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The Palm Beaches bate recorde de visitantes brasileiros

Discover The Palm Beaches (DTPB), organização de promoção de turismo da região de Palm Beaches, no sul da Flórida, revela que o destino recebeu um número recorde de 5,72 milhões de visitantes no primeiro semestre de 2025. Esse crescimento representa um aumento de 531 mil visitantes em comparação ao mesmo período de 2024 – o Brasil foi responsável por 28.800 desses visitantes, um aumento de 17,1% em relação ao ano anterior, consolidando-se como o segundo maior mercado internacional na região, atrás apenas do Canadá.

Riviera Beach. Créditos para Discover The Palm Beaches

Dos 5,72 milhões de visitantes, 500.600 eram visitantes internacionais, um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024. Entre os principais mercados internacionais – além do Brasil – destacam-se o Reino Unido, com 23.800 visitantes e um aumento de 13,3%, consolidando-se como o terceiro maior mercado internacional; a Alemanha, com 13 mil visitantes e alta de 3,2%, ocupando a quinta posição; e a Colômbia, com 11.200 visitantes, um crescimento de 1,8%, figurando como o oitavo maior mercado internacional para o destino.

Dos 5,72 milhões de visitantes, 500.600 eram visitantes internacionais, um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024. Foto: visiteosusa

“Quebrar recordes de visitação no primeiro semestre de 2025 é um marco extraordinário para The Palm Beaches e um reflexo da força da nossa marca, da dedicação da nossa equipe, dos nossos parceiros e das experiências excepcionais que oferecemos”, afirmou Milton Segarra, presidente e CEO do DTPB. “Esse crescimento demonstra o apelo duradouro do destino nos nossos principais mercados e ao redor do mundo. Temos orgulho em receber mais visitantes do que nunca e seguimos comprometidos em manter esse ritmo, oferecendo ainda mais valor para nossos visitantes, moradores e negócios locais.”

Enquanto a ocupação hoteleira caiu em várias partes dos Estados Unidos, The Palm Beaches foi na direção contrária às tendências estaduais e nacionais, registrando crescimento tanto na demanda por quartos de hotel quanto na receita do setor.

Crescimento da ocupação hoteleira de janeiro a junho de 2025.

Esse marco reafirma a reputação de Palm Beaches como um destino turístico de referência, conhecido por seus 75 quilômetros de praias preservadas e pouco movimentadas, sua vibrante cena cultural e a hospitalidade acolhedora que é marca registrada da região. O turismo continua sendo um motor essencial da economia local, gerando um impacto anual de aproximadamente US$ 10,5 bilhões e sustentando mais de 90 mil empregos.

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Premiação do Comer & Beber

A VEJA São Paulo realiza, dia 11 de setembro, mais uma premiação do Comer & Beber, o maior guia gastronômico do país, que há 29 anos celebra os talentos que fazem da capital uma das grandes referências culinárias do mundo. Assinado pelo crítico Arnaldo Lorençato, o guia é fruto de um rigoroso trabalho de curadoria: mais de 600 estabelecimentos visitados anonimamente por ano, com custos pagos pela redação, garantindo total independência editorial.

Premiação da 29ª edição do guia: festa fechada na Casa Fasano (Flavio Santana/Veja SP)

“Mais do que um prêmio, o Comer & Beber é um selo de qualidade que chancela os melhores da gastronomia paulistana. Nosso compromisso é oferecer ao leitor uma curadoria independente e rigorosa, que valoriza o talento e a diversidade da cozinha brasileira”, afirma Arnaldo Lorençato, editor executivo sênior da VEJA São Paulo. Em 2025, serão premiadas 38 categorias que vão de restaurantes estrelados a opções de “Bom e Barato”, passando por “Bares” e “Comidinhas”.

Arnaldo Lorençato, editor executivo sênior da VEJA São Paulo. Foto: Revista Veja

A grande novidade desta edição é o novo sistema de votação: após a seleção dos três melhores em cada categoria feita pela equipe de gastronomia da vejinha, um júri especializado se junta aos críticos e editores para eleger os vencedores. A cerimônia de premiação acontece na Casa Fasano, em um evento exclusivo para 450 convidados entre chefs, personalidades do setor e representantes de grandes marcas.

… Bom dia! “Não se pode atravessar o oceano se não houver coragem de perder a costa de vista.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Tatiana Serra, Carla Renata Nogueira Barbosa, Joseane Bortolanza, Guarany Evanio Vargas, Marcelo Nantes Ribeiro, Ana Claudia Marques, Marcia Graeff, Patty Menegazzo, Valeria Medina Silva, Rozilda Ferreira Gilsa, e Hermínio Fortunato. Happy birthday!

…Entre os dias 22 e 27 de setembro, Fernando de Noronha será palco do Noronha Socioambiental Conexões para Conservação, evento que reúne experiências práticas, palestras, oficinas e atividades ao ar livre com o objetivo de aproximar moradores, turistas e pesquisadores da biodiversidade única da ilha.

Noronha Socioambiental — Conexões para Conservação reúne ciência e comunidade em Fernando de Noronha

… A programação contará com a participação de projetos de referência, como Fundação Tamar, Golfinho Rotador, Reef Check Brasil, Meros do Brasil, ECOTUBA e Aves de Noronha, cujos especialistas irão compartilhar pesquisas, vivências e iniciativas dedicadas à preservação dos ecossistemas marinhos e terrestres.

O uso indevido de anabolizantes

Foto: Freepik

*Por João Antonio de Albuquerque e Souza

O crescimento acelerado do uso de esteroides anabolizantes em academias, competições esportivas e até fora desses ambientes tem se consolidado como um grave problema de saúde pública. Substâncias criadas originalmente para fins médicos restritos, como o tratamento de hipogonadismo, passaram a ser utilizadas de forma indiscriminada na busca de ganhos estéticos rápidos ou de melhora no desempenho físico. Essa distorção de finalidade não apenas compromete a saúde individual, como também coloca em xeque a integridade do esporte competitivo.

Estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estimam que cerca de 3,3% da população mundial já tenha feito uso dessas substâncias. A disseminação ocorre em grande parte por influência cultural e midiática, marcada pela exaltação de corpos hipertrofiados e pela promessa de resultados imediatos. No entanto, o que muitas vezes é ignorado são os riscos concretos e documentados do abuso dessas drogas, que incluem infertilidade, distúrbios psiquiátricos, hepatotoxicidade e até morte súbita por complicações cardiovasculares.

Anabolizantes podem gerar riscos à saúde. Foto: iStock

A utilização de anabolizantes fora das indicações médicas é desprovida de base científica. Ainda assim, práticas como o uso em ciclos, pirâmides ou associações com outras substâncias seguem difundidas como se pudessem reduzir riscos, quando na realidade ampliam os danos potenciais, sendo muitos desses danos irreversíveis. A combinação com hormônio do crescimento, hormônios tiroidianos ou diuréticos, por exemplo, não elimina efeitos colaterais e ainda cria um cenário de colapso fisiológico em diferentes sistemas do corpo.

As consequências vão além da esfera física, já que usuários frequentes têm maior propensão a quadros de depressão, comportamento agressivo, surtos psicóticos e risco de suicídio. Além disso, há correlação com aumento da criminalidade, seja por impulsividade exacerbada, seja pela dependência de mercado clandestino que envolve contrabando e manipulação em laboratórios ilegais. Nesse sentido, o problema deixa de ser apenas clínico e passa a ser também social, com efeitos que reverberam na segurança pública.

No esporte, o uso de anabolizantes representa ameaça direta à credibilidade das competições. A Agência Mundial Antidopagem (WADA) proíbe seu uso com punições que podem chegar a quatro anos de suspensão. Ainda assim, escândalos recorrentes de doping demonstram que a prática segue enraizada, desafiando a ética esportiva e minando a confiança do público. A busca pela vitória a qualquer custo, somada à pressão por desempenho, acaba se tornando terreno fértil para que alguns atletas busquem essas condutas ilícitas. Hoje, os anabolizantes com maior quantidade de resultado adverso são estanozol, oxandrolona, ostarina e decanoato de nandrolona, mas, em não raros casos, são detectados inclusive produtos de uso veterinário que sequer são aprovados para uso humano, como trembolona e boldenona.

No Brasil, a Resolução nº2.333/2023 do Conselho Federal de Medicina reforça a proibição do uso estético ou de melhora de performance, classificando como antiética a prescrição para fins não terapêuticos. Apesar disso, há relatos crescentes de profissionais que recomendam o uso sem justificativa clínica adequada, ampliando a falsa percepção de segurança. Esse cenário evidencia falhas tanto na fiscalização quanto na conscientização de pacientes e praticantes de atividade física. Atualmente, se comprovado que o médico prescreveu esteroide anabolizante a atleta, o médico também responderá pela violação de regra antidopagem de administração de substância dopante e poderá ser suspenso por até 30 anos, além das punições que também poderão ser aplicadas ao atleta.

O avanço do uso indiscriminado de anabolizantes exige respostas coordenadas entre medicina, educação, esporte e políticas públicas. Foto: Freepik

O relatório da SBEM ainda aponta que a mortalidade entre usuários de anabolizantes é três vezes maior do que na população em geral. Essa estatística reflete a toxicidade direta das substâncias e também a cadeia de comportamentos de risco associada ao seu consumo.

O avanço do uso indiscriminado de anabolizantes exige respostas coordenadas entre medicina, educação, esporte e políticas públicas. Campanhas de conscientização, fiscalização mais rígida e fortalecimento das instâncias antidopagem são medidas urgentes para conter o fenômeno. Sem uma atuação integrada, o culto ao corpo perfeito continuará alimentando uma engrenagem lucrativa, mas de alto custo humano, em que a promessa de músculos esconde um rastro de adoecimento e exclusão esportiva.

João Antonio de Albuquerque e Souza é atleta olímpico, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Direito e Justiça Social pela UFRGS. 

Dor de ouvido no verão: por que é tão comum?

A água e a falta de cuidados podem aumentar o risco de infecções no ouvido durante o verão. Foto: Freepik

Dor de ouvido é um problema recorrente nos meses de verão. E o motivo é, justamente, o contato frequente e prolongado com a água, nos banhos de mar e de piscina, o que nos torna mais propensos a inflamações ou infecções no aparelho auditivo.

Não é por acaso que a otite externa aguda é também chamada de “otite de nadador”. Esse tipo de infecção, conforme a médica otorrinolaringologia Dra. Bruna Assis, do Hospital Paulista, é decorrente da proliferação de bactérias ou fungos, ocasionada pelo acúmulo de umidade no ouvido.

“A otite externa acomete, especificamente, o conduto auditivo. Isto é, o canal que começa na parte externa da orelha e vai até a membrana do tímpano. Ela provoca uma dor muito intensa nesse canal, que é constituído de osso e cartilagem, e tem a função de direcionar e amplificar as ondas sonoras que chegam até o ouvido. Os pacientes, em geral, têm a sensação de que estão com água no ouvido e a percepção de sons abafados”, resume a Dra. Bruna.

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A otite externa acomete, especificamente, o conduto auditivo. Foto: Pexels

Dentre as principais características que diferenciam a otite externa das demais existentes, a especialista destaca a ausência de febre. “Diferentemente da otite média, que também é muito comum e costuma estar associada a quadros de gripe e resfriado, a otite externa não tem essa relação. Uma das principais causas pode ser o contato prolongado com a água. Por isso, é mais comum no verão, quando as pessoas geralmente vão à praia, piscina.”

Esportistas aquáticos, contudo, devem ter atenção ao problema o ano inteiro, alerta a médica. A começar pela secagem adequada dos ouvidos, após a conclusão das atividades na água, e pela manutenção de uma boa higiene auricular. O uso de cotonetes também deve ser evitado, segundo a Dra. Bruna.

Abaixo, os principais cuidados indicados pela médica a quem deseja evitar a otite externa:

  • Após nadar ou praticar esportes aquáticos, seque cuidadosamente os ouvidos com uma toalha ou use um secador de cabelo no modo frio e com uma distância segura.
  • Evite o uso de cotonetes ou objetos pontiagudos dentro do ouvido, pois eles podem causar lesões ou empurrar a cera para o fundo do canal auditivo.
  • Mantenha uma boa higiene auricular, limpando suavemente a parte externa da orelha com um pano macio.
  • Se você sentir dor, coceira, desconforto ou perda de audição, consulte um médico para avaliação e tratamento.

Imunidade e diabetes

A especialista também faz um alerta em relação à baixa imunidade e ao diabetes, que também podem estar associados a quadros de otite.

“Embora estejam mais distantes do cotidiano de atletas e esportistas, existe, sim, essa relação e é importante destacar. Quem tem um sistema imunológico comprometido, de certo, vai ter maior chance de desenvolver uma infecção. E, no caso específico da otite externa, o diabetes pode também ser uma das grandes causas predisponentes”, observa a Dra. Bruna. Portanto, visitar o otorrinolaringologista regularmente é sempre recomendável.

No caso específico da otite externa, o diabetes pode também ser uma das grandes causas predisponentes. Foto: Steve Buissinne por Pixabay

Asilo São João Bosco recebe doação de alimentos do Grupo Pereira 

Com atendimento de cerca de 90 idosos, o Asilo São João Bosco recebeu, na última semana, alimentos doados pelo Grupo Pereira. A doação foi resultado de uma arrecadação promovida no dia 26, em celebração aos 126 anos da capital, durante ação de troca de mudas de plantas nativas da região por 1 kg de alimento não perecível. A ação foi concentrada nas unidades do Fort Atacadista Cafezais e Três Barras.

De acordo com a presidente do Asilo, Isislene Magalhães, além de colaborar na alimentação dos residentes, a doação representa um exemplo de como simples campanhas podem gerar benefícios sociais com impacto direto. “Essa ação demonstra que a população é solidária e bastam apenas pequenos gestos para que cada um possa colaborar em causas sociais”, aponta. No asilo, os residentes recebem seis refeições diárias e a doação agrega no preparo dos pratos servidos diariamente. Isis lembra que a manutenção da alimentação, bem como de todas as atividades dependem 30% do Fundo Municipal do Idoso e de 70% de doações da população.

Arrecadação foi feita em celebração ao aniversário de Campo Grande. Foto: Divulgação

“Ações como essa têm o poder de transformar. Unir o cuidado com o meio ambiente à solidariedade nos enche de orgulho, especialmente quando o resultado beneficia uma instituição tão importante como o Asilo São João Bosco. Ver a comunidade engajada, trocando mudas por alimentos, reforça o compromisso coletivo com quem mais precisa”, afirma Rafaellen Duarte, Coordenadora de Marketing do Fort Atacadista.

Sobre o Asilo São João Bosco  

Fundado em outubro de 1923, o Asilo São João Bosco é uma instituição sem fins lucrativos que, em 2025, completa 102 anos de missão social. Atualmente, atende cerca de 90 idosos em situação de vulnerabilidade, oferecendo moradia, seis refeições diárias, cuidadores 24 horas, e serviços de enfermagem, fisioterapia, nutrição, pedagogia, além de atividades recreativas, culturais e religiosas, e apoio emocional e espiritual.

Como ajudar:

Doações via Pix: [email protected]

Participação em eventos beneficentes e bazares

Doação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e fraldas geriátricas (das 6h às 18h)

Destinação de parte do Imposto de Renda

Como voluntário ou visitante: visitas diárias (das 9h às 10h30 ou das 15h às 16h30)

Compras no Bazar do Asilo São João Bosco:

Segunda a sexta: 8h às 11h30 e 13h às 16h30

Sábado: 8h às 11h

Beauty Fair

A 20ª edição da Beauty Fair, maior feira de beleza das Américas, iniciou  no sábado, dia 06, com uma abertura cerimonial emocionante que celebrou o aniversário da feira. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até hoje 09 de setembro e conecta profissionais, marcas e tendências que transformam o mercado da beleza.

Convidados posicionados no Torii, prontos para celebrarem a tradicional Kagami Biraki. Foto: Comodo.

A cerimônia de abertura reuniu grandes nomes do setor, políticos e referências. Cesar Tsukuda, Diretor Geral da Beauty Fair e Ricardo Ikesaki, representante do Grupo Ikesaki, foram os anfitriões do evento. Eles receberam no palco o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, o secretário de turismo e viagem de São Paulo, representando o governador do estado, Tarcísio de Freitas e Maria Consuelo Mello, gestora nacional do setorial beleza e bem-estar do Sebrae.

… Bom dia! “Deixe pra trás o que não te leva pra frente”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Caroline Abreu Figueiró, Regina Márcia Rodrigues, Maria Helena Brancher, Vicente Barros, Silvio Cesar Gomes de Oliveira, Marcos Roberto da Silva e João Miguel Pinesso. Happy birthday!

… Uma comitiva de Mato Grosso do Sul cumpriu agenda estratégica e produtiva no Rio de Janeiro, no último dia 04 de setembro, com o objetivo de debater o futuro do futebol e buscar iniciativas para o desenvolvimento regional através do esporte. Os encontros aconteceram na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

… Liderando a comitiva estiveram Guto Dobes Filho, empresário e investidor do Pantanal SAF, cuja participação teve um destaque especial pela visão empreendedora e o foco no impacto econômico do esporte; Gilmar Ribeiro, presidente do Pantanal SAF; Julio Brant, Assessor Especial do Governo do Estado do MS; e Lucas Dolzan, Diretor Executivo da Federação de Futebol de MS.

Delegação de MS cumpre agenda na CBF para colocar o estado no radar da elite do futebol. Foto: Divulgação

… Os encontros com o presidente da CBF, Samir Xaud, e com o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luís Otávio Teixeira Veríssimo, foram os pontos altos da programação, que teve como ênfase particular a implementação de mudanças que possam impactar diretamente Mato Grosso do Sul, potencializando suas estruturas e talentos locais.

… A relevância do evento foi ampliada por um almoço oferecido na própria sede da CBF, onde a delegação teve a oportunidade de confraternizar com ícones do futebol mundial, campeões mundiais, como Bebeto, Zinho, Mauro Silva, Jairzinho e Denilson, entre outros.

Automação com IA exige mais que tecnologia

Foto: Jean Martinelle por Pixabay

Por Fabio Seixas

A automação com inteligência artificial (IA) promete tornar os processos das grandes empresas mais rápidos, econômicos e eficientes. Mas, ao contrário das promessas de soluções “plug-and-play”, a realidade é bem mais complexa. Em vez de sistemas que funcionam sozinhos de forma simples, o que se encontra são processos cheios de exceções, regras não documentadas, departamentos que não se comunicam bem e tecnologias antigas que ainda estão em uso. Automatizar, nesse cenário, não é só apertar um botão, é como fazer uma reforma profunda em uma casa antiga, cheia de improvisos, combinados informais e resistência a mudanças. Para aproveitar de verdade os benefícios da IA, as empresas precisam encarar essa bagunça e tratar a automação como parte de um processo maior de amadurecimento organizacional.

A visão de que ferramentas de RPA (Robotic Process Automation) ou IA generativa podem ser aplicadas sobre processos mal resolvidos e ainda gerar valor é ilusória. Em 2022, um estudo da McKinsey revelou que as empresas que incorporaram IA em seus processos relataram um aumento de produtividade de até 40%, com 70% dos líderes afirmando que a IA é uma prioridade estratégica. A maior barreira não é técnica, mas política e estrutural: donos de processos resistem a ceder controle, exceções viram regra por conveniência, e estruturas sobrevivem porque ninguém ousa questionar decisões antigas.

Automatizar, nesse cenário, não é só apertar um botão, é como fazer uma reforma profunda em uma casa antiga, cheia de improvisos, combinados informais e resistência a mudanças. Imagem de freepik

O uso sério de IA em escala empresarial exige uma mudança de postura. É preciso parar de tratar automação como iniciativa isolada e começar a encará-la como projeto organizacional de maturidade. Só assim se colhe os verdadeiros frutos: previsibilidade, escala e ganho operacional sustentável. Essa transformação passa, inevitavelmente, por engenharia de processos. Por um mergulho nos fluxos reais (não nos fluxogramas bonitos), entendendo gargalos, pontos de fricção e os famosos “isso sempre foi assim”. Nenhuma IA resolve o caos. Ela apenas o acelera.

A solução está em tratar a automação como uma transformação organizacional, não como um projeto de TI. Isso envolve engenharia de processos: mapear fluxos reais, eliminar exceções desnecessárias e investir em governança de dados. Ferramentas de IA podem ajudar, analisando padrões e sugerindo otimizações em tempo real, mas apenas se os processos forem caros. De acordo com a edição mais recente do relatório anual “The Future of Jobs”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, a expectativa é que cerca de 75% das empresas adotem a inteligência artificial até 2027. Além disso, metade dessas organizações acreditam que a tecnologia será um fator decisivo para a criação de novas vagas de trabalho.

A solução está em tratar a automação como uma transformação organizacional, não como um projeto de TI. Imagem de freepik

A automação com IA em grandes empresas é uma jornada de coragem e disciplina, não uma solução mágica. O sucesso depende de reestruturar processos, conectar silos e enfrentar resistências culturais, enquanto falhas, como as de bancos e varejistas, revelam os custos da superficialidade. Em 2025, a vantagem competitiva pertencerá às empresas que tratarem a automação como um projeto de maturidade organizacional, investindo em governança, capacitação e engenharia de processos. Os desafios, custos, dados inconsistentes, legados, são reais, mas superáveis com estratégia e compromisso. A IA pode ser um catalisador poderoso, mas sem uma base sólida, apenas amplificará o caos. Cabe às lideranças decidir: transformar a complexidade em oportunidade ou perpetuar a ineficiência com uma nova camada de tecnologia. O futuro da automação é agora, e exige mais do que bots, exige visão.

Com mais de 30 anos de experiência em tecnologia e negócios digitais, Fabio Seixas é empreendedor, mentor e especialista em desenvolvimento de software.

Shows musicais movimentam o turismo brasileiro e aquecem a economia nacional

Festivais e eventos em todo o país são responsáveis por atrair milhares de visitantes. Procura pelo segmento é uma das tendências apontada em publicação de 2025 do Ministério do Turismo 

Eventos musicais como shows, festivais e turnês de renomados artistas têm intensificado o fluxo de turistas no Brasil para as cidades que sediam os espetáculos, reforçando o poder do segmento de mobilizar multidões.

O movimento constitui um importante motor do turismo nacional, por envolver visitantes do próprio país e, também, internacionais, gerando empregos em vários setores, promovendo a cultura e fortalecendo a imagem de um destino.

Eventos musicais como shows, festivais e turnês de renomados artistas têm intensificado o fluxo de turistas no Brasil. Foto: Wendy Wei / Pexels

Todos os anos, encontros como Rock in Rio, The Town, Lollapalooza e o Festival de Verão de Salvador (BA), além de apresentações a exemplo das cantoras Madonna e Lady Gaga, são responsáveis por atrair milhares de viajantes. Somente o Rock in Rio 2024 na capital fluminense injetou R$ 2,9 bilhões na economia local, segundo informações oficiais do evento, gerando uma ocupação hoteleira média de 88% na cidade nos dois finais de semana do festival.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, enaltece o potencial brasileiro na área. “Turismo também é cultura, e os shows e festivais que temos em todo o Brasil são a prova disso. A cultura brasileira é riquíssima em sua diversidade. Esses eventos mobilizam verdadeiras multidões de fãs, e isso se reflete em ganhos econômicos e geração de mais empregos em várias atividades ligadas ao turismo. Tudo isso só reafirma a potência do turismo brasileiro e da cultura do nosso país”, destaca Sabino.

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA) na Câmara dos Deputados.  Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A 6ª edição da Revista Tendências do Turismo, lançada no mês de fevereiro de 2025 pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, prevê que o turismo musical atingirá receitas totais de US$ 13 bilhões até 2032.

Com isso, empresas de transporte e operadoras de turismo estão cada vez mais adaptando serviços para atender à demanda, consolidando a atividade como uma força transformadora da indústria de viagens.

A publicação ressalta que amantes da música buscam experiências autênticas de imersão cultural em destinos icônicos, transformando viagens em verdadeiras peregrinações à procura de criar memórias inesquecíveis.

Esses eventos mobilizam verdadeiras multidões de fãs, e isso se reflete em ganhos econômicos e geração de mais empregos em várias atividades ligadas ao turismo. Foto: Imagem de rawpixel.com no Freepik

No próximo fim de semana, o Festival The Town agitará o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com shows nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Conforme estimativas oficiais, o evento deve atrair mais de meio milhão de pessoas durante os cinco dias de programação, movimentando um total de R$ 2 bilhões.

 

… Bom dia! “Deixe pra trás o que não te leva pra frente”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Caroline Abreu Figueiró, Regina Márcia Rodrigues, Maria Helena Brancher, Vicente Barros, Silvio Cesar Gomes de Oliveira, Marcos Roberto da Silva e João Miguel Pinesso. Happy birthday!

… Em reconhecimento ao seu 35º aniversário no Brasil, a American Airlines realizou uma semana de comemorações em São Paulo, incluindo uma iniciativa de assistência comunitária e um evento de aniversário para seus principais clientes no país.

Da esquerda para a direita: Julie Rath, José A. Freig, Alexandre Cavalcanti e Simon Hawkins. Fotos: divulgação

… A American fez uma parceria com a organização sem fins lucrativos Atados para apoiar o Instituto NUA, uma organização local em São Paulo dedicada a capacitar crianças e jovens por meio da arte, comunicação e educação. Mais de 30 membros da equipe do Brasil, dos EUA, do Peru e do México uniram forças para revitalizar as instalações esportivas e de lazer do instituto, reformando os jardins, restaurando as quadras esportivas e pintando murais.

Unindo forças para revitalizar as instalações esportivas e de lazer do instituto, reformando os jardins, restaurando as quadras esportivas e pintando murais.

Montblanc lança “Let´s Write”: sua nova campanha global

A Montblanc retorna à sua colaboração criativa com Wes Anderson, dando continuidade ao universo singular que o premiado cineasta criou com o curta-metragem do ano passado, marcando o centenário do lendário instrumento de escrita Meisterstück. Mais uma vez, o visionário cineasta traz à tela sua narrativa visual marcante e seu humor irônico e autorreferencial. Nas mãos de Wes Anderson, a Montblanc se torna um palco para a imaginação desenfreada e lúdica, enquanto ele subverte as expectativas com reviravoltas inesperadas e convida os espectadores a vivenciar o mundo da Montblanc através das lentes da criatividade e de uma dose de humor.

O curta-metragem conta com um elenco de colaboradores frequentes de Wes Anderson, como Rupert Friend, Michael Cera e Waris Ahluwalia, e com a participação da atriz Esther McGregor. Intitulado “Let’s Write” (Vamos Escrever), o curta-metragem retorna à Biblioteca do Observatório da Alta Montanha Montblanc um mundo surreal e coberto de neve, situado acima das nuvens, habitado por um trio de montanhistas interpretados por Anderson, Friend e Cera. Em um roteiro que dá continuidade à exploração de Anderson sobre a profunda conexão da Montblanc com a cultura da escrita, o elenco navega por reflexões metafísicas, narrativas da marca e presentes literais com igual talento.

Joey King e Rupert Friend estrelam a nova campanha global da Montblanc criada por Wes Anderson

A nova história introduz cenários fantásticos, notavelmente a Montblanc Voyage of Panorama, um vagão de trem encenado que atravessa paisagens imaginárias. A experiência do vagão, nas palavras da personagem de Anderson, “demonstra a ideia da ‘jornada’ literal, metafórica e poética”. As personagens refletem sobre a viagem como uma metáfora para a introspecção e a imaginação, cada uma parando um momento para refletir, reconectar-se consigo mesmas e, claro, escrever.

“A Montblanc possui uma herança e um DNA tão extraordinários e ricos; uma fonte inesgotável de material criativo e histórias a serem descobertas e contadas. Em Wes Anderson, encontramos o narrador perfeito, oferecendo uma perspectiva original através da qual as pessoas podem descobrir nossa Maison”, afirma Marco Tomasetta, Diretor Artístico da Montblanc. “A campanha visa a gerar um tipo diferente de emoção que os clientes possam vivenciar em todos os momentos de contato possíveis, despertando sua curiosidade pela escrita e inspirando-os a colocar a caneta no papel.”

Montblanc Voyage of Panorama: vagão imaginário que conduz a uma jornada “literal, metafórica e poética”

Ao longo do curta-metragem, os produtos Montblanc criados para a campanha fazem aparições sutis e não tão sutis. Entre estes estão a nova Montblanc Writing Traveler Bag, a icônica Montblanc Meisterstück, a “SCHREIBERLING” (uma caneta-tinteiro projetada pelo próprio Anderson), uma mesa de escrita portátil e um histórico relógio de bolso Minerva  todos perfeitamente integrados à narrativa.

“O estilo de Anderson desafia as noções tradicionais de narrativa de luxo. O curta-metragem prende a atenção do espectador e provavelmente deixará uma marca duradoura”, explica Stephanie Radl, Diretora Global de Relações com a Marca e Comunicação da Montblanc. “Ao desarmar o público, ele o incentiva a interagir com a marca de forma muito diferente. No final, eles verão que, além do artesanato e do design da Montblanc, a Maison busca inspirar a criatividade em todas as suas formas e encontrar novas maneiras originais de contar histórias.”

Wes Anderson, Rupert Friend, Michael Cera: Let´s Write

O curta-metragem tem a colaboração de Roman Coppola, que atuou como codiretor e também dirigiu conteúdo adicional como parte da campanha; dos produtores Jeremy Dawson e John Peet, e do diretor de fotografia Darius Khondji. A direção de arte ficou a cargo de Adam Stockhausen e Stephan Gessler, o figurino de Milena Canonero e a produção do Babelsberg Production Group.

Além do curta-metragem, a campanha da marca inclui uma série de visuais de campanha filmados por Charlie Gray, com o elenco acompanhado pelos Embaixadores Globais da Marca Montblanc Jing Boran e Xin Zhilei, da China, além de Joey King e Daniel Brühl. Para conferir a história completa e explorar os produtos em destaque, visite Link

… Bom dia! “A clareza de propósito é o ponto de partida de todo o sucesso.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Alfredo Sulzer, Regina Duarte Martins, Milena Teodorowic Reis, Luiz da Silva Paula, Elci Holsback, Carol Silva Dias, Suzana Nunes Freitas, Cleusa Quirino Micheloni, Eliana Leite de Souza e Eleossandra Castelo. Happy birthday!

Cozinhando para o Jeff: Spaghettini com ragu de rabada

O aroma invade a casa, a conversa começa na cozinha, e a mesa vai se enchendo aos poucos de pratos, de risadas e de histórias. Inspirada nesse encontro em volta da mesa aos sabados, a Barilla sugere uma receita que une tradição e sabor em cada detalhe: Spaghettini com ragu de rabada.

Aqui, a leveza e a delicadeza da massa italiana se entrelaçam com a intensidade de um clássico nacional. Um prato que homenageia o tempo da cozinha feita com calma, mas com um toque contemporâneo, pronto para surpreender os convidados e fazer com que cada visita seja inesquecível.

Spaghettini com Ragu de Rabada

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 1h20

Ingredientes

  • 500g de Spaghettini Grano Duro
  • 1,5kg de rabada
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho fresco
  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 copo de vinho tinto seco
  • 150g de parmesão ralado
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Dourar a rabada no azeite e, em seguida, adicionar 1 litro de água fria para soltar o fundo da panela. Cozinhar sob pressão por cerca de 30 minutos ou até que a carne fique macia.

Desossar a rabada e reservar a carne.

Em outra panela, aquecer a manteiga e refogar a cenoura, o salsão, a cebola, o alho e as ervas finamente picadas.

Adicionar a carne desfiada, o tomate pelado e o vinho tinto. Cozinhar lentamente por pelo menos 1 hora, ajustando o sal e a pimenta.

Cozinhar o Spaghettini em água abundante e salgada, conforme o tempo indicado na embalagem, até ficar al dente.

Finalizar salteando a massa no ragu com um fio de azeite e o parmesão. Servir imediatamente.

Buon appetito!

…Bom dia! “Felicidade é saber aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos”.

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Reni Domingos dos Santos, Sinedir Amorim Alem, Ivete Brizuena, Rosimari Bogarim Manfrim, Roberto Hayd, Antonio Elias Morais, Viviane Alves Pereira, Fatima Maria Pegolo Nishida, Francielle Pereira,  Rosana Martins, Adriana Gabas, Mário Sérgio Dorneles Pereira, Eleodoro da Silva Filho, Carlos Eduardo Cristovão Nunes, Valdecir Dias Paganotti e Rosaura Pereira Ribeiro. Happy birthday!

Querida que só, a educadora Reni Domingos dos Santos festejando hoje mais um aniversário

… Nesta quinta-feira (04), aconteceu a coletiva de imprensa da 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas, realizada no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. O encontro reuniu curadores, artistas, críticos, autoridades e personalidades do cenário cultural brasileiro.

O casal Ronald Alem e Sinedir. Ela comemora hoje mais um aniversário.

Para completar, o primeiro dia de portas abertas da Bienal, foi realizado o coquetel de abertura com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que celebrou a importância da mostra para o país. Também estiveram presentes Andrea Pinheiro e Maguy Etlin, presidentes da Fundação Bienal, o curador Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, ao lado dos cocuradoresAlya Sebti, Anna Roberta Goetz, Keyna Eleison e Thiago de Paula Souza.

… Celebridades e artistas também contemplaram à noite, comoAna Carolina Ralston, Antônio Lessa, Astrid Fontenelle, Bárbara Brito, Bia Yunes, Camila Fremder, Camilla Barella, Conceição Evaristo, Didi Wagner, Dudu Bertholini, Keyna Eleison, Luedji Luna, Márcia Fortes, Mel Duarte, Rachel Maia, Rita Carreira, Rodrigo Mitre, Xênia França, Ze Olympio e esposa, Zeca Camargo.

A mostra fica em cartaz de 6 de setembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Parque Ibirapuera, Portão 3), com entrada gratuita.

Até que ponto é normal a cólica menstrual

Especialista do CEJAM explica como hábitos saudáveis podem auxiliar na redução das dores de cólicas menstrual, e orienta sobre quando é necessário procurar ajuda médica. Foto: Andrea Piacquadio

A cólica menstrual é uma realidade para milhões de mulheres e pode impactar diretamente a qualidade de vida, a produtividade e o bem-estar delas. De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), cerca de 50% das mulheres em idade reprodutiva sentem cólicas durante o período menstrual.

A dor tem origem na liberação de prostaglandinas, substâncias responsáveis por estimular as contrações uterinas para a eliminação do endométrio, camada interna do útero que se renova a cada ciclo. Quanto maior a liberação dessas substâncias, mais intensas são as contrações e, consequentemente, a dor sentida.

Cerca de 50% das mulheres em idade reprodutiva sentem cólicas durante o período menstrual. Imagem de diana.grytsku no Freepik

Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de 10% das mulheres em idade fértil sofrem com a endometriose, doença inflamatória crônica que pode demorar anos para ser diagnosticada, justamente por a dor ser frequentemente naturalizada.

Segundo o Dr. Sérgio Rocha, ginecologista da Santa Casa de São Roque, unidade administrada pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” – CEJAM em parceria com a prefeitura da cidade, é fundamental diferenciar a cólica considerada normal daquela que pode sinalizar problemas como endometriose, miomas uterinos ou doença inflamatória pélvica.

“O tratamento das cólicas varia conforme o grau de dor e a causa. Cólica leve pode ser tratada com medicação em casa; moderada, com suporte hospitalar; e nos casos graves, pode haver necessidade de intervenção cirúrgica. A dor é considerada normal quando não compromete a rotina da mulher. Já as cólicas incapacitantes merecem atenção especial”, afirma o médico.

O tratamento das cólicas varia conforme o grau de dor e a causa. Foto: Saranya7 por Pixabay

Além do uso de medicamentos, práticas como atividade física regular, alimentação equilibrada e compressas de água quente podem ajudar a reduzir os sintomas. Em alguns casos, o uso de anticoncepcionais hormonais também pode ser recomendado como forma de controle.

“A medicina alternativa, como acupuntura, fisioterapia e pilates, pode ajudar a combater dores mais leves (as cólicas simples). Já nas cólicas de forte intensidade, o efeito costuma ser mais limitado”, complementa.

Dr. Sergio lembra que visitas regulares ao ginecologista são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas e detecção precoce de problemas de saúde.

O profissional também destaca que manter uma rotina equilibrada fortalece o sistema imunológico e contribui para a regulação dos níveis hormonais, especialmente em pacientes que adotam hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e noites de sono adequadas. Ele ressalta ainda que esse estilo de vida não apenas alivia as cólicas, mas ajuda na prevenção e no controle de diversas outras doenças e sintomas.

“O estresse e a ansiedade podem amplificar a percepção da dor e desregular o ciclo menstrual. O sistema nervoso central é o comando do nosso corpo. Se a paciente está tranquila, em um ambiente emocionalmente equilibrado, a cólica tende a ser de menor intensidade. Portanto, uma mulher que está bem psicologicamente pode ter suas dores menstruais amenizadas”, afirma o especialista.