BRUSCHETTAS DE BERIJELA Foto: Divulgação/Água Doce Sabores do Brasil
Dia Mundial do Vegetarianismo (01/10): inove com a receita de Bruschetta de Berinjela da Água Doce Sabores do Brasil. Com a crescente busca por hábitos alimentares mais saudáveis e a valorização das opções sem carne, o Dia Mundial do Vegetarianismo é o momento ideal para experimentar novos sabores. A bruschetta de berinjela é uma entrada deliciosa, leve e cheia de sabor que agrada a todos, sendo uma alternativa perfeita para quem deseja reduzir ou eliminar o consumo de carne sem abrir mão do prazer à mesa.
Bruschettas de Berijela
Ingredientes:
2 berinjelas grandes
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto
1 tomate grande picado em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
Orégano a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Queijo mussarela
BRUSCHETTAS DE BERIJELA Foto: Divulgação/Água Doce Sabores do Brasil
Modo de preparo:
Comece pré-aquecendo o forno e cortando a berinjela em fatias finas. Tempere com pimenta-do-reino e sal e reserve. Unte uma assadeira com azeite e acomode as fatias de berinjela, sem deixar que fiquem uma sobre a outra.
Leve ao forno por 20 minutos. Na metade do tempo, abra o forno e vire as fatias, para dourar de ambos os lados. Enquanto a berinjela assa, em um recipiente coloque o tomate, o alho e tempere com o azeite, sal, pimenta-do-reino, e orégano, misture bem.
Retire a berinjela do forno e, ainda na assadeira, distribua essa mistura por cima de cada fatia. Cubra com queijo mussarela e leve ao forno até derreter parcialmente. Sirva decorado com as folhas de manjericão.
Conheça a vacina contra a gripe quatro vezes mais potente para a terceira idade. Foto: Divulgação Freepik
O Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma ótima oportunidade de conscientização sobre o envelhecimento saudável e destacar a importância dos cuidados necessários para essa faixa etária. De acordo com os dados mais recentes do Censo Demográfico 2022 do IBGE, existem 32,1 milhões de pessoas idosas (com 60 anos ou mais) no Brasil, representando 15,8% da população do país. Entre as precauções com a terceira idade está a vacinação, principalmente contra a gripe, pois o vírus sofre mutações e a imunização perde eficácia com o tempo.
Entre as precauções com a terceira idade está a vacinação, principalmente contra a gripe, pois o vírus sofre mutações e a imunização perde eficácia com o tempo. Foto: 🌸♡💙♡🌸 Julita 🌸♡💙♡🌸 por Pixabay
A vacina da gripe existe em diferentes fórmulas e nomes, entre elas, a Efluelda, lançada recentemente no mercado e desenvolvida especialmente para atender às necessidades do público idoso. “A Efluelda é uma vacina de dose única que deve ser aplicada anualmente e possui uma formulação mais robusta, contendo quatro vezes mais antígenos do que as vacinas quadrivalentes de dose padrão, o número maior serve para garantir uma proteção eficaz contra quadros graves da gripe em idosos, principalmente por serem considerados um grupo de risco”, explica o Dr. Fábio Argenta, diretor médico e sócio fundador da Saúde Livre Vacinas, rede especialista em imunização.
Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado em 15 de maio deste ano, a influenza A já é a principal causa de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre a terceira idade, superando até a Covid-19. Esses dados destacam a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Nesse cenário, a Efluelda surge como uma aliada para a redução desses números, sendo recomendada para idosos a partir de 60 anos, especialmente para aqueles com comorbidades, como bronquite, asma e imunossuprimidos.
A influenza A já é a principal causa de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre a terceira idade. Foto: Pixabay
“A Efluelda já está disponível nas clínicas da Saúde Livre Vacinas, que estão presentes em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Para garantir a vacina, é importante verificar a unidade mais próxima e a disponibilidade de estoque”, comenta Argenta.
No Brasil, o número de pessoas que reduzem ou eliminam o consumo de carne cresce a cada ano. Segundo dados do IBOPE, cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana, o que representa mais de 29 milhões de pessoas. O movimento também acompanha uma tendência mundial de busca por hábitos mais saudáveis e sustentáveis, especialmente entre os mais jovens.
No dia 1º de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Vegetarianismo, uma data que tem como objetivo a reflexão sobre os benefícios de incluir mais vegetais, grãos e leguminosas no prato. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como variar o cardápio e manter o equilíbrio nutricional sem renunciar ao sabor.
Como garantir proteína sem carne
Uma das principais preocupações ao adotar uma dieta vegetariana é a ingestão de proteínas. Nesses casos, leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha podem ser grandes aliadas, assim como tofu, quinoa e sementes.
“Um prato bem planejado pode entregar todos os nutrientes que o corpo precisa. A combinação de leguminosas com cereais, como arroz e feijão, por exemplo, fornece proteínas completas, com todos os aminoácidos essenciais”, explica Luana Godinho.
Opções nas prateleiras
Com a mudança no comportamento de consumo, os supermercados também vêm se adaptando. Hoje é possível encontrar nas gôndolas opções práticas como hambúrgueres vegetais, proteínas de soja texturizada, bebidas vegetais e snacks ricos em fibras e proteínas, que ajudam a facilitar a rotina de quem busca reduzir o consumo de carne ou alimentos de origem animal sem abrir mão da praticidade.
Dicas para quem quer começar
Não é preciso eliminar completamente a carne para se beneficiar de uma alimentação mais baseada em vegetais. Luana Godinho explica que “uma refeição sem carne” por semana ou um “dia sem carne” já pode trazer impactos positivos para a saúde e para o planeta.
“Uma boa dica é experimentar receitas clássicas substituindo a proteína animal por vegetais ou leguminosas, como a berinjela à parmegiana ou o estrogonofe de grão-de-bico. Assim, você descobre novos sabores e percebe que variar o cardápio pode ser prazeroso”, orienta Luana que traz cinco substituições inteligentes para ter uma alimentação baseada em vegetais e também rica em proteínas:
Hambúrguer ➝ Hambúrguer de grão-de-bico ou lentilha: ricos em fibras e proteínas.
Carne moída ➝ Proteína de soja texturizada: prática e fácil de temperar.
Frango desfiado ➝ Cogumelos refogados: dão textura e sabor marcante.
Leite de vaca ➝ Bebida de aveia, amêndoas ou soja: ideais para cafés, vitaminas e receitas.
Queijo tradicional ➝ Queijo vegetal: opções à base de castanhas e outros vegetais já estão nas prateleiras.
Imagem criada com auxílio de IA
Luana divide uma receita fácil e rápida que vai surpreender. Confira!
Estrogonofe de Grão-de-Bico
Ingredientes (4 porções):
2 xícaras de grão-de-bico cozido
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de molho de tomate
1/2 xícara de creme de leite ou versão vegetal
1 colher (sopa) de mostarda
Sal, pimenta e salsinha a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar.
Acrescente o grão-de-bico e misture bem.
Adicione o molho de tomate, a mostarda e o creme de leite.
Tempere com sal e pimenta, finalize com salsinha e sirva com arroz e batata-palha.Nesta sexta-feira, 26, a Reserva promoveu no icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Sell In Inverno 26, encontro estratégico que reuniu os principais parceiros e lojistas da marca de todo o país para conhecer em primeira mão as novidades da próxima coleção. A ocasião ganhou ainda mais relevância com a participação especial do ator Rodrigo Santoro, apresentado oficialmente como embaixador da Reserva.
… Bom dia! “O único limite das nossas realizações amanhã são as dúvidas de hoje.”
…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Cristina Alcântara de Carvalho, Ane Marie Fontinele, Maria Amélia Ferreira, , Glaucia Benini Battaglin, Antonio Pio da Silva Neto, Maíla Mortoni Albano, Rosangela Ferreira Gomes, Luana Monteiro, Danielle Szochalewicz Loureiro, Alda Fernandes, Angela de Jesus e Dete dos Santos. Happy birthday!
… Nesta sexta-feira, 26, a Reserva promoveu no icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o Sell In Inverno 26, encontro estratégico que reuniu os principais parceiros e lojistas da marca de todo o país para conhecer em primeira mão as novidades da próxima coleção. A ocasião ganhou ainda mais relevância com a participação especial do ator Rodrigo Santoro, apresentado oficialmente como embaixador da Reserva.
… Rodrigo Santoro subiu ao palco para reforçar a relevância da marca no cenário da moda masculina brasileira. Em seu discurso, destacou o compromisso da Reserva em cuidar, emocionar e surpreender diariamente, além de valorizar iniciativas sociais e sustentáveis que fazem parte do DNA da empresa, como o programa 1P5P, que viabiliza cinco pratos de comida a cada peça vendida.
… O Sell In Inverno 26 apresentou em primeira mão a coleção que chega às lojas apenas em março de 2026. Inspirada na união entre tradição e inovação, com memórias da alfaiataria e da costura impecável, ao mesmo tempo em que incorpora tecnologia de ponta. Fotos: Caio Fontes.
Após o sucesso da primeira edição, Arezzo e Fila voltam a se unir em uma parceria que celebra a herança esportiva da Fila e a sofisticação urbana da Arezzo que reafirma seu compromisso com a valorização da mulher brasileira. O resultado é a segunda coleção Arezzo+Fila, que conecta a moda nacional às tendências globais e reforça as duas marcas como referência em moda, design autoral e lifestyle no Brasil e no mundo.
A campanha, estrelada por Isabeli Fontana, tem como cenário antigas academias e ginásios escolares, que resgatam a estética esportiva retrô. O ambiente reforça a proposta da parceria de transformar o esporte em linguagem de estilo e atitude, traduzindo a energia do movimento em identidade de moda.
Isabeli Fontana
Entre os destaques da coleção, o icônico sneaker Renno Vintage II retorna em novas versões, com materiais atualizados, detalhes modernos e paleta contemporânea. Já o modelo Jogger combina o design retrô da Fila ao lifestyle da Arezzo, em variações neutras e em tons de marrom, cor-chave da temporada. As bolsas também ganham protagonismo, com tiracolos arredondados e mochilas versáteis que acompanham o ritmo da rotina, equilibrando praticidade, esportividade e elegância casual.
Mais do que uma coleção, Arezzo+Fila representa o encontro entre duas referências em seus segmentos, reunindo, de um lado, a criatividade e a sofisticação da moda nacional e, de outro, a tradição de uma marca esportiva global. Uma collab que une herança e contemporaneidade, projetando o lifestyle brasileiro para o mundo.
A segunda edição também chega com ativações exclusivas nos pontos de venda, incluindo kits de personalização de sneakers com charms e ambientação temática nas lojas. A coleção Arezzo+Fila já está disponível nas lojas físicas da Arezzo e no e-commerce da marca.
A família CS, a mais esportiva, desejada e limitada da BMW acaba de ganhar mais um integrante no Brasil. O BMW M2 CS já está em pré-venda no país, com tiragem limitada a 30 exemplares. Versão mais extrema e de alto desempenho do sucesso de vendas BMW M2, o modelo eleva a experiência de condução a um novo patamar, combinando desempenho de pista com a usabilidade diária que define a linha M. Produzido na moderna fábrica do BMW Group em San Luis Potosí, no México, o novo esportivo chega ao Brasil com a mesma exclusividade de modelos como o BMW M3 CS e BMW M4 CS, que chegaram recentemente ao país.
O BMW M2 CS é a personificação da engenharia M em sua forma mais pura, projetado para os entusiastas que buscam a máxima performance e exclusividade. Sua chegada ao Brasil reforça o compromisso da marca em oferecer o que há de mais emocionante e tecnologicamente avançado no universo automotivo. A BMW do Brasil está confiante de que este modelo será um divisor de águas para os amantes da marca M, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes.
O BMW M2 CS eleva ainda mais o nível do puro prazer de dirigir no segmento de carros esportivos compactos de alto desempenho premium. Agilidade, potência, dinâmica e características de design particularmente esportivas tornam a condução do mais recente modelo de edição especial exclusiva da BMW M GmbH uma experiência emocionante. O novo BMW M2 CS é a sucessão da história de sucesso, que começou com o icônico BMW 2002 turbo e continuou com o BMW Série 1 M Coupé e o primeiro BMW M2 – incluindo a primeira variante CS, que foi revelada em 2019.
Recordista de Nürburgring e performance inigualável
O BMW M2 CS não é apenas um carro esportivo: é um recordista. Ele cravou o tempo de 7 minutos e 25,5 segundos no lendário circuito de Nürburgring-Nordschleife para a categoria de carros esportivos compactos, oito segundos a menos do que o melhor tempo anterior. Essa marca impressionante é um testemunho de sua engenharia superior e foco em desempenho.
Sob o capô, o BMW M2 CS é equipado com um motor de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo, com 2.993 cm³ de cilindrada, que desenvolve impressionantes 510 cv e 650 Nm de torque. Essa usina de força, combinada com a transmissão automática Sport e tração traseira, impulsiona o M2 CS a uma velocidade máxima de 302 km/h, garantindo uma experiência de condução visceral e emocionante. O controle de tração permite aos motoristas definirem limites de intervenção individuais para a limitação de deslizamento das rodas.
Design exclusivo e foco na leveza
O design do M2 CS é uma declaração de intenções, repleto de atualizações para ser mais veloz. A dianteira conta com grade frontal e splitter que otimizam entrada de ar. As rodas são exclusivas do modelo e sempre no tom dourado, com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Na traseira, os destaques são o spoiler traseiro integrado em fibra de carbono estilo “ducktail” e o difusor exclusivo na versão CS em fibra de carbono, com duas saídas duplas de escapamento. Ainda no perfil externo do M2 CS, o pacote de direção diminui a altura do modelo em oito milímetros em relação ao M2 Coupé, dando ao M2 CS uma aparência ainda mais agressiva.
Os freios são de carbono-cerâmica e têm pinças vermelhas, reforçam o caráter esportivo do modelo, além de proporcionar uma incrível capacidade de frenagem. Elementos como o teto em fibra de carbono, que vem de série no modelo de edição especial, e os bancos tipo concha em fibra de carbono reduzem o peso do modelo em 30 quilos em comparação com a versão convencional, além de acentuarem o caráter esportivo do veículo.
A moldura da janela em BMW Individual High-Gloss Shadow Line e o revestimento do teto em Anthracite complementam a estética esportiva. O volante M em Alcântara oferece uma pegada firme e esportiva e tem marcação do 12 horas ao centro. O interior conta ainda com acabamento exclusivo CS em fibra de carbono.
A paleta de cores externas inclui o vibrante Azul Velvet e o sofisticado Preto Safira, permitindo que os futuros proprietários personalizem seu M2 CS com um toque de exclusividade. O interior é revestido em Merino em Preto com Detalhes M Performance, combinando luxo e funcionalidade.
Tecnologia de ponta para uma condução superior
O BMW M2 CS está equipado com uma vasta gama de tecnologias que aprimoram tanto o desempenho quanto o conforto e a segurança:
M Drive Professional: para uma experiência de condução personalizável e otimizada para pista.
Diferencial M Sport: garante tração máxima e controle em curvas.
Suspensão M adaptativa: ajusta-se dinamicamente às condições da estrada e ao estilo de condução.
Farol em LED adaptativo e Assistente de farol alto: iluminação otimizada para qualquer condição.
Driving Assistant e Adaptative cruise control: sistemas avançados de assistência ao motorista para maior segurança e conforto.
Parking Assistant: facilita as manobras em espaços apertados.
Wireless Charging: conveniência para carregar dispositivos móveis.
M Driver’s Packages: desbloqueia o potencial máximo do veículo.
No quesito conectividade, o M2 CS oferece o BMW Live Cockpit Professional, Smartphone Integration, Personal eSIM e o sistema de som Harman Kardon, garantindo uma experiência digital completa e imersiva.
O BMW M2 CS, que estará disponível em breve nas concessionárias da BMW no Brasil, conta com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção para os veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.
Vivemos em uma era em que somos praticamente obrigados a vestir filtros sociais o tempo todo. Temos sempre que parecer bem, felizes e amáveis. Mas gastamos pouco tempo sendo, de fato, essas coisas. Sabe por quê?
Porque é como se estar feliz fosse um atentado à outra pessoa. Demonstrar amor, então, soa como sacrilégio. As pessoas estão sempre em uma posição de julgamento: “Tá, ela é feliz, mas fica fazendo concessões.” E daí? Quando nos relacionamos, é uma troca. Soma-se na vida de ambos, nem mais, nem menos.
As pessoas esperam que sejamos intolerantes e, se não cumprirmos esse papel, elas se incomodam, se frustram, se resignam. Quando assumimos o que queremos e bancamos essa decisão, parece que o mundo nos coloca na cadeira dos réus, prontos para a prisão perpétua. Se esse é o preço para se sentir bem por dentro e por fora, ótimo. A inquietação não está em nós está no outro, naquele que se incomoda mais com o que você escolhe do que com o que ele mesmo sente. É curioso como o desconforto do outro muitas vezes fala mais sobre ele do que sobre nós.
As pessoas esperam que sejamos intolerantes e, se não cumprirmos esse papel, elas se incomodam, se frustram, se resignam. Foto: Yan Krukau/Pexels
Está em tudo: nos vínculos que criamos, nas relações que mantemos e até nas escolhas mais simples, como o que consumimos. No dia a dia, somos empurrados para o excesso: de compras, de conteúdos, de estímulos. E, se não paramos para entender o que faz sentido, vamos absorvendo tudo sem pensar se combina com nosso momento ou com o que queremos para o futuro, e isso nos custa caro.
Por isso, pausas e silêncios não são solidão, são gestos de autoamor. Um tempo só nosso para perguntar: faz sentido ou não? Se não fizer, diga apenas: “Não, obrigado.” Esse espaço íntimo de escuta e reflexão é o que nos ancora em nós mesmos.
Fomos ensinados a achar que dizer “não” é desrespeito. Mas será? E se for respeito por nós mesmos? Então, por que dizemos tão pouco? É tão simples. Dizer “não” é abrir espaço para dizer “sim” ao que realmente importa. Viva mais pelas suas expectativas do que pelas dos outros.
Dizer “não” é abrir espaço para dizer “sim” ao que realmente importa. Viva mais pelas suas expectativas do que pelas dos outros. Foto: Pexels
Posso te dizer? É libertador. Escolher estar onde faz bem é impagável. Sabe aquela frase: “Se eu soubesse, tinha feito isso antes?”. Pois então, faça hoje. Não espere o caos para começar a priorizar a sua paz.
Com o tempo, a gente entende que ser fiel a si mesmo não é sobre nunca mudar é sobre mudar com verdade. É reconhecer o que já não faz sentido, abrir espaço para o novo e se escutar, mesmo quando o mundo espera outra coisa. Mesmo quando isso assusta, mesmo quando custa.
É difícil? Sim. Vai dar trabalho? Com certeza. Mas compensa.
Autor do livro “Um lugar chamado Eu”, Frederico Henrique M. Fernandes utiliza a literatura como espaço de autoconhecimento e expressão.
Pesquisa encomendada pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) revelou que 80,10% dos beneficiários aprovam o plano de saúde. O levantamento aponta também altas taxas de aprovação dos Hospitais Cassems, com 90,92%, e da gestão do presidente Ricardo Ayache, com 80,18% de satisfação dos usuários.
O estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR), entrevistou mil beneficiários, em 11 cidades do Estado. A pesquisa mostra, também, que 90,92% dos entrevistados avaliaram os Hospitais Cassems como ótimo ou bom, destacando a estrutura moderna e a qualidade do atendimento. Mais do que estruturas de atendimento, as dez unidades hospitalares da instituição, distribuídas de forma estratégica, representam um cuidado integral e próximo dos servidores públicos.
Hospital Cassems de Campo Grande
Outro dado relevante é a aprovação da Telemedicina Cassems, apontada por 75,65% dos participantes como um serviço que amplia o acesso a especialistas, agiliza consultas e evita deslocamentos — uma inovação importante diante dos desafios da distribuição de médicos em Mato Grosso do Sul.
A fidelidade no plano de saúde também foi confirmada quando os entrevistados foram questionados sobre a possibilidade de trocar de operadora: 75,66% afirmaram que permaneceriam na Cassems.
A pesquisa também avaliou a gestão do presidente Ricardo Ayache, que obteve 80,18% de aprovação. Entre os que aprovam a gestão, as razões mais citadas são a boa administração e o fato de Ricardo Ayache ser visto como um “excelente gestor”.
Aprovação da gestão
Em resposta aos resultados, Ayache destacou o compromisso da instituição em investir em inovação e ampliar a qualidade do atendimento.
“A aprovação da nossa gestão e dos serviços da Cassems é um reflexo do trabalho contínuo que realizamos para garantir saúde de excelência aos servidores públicos estaduais e suas famílias. Nosso desafio é unir eficiência de gestão com visão empreendedora, para que possamos inovar cada vez mais, expandindo a rede de cuidados e oferecendo soluções modernas como a Telemedicina. Esses resultados reforçam que estamos no caminho certo.”
Gráficos 29.09
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 22 de setembro de 2025, abrangendo beneficiários de Campo Grande, Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Edgard Corona, CEO da Smart Fit, é destaque entre executivos que conduziram suas carreiras e empresas de forma diferenciada
A edição de 2025 da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil reúne executivos e executivas de diferentes formações, trajetórias e perfis. São lideranças diversas – de personalidades mais discretas a perfis expansivos, de gestores analíticos a profissionais guiados pela intuição. Apesar das diferenças, todos compartilham a mesma visão: o êxito das empresas que comandam está diretamente ligado ao seu principal ativo, as pessoas.
A tecnologia, já considerada commodity em termos de competitividade, facilita a entrada de novos concorrentes em praticamente todos os setores. Nesse contexto, são os colaboradores que se consolidam como o verdadeiro diferencial estratégico, em contraste com as previsões mais pessimistas sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho.
É o profissional motivado e engajado quem fideliza o cliente, identifica oportunidades de expansão ou alerta para riscos que ainda não chegaram ao radar da alta liderança. “O lucro é resultado da combinação entre colaborador motivado e cliente satisfeito”, diz Edgard Corona, fundador e CEO da rede de academias Smart Fit, traduzindo o pensamento predominante entre os executivos do Top 10.
Confira a lista dos 10 melhores CEOs do Brasil em 2025:
Adriana Aroulho, CEO da SAP para América Latina e Caribe
Adriana Aroulho lidera cerca de 7 mil colaboradores da empresa de software de gestão corporativa em 10 países da região. Formada em Ciências Sociais pela USP e ex-bailarina, construiu mais de 20 anos de carreira na gigante de computação HP antes de ingressar na SAP em 2017, quando assumiu como COO. Logo depois, chegou à presidência no Brasil, posição que ocupou pelos últimos cinco anos.
Adriana Aroulho, CEO da SAP para América Latina e Caribe – Créditos: Divulgação
Alberto Kuba, CEO da WEG
Começou como estagiário na WEG em 2001 e construiu trajetória internacional na China e nos EUA antes de assumir a liderança da companhia em 2024. Segundo CEO da história da empresa sem laços familiares, adota uma abordagem budista para equilibrar firmeza e serenidade nas decisões estratégicas. Sob sua gestão, a WEG mantém crescimento global, investimento em energia sustentável e margens saudáveis, mesmo diante da volatilidade do mercado.
Alberto Kuba até então era diretor superintendente da divisão de motores elétricos industriais da WEG. Foto: Divulgação/WEG
Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux Brasil
Há mais de 10 anos como CEO e outros 10 como sócia, lidera a operação brasileira da multinacional francesa de mídia OOH (ou-of-home), com 550 funcionários e mais de mil anunciantes. Economista de formação, com experiência internacional, aplica lições do esporte e do tênis no dia a dia dos negócios.
Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux Brasil. Foto: Forbes Brasil
Augusto Martins, CEO da JHSF
Administrador de empresas formado pela PUC-SP, com MBA na Universidade de British Columbia, Augusto Martins construiu carreira de quase três décadas no setor financeiro antes de assumir a JHSF. Contratado em 2022 para estruturar a JHSF Capital, ganhou destaque ao conduzir a venda de participação no shopping Cidade Jardim em tempo recorde. Em 2023, assumiu como CEO, com uma visão estratégica para integrar todas as áreas do negócio.
Augusto Martins, CEO da JHSF. Foto: Divulgação
Diego Barreto, CEO do iFood
Mineiro de Uberaba, formado em Direito pela PUC-SP e com MBA pelo IMD, Diego Barreto ingressou no Grupo Movile em 2016 e no iFood em 2018, como CFO. Desde maio de 2024 lidera a companhia, aplicando foco em cultura corporativa e inovação. Sua trajetória une visão estratégica, espírito empreendedor e capacidade de simplificar processos complexos, mantendo o crescimento e a liderança do iFood na América Latina.
Diego Barreto, do iFood: uma pessoa que começa a usar o iFood hoje consome cinco vezes por ano. Cinco anos depois, está consumindo 30 vezes, na média (iFood/Divulgação)
Edgard Corona, CEO da Smart Fit
Engenheiro químico, começou a carreira na empresa familiar do setor de agroenergia. Após um acidente de esqui em 1995, que exigiu intensa fisioterapia, percebeu oportunidades no setor de academias e fundou a Bio Ritmo. Em 2009, apostou em um novo modelo e criou a Smart Fit. Hoje, a rede está em quase toda a América Latina. São 1.818 academias em 15 países, sendo 1.459 unidades próprias. No período entre janeiro e junho de 2025, foram atendidos 5,15 milhões de clientes, 2,3 milhões no Brasil. Essa multidão suando a camisa garantiu um faturamento de R$ 3,49 bilhões no semestre e um lucro líquido recorrente de R$ 330 milhões.
Edgard Corona, CEO da Smart Fit – Créditos: Diego Mello
Fernanda Hoe, CEO da Elanco Brasil
Médica-veterinária formada pela Unesp, com mestrado na University of Wisconsin e MBA pela FGV, Fernanda Hoe é a primeira mulher a liderar a operação brasileira da Elanco Saúde Animal. Iniciou a carreira em programas de qualidade de leite, passou pela Pfizer (hoje Zoetis) e ingressou na Elanco em 2013, acumulando experiência em diferentes áreas até assumir a direção-geral em 2021. Nadadora de travessias em mar aberto, aplica foco, persistência e disciplina esportiva na liderança de um time de 350 pessoas.
Fernanda Hoe é a primeira mulher CEO da América Latina no setor de farmacêutica animal. Foto: Divulgação/Elanco
Lorice Scalise, CEO da Roche Farma Brasil
Primeira mulher e a primeira latino-americana a ocupar o cargo em quase um século de operação da farmacêutica no país, construiu uma carreira de 25 anos na Roche, com passagens pelo Brasil, Suíça, Japão e Argentina. Farmacêutica formada pela Unesp, aos 53 anos lidera a 6ª maior afiliada global da Roche Farma, com 450 funcionários, que registrou faturamento de R$ 4,6 bilhões em 2024, destinando mais de R$ 600 milhões a pesquisas clínicas.
Lorice Scalise é presidente da Roche Farma no Brasil (Crédito: Vivian Koblinsky)
Pedro Zannoni, CEO da Lacoste
Ex-tenista profissional (aos 17 anos, era patrocinado pela própria Lacoste) e formado em Direito pela Unip, com mestrado em Administração pela Faap e especialização em General Management pela Wharton School, Pedro Zannoni lidera a marca na América Latina desde 2020. Com passagens por Wilson, Puma, Adidas e Asics, ele combina disciplina esportiva e visão estratégica para respeitar o legado da empresa, inovar em novas categorias e conectar-se com consumidores latino-americanos, triplicando a receita em cinco anos.
Pedro Zannoni, CEO da Lacoste para América Latina (Foto: Divulgação/Lacoste)
Sergio Zimerman, CEO da Petz
Começou sua trajetória empreendedora aos 18 anos e depois de quebrar, fundou o Pet Center Marginal em 2002, precursor da Petz. Formado em Administração pela Unip, com MBA em Varejo pela FIA, transformou a empresa na líder do mercado brasileiro de produtos e serviços para pets, estruturando um ecossistema completo de lojas, hospitais veterinários e plataforma digital. Às vésperas de completar 60 anos, lidera a fusão com a rival Cobasi e prepara agora sua transição para o conselho.
Sergio Zimerman, presidente executivo da Petz Foto: Forbes Brasil
… Bom dia! “Nunca estrague o seu presente por um passado que não tem futuro.”
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Márcia Ferrão, Deja Correa, Izidoro Viana Gutierrez, Maria Auxiliadora Santos Donaton, Elisabeth Zoccante Dias, Francielly Lalier Yamashita Paiva, Ana Valeska Samways, Salete Terezinha de Luca, Miguel Córdoba Martinez, Ana Luiza Almeida e Rosangela Oliveira. Happy birthday!
Em seu 24º aniversário, o The Peninsula Chicago celebra uma série de conquistas que reforçam sua posição como um dos destinos de luxo mais desejados globalmente. O icônico hotel, situado no cruzamento mais prestigiado da cidade as avenidas Michigan e Chicago, na Magnificent Mile – acaba de ser eleito o Melhor Hotel dos Estados Unidos e um dos 10 Melhores do Mundo pelo renomado ranking internacional La Liste.
Reconhecida por sua expertise em classificar os melhores restaurantes do mundo, a organização francesa La Liste organiza pela segunda vez uma análise voltada para a hotelaria e turismo. O resultado colocou o The Peninsula Chicago em um empate no 1º lugar global e no topo da lista americana, com avaliação de 99,5 pontos em 100. Em sua análise, a La Liste descreveu o hotel como uma “peça arquitetônica de destaque que entrega a filosofia de serviço asiática em espaços distintamente americanos”, ressaltando ainda que seus quartos estão “entre os mais tecnologicamente avançados do mundo” e oferecem automação intuitiva que aprimora, em vez de interferir, na experiência do hóspede.
Chicago_Dining_Z Bar, Exterior with Guests
Gastronomia premiada e experiências exclusivas
A excelência do The Peninsula Chicago vai muito além da hospedagem. O Z Bar, elegante rooftop bar do hotel, acaba de ser incluído pela revista Food & Wine entre os “10 Melhores Bares de Hotel dos EUA”, destacando-se por seus coquetéis autorais, ambiente sofisticado e vistas deslumbrantes da cidade.
No campo da gastronomia, o restaurante Shanghai Terrace, conhecido por sua autêntica culinária cantonesa em um ambiente que remete à década de 1930 em Xangai, foi nomeado pelo OpenTable & Kayak como um dos “100 Melhores Restaurantes de Hotel dos EUA”, reforçando a reputação do hotel como destino gastronômico imperdível.
Chicago_Spa and Wellness_Pool
Luxo, tecnologia e hospitalidade incomparáveis
Desde sua inauguração em 2001, o The Peninsula Chicago é referência de hospitalidade de luxo, unindo a tradição de serviço asiático marca registrada do grupo The Peninsula Hotels à energia cosmopolita de Chicago. Com 339 acomodações, incluindo 83 suítes, o hotel oferece design elegante, vistas panorâmicas, spa premiado, piscina coberta, além de tecnologia de ponta que garante conforto e personalização em cada detalhe da estadia.