões do país. A noite também reafirmou o compromisso de Ronaldo e Celina com a responsabilidade social e a mudança positiva que o esporte e a educação podem proporcionar às novas gerações. Fotos: BrazilNews e Iude

Christian Louboutin lança pop-up de verão em São Paulo

O que acontece quando combinamos um país conhecido por algumas das praias mais famosas e deslumbrantes do mundo com o glamour da sola vermelha exclusiva de Christian Louboutin? O resultado é a Loubi’s on the Beach, uma loja pop-up exclusiva localizada no coração de São Paulo, no terceiro andar do Shopping Iguatemi. Esta é a primeira do gênero nas Américas, oferecendo uma experiência de varejo única e envolvente. A pop up fica disponivel até 30 de dezembro e celebra o 15º aniversário da marca no Brasil.

Loubi’s on the Beach, loja pop-up exclusiva localizada no coração de São Paulo. Foto: Divulgação

Amor de verão

A pop-up Loubi’s on the Beach é um paraíso para entusiastas da moda que buscam a mistura perfeita de estilo e elegância à beira-mar. A pop-up apresentará uma coleção de praia exclusiva, com itens de estilo de vida Christian Louboutin especialmente criados para a ocasião. A seleção inclui todos os itens essenciais para um dia no sol – toalhas, raquetes de frescobol, bolsas de praia e garrafas de água. Esses itens de edição limitada estão prestes a se tornarem os itens indispensáveis da temporada de verão de 2025 no Brasil.

Além dos produtos de ativação exclusivos, a loja exibe uma seleção de solas vermelhas e acessórios icônicos de Christian Louboutin, incluindo as últimas coleções de verão que incorporam o espírito luxuoso dos retiros à beira-mar. Os destaques incluem bolsas de ráfia como a bolsa By My Side com detalhes em couro, sandálias rasteiras e sandálias da coleção Sunset in Rio que capturam a essência do mar, do sol e da alegria do Rio, bem como tênis masculinos como o AstroLoubi.

O Loubi’s is on the Beach é uma celebração da moda luxuosa e divertida de Louboutin, prometendo proporcionar uma experiência de compra inesquecível. O espaço reflete o universo exclusivo de Louboutin e traz a sensação alegre da vida à beira-mar para um dos shopping centers mais famosos do Brasil. Escolher o Brasil como o primeiro destino nas Américas a sediar uma loja pop-up reflete a paixão de Christian Louboutin pelo país e suas praias, especialmente seu destino frequente, o Rio de Janeiro. Mas desta vez, é a vez de São Paulo abraçar a praia!

Pop-up Loubi’s on the Beach: 25 de novembro a 30 de dezembro de 2024

Shopping Iguatemi São Paulo: Av. Brig. Faria Lima, 2232, 3º andar – Jardim Paulistano

Maisa dita tendência ao incluir botas em seus looks

A atriz Maisa, que compartilha seu estilo com 49 milhões de seguidores em uma de suas redes sociais, sempre foi fã de botas para compor seus looks, adotando diferentes modelos que refletem sua personalidade e estilo marcante. De tradicionais a modelos western, passando por versões com ponta quadrada e cano baixo até os modelos com cano alto abaixo do joelho, a celebridade demonstra como essa peça pode ser versátil e capaz de se adaptar a diferentes ocasiões e tendências. Seu gosto por botas vai além das estações, provando que, com criatividade, é possível incorporá-las em looks que vão do casual ao sofisticado, mesmo nos dias mais quentes do ano.

Maisa demonstra como essa peça pode ser versátil e capaz de se adaptar a diferentes ocasiões e tendências. Foto: Instagram: @maisa

“As botas de cano curto com recortes, por exemplo, permitem manter o visual sofisticado. Confeccionadas em materiais leves, como couro fino e tecidos respiráveis, essas peças são ideais para combinações com vestidos fluidos, saias midi e conjuntos de alfaiataria. Tons claros, como bege e branco, são os preferidos da estação, adicionando um toque de leveza que transita facilmente entre o dia e a noite. Franjas, bordados e fivelas detalhadas trazem um toque a mais, que resgata o desejo por uma moda mais artesanal e descontraída”, explica Cibele Fernandes, gerente de marketing da Pixolé, rede de calçados que atua há 48 anos neste segmento.

No âmbito das passarelas internacionais, as botas estilo western aparecem adaptadas para o calor, em versões curtas e com materiais flexíveis. Essas variações ganham força como peça-chave em looks que mesclam vestidos curtos e jeans de corte reto, com estampas étnicas e cores vibrantes, como laranja e azul cobalto, trazendo modernidade e ousadia.

Cibele explica que a praticidade também é um elemento valorizado para a temporada. “Modelos com salto baixo ou plataforma garantem conforto, enquanto solados tratorados oferecem estilo e segurança para o uso diário. Botas abertas na frente ou nos calcanhares trazem uma estrutura que combina ventilação e um design diferenciado. Essas opções permitem transitar entre ambientes urbanos e descontraídos sem abrir mão da identidade marcante”.

A temporada de verão de 2024/25 aposta nas botas, mostrando que com inovação é possível equilibrar moda e funcionalidade, garantindo um visual sofisticado e apropriado para qualquer estação.