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O crescimento do mercado de luxo e a tendência das residências de lazer compartilhadas

Por Roberto Pinheiro, CEO da MyDoor*

O mercado de luxo se solidificou no país. Só nos últimos cinco anos, o setor cresceu a um ritmo bastante acelerado de 18% e movimentou R$ 74 bilhões apenas em 2022. A previsão é que a média de expansão fique entre 6% e 8% ao ano, fazendo com que ele quase dobre de tamanho, chegando a R$ 133 bilhões em 2030, segundo dados da Bain & Company para a Vogue. O mesmo levantamento mostrou que entre marcas de roupas, carros e iates, entre outros segmentos, os imóveis de alto padrão registraram o maior crescimento anual composto, 45%, entre 2018 e 2022.

E se engana quem pensa que os empreendimentos de luxo estão restritos às grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Em São Sebastião, no litoral paulista, mansões já podem ser encontradas por R$ 20 milhões. No interior de São Paulo, municípios como Porto Feliz, Itu e Itatiba também se tornaram, no último ano, alvo de famílias que buscam a segunda moradia em lugares próximos à natureza, mas com conforto e segurança dos condomínios e a sofisticação de projetos criados com exclusividade.

A tendência segue em grande parte do país como, por exemplo, em Salvador, Bahia, onde uma parcela significativa dos empreendimentos de luxo e superluxo foram lançados no ano passado. Esse mercado registrou percentuais impressionantes de vendas, alcançando até 85,1% das unidades ofertadas, como mostrou a Brain Inteligência Estratégica em pesquisa para a região. A escassez de estoque no início deste ano demonstra a forte demanda por esse tipo de propriedade e indica oportunidades promissoras para investidores no mercado imobiliário em 2024.

Já um estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica revelou que o crescimento do segmento de imóveis de luxo e superluxo em São Paulo foi de 40% em 2023, movimentando um valor geral de venda (VGV) de R$ 50 bilhões, números em que a aquisição da segunda residência teve uma importante participação.

Ter um imóvel de luxo de segund residência é o desejo de muitos, porém a aquisição de uma propriedade nem sempre é a opção mais viável, especialmente quando se considera o fato de que essa residência não será utilizada em tempo integral ao longo do ano, além dos altos custos mensais e dor de cabeça com a gestão do imóvel.

Foto: Luiz Gabriel Franco/ g1

Tendências do mercado imobiliário de luxo para 2024

O novo conceito de casas sofisticadas, vendidas em uma sociedade patrimonial para um grupo de 2 a 8 sócios, é uma excelente opção. Os sócios compram uma participação acionária de acordo com sua necessidade de uso e desfrutam do conforto de um imóvel de alto padrão por uma fração do custo total. Com um modelo de aquisição sob medida, os sócios podem adquirir uma participação do imóvel de acordo com suas necessidades e preferências, permitindo que desfrutem da propriedade em momentos diferentes do ano de forma exclusiva e alternada.

Esse modelo também pode oferecer uma variedade de comodidades e serviços exclusivos, como experiências personalizadas e atendimento de concierge. Essas facilidades adicionais contribuem para uma boa experiência para os sócios. E, ao investir em uma participação acionária, os sócios se veem livres das responsabilidades e encargos associados à manutenção e administração de uma propriedade integral. Todas as preocupações relacionadas à gestão do imóvel são assumidas pela empresa administradora.

Para quem procura obter uma renda extra, ter uma casa na praia ou campo para oferecer locações de curta temporada se tornam uma ótima opção. Só no semestre passado, a Decolar viu um aumento de 190% na procura de aluguel de temporada em relação ao mesmo período do ano anterior.

Roberto Pinheiro é Sócio Fundador e CEO da MyDoor, empresa referência em imóveis de alto padrão em destinos de lazer.

Por fim, mas não menos importante, há também a possibilidade de famílias e, inclusive, amigos adquirirem, em conjunto, uma casa de alto padrão em destinos desejados pelo país. Aproximadamente 25% dos interessados pelo modelo que a MyDoor oferece, por exemplo, fazem parte de grupos de amigos. Outra opção é a mesma pessoa poder adquirir mais de uma casa em vários destinos com preços mais em conta e com menos dor de cabeça, possibilitando que o cliente tenha uma casa para usufruir no campo, praia e montanha, por exemplo.

Assim, eles podem ter uma opção que oferece comodidade em destinos badalados como Trancoso ou Arraial D’Ajuda, locais em que a MyDoor já tem diversas opções de residências. A empresa está presente também no litoral norte e interior de São Paulo, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte e visando novos destinos de acordo com a demanda dos clientes. Outra opção que a empresa está atenta são os destinos de esporte, como o kite surf.

Com o mercado imobiliário de alto padrão em ascensão e o modelo de custos compartilhados ganhando popularidade, essa forma de aquisição representa uma escolha inteligente para aqueles que procuram uma segunda residência que combine conforto, conveniência e, por que não, uma forma de rentabilizar o investimento.

 

 

Brasileiros ficam em segundo lugar entre as nacionalidades que mais gastaram durante Olimpíadas

O Rio Sena corta Paris e foi palco da abertura das Olimpíadas 2024. Foto: Divulgação

O número de brasileiros em Paris mais do que dobrou durante as Olimpíadas, com um acréscimo de 109,4% em relação ao mesmo período em 2023, chegando a 107 mil turistas, de acordo com o escritório de turismo da cidade. Mas os brasileiros não só marcaram grande presença, como são destaque no pódio das nacionalidades que mais gastaram por lá usando o cartão da Wise.

Segundo dados levantados pela fintech, os clientes brasileiros ganharam a medalha de prata no volume de gastos (24,5%), ficando atrás apenas do Reino Unido (25,4%). A Austrália compôs o pódio em 3º lugar com 12%. Entre os países das Américas, o Brasil liderou com folga e garantiu o ouro com 24,5%.

O Rio Sena corta Paris e foi palco da abertura das Olimpíadas 2024. Foto: Divulgação

A maior parte das transações realizadas com o cartão da Wise na cidade por clientes do mundo todo foi para pagamento de jantares em restaurantes (17,6%). Em segundo lugar ficaram as compras em supermercados, com 9%; e refeições rápidas representaram 6,45% dos gastos.

Todos os dados foram coletados de acordo com o uso do cartão da Wise em Paris no período de 26 de julho a 11 de agosto.

… Na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2024, a Balenciaga abriu uma nova loja no Shopping Iguatemi de São Paulo, o primeiro shopping em operação do país. A loja de 300 metros quadrados oferece o que há de mais recente em prêt-à-porter masculino e feminino da Balenciaga, além de sapatos, bolsas, acessórios, óculos e joias.

O design da loja segue o conceito experiencial Raw Architecture da marca, concebido para questionar os elementos espaciais do luxo. A construção é cuidadosamente planejada para respeitar os elementos existentes, resultando, de forma inerente, no uso de menos materiais brutos, em consonância com o compromisso da Balenciaga com métodos sustentáveis.

Balenciaga abre nova loja em São Paulo

… Os amplos pisos de concreto escovado lembram ladrilhos de calçada, enquanto as paredes e prateleiras são feitas de painéis de concreto não tratados, criando a ilusão de um espaço liminar interno/externo. Grelhas de teto, sistemas de iluminação industrial e outros elementos técnicos são visíveis acima.

Mesas e bancos de alumínio envelhecido, usando uma alternativa vegana ao couro fabricado localmente, têm aparência de já terem sido usados. O metal anodizado, prateleiras iluminadas por baixo e uma caixa de luz pontuam o espaço com calor e modernidade.

As riquezas gastronômicas de Bariloche

Bariloche, famosa por suas paisagens deslumbrantes e atividades de inverno, também se destaca como um destino culinário excepcional. Neste inverno de 2024, a cidade convida os viajantes a explorar uma oferta gastronômica que combina tradição e criatividade, proporcionando uma experiência única e memorável.
Com uma ampla variedade de estabelecimentos gastronômicos, Bariloche oferece opções para todos os gostos. Desde restaurantes de alta cozinha até churrascarias, defumadores, casas de chá, pizzarias, cervejarias, chocolaterias e confeitarias. A produção local de frutas vermelhas permite desfrutar de deliciosas geleias, doces e confeitaria regional.
A  cozinha de montanha de Bariloche é uma rica fusão de influências europeias e patagônicas. Desde a chegada dos primeiros imigrantes no início do século XX, a cidade desenvolveu uma cultura culinária diversificada. Tradições se misturaram com ingredientes locais para criar uma culinária única, destacando-se por sua autenticidade e sabor.

A qualidade e o frescor dos ingredientes locais são a essência da riqueza gastronômica de Bariloche. Os produtos da região se destacam pelo sabor e pela conexão com o ambiente natural da Patagônia.

Um exemplo do crescimento da atividade gastronômica na cidade é o evento Bariloche a la Carta, um dos maiores eventos nacionais, que reúne, em uma semana, o melhor da gastronomia patagônica. A décima edição será realizada em outubro, trazendo novidades imperdíveis.

Produtos típicos da região

Cordeiro patagônico: criado nos campos da região, o cordeiro possui carne tenra e suculenta, com um sabor distinto que reflete a essência da estepe patagônica.
Truta patagônica: as águas cristalinas dos lagos e rios da região proporcionam condições ideais para a produção de trutas de excelente qualidade. Apreciada por seu sabor delicado e textura suave, ela é preparada de diversas maneiras: assada, grelhada, defumada, entre outras.
Frutas vermelhas: Bariloche é famosa por seus frutos vermelhos, como framboesas e amoras, cultivados no clima fresco da região. Eles são usados em várias preparações, desde sobremesas e geleias até molhos para pratos principais.
Cogumelos silvestres: as florestas de Bariloche são ricas em cogumelos silvestres, que conferem um sabor único e terroso a muitas receitas locais. Colhidos de forma sustentável, são usados em ensopados, molhos e acompanhamentos.
Chocolates e sorvetes artesanais: Bariloche é conhecida como a capital argentina do chocolate, com inúmeros estabelecimentos produzindo chocolates e sorvetes artesanais de alta qualidade. Destacam-se pelas combinações inovadoras e pelo uso de ingredientes locais, como nozes e licores patagônicos.
Cervejas artesanais: a região é famosa por sua cerveja artesanal, elaborada com água pura da Patagônia e diversos ingredientes naturais. As cervejarias locais oferecem uma ampla gama de estilos, desde cervejas leves e refrescantes até robustas e escuras.

A gastronomia local se enriquece com pratos emblemáticos que refletem a rica tradição patagônica: goulash, fondue, cervo e javali defumados, ou pratos à base de truta fresca, têm o mesmo atrativo que um delicioso cordeiro patagônico grelhado.


 Conheça toda a oferta gastronômica de Bariloche no seguinte link: Link 

Para mais informações de Bariloche:

Site em português: Bariloche – Sitio Web Oficial de Turismo

Instagram em português: @barilochebrasil

Facebook em português: @BarilochePatagoniaBR

Site em espanhol: barilocheturismo.gob.ar

Instagram em espanhol: @barilochear

 

 

 

As complicações de não tratar a sinusite

Durante o inverno, as mudanças bruscas de temperatura favorecem o aumento de casos de sinusite, uma inflamação das mucosas dos seios da face a região óssea da face e crânio no entorno dos olhos, nariz e maçãs do rosto. Além das temperaturas mais baixas, a queda na umidade do ar no Brasil, juntamente com a maior concentração de poluentes na atmosfera, propicia o aumento das doenças respiratórias. “As temperaturas mais baixas reduzem o batimento dos cílios, que são aqueles pelinhos microscópicos que ficam nas vias respiratórias do nariz, garganta e ouvidos, e movimentam o muco protetor, aumentando assim a chance de entrada de vírus e bactérias na região”, aponta Vinícius Ribas Fonseca, professor titular de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP), em Curitiba, no Paraná.

Além disso, segundo o especialista, é comum que as pessoas reduzam a ingestão de líquidos durante o inverno, o que acaba desidratando os tecidos e aumentando a espessura do muco, favorecendo a entrada de vírus e bactérias na região. “Isso sem contar que, em dias frios, costumamos deixar os ambientes mais fechados e com maior aglomeração de pessoas, o que atmosfera também pode aumentar a probabilidade de exposição a agentes infecciosos”, adverte.

Segundo o médico, o curso natural da sinusite se deve a um processo inflamatório nasal mal resolvido. Foto: Reprodução/Internet

Segundo o médico, o curso natural da sinusite se deve a um processo inflamatório nasal mal resolvido. Pode ser provocado por um resfriado, uma crise alérgica prolongada ou até mesmo por uma infecção anterior que não tenha sido adequadamente tratada, o que pode levar a uma diminuição na resposta do sistema imunológico. “Um sistema imunológico enfraquecido facilita a entrada de novos agentes infecciosos”, afirma o otorrinolaringologista. De acordo com a AAO-HNSF (Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço), a doença afeta uma em cada oito pessoas em todo o mundo.

Há diferenças entre os tipos de sinusites

Os tipos mais comuns de sinusite são a viral e a bacteriana. A principal diferença entre elas é que a viral é uma inflamação mais amena dos seios paranasais, enquanto a bacteriana ocorre como consequência de um resfriado, gripe ou crise alérgica não tratados e costuma ser mais intensa.

Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, dores fortes na região dos seios da face, dores de cabeça, sensação de pressão ao inclinar e levantar a cabeça, obstrução nasal com secreção purulenta amarelada ou esverdeada. “Os pacientes também podem se queixar de coriza, febre, perda de apetite, diminuição de olfato e dores musculares”, acrescenta o médico.

Além de ser causada por vírus, bactérias e fungos é importante ressaltar que a sinusite pode surgir devido a outros fatores. Foto: Pexels

Na maioria dos casos, a doença é autolimitada. Ou seja, o tratamento envolve a lavagem nasal com soro fisiológico, seja na forma de gotas, spray ou jato contínuo. Além disso, são recomendados analgésicos e antitérmicos em casos de dor e febre. “Eventualmente, é necessário o uso de um descongestionante sistêmico, que pode ajudar a melhorar a condição clínica do paciente”, orienta o especialista. “Se o paciente também apresentar rinite alérgica, esta condição também deve ser tratada”, complementa. Em geral, para prevenir uma complicação de sinusite é indicado aumentar a hidratação e adotar uma alimentação saudável com maior consumo de carboidratos e proteínas, além de repouso. Os sintomas tendem a melhorar naturalmente em um período de três a cinco dias, sem a necessidade de ajuda médica para recuperação. Por isso, a sinusite viral é considerada o tipo mais comum e menos grave.

Por outro lado, a sinusite bacteriana começa com sintomas semelhantes, mas pode se agravar no decorrer dos dias. Nesses casos, é preciso atendimento médico para recomendar uma combinação de medicamentos, geralmente envolvendo anti-inflamatórios, antibióticos e raramente corticosteróides, além das lavagens nasais e inalações com soro fisiológico. “Portanto, quando os sintomas persistem por mais de sete dias ou há sinais de complicações, a recomendação é procurar um médico otorrinolaringologista”, orienta.

Outros fatores associados

Além de ser causada por vírus, bactérias e fungos é importante ressaltar que a sinusite pode surgir devido a outros fatores, como mudanças climáticas, exposição à poluição do ar ou umidade, desvios de septo nasais, e até disfunções nos cílios nasais. “Por isso, é altamente recomendável evitar locais com poluição e fumaça de cigarro, manter o ambiente bem higienizado para não ter contato com fungos, ácaros, pólen e pelos de animais, além de não limpar o nariz com as mãos sujas e evitar ambientes fechados”, orienta. “Além disso, é fundamental consultar um médico otorrinolaringologista em casos de sinusite recorrente para investigar possíveis alterações anatômicas, como desvio de septo ou adenoide nas crianças, que podem ser responsáveis pelos quadros infecciosos de repetição”, completa.

É importante ressaltar que a sinusite pode surgir devido a outros fatores, como mudanças climáticas, exposição à poluição do ar ou umidade, desvios de septo nasais, e até disfunções nos cílios nasais.

Quando a sinusite pode ser considerada grave

Acreditar que os sintomas da sinusite são semelhantes aos de um resfriado pode agravar o problema, pois os seios da face estão muito próximos dos olhos, ouvidos, cérebro, garganta e pulmões, mantendo uma relação íntima com esses órgãos. Ou seja, a sinusite bacteriana, quando não tratada, pode levar a complicações graves em alguns desses órgãos. A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa. “Nesses casos, a recomendação é procurar um médico especialista o quanto antes”, alerta. A sinusite bacteriana mal curada pode afetar o globo ocular, podendo levar a perda da visão, porque a inflamação tende a levar a formação de secreção que atinge a órbita, o globo ocular e o nervo óptico. Atingindo o cérebro, ela pode desencadear a meningite bacteriana, que é uma inflamação aguda das membranas que recobrem a medula e o cérebro.

A solidão de morar no exterior

*Por João Filipe da Mata

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios. Alguns aparecem nos primeiros dias em terras estrangeiras como se diz pão de sal em inglês?, existe farmácia 24 horas? e podem ser superados com um pouco de esforço. Mas e quando o que incomoda é a solidão?

Sempre que vou falar do assunto, eu me lembro da minha experiência no Oriente Médio. Solteiro, eu queria conhecer gente “os árabes são tão bonitos”, um amigo havia comentado. O difícil era por onde começar se não existiam baladas gays e se os aplicativos de paquera eram proibidos.

Lembro também das movimentadas ruas de Xangai e da minha surpresa ao entender que era possível se sentir sozinho numa cidade com 25 milhões de pessoas. Ali, o maior obstáculo era a língua. Não se aprende mandarim em pouco tempo. E nem se constrói uma relação com meia dúzia de frases.

Na Austrália, aprendi que as 13 horas de fuso horário fazem a distância até o Brasil parecer ainda maior. E WhatsApp ou redes sociais nem sempre resolvem, pois se eu ligar para os meus amigos com a espontaneidade tão boa e tão brasileira que nos conecta, vou acordar todo mundo.

Desafios assim nem sempre têm solução. Mas da dificuldade podem surgir bons aprendizados.

“Nos três primeiros meses, eu aceito todos os convites que recebo”, me aconselhou uma colega de trabalho acostumada à vida no exterior. A dica me ajudou a descobrir lugares e interagir com pessoas que eu, sozinho, não conheceria.

A distância cultural que separa oriente e ocidente me fez perceber como posso ser parecido com latinos e europeus espalhados pelo mundo. Encontrei, assim, bons amigos na comunidade de expatriados.

Saber que vou passar o final do ano com meus irmãos ou que a amiga de Brasília vem me visitar em outubro me ensinou que planejar pode ser uma forma eficaz de lidar com a saudade.

E se, mesmo com tudo isso, um pouco de solidão acaba sendo inevitável, meu maior aprendizado foi entender que o esforço de adaptação vale a pena e que, no final, o saldo é positivo.

João Filipe da Mata é escritor e vice-cônsul em Sydney, Austrália.

Aurora é o drinque do mês de agosto do Copacabana Palace

Refrescante e especiado, o novo drinque do mês de agosto do Copa evoca os sentimentos do despertar de um dia ensolarado. Nomeado “Aurora”, em homenagem ao fenômeno que marca o início de um novo dia, ele captura a essência do despertar com uma combinação de sabores energizantes. Com base alcoólica de whisky Black Label, misturado com cordial de maracujá com gengibre, clara de ovo pasteurizada e dashs de Angustura, o resultado é um coquetel refrescante e com toques cítricos.

Receita

50 ml Black Label

50 ml Cordial de Maracujá com Gengibre

30 ml Clara de Ovo Pasteurizada

2 Dashs de Angustura Aromática

Preparo: Bater todos os ingredientes na coqueteleira e fazer coagem dupla para um copo baixo com gelo normal. Aromatizar com a casca de siciliano e finalizar com uma laranja desidratada e sementes de maracujá.

Guarnição: Laranja desidratada e sementes de maracujá.

Receita Cordial de Maracujá:

Receita para 650 ml

Ingredientes:

350 ml Polpa de Maracujá sem Caroço

180 ml Suco de Gengibre

120 ml Limão Espremido

200 g de Açúcar refinado

Bater os Ingredientes no Liquidificador e reservar em uma garrafa esterilizada.

Validade: 1 dia

MS terá dez lojas da pernambucana Norah Acessórios nos próximos cinco anos

Norah Acessórios, marca pernambucana, abre seu processo de expansão e levará loja e quiosque (micro franquia) de bijuterias com preços acessíveis para o Mato Grosso do Sul

Nascida em Recife (PE), a marca possui oito lojas no estado de Pernambuco e três em São Paulo, com meta de alcançar todo o Brasil com suas bijuterias de qualidade e preço acessível. Com opção de quiosque (micro franquia), lojas de rua e shoppings, marca alcança grande número de investidores. A ideia é ter dez lojas em Minas nos próximos cinco anos.

Quem vê a vitrine da Norah Acessórios não resiste de “dar uma entradinha” na loja: além de muito bonitas e atuais, as peças folheadas em ouro e prata chamam atenção pelo preço bastante acessível. Patrícia Lira, a fundadora da marca, diz que essa é realmente a intenção: fazer com que mais pessoas possam comprar acessórios por um valor justo, mas com qualidade. “Não faz sentido você pagar um valor exorbitante por uma peça e não ter como variar um look”, diz a empreendedora.

A Norah Acessórios acaba de inaugurar sua 11ª loja própria no shopping Center Norte, na capital paulista, e desde a inauguração não há nem sequer um instante de loja vazia. “Não fizemos qualquer divulgação porque ainda estávamos testando equipe e ajustando vitrine e a disposição dos produtos, mas já apresentamos um faturamento bem promissor”, comemora Patrícia.

Agora, a Norah Acessórios quer chegar ao Mato Grosso do Sul, estado com shoppings importantes para a marca e público consumidor com grande interesse pelos produtos da Norah. “Já estamos em contato com os shoppings, que têm grande aceitação pela marca. Agora, iniciaremos as conversas com os investidores interessados em abrir lojas ou quiosques que vendem muito bem, já que recebem produtos semanalmente, todos de ótima qualidade e preços atrativos”, elucida a franqueadora. A ideia é abrir dez lojas no estado nos próximos cinco anos, com destaque para a capital, Campo Grande, e para grandes cidades, a exemplo de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã.

Nascidas em Pernambuco, Patrícia (foto) e sua marca têm muito em comum: força, resiliência e muito brilho. Explicando melhor, Patrícia Lira começou no ramo da moda como sacoleira, em 2013. Com o sucesso das vendas de roupa porta a porta, ela abriu sua primeira loja, um ano depois. Mas atuava apenas com roupas e calçados até 2018, quando fez uma viagem a São Paulo e, para diversificar os negócios, implantou bijuterias e acessórios às lojas – nessa época, a Norah já tinha quatro lojas. As vendas aumentaram tanto que, no mesmo ano, ela abriu a primeira loja exclusiva de bijuterias. Veio a pandemia e as lojas de roupas de Patrícia praticamente faliram – e a resiliência, nesse caso, uniu-se à força da empreendedora, que a fez transformar todo o negócio em lojas de bijuterias. “Foi aí que meu negócio virou um sucesso! A Norah Acessórios não apenas nos sustentou durante a pandemia como também se tornou a queridinha das consumidoras e dos shoppings!”, comenta.

Nascidas em Pernambuco, Patrícia (foto) e sua marca têm muito em comum: força, resiliência e muito brilho.

A ideia de Patrícia sempre foi clara: levar aos shoppings uma opção acessível de bijuterias e acessórios às clientes, com produtos de muita qualidade e design diferenciado. “Queremos que as mulheres tenham acesso a bons produtos, mas que eles não custem uma fortuna”, diz ela

O passo seguinte foi conquistar outros mercados. A primeira loja fora de Pernambuco foi inaugurada em Santo André (SP), a segunda na capital paulista (Shopping Ibirapuera) e agora, no mês da mulher, a terceira foi inaugurada no shopping Center Norte, também em São Paulo, um dos maiores shoppings do Brasil. “E essa loja iniciou nossa entrada no franchising, porque nossa expansão está oficialmente aberta”, comemora Patrícia, que pretende ter 50 lojas nos próximos dois anos.

Para acompanhar de perto as operações de São Paulo, Patrícia se divide entre a capital paulista e Recife. “Já nem sei mais se minha residência oficial é aqui ou lá, mas estou feliz em expandir a marca”, comenta.

O abastecimento é realizado por parceiros homologados, que criam peças exclusivas para a Norah Acessórios. “Tudo é bastante pensado em cada público e as franquias também receberão produtos conforme a característica de cada público. É por isso que já temos três lojas em São Paulo, onde queremos crescer”, diz.

A Norah tem um excelente relacionamento com os shoppings, o que também facilita a negociação de pontos para as futuras lojas. “Sendo uma marca bem recebida, nossos franqueados terão mais chances de conseguirem bons pontos, sempre aprovados por nós. Todo o suporte a eles minimizará riscos, já que queremos um crescimento sólido e consciente”, finaliza a empresária.

Os números da Norah Acessórios

 A Norah Acessórios tem seu faturamento crescente. Em 2019, antes da pandemia, marca faturou R$ 3,5 milhões. Em 2020, quando Patrícia Lira transformou sua rede de lojas de roupas para, definitivamente, de bijuterias e acessórios e fechou algumas delas, no auge da pandemia, a marca faturou R$ 3,2 milhões. Em 2021, com a Norah Acessórios já estabilizada no mercado, o faturamento foi de R$ 5,05 milhões, porque a rede começou a crescer em número de lojas próprias. Veio 2022 e o faturamento aumentou: R$ 5,5 milhões. Em 2023, com dez lojas, a Norah bateu o faturamento de R$ 5,9 milhões. “Agora, em 2024, pretendemos chegar aos R$ 8 milhões nas lojas próprias, já que inauguramos uma em março e pretendemos ter mais duas até o final do ano. Não estamos contabilizando as unidades franqueadas nesse montante, já que não sabemos quantas teremos até o final do ano. Essa perspectiva será mais fácil de ponderar quando as primeiras lojas franqueadas começarem a ser vendidas”, diz a franqueadora, com toda a transparência que lhe é peculiar.

Em relação aos investimentos em unidades franqueadas, a Norah Acessórios formatou três padrões de negócios:

Quiosques – são indicados para corredores de shoppings de grande movimento. Investem-se R$ 96 mil nesse modelo, já com a taxa de franquia de R$ 20 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.

Lojas de rua e galerias – Também exigem investimento de cerca de R$ 96 mil, já com a taxa de franquia de R$ 20 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.

Lojas de shopping – Em pontos maiores, essas lojas exigem investimento médio de R$ 197 mil, com taxa de franquia de R$ 30 mil inclusa, estoque inicial, instalações, projeto arquitetônico, verba para marketing de inauguração e uniformes das equipes.

A Norah Acessórios dedica-se integralmente ao sucesso do franqueado, capacitando-o para trabalhar dentro dos padrões de atendimento que fazem o sucesso da marca. “A ideia é acompanharmos o franqueado e sua equipe por uma semana, in loco, para ajustarmos o treinamento presencial, após a abertura da unidade franqueada. Ele receberá todo o treinamento teórico antes da inauguração, para ficar alinhado ao negócio, sendo atendido em suas necessidades por pessoal qualificado nos primeiros dias de operação. Depois, claro, receberá suporte e treinamentos constantes, para que sua loja evolua”, finaliza Patrícia Lira.

 

Cinco destinos e acomodações para os entusiastas do ciclismo

De acordo com uma pesquisa da Booking.com empresa de reserva de acomodação, atrações e outros serviços de viagem, mais da metade (56%) dos viajantes brasileiros pretendem usar meios de transporte mais sustentáveis enquanto viajam em 2024 e dois quintos (38%) planejam a viagem especificamente para que possam caminhar ou andar de bicicleta. O ciclismo é conhecido por trazer diversos benefícios à saúde dos praticantes, além ser um meio de transporte prático e sustentável. Pensando nisso, a agência apresenta cinco acomodações para quem é apaixonado pelas bikes.

Flandrien Hotel, Brakel, Bélgica

O Flandrien Hotel é uma ótima acomodação para os amantes do pedal. A acomodação oferece uma variedade de bicicletas de corrida e capacetes para alugar, bem como GPS pré-instalado e programado com as rotas mais famosas da região. O hotel ainda conta com exposição de um famoso fotógrafo de ciclismo e uma coleção de pop art que celebra a vida das lendas das duas rodas. Brakel, que fica na região flamenga da Bélgica, é um destino altamente recomendado não apenas para ciclismo, mas também para quem quer admirar belas paisagens rurais e aproveitar longas caminhadas. A duas horas de bicicleta de distância fica a vibrante Gante, onde os hóspedes podem aproveitar atividades como um passeio de bicicleta com guia para conhecer os pontos turísticos da cidade ou uma visita guiada com um patinete elétrico offroad, para quem quiser descansar as pernas após o pedal.

Flandrien Hotel, Bélgica

Hotel Crillon le Brave, Crillon-le-Brave, França

Localizado na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, no sudeste da França, o Hotel Crillon le Brave é uma acomodação elegante cercada por belos vinhedos e oliveiras. Conhecido por casas de pedra tradicionais e ruas de paralelepípedos, o vilarejo no topo da colina do hotel oferece vistas deslumbrantes dos arredores e do Mont Ventoux. Altamente recomendado devido ao ciclismo, paisagem e passeios pela natureza, o Crillon-le-Brave é um excelente ponto de partida para planejar um dia pedalando. Os hóspedes podem alugar uma bicicleta e pedalar ao longo dos vinhedos e campos de lavanda, que florescem entre junho e julho. A bela cidade de Avignon fica a duas horas de bicicleta e oferece diversas atividades ao ar livre.

Hotel Crillon le Brave, França

Willows Lodge, Woodinville, Estados Unidos

Situado na linda cidade de Woodinville, no estado de Washington, nos EUA, o Willows Lodge é ótimo para os entusiastas do ciclismo que querem fazer passeios pela região. Os hóspedes podem pegar uma bicicleta emprestada no hotel e descobrir a trilha do rio Sammamish, uma ciclovia de 16 km, perfeita para quem procura um passeio relaxante. A cidade abriga vários eventos de ciclismo e corridas durante o ano, nos quais os hóspedes podem pedalar, socializar e apreciar a vista. Após um dia agitado na bicicleta, nada melhor do que relaxar no spa do chalé do Willos Lodge e aproveitar seus tratamentos, terapias faciais e corporais refrescantes.

Willows Lodge, Estados Unidos

Trail’s End, Elgin, África do Sul

Situado no pé do Vale de Elgin, o Trail’s End Bike Hotel oferece fácil acesso a algumas das trilhas de ciclismo mais famosas da África do Sul, ideal para todo tipo de ciclista já que oferece caminhos para todos os níveis de habilidade. Além de oferecer aluguel de bicicletas, a acomodação também conta com espaço de armazenamento seguro para quem leva a própria magrela, além de oficina e loja. Ideal para relaxar e admirar a paisagem rural, a região de Elgin fica a cerca de 64 km a sudeste da Cidade do Cabo e está rodeada por montanhas imponentes e inúmeras trilhas espetaculares. Viajantes que querem passar o dia na Cidade do Cabo podem escolher várias atividades, como reservar uma trilha a pé com guia de áudio ao longo da passarela à beira-mar ou um passeio de bicicleta aquática pela costa da cidade vizinha Simon.

Trails End, África do Sul

Ulaman Eco Luxury Resort, Tabanan, Indonésia

O Ulaman Eco Luxury Resort é um complexo de villas apenas para adultos, perfeito para quem procura uma estadia isolada para relaxar. A acomodação também é ideal para fãs de ciclismo, pois oferece bikes de graça aos viajantes. Situado em uma floresta tropical exuberante, conta ainda com um lago, uma cachoeira dupla e um rio que atravessa a propriedade. Recomendada por estar no meio da natureza e do campo, a cidade de Tabanan, no centro de Bali, abriga belos templos, bem como lindas ciclovias ao longo de extensos arrozais. Os viajantes podem andar de bicicleta pelas aldeias tradicionais da região e aprender sobre a cultura balinesa interagindo com os moradores locais. A cidade de Ubud fica a cerca de 45 km e você pode escolher entre uma variedade de atividades ao ar livre, como uma visita guiada privativa na cachoeira Sumampan.

Ulaman Eco Luxury Resort, Indonésia

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Brasil recebe novo hotel de luxo da marca Registry Collection

Projeto de propriedade luxury desenvolvido pela BHR reforça presença da marca da Wyndham Hotels & Resorts no mercado nacional

O mercado brasileiro de hotelaria de luxo se prepara para receber um novo empreendimento de alto padrão, com um investimento superior a R$ 700 milhões. Campos do Jordão (SP) foi a cidade escolhida para contar com uma propriedade da marca Registry Collection Hotels, da Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.200 hotéis em mais de 95 países. A execução será realizada pela BHR, que também estará à frente dos projetos da RegistryCollection em destinos como praias, no Preá (CE), e vinícolas.

A Wyndham tem no seu portfólio 25 marcas. A Registry Collection para hotelaria foi lançada com o objetivo de oferecer o padrão luxury, que conta com acomodações de luxo, comodidades de alta qualidade e serviços superiores. Este será o primeiro projeto a combinar hotelaria e residencial desta segmentação com a possibilidade de compra das unidades pelos clientes finais.

Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento e Novos Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina.

“O empreendimento é uma afirmação do compromisso da Wyndham em oferecer viagens de hotel para todos, posicionando-se como um dos maiores conglomerados mundiais do ramo da hotelaria. A expansão da Registry Collection no Brasil nos permite diversificar ainda mais nossa oferta, dando aos nossos hóspedes acesso a mais experiências únicas e exclusivas de viagem a destinos incríveis ao redor do mundo. O lançamento de nossa marca em Campos de Jordão, celebrada por sua beleza natural deslumbrante e por ser um dos destinos de viagem favoritos, acrescenta um significado único à entrada de mais um hotel da marca no país. Estamos confiantes em iniciar a parceria com a BHR, com ampla experiência em hotelaria e desenvolvimento de marcas hoteleiras”, destaca Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento e Novos Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina.

Alto padrão e elegância ímpar

Situado num terreno de mais de 130 mil metros quadrados, o projeto distinctive em Campos do Jordão (SP) fica a menos de 3 quilômetros do centro, prestigiado destino de inverno. O empreendimento terá 135 apartamentos, 30 chalés exclusivos, lago artificial e uma vila comercial, com Valor Geral de Venda (VGV) acima de R$ 1 bilhão. Nesta primeira fase, os clientes estão sendo selecionados por meio de parcerias e indicações, visando manter o elevado padrão da marca.

Uma das novidades é o sistema co-owner, em que o cliente divide o uso da unidade escolhida em semanas pré-determinadas com outros proprietários, todos com matrícula e escritura em cartório, conforme legislação brasileira.

Cassiane Celli, diretora-executiva da BHR

“Como a primeira iniciativa de hotelaria e residencial com serviço padrão luxury no Brasil, destacamos a nossa importância, oferecendo a possibilidade única de aquisição das unidades pelos clientes finais. Proporcionamos flexibilidade e exclusividade ao nosso público via sistema de co-owner”, comenta Cassiane Celli, diretora-executiva da BHR.

Para os apreciadores de vinhos, a adega irá abrigar mais de 300 rótulos e quase 2.500 garrafas. Os hóspedes e proprietários contarão ainda com academia com equipamentos de ponta, spa com tratamentos diferenciados, enxoval de algodão egípcio e curadoria de arte para a decoração. O empreendimento terá serviços de motorista particular sob demanda e, em parceria com uma empresa de táxi aéreo, oferecerá transfer de helicóptero dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, diretamente para o hotel.

Diferenciais da marca Registry Collection Hotels
Com design cuidadoso, serviço brilhante e atenção inigualável aos detalhes, os hotéis e resorts escolhidos a dedo pela Registry Collection proporcionam experiências incríveis em destinos exclusivos ao redor do mundo.

Entre os serviços oferecidos estão mordomo 24h, adega gourmet e serviço de concierge, além de permitir café da manhã com horário livre, servido em qualquer local do hotel, e cardápio regularmente atualizado para os hóspedes e proprietários.

Sobre a Wyndham Hotels & Resorts

Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo por quantidade de propriedades, com aproximadamente 9.200 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Através de sua rede de aproximadamente 885.000 quartos atrativos para o viajante cotidiano, a Wyndham conta com presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidade.

A empresa opera um portfólio de 25 marcas hoteleiras como Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é uma fornecedora líder de serviços de administração hoteleira. O Wyndham Rewards, o premiado programa de fidelidade da companhia, oferece a 110 milhões de membros afiliados a oportunidade de trocar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo.