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Aruba celebra o amor com o evento de renovação de votos

A ilha mais feliz do Caribe se prepara para acolher casais de todo o mundo na sexta edição da cerimônia de renovação de votos matrimoniais, Aruba I Do, no dia 14 de agosto. Como nas edições anteriores, a celebração é totalmente gratuita e conta ainda com aperitivos, espumante e música ao vivo, mas esse ano o evento será realizado em um local bastante especial: o histórico Fort Zoutman, que em 2024 completa 200 anos.

A cerimônia é aberta a todos os casais, independentemente do tempo de união, e é totalmente gratuita. O evento é realizado desde 2017 e em 2023 300 casais de 20 países diferentes participaram da celebração que conta com belas histórias de amor, homenagens às jornadas pessoais. Algumas das histórias compartilhadas incluem:

“Cheguei a Aruba para participar de uma atividade internacional com meus colegas peruanos e nos hospedamos no Hostel La Americana. Foi lá que conheci meu marido, foi amor à primeira vista. A natureza da ilha desempenhou um papel importante nesse amor que continua em nossos corações, e esperamos ansiosamente renovar nossos votos na presença de nossos filhos.”

“Nos conhecemos aos 9 anos e nos separamos na adolescência. Nos reunimos novamente 25 anos depois no batizado da filha de uma amiga em comum e nunca mais nos separamos.”

Aruba é conhecida por suas praias de areia branca, águas cristalinas e hospitalidade acolhedora, tornando-se o destino ideal para casais que desejam renovar seus votos. Além da cerimônia, os participantes poderão explorar as diversas atrações da ilha, desde passeios culturais até aventuras ao ar livre.

Aruba é conhecida por suas praias de areia branca, águas cristalinas e hospitalidade acolhedora, tornando-se o destino ideal para casais que desejam renovar seus votos.

Saiba como preparar Pavê de Banana com Chocolate

A sobremesa é a pedida para servir depois do almoço em família

Está com banana sobrando na fruteira e não sabe o que fazer com elas? Para te ajudar a evitar o desperdício, a Estrela sugere uma receita de Pavê de Banana com Chocolate, que rende até 10 porções.

Quer saber como fazer? É só conferir a receita completa abaixo:

Ingredientes:
1 embalagem de Biscoito Maizena
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de licor de chocolate
200g de chocolate ao leite
150ml de leite
5 bananas nanicas maduras, picadas
1 colher (sopa) de açúcar
1 caixinha de creme de leite
1 envelope de gelatina sem sabor
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo

Passo 1: Comece preparando o creme de banana. Num refratário médio, acomode as bananas, ½ xícara (chá) de água, polvilhe o açúcar, leve ao microondas por 5 minutos ou até que as bananas fiquem macias, deixe amornar e reserve. Dissolva o envelope de gelatina sem sabor em 5 colheres (sopa) de água fria, leve ao banho-maria ou microondas e deixe aquecer sem ferver. Leve ao liquidificador, o creme de leite, o leite condensado, o leite, as bananas cozidas e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater por mais 2 minutos e reserve.

Passo 2: Prepare a cobertura. Derreta o chocolate ao leite no microondas e deixe esfriar. Acrescente a caixinha de creme de leite, reservando 1 colher (sopa) para decorar, misture bem e reserve.

Passo 3: Monte o pavê de banana com chocolate num refratário médio da seguinte forma: biscoito maizena umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito umedecidos no licor de chocolate, creme de banana, biscoito e leve à geladeira por 20 minutos.

Passo 4: Retire da geladeira, acomode por cima a cobertura de chocolate e com a ajuda de uma colher decore com o creme de leite reservado. Retorne para geladeira por mais 2 horas e sirva a seguir.

Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos + tempo de geladeira

IA será a principal tecnologia do futuro

*Por Juan Pablo Ortega

A Inteligência Artificial é uma verdadeira tendência no mercado global e brasileiro, com companhias de diversos segmentos implementando-a em seus negócios e processos. Para se ter uma ideia, um estudo recente divulgado pela Microsoft e Edelman Comunicação mostra que 74% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil já a utilizam em seus fluxos de trabalho, aumentando o investimento de 27%, em 2022, para 47%, em 2023.

Além disso, um outro levantamento, desta vez do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) feito em cinco países, incluindo o Brasil, mostra que a IA será a principal tecnologia de 2024. Boa parte da razão por todo esse interesse por ela é a automação de diversas tarefas, fazendo com que times de empresas de diversos segmentos sejam mais eficientes e ágeis, com maior foco no core business.

A Inteligência Artificial é uma verdadeira tendência no mercado global e brasileiro, com companhias de diversos segmentos implementando-a.

Isso é o que mostrou um estudo feito no Brasil pela Access Partnership em parceria com a Amazon Web Services. De acordo com o levantamento, 97% de todos os empregadores do país pretendem utilizar a tecnologia até 2028, acreditando que a produtividade pode crescer 66% por meio dela. Além disso, 68% dos empregados veem a automatização de tarefas como o principal benefício.

O fato é que além dessa questão das tarefas, a Inteligência Artificial permite que empresas regionais alcancem uma atuação mais global. Isso porque a tecnologia elimina a barreira de linguagem. Então, por exemplo, um player da Colômbia que criou um negócio por lá não terá mais dificuldade em se comunicar com empresas ao redor do mundo, já que a tecnologia é capaz de se expressar em diferentes idiomas.

E um dos setores bastante beneficiados pela tecnologia é o de e-commerce. Estudo da Gartner aponta que o mercado global deve movimentar, até 2030, US$16,8 bilhões graças ao impulsionamento da Inteligência Artificial (IA) nesse setor. Aqui, vale destacar que o maior benefício se dá na parte de pagamentos, já que a ferramenta é capaz de identificar certos padrões e comportamento por usuário, como produtos usualmente adquiridos, valores das transações, localidade em que são feitas, métodos mais utilizados, etc.

Assim, a experiência do consumidor nessas plataformas tende a ser mais rica, pois a empresa consegue conhecer melhor quem está comprando seus produtos e, dessa forma, fazer ofertas mais assertivas, engajar mais clientes e converter mais vendas. Além disso, justamente por saber mais do perfil do usuário, a IA é efetiva no combate a fraudes, pois consegue detectar mais facilmente quando os padrões de transação de um certo consumidor estão fora do normal.

Um dos setores bastante beneficiados pela tecnologia é o de e-commerce.

Contudo, uma das melhores funcionalidades da IA também pode ser seu maior desafio. Hoje em dia, as chamadas “deep fake” são uma verdadeira dor de cabeça tanto para consumidores quanto para as companhias, pois essa tecnologia consegue imitar o rosto e a voz de uma pessoa de forma muito convincente, o que acaba sendo o suficiente para um golpista se aproveitar disso para cometer os mais diversos crimes. Para se ter uma ideia, dados da consultoria Markets and Markets estimam que o investimento em soluções para detectar essas imagens fraudulentas deverá aumentar 41,6% anualmente nos próximos cinco anos. Além disso, o mesmo levantamento aponta que os custos com as ferramentas focadas neste propósito devem ir de US$ 600 milhões, em 2024, para US$ 4 bilhões até 2029.

Dessa maneira, mesmo com tamanhas vantagens, os players devem ficar atentos e pensar em soluções para mitigar esses riscos trazidos pela aplicação criminosa da Inteligência Artificial. Em relação às deep fakes, por exemplo, é importante seguir algumas dicas como conferir a qualidade do vídeo, verificar a sincronia labial com o que se está sendo dito e, em caso de desconfiança, fazer alguma pergunta específica em que somente o verdadeiro interlocutor saberia a resposta.

Com tamanhas vantagens, os players devem ficar atentos e pensar em soluções para mitigar esses riscos trazidos pela aplicação criminosa da Inteligência Artificial.

Além disso, claro, sempre contar com ferramentas tecnológicas capazes de aferir a identidade correta do usuário. Um bom exemplo desse tipo de solução é a tecnologia 3DS, protocolo de autenticação para transações com cartão que é constantemente atualizado pelas bandeiras. Por meio dela, é exigido do possível comprador uma etapa adicional de verificação do via SMS ou validações via aplicativos dos bancos. Isso inibe as ações de golpistas e ainda envia um alerta para os bancos em casos muito suspeitos.

Podemos concluir que a IA é uma tecnologia que veio para ficar, representando o futuro dos negócios ao redor do mundo. Por mais que ainda tenha algumas falhas que necessitam de ajuste urgente, não é nada impossível de ser consertado ou que então invalide as outras vantagens trazidas. Precisamos ter sempre em mente que a tecnologia anda ao nosso lado, facilitando nossa vida e possibilitando que o mercado tenha melhores resultados.

Nova campanha de Ferragamo em Florença

Para celebrar a nova temporada, a Ferragamo retorna às suas origens em Florença, situando a visão da estação no contexto de seu passado. A realidade da cidade de vidas vividas contra o pano de fundo histórico é vivenciada através da lente de Juergen Teller, um artista renomado por sua perspectiva única sobre a modernidade. “Há um senso de conexão com a simplicidade do seu trabalho,” explica Maximilian Davis. “Durante o tempo em que estamos, isso é o que as pessoas estão procurando e eu estou interessado em ver pessoas reais em Florença e como elas usam Ferragamo.”

Lina Zhang Caffè Rivoire Foto: Juergen Teller

A coleção da passarela é dissecada e reconstituída para refletir esse espírito: um guarda-roupa criado para existir no mundo de hoje. Explorando a cidade desde o Palazzo Spini Feroni o edifício do século XIII que Salvatore Ferragamo transformou na sede da marca na década de 1930 até a piazza local do lado de fora; do jardim de esculturas na Loggia dei Lanzi que abriga obras-primas renascentistas de renome mundial até o café em frente, esta é uma celebração das realidades simultâneas: da modernidade e do patrimônio, do ordinário e do extraordinário. “Ferragamo e Florença falam a mesma língua, compartilham a mesma história, então eu quis voltar ao começo da história,” explica Davis. “Durante três dias, exploramos a cidade juntos. Foi como se estivéssemos todos em uma viagem e foi divertido. Às vezes, parávamos para tomar um sorvete.”

Yasmine Warsame Piazza S.ta Trinita Foto: Juergen Teller

A icônica Raquel Zimmermann uma versão contemporânea do arquétipo de beleza renascentista ocupa o centro das atenções na história. Ela aparece ao lado de personalidades como Peter Saville que tem sido um cliente da Ferragamo há muito tempo e que recentemente supervisionou a modernização do logotipo da casa e amigos da marca, incluindo a musa Lina Zhang e a acadêmica e consultora criativa Maïa Tellit Hawad. É um grupo que vai além dos contextos comuns da moda e que se relaciona diretamente com a natureza multigeracional da marca. “Na Ferragamo, é sempre uma comunidade, uma família,” diz Davis. Aqui está uma representação da turnê florentina dessa família. Reconheça os locais como sendo intencionalmente selecionados para criar uma verdadeira experiência florentina.

Tim Schuhmacher Piazza S.ta-Trinita Foto: JuergenTeller

“Pensamos nisso por bastante tempo, sobre como e onde fazer, e estou muito orgulhoso do que fizemos pela Ferragamo em Florença. Faz muito sentido para mim.” Juergen Teller

Diretor Criativo: Maximilian Davis
Fotógrafo: Juergen Teller
Parceiro criativo: Dovile Drizyte
Direção criativa da campanha: Ferdinando Verderi
Styling: Lotta Volkova
Maquiagem: Thom Walker
Cabelo: Virginie Moreira
Unha: Sylvie Macmillan
Modelos: Maïa Tellit Hawad, Peter Saville, Tim Schuhmacher, Yasmin Warsame, Lina Zhang, Raquel Zimmermann

Lina Zhang Loggia dei Lanzi Foto: Juergen Teller

… Bom dia! “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Márcia Fachini, Simone Blasd, Lidia Szimanski, Daniela Vieira Perez, Maria Fernanda Mazeto Almeida, Marcelo Rasslan Kasper, Eduardo Crivellente Neto, Manoel Câmara Rasslan Guilherme Ferreira de Brito, Lucilene Bittencourt, Nilson Santorinne e Clotilde Bernal de Salles. Happy birthday!

BMW comemora 40 anos do BMW M5

  • Combinação de potência, conforto e elegância do BMW M5 completa 4 décadas
  • Alto desempenho tanto na pista quanto no dia a dia.

Na década de 1970, os veículos esportivos tinham uma única missão: serem mais rápidos, sem se preocupar em levar mais de um passageiro. Ao mesmo tempo, um sedã estava muito mais focado em transportar confortavelmente 4 ou mais pessoas, enquanto o desempenho dinâmico e a velocidade não eram prioridades.

Com os modelos Neue Klasse, a BMW demonstrou ao mundo que era perfeitamente viável alcançar um desempenho incrível em um veículo que também poderia ser usado no dia a dia. Levar o carro para a pista em um evento no fim de semana e usá-lo para levar as crianças à escola na segunda-feira se tornou uma possibilidade real.

M535i, prólogo do M5

Quando o BMW M535i foi lançado em 1980, ele uniu mundos que, até então, estavam separados: direção esportiva, conforto e elegância, tudo isso nas dimensões do BMW Série 5, um sedã premium de classe mundial. Uma ideia revolucionária, pois naquela época os motores mais potentes eram reservados para sedãs de superluxo, coupés ou carros esportivos tradicionais. O novo modelo topo de linha da Série 5 (E12) da BMW seguiu seu próprio caminho: quatro portas, design discreto, tecnologia de ponta e um motor diretamente derivado do automobilismo, que distinguiam o BMW M535i. Um folheto do veículo o descreveu de forma adequada: “Um sedã compacto de luxo, com aparência executiva, mas com o desempenho e potencial de condução de um sofisticado carro esportivo”. Assim nasceu o primeiro modelo de alto desempenho.
1984: BMW M5 (E28S)

A BMW Motorsport GmbH foi surpreendida pelo sucesso do BMW M535i e logo iniciou o trabalho de desenvolvimento para lançar, em 1984, outro M535i baseado no E28, sucessor do E12, antes da chegada da primeira geração do BMW M5 (o E28S) naquele mesmo ano. O modelo era equipado com o célebre motor de seis cilindros em linha, com quatro válvulas por cilindro, cilindrada de 3,5 litros e 286 cv, que também havia sido testado em corridas e era muito similar ao motor do superesportivo BMW M1 de motor central. Com um coletor de admissão com borboletas individuais para cada um dos 6 cilindros, o motor impulsionava o M5 original de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingia uma velocidade máxima de 245 km/h. Assim, o primeiro BMW M5 se tornou o sedã de quatro portas de produção em série mais rápido da história.

1988: BMW M5 (E34S/E34/5S)

Com a chegada do BMW Série 5 E34, foi preparada também a introdução da segunda geração do M5 (E34S) em 1988, marcando um aumento de potência e desempenho por parte da BMW Motorsport GmbH. O motor de seis cilindros em linha, com cilindrada aumentada para 3,6 litros, alcançou 315 cv; potência suficiente para levar o M5 pela primeira vez até os 250 km/h. Uma atualização desse veículo em 1992 (conhecida como E34/5S) aumentou a cilindrada para 3,8 litros, e a potência chegou a 340 cv. Desde 1992, o BMW Série 5 também estava disponível em uma versão Touring, e nessa variante de carroceria foram produzidas pouco menos de 900 unidades, tornando-o um clássico muito valorizado.

1998: BMW M5 (E39S)
A subsidiária esportiva da BMW AG, renomeada como BMW M GmbH em 1993, manteve-se fiel à sua tradição com a terceira geração do M5, apresentada em 1998. O BMW M5 E39S compartilhava todas as características de estilo de seus precursores. No entanto, sob o capô deste novo veículo encontrava-se um motor V8 de quatro válvulas por cilindro, com cinco litros de cilindrada (4.941 cc), que entregava 400 cv e 500 Nm de torque, enviado para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima deste novo BMW M5, que levava 5,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, era limitada eletronicamente a 250 km/h.
2005: BMW M5 (E60/E61)
A quarta geração do BMW M5 (o E60) trouxe novamente o mundo do automobilismo para o BMW M5. A BMW M GmbH confiou em um motor V10 de novo desenvolvimento e altas rotações com cinco litros de cilindrada, próximo em seu conceito ao motor BMW P84 da Fórmula 1, utilizado pelo Williams FW27. O motor V10 atingia sua potência máxima de 507 cv a impressionantes 7.750 rpm.

Este motor de quatro válvulas por cilindro acelerava a quarta geração do BMW M5 de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. Pela primeira vez, os condutores do BMW M5 podiam desativar o limitador de velocidade adicionando o pacote M Driver, o que permitia ao BMW M5 alcançar uma velocidade máxima de 305 km/h. Outro elemento adicionado foi a caixa de câmbio sequencial M (SMG) com sete marchas e o sistema Launch Control para obter a máxima aceleração a partir de um total de imobilização. Este BMW M5 também esteve disponível na versão Touring (E61) a partir de 2007.

2011: BMW M5 (F10M)

A quinta geração do BMW M5 (o F10M) entrou em cena em 2011. Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros BMW M TwinPower Turbo que permitiu ao BMW M5 superar novamente a geração anterior. O novo BMW M5 agora desenvolvia quase o dobro da potência (560 cv) do BMW M5 original. Seu torque máximo de 680 Nm também era o dobro do oferecido pelo E28S, que tinha 340 Nm. A tecnologia BMW M TwinPower Turbo permitiu ao último BMW M5, com uma transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 315 km/h. As melhorias continuaram em 2013 com o Pacote de Competição para o M5, que elevou a potência para 575 cv. Em 2014, chegou o modelo da edição especial 30 Jahre M5 (30 anos de M5), limitada a 300 unidades, que gerava 600 cv e prestava homenagem ao BMW M5 E28S original.
Em 2016, começaram as vendas da edição especial M5 Competition Edition, limitada a 200 unidades, com 600 cv de potência.

2017: BMW M5 (F90)

No BMW M5 (F90), a BMW M GmbH escreveu o próximo capítulo em uma história de sucesso baseada em uma receita aparentemente simples: desempenho esportivo inigualável e usabilidade extraordinária reunidos em um conjunto superior. Para isso, continuava a utilizar o motor V8, embora pela primeira vez associado a uma tração integral inteligente M xDrive, que permitia transmitir com maior eficácia os 600 cv e 750 Nm que desenvolvia, alcançando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada).
Posteriormente, ofereceu-se uma versão Competition, com 625 cv de potência, que reduzia para 3,3 segundos no 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de nada menos que 305 km/h, e como topo de gama, o CS, que alcançava 635 cv e conseguia reduzir o tempo para 3 segundos na mesma prova de aceleração.

2024: BMW M5 (G90/G99)

O BMW M5 entra em uma nova era. Com 40 anos de história, o lendário sedã de altas performances chega à sua sétima geração. E o modelo executivo da BMW M GmbH conta pela primeira vez com um sistema de propulsão híbrido plug-in M HYBRID, que fornece ao novo BMW M5 uma potência máxima de 727 cv e um torque máximo do sistema de 1.000 Nm. O motor a combustão se beneficia da mais moderna tecnologia M TwinPower Turbo, de um coletor de escape cruzado e de uma separação otimizada do óleo. Desenvolve uma potência máxima de 585 cv e um torque máximo de 750 Nm. A potência máxima do motor elétrico é de 197 cv. Tem um torque nominal de 280 Nm, mas uma etapa de pré-engrenagem permite aumentar o torque efetivo na entrada da transmissão até 450 Nm. O novo BMW M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Meses depois do BMW M5 Sedan, como novidade, essa tecnologia chegará ao novo BMW M5 Touring nos mercados que oferecem essa versão. A variante Touring retorna à família BMW M após o último modelo lançado em 2007. Dessa forma, completam-se 40 anos de história da BMW M GmbH em sedãs executivos com o foco na tecnologia M HYBRID e a reintrodução do BMW M5 Touring.

Aprenda a fazer Caldinho de Feijão

Sempre nos deparamos com o questionamento se sopa ou caldo é janta. Com esse frio, não tem nem o que discutir, não é mesmo? Para aquecer os dias mais gelados, Adria ensina a preparar Caldo de Feijão, servido com farofa de biscoito, fica pronto em até 20 minutos.

Para aprender a fazer, confira o modo de preparo abaixo:

Caldinho de Feijão

Ingredientes:

  • ½ kg de feijão
  • 1 xícara (chá) de bacon, em cubinhos
  • 1 xícara (chá) de lingüiça calabresa, em cubinhos
  • 1 embalagem de Macarrão Ave Maria (500g)

Farofa de Biscoito:

  • 1 embalagem de Biscoito Cream Cracker Original
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho, picados
  • sal, pimenta dedo de moça e salsinha a gosto

Modo de Preparo:

Comece preparando o caldinho de feijão. Bata no liquidificador o feijão já cozido e temperado, passe pela peneira e se necessário acrescente água até obter 2 litros e meio de caldinho de feijão. Reserve.

Numa panela grande, acrescente o bacon a lingüiça calabresa e deixe fritar. Junte o caldinho de feijão, a massa e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos ou até que a massa fique “al dente”, macia, porém, resistente à mordida.

Enquanto isso prepare a farofa de biscoito. Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa.

Numa frigideira média, aqueça o azeite e refogue os dentes de alho. Acrescente a farofa de biscoito, a pimenta dedo de moça e a salsinha e deixe fritar por 2 minutos.

Retire o caldinho de feijão do fogo e sirva imediatamente polvilhado com a farofa de biscoito.

Rendimento: 8 porções                                   Tempo de Preparo: 20 minutos

Aprenda a fazer Espaguete com Ervas Finas

A receita é rápida e combina tanto com o almoço ou jantar

Sabe aqueles dias que você quer algo com muito sabor, mas que não demande tanto tempo? Para te ajudar nessa, a Pilar te ensina a preparar Espaguete com Ervas Finas,que fica pronto em 25 minutos e rende 8 porções.

Para aprender a fazer, confira a receita abaixo:

Ingredientes:
300 g de Espaguete 
1 colher (de sopa) de margarina
2 colheres (de sopa) de manjericão
3 colheres de sopa de coentro
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de alecrim picado
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:
– Cozinhe o Espaguete Pilar conforme instruções da embalagem;
– Adicione a colher de margarina em uma frigideira de bordas altas. Depois, refogue levemente o manjericão, o coentro, a pimenta-do-reino e o alecrim picado. Misture com o espaguete já cozido;
– Polvilhe o queijo parmesão ralado e sirva a seguir.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de Preparo: 
25 minutos

Volkswagen do Brasil investe R$ 13 bilhões no Estado de São Paulo

– Aporte destinado às três fábricas paulistas é parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen do Brasil até 2028. Os outros R$ 3 bilhões serão destinados à fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).

– No Estado de São Paulo, a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, terá dois veículos inéditos; a unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil e a fábrica de São Carlos receberá um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

– Investimento também será destinado ao Centro de Design e Engenharia da Volkswagen do Brasil, localizado na fábrica Anchieta, um dos mais avançados do Grupo Volkswagen.

– Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram fabricadas no Estado de São Paulo.

– Investimento de R$ 16 bilhões inclui o lançamento de 16 novos veículos até 2028, com destaque para a estreia dos modelos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex.

– Sustentabilidade no DNA: fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, reduzindo em até 99% as emissões de COem parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil.

– Parceria social: Volkswagen concede em comodato 65 c

Carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

A Volkswagen do Brasil investirá R$ 13 bilhões em suas três fábricas localizadas no Estado de São Paulo. O anúncio foi realizado hoje (23/8) em evento na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. O aporte regional é parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. No evento, a Volkswagen também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, que permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos. A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos. Esses modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. A Volkswagen também terá uma nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid). A nova ofensiva já teve dois lançamentos: o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.

“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.

“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua história de sucesso há 71 anos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.

Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto
No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seuCentro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.

O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:
•1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.

•2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.

•2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

•2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.

•2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.

•2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Engenharia Volkswagen conta com o mais avançado simulador solar do Grupo Volkswagen nas Américas
A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.

O equipamento foi projetado para realizar dois testes distintos: o intemperismo e o envelhecimento de peças – esse último, imprescindível para a realização de testes funcionais de componentes. Com isso, testes que poderiam durar períodos de até 1 ano, agora foram otimizados e são realizados em 25 dias.

Com o SoLiSi, a Engenharia da Volkswagen do Brasil entrou em uma nova era de desenvolvimento, possibilitando inúmeras inovações, com a certeza de oferecer a melhor qualidade, agilidade e maior segurança nos produtos da marca.

Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos

Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.

Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.

A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.

Processo sustentável: Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano

Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté serão as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.

A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Volkswagen concede 65 carros em comodato para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

A relação da Volkswagen com o Estado de São Paulo vai muito além da industrial e econômica, incluindo o compromisso social. Por isso, a empresa está concedendo em comodato 65 carros ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo para serem utilizados em treinamentos de resgate de vítimas em acidentes de trânsito.

Esse é um compromisso comum, entre a Volkswagen e o Governo do Estado de São Paulo, em prol da população.

VW é a marca que mais cresce em volume de vendas e líder nos principais segmentos

A Volkswagen do Brasil é a marca que mais cresce em volume de vendas no País. De janeiro a julho de 2024, a Volkswagen entregou 204.565 unidades, um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado (179.992).

Além disso, a Volkswagen é líder nos segmentos mais importantes do mercado brasileiro: SUVs e hatches. No segmento dos SUVs, o de maior volume, a Volkswagen é líder com toda sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, que já venderam 89.970 unidades neste ano.

Da família, o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 43 mil unidades entregues neste ano. O modelo acaba de ganhar uma renovação importante. O Novo T-Cross chegou em junho às concessionárias Volkswagen arrasando quarteirões. Apenas no primeiro fim de semana de vendas, teve 2.061 pedidos. O sucesso reforça a preferência dos brasileiros pelo Novo T-Cross, que também será exportado para 17 países da América Latina, entre os quais Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A liderança da Volkswagen no segmento de hatches, o segundo de maior volume do mercado, é garantida pelo Polo, que também é o carro de passeio mais vendido do Brasil, com mais de 78 mil unidades entregues neste ano. O sucesso é tanto que a Volkswagen lançou em 2024 duas novas versões do Polo: Polo Robust, voltado para o mercado agro, e o Polo Rock in Rio, uma série especial em homenagem ao maior festival de música e entretenimento do mundo, que completa 40 anos em 2024 e será patrocinado pela 5ª vez pela Volkswagen.

Unidades paulistas fabricaram mais de 22 milhões de veículos e 13,7 milhões de motores

Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram feitas no Estado de São Paulo, somando as fábricas Anchieta, inaugurada em 1959, e Taubaté, inaugurada em 1976. Atualmente, a Anchieta produz os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; e Taubaté fabrica o Polo Track e Novo Polo.

A fábrica de motores de São Carlos, inaugurada em 1996, já produziu mais de 13,7 milhões de propulsores. A unidade é referência tecnológica em propulsores inovadores e sustentáveis.

No Estado de São Paulo, a Volkswagen conta também com o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil, empresas do Grupo Volkswagen. É o maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, com mais de 650 fornecedores ativos, mais de 78.000 tipos de peças e estoque de 15 milhões de unidades para atender todo o pós-vendas das três marcas.

Volkswagen investe R$ 3 bilhões no Paraná

Para completar o valor total de R$ 16 bilhões em investimentos até 2028, a Volkswagen do Brasil já havia anunciado R$ 3 bilhões para sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o Novo T-Cross.

Com o novo investimento, a unidade paranaense também receberá a produção de mais dois veículos: o sedã Novo Virtus, a partir de 2025, que continua sendo produzido na unidade Anchieta. A fábrica de São José dos Pinhais também receberá a produção de uma pick-up inédita.