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Aposte em uma receita de Chocolate Quente Cremoso

Foto: Divulgação/Divino Fogão

Aproveite as baixas temperaturas e aposte na receita de Chocolate Quente Cremoso do Divino Fogão. Com um sabor marcante e textura aveludada, essa bebida é perfeita para aquecer os dias frios e trazer aquele aconchego típico da roça. Feita com ingredientes simples como leite, chocolate em pó, leite condensado e um toque de canela, a receita é fácil de preparar e agrada a todos os paladares. Ideal para acompanhar um bom livro, um filme ou para reunir a família em volta da mesa. Experimente e transforme seu inverno em um momento ainda mais especial com o gostinho caseiro.

Chocolate Quente Cremoso

  • 300ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 caixa de creme de leite
Foto: Divulgação/Divino Fogão

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite, o chocolate em pó, o açúcar e o amido de milho. Misture tudo e leve ao fogo médio. Mexa constantemente até levantar fervura e ficar com uma consistência cremosa. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture até ficar bem cremoso e encorpado. Sirva.

Tempo de preparo: 20 minutos              Rendimento: 2 pessoas

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a economia circular pode ser caminho para empresas mais sustentáveis

Foto: Freepik

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado ontem 5 de junho, foi instituído pela ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, com o objetivo de conscientizar a população global sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Em 2025, o tema escolhido pela organização é “O Fim da Poluição Plástica Global”, com a Coreia do Sul como país anfitrião das celebrações. Diante dos crescentes desafios ambientais, a data reforça a urgência de soluções sustentáveis — entre elas, a economia circular, que se destaca como um dos caminhos mais promissores para unir desenvolvimento econômico e responsabilidade ecológica.

Com problemas como mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e acúmulo desenfreado de resíduos, o mundo empresarial busca alternativas sustentáveis e inovadoras. Entre as principais soluções destaca-se a economia circular, modelo que incentiva o reaproveitamento, a reciclagem e a ampliação do ciclo de vida dos recursos.

De acordo com dados da ONU e da International Solid Waste, a economia circular pode gerar um ganho de US$ 108 bilhões para a economia global até 2050. Esse modelo não só representa uma mudança fundamental na forma como consumimos, mas também abre um leque de possibilidades para inovar em produtos e processos.

Modelo pode gerar um impacto econômico positivo de US$ 108 bilhões globalmente até 2050. Foto:Freepik

Desperdício e baixa circularidade: cenário global e nacional

Globalmente, apenas 9% da economia mundial é circular, de acordo com relatório da Circle Economy, apoiado pela ONU Meio Ambiente. Isso significa que menos de 10% dos 92,8 bilhões de toneladas de minerais, combustíveis fósseis, metais e biomassa usados anualmente são reutilizados.

O mesmo relatório destaca que 62% das emissões globais de gases do efeito estufa (excluindo uso do solo e silvicultura) estão ligadas à extração, processamento e fabricação de bens, reforçando o potencial da economia circular para mitigar mudanças climáticas.

No Brasil, em junho de 2024, houve o lançamento da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) pelo Governo Federal. O documento estabelece diretrizes para o uso eficiente de recursos naturais, redesenho das cadeias produtivas e incentivo à regeneração ambiental.

A implementação da ENEC representa um marco significativo para o país, especialmente considerando que atualmente apenas 4% dos 81,8 milhões de toneladas de resíduos gerados anualmente são reciclados no Brasil, embora o potencial de reciclagem seja de pelo menos 30%, conforme o Plano Nacional de Economia Circular. Essa disparidade evidencia uma oportunidade de crescimento extraordinária para o setor.

Thiago da Mata CEO da Kwara. Foto: LinkedIn

Para Thiago da Mata, a ENEC estabelece condições propícias para a adoção de práticas circulares. “Ela promove inovação, dissemina a cultura da reutilização e estimula a capacitação para reduzir, reaproveitar e reprojetar a forma como os produtos são concebidos. Além disso, incentiva o uso racional dos recursos, reduz a geração de resíduos e sugere instrumentos financeiros para apoiar iniciativas circulares, integrando esforços entre diferentes níveis governamentais e a força de trabalho”, analisa.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Centro de Pesquisa em Economia Circular da USP, 85% das indústrias brasileiras já adotam alguma prática de economia circular em suas cadeias produtivas. Essas práticas visam reduzir o desperdício e aproveitar ao máximo os recursos, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa: 68% dos empresários do setor afirmam que as medidas ajudaram a diminuir essas emissões.

O custo do desperdício: R$ 14 bilhões perdidos anualmente

Os números brasileiros revelam um cenário preocupante: cerca de 45% dos resíduos passíveis de reaproveitamento são perdidos anualmente no país, gerando um prejuízo estimado em R$ 14 bilhões, segundo dados da Abrelpe. Essa perda representa não apenas um problema ambiental, mas também uma oportunidade econômica desperdiçada.

Para empreendedores e empresas que buscam alternativas inteligentes e econômicas, a circularidade econômica oferece oportunidades robustas em ambas as pontas: compra e venda de ativos.

A economia circular já está transformando a maneira como as empresas operam, inovam e se posicionam no mercado. Foto: Pixabay

“Muitos itens de alta qualidade, como mobiliário corporativo, equipamentos de tecnologia e veículos, podem ser adquiridos por preços competitivos em leilões ou vendas diretas de empresas que estão renovando seus estoques, ou ainda vendidos para gerar receita extra e otimizar espaço e recursos”, destaca o CEO da Kwara.

Leilões de logística reversa crescem mais de 700% em 2025

A economia circular já está transformando a maneira como as empresas operam, inovam e se posicionam no mercado. Um exemplo prático são os bens que antes seriam descartados após retornos de logística reversa e que agora são tratados como novas fontes de receita por meio de plataformas especializadas, como leilões online ou presenciais.

“Essa prática não apenas reduz o impacto ambiental, mas também proporciona agilidade financeira e eficiência operacional, fundamentais para empresas que buscam lucratividade enquanto fortalecem seus compromissos com as práticas ESG”, comenta Da Mata.

A logística reversa envolve o retorno de produtos ou materiais ao ciclo produtivo, seja para reutilização, reciclagem ou descarte adequado. Apesar de sua importância, a falta de infraestrutura adequada ainda representa um gargalo significativo no Brasil.

A economia circular já está transformando a maneira como as empresas operam, inovam e se posicionam no mercado. Foto: Sumanley xulx por Pixabay

Iniciativas pioneiras já demonstram como transformar esse desafio em oportunidade, com a comercialização de itens de empresas que estão trocando estoques, realizando desativações, modificando mobiliário, frota de veículos ou equipamentos, produtos de logística reversa, entre outros.

Segundo dados da plataforma o valor total arrematado em leilões de itens oriundos da logística reversa cresceu mais de 700% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. O avanço é consistente também no comparativo semestral: entre o primeiro e o segundo semestre de 2024, o crescimento foi de quase 400%.

Soluções práticas para um futuro sustentável

As ações sustentáveis da economia circular não só auxiliam as empresas a diminuir despesas operacionais e aprimorar recursos, como também fortalecem sua reputação como entidades com responsabilidade social e ecológica. A venda de ativos excedentes permite que essas instituições transformem o que seria descartado em fontes de receita, promovendo eficiência financeira.

Além dos benefícios financeiros, essa prática fortalece o compromisso com as práticas ESG, demonstrando responsabilidade ambiental e social. Em um cenário de custos operacionais elevados e recursos cada vez mais escassos, a circularidade se torna uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência financeira.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, fica evidente que a economia circular representa mais do que uma tendência Imagem de jcomp no Freepik

O futuro é circular e inevitável 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, fica evidente que a economia circular representa mais do que uma tendência: é uma estratégia essencial para negócios que desejam se destacar no cenário atual e futuro.

“Com os recursos naturais cada vez mais escassos, não se trata de ‘se’ as empresas vão adotar práticas circulares, mas ‘quando’. Aqueles que se adaptarem rapidamente estarão à frente no cenário competitivo”, finaliza Thiago.

Organizações que enxergam os desafios ambientais como oportunidades serão protagonistas do futuro. A economia circular não é apenas uma solução possível é o caminho inevitável para um planeta mais justo, inovador e sustentável.

The Westin Porto de Galinhas comemora três anos

Equipe do The Westin Porto de Galinhas. Foto: divulgação

Neste mês de junho, o The Westin Porto de Galinhas completa três anos de operações como o primeiro hotel no Brasil com a bandeira Westin Hotels & Resorts, prestigiada marca da Marriott International com foco em bem-estar. Ao longo desta história de sucesso, o The Westin Porto de Galinhas passou por uma trajetória de crescimento notável, tornando-se referência entre os resorts de luxo do país.

O hotel ganha cada vez mais destaque no mercado nacional, atraindo um público qualificado e ampliando sua presença no segmento premium. O aumento da procura por hospedagens e da percepção de valor da marca foi impulsionado por investimentos estratégicos e uma proposta de serviço all-inclusive de padrão internacional.

Equipe do The Westin Porto de Galinhas. Foto: divulgação

Desde sua inauguração, o The Westin Porto de Galinhas busca aprimorar a experiência dos hóspedes e aposta em melhorias contínuas em estrutura e serviços. Em outubro de 2024, o The Westin Porto de Galinhas anunciou um investimento de R$ 25 milhões para a criação de novas áreas que vão combinar gastronomia, entretenimento e conforto. As obras, já em andamento, têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.

O compromisso com a inovação e a excelência na hospitalidade posiciona o The Westin Porto de Galinhas como um dos principais destinos para quem busca sofisticação e bem-estar à beira-mar, com perspectivas positivas para os próximos anos.

Com experiências focadas em bem-estar, o The Westin Porto de Galinhas oferece uma estadia capaz de revigorar corpo e mente. Sua ampla área de lazer conta com piscinas, beach club e, na faixa de areia da praia, quadras de vôlei e de beach tennis, além de kids club, teens club, Heavenly Spa, academia e recreação para diferentes faixas etárias. O resort tem ainda quatro restaurantes, food truck, café, quatro bares e carrinhos pop-up para se servir à vontade. Todos os quartos do resort são espaçosos, aconchegantes e bem equipados.

Conheça as novas regras para moradias sociais em São Paulo

Decisão da Prefeitura de São Paulo sobre limites de aluguel para imóveis HIS e HMP, e confusão no uso de unidades NR, expõem risco jurídico e desinformação entre investidores. Foto: Divulgação

A recente decisão da Prefeitura de São Paulo, publicada em 28 de maio de 2025, que limita o valor do aluguel de unidades classificadas como Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP) a até 30% da renda familiar do locatário, gerou impacto direto entre investidores e profissionais do setor imobiliário. A medida, que visa garantir o cumprimento da função social da moradia e coibir irregularidades, reacendeu o debate sobre segurança jurídica e riscos regulatórios em diferentes segmentos do mercado.

A nova regulamentação determina que:

  • HIS-1 é destinado a famílias com renda de até R$ 4.554,00 mensais;
  • HIS-2, até R$ 9.108,00;
  • HMP, até R$ 15.180,00; e veda a locação por curta temporada, como via Airbnb ou Booking. O valor máximo de venda dessas unidades também foi fixado, variando entre R$ 266 mil e R$ 518 mil, conforme a faixa de renda. Além disso, o locador e o incorporador passam a ser corresponsáveis por eventuais irregularidades no uso do imóvel.
A medida, que visa garantir o cumprimento da função social da moradia e coibir irregularidades. Foto: Imagem de freepik

“Tenho conhecidos que compraram mais de um apartamento com esse foco através de outros corretores e imobiliárias e agora estão enfrentando dificuldades. Um deles já me procurou tentando vender, depois que descobriu que não se enquadra nos critérios da nova regra e que não conseguirá alugar como havia planejado”, relata Thiago Godoy, fundador da Legacy Consultoria e Investimentos, empresa especializada em ativos de luxo.

Segundo o especialista, o cenário evidencia uma questão negligenciada por muitos compradores: o risco regulatório. “Muita gente comprou apenas olhando o preço por metro quadrado, que nesses empreendimentos é mais acessível, chegando a R$ 15 mil em bairros como Vila Nova Conceição, enquanto estúdios convencionais na mesma região custam até R$ 40 mil o metro quadrado. Mas ignoraram a finalidade específica dessas unidades e as consequências legais do uso indevido.”

Além dos imóveis HIS e HMP, há também um aumento nas dúvidas em relação às Unidades Não Residenciais (NR). Diferentemente dos imóveis populares, essas unidades são destinadas exclusivamente a atividades comerciais, profissionais ou de hospedagem temporária como consultórios, escritórios, lojas ou aluguel por temporada. Apesar disso, muitas pessoas têm adquirido studios classificados como NR com a intenção de residir de forma permanente, o que infringe as diretrizes urbanísticas de São Paulo.

Muitas pessoas têm adquirido studios classificados como NR com a intenção de residir de forma permanente, o que infringe as diretrizes urbanísticas de São Paulo. Foto: Leohoho por Pixabay

“Essa confusão é cada vez mais comum. Nem todo estúdio é NR, mas muitos foram vendidos como se fossem oportunidades de moradia ou investimento sem riscos. O problema é que essas unidades têm limitações claras de uso e quem usa como residência permanente ou aluga por longos períodos pode ser notificado, multado e até enfrentar ações judiciais”, alerta  Thiago Godoy.

No segmento de luxo, o especialista observa que esse tipo de instabilidade regulatória é fator decisivo na hora da compra. “Meus clientes buscam, além de localização privilegiada e acabamento de alto padrão, estabilidade jurídica. Por isso, imóveis em regiões como Jardins, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e condomínios no litoral continuam valorizados: ali, as regras são claras, e o risco de surpresa regulatória é muito menor.”

Para ele, a recente movimentação da Prefeitura é um alerta valioso para todo o mercado: “A função social da moradia deve ser respeitada, e isso é legítimo. Mas também é necessário que o investidor seja do mercado popular ou de alto padrão compreenda o arcabouço regulatório antes de tomar uma decisão. Segurança jurídica não é um detalhe: é o que sustenta a confiança no setor.”

No segmento de luxo, o especialista observa que esse tipo de instabilidade regulatória é fator decisivo na hora da compra. Foto: Pixabay

O mercado agora acompanha de perto os efeitos da nova norma e a intensificação da fiscalização sobre o uso indevido das unidades. A expectativa é de que, diante da polêmica, surjam mais ações de esclarecimento e um debate mais profundo sobre como equilibrar políticas públicas de habitação com um ambiente de investimentos estável e seguro.

“Não basta olhar para os números. É preciso considerar o contexto social, político e regulatório de cada investimento. No fim, segurança jurídica é o que sustenta o valor de longo prazo no setor.”

Cultura e festividades brasileiras se destacam em junho

Atrações juninas, religiosas, o romantismo do Dia dos Namorados e a disputa entres os Bois Garantido e Caprichoso, no Amazonas, marcam o mês

Junho é um dos meses mais vibrantes do Calendário Turístico Oficial do Brasil. Com festas populares e manifestações culturais espalhadas pelo país, o destaque vai para as celebrações de São João, São Pedro e Santo Antônio, que atraem milhões de visitantes, proporcionando comidas típicas, danças e muita alegria. Mas, não para por aí: a Festa do Divino e o Festival de Parintins (AM) também ganham os holofotes.

Na hora de escolher o destino, uma dica é consultar o Calendário Turístico Oficial do Brasil, ferramenta do Ministério do Turismo que reúne os principais eventos nacionais. No site do Calendário, gestores municipais, estaduais e organizadores das atrações podem divulgar suas programações, ampliando a visibilidade dos eventos que promovem.
O calendário se consolida como uma vitrine nacional e internacional, valorizando a diversidade cultural e fortalecendo o turismo sustentável no país. Confira a seguir os eventos de destaque em junho no Brasil:

ARRAIAIS

Em Pernambuco, o São João de Igarassu movimenta o litoral norte do estado durante todo o mês. Entre 21 e 30 de junho, o Sítio Histórico e bairros como Cruz de Rebouças, Três Ladeiras, Cuieiras e Nova Cruz receberão shows e o tradicional arrastão junino Forrodrilha, com bandas de forró, quadrilhas e grupos culturais.

Em Minas Gerais, a cidade de Pingo d’Água celebra, de 4 a 30 de junho, festas como o Arraiá da Municipal e o Arraiá do Terceirão, recheados de quadrilhas, forró, comidas típicas e brincadeiras para toda a família.

Em Pernambuco, o São João de Igarassu movimenta o litoral norte do estado durante todo o mês. Foto Ilustrativa. Créditos: Italo Crespi

Na região Norte do Brasil, Nhamundá (AM) promove, de 5 a 13 de junho, a Festa de Santo Antônio, com o tradicional círio fluvial: barquinhas artesanais acompanham a imagem do santo pelas águas, abençoando a cidade. O evento inclui comemorações religiosas, shows e a apresentação de princesas e príncipes, ligados a promessas de fé. Já em Ariquemes (RO), o Arraiá Ariquemes, de 6 a 8 de junho, reúne mais de 15 mil pessoas em competições, quadrilhas juninas, shows e culinária regional. Em Paraíso (TO), o Arraiá no Paraíso acontece nos próximos dias 27 e 28.

NAMORADOS

O “mês do romantismo” também tem espaço no Calendário. Em Canela (RS), a Semana dos Namorados, de 6 a 14 de junho, oferece aos casais o cenário perfeito: paisagens da Serra Gaúcha, restaurantes aconchegantes e experiências românticas para momentos inesquecíveis.

Na cidade de São Paulo (SP), haverá uma noite especial em 12 de junho com o “Banho de Lua – Edição Especial Dia dos Namorados”, no Instituto Principia (bairro Bela Vista). O evento gratuito combina arte, ciência e poesia: a partir das 21h30, é possível observar a Lua e suas crateras com telescópios, embalados pela famosa canção “Banho de Lua”, eternizada por Celly Campello e relembrada pelos Mutantes. A programação inclui bate-papo e orientações sobre astronomia, criando um clima mágico sob o céu estrelado paulistano.

Canela Rio Grande do Sul Serra Gaúcha Foto: Divulgação

RELIGIÃO

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do Brasil. Com raízes portuguesas, reúne comunidades em procissões, missas, folias e apresentações folclóricas.

Em Nazaré Paulista (SP), a festa ocorre de 15 a 29 de junho e envolve rituais como a chegada da paçoca, preparada com monjolo na zona rural e levada em carro de boi até a Igreja Matriz da cidade, acompanhada por cavaleiros e grupos folclóricos de congadas. Já em Itanhaém (SP), desde 31 de maio até 15 de junho, os destaques são a Folia do Divino, a chegada das bandeiras, a Erguida e Descida do Mastro e a abertura solene do Império. Aos fins de semana, há ainda uma quermesse beneficente na Praça Narciso de Andrade.
No Ceará, o município de Morada Nova celebra o Divino entre 29 de maio e 8 de junho com artesanato local e feira gastronômica, destacando tapiocas, bolos, doces, bordados e peças de madeira e couro, que aquecem a economia e fortalecem os laços comunitários.

Festival de Parintins – Acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

PARINTINS

Mundialmente famoso, o Festival de Parintins (AM) acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, com as vibrantes disputas entre os Bois Caprichoso e Garantido. No Anfiteatro Sila Marçal da cidade, o público também pode viver a cultura popular amazônica e suas danças, folguedos e apresentações de bois mirins.

GASTRONOMIA

Eventos gastronômicos também movimentam o turismo ao longo de junho. Entre os dias 3 e 11 do mês, Goiás recebe a 1ª edição do Festival Gastronômico de Portugal, com 10 restaurantes participantes em Goiânia, Trindade, Anápolis, Pirenópolis e Rio Verde, homenageando o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
De 12 a 22 de junho, Bento Gonçalves (RS) brilha com a Fenavinho – Festa Nacional do Vinho, que há mais de 50 anos promove o produto brasileiro e projeta a cidade como Capital Brasileira da bebida.

Fenavinho – Festa Nacional do Vinho, que há mais de 50 anos promove o produto brasileiro e projeta a cidade como Capital Brasileira da bebida. Foto: Divulgação

Já de 19 a 22 de junho, Altamira (PA) realiza o Circuito Gastronômico – Chocolat Xingu. Trata-se de um evento paralelo ao Festival Chocolat Xingu, que movimenta restaurantes, lanchonetes e hotéis com pratos e criações inspiradas no cacau e no irresistível chocolate artesanal. Os eventos reforçam o valor da gastronomia como motor cultural e econômico, encantando visitantes e promovendo o turismo regional com muito sabor e criatividade.

… Bom dia! “Dê valor aos momentos e não às lembranças, porque o passado nunca volta”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Ricardo Malta, Michely Ferreira, Gilmar Debus, Laura Ribeiro, Gustavo Fico, Cristiane Melo Auerswald, Edna Maria Pitondo, Dylan Porto, Helton Davis, Adrielly Nascimento, Fabiana Silva de Senna, Cleuza Marques, Hérico Ferraz, Miriam Queiroz, Nivaldo Ribeiro, Shirley Oliveira Cavalcante, Daniel Vilhalba, Maria Luisa Lagamayo, Rosalvo Rodriguez, João Jorge Padilha Dos Santos, Monica Gonçalves, Roberto Roman Rasakis Borgonha, Alberto Carlos Souza e Suely Gama. Happy birthday!

Sorridente que só, o decorador Ricardo Malta festejando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Celebrado na primeira quarta-feira de junho, o Dia Mundial da Corrida reforça uma tendência que segue em alta no universo fitness: o crescimento acelerado das corridas de rua no Brasil. Muito além de um movimento pontual, a modalidade vem ganhando adeptos e impulsionando novos hábitos de saúde, consumo e treinamento físico.

Segundo um levantamento realizado pela Olympikus em conjunto com a Box1824, o Brasil acumula um número total de aproximadamente 13 milhões de adeptos da corrida, que hoje ocupa a quarta posição entre as atividades físicas favoritas da população, atrás apenas da caminhada, musculação e futebol.

As corridas exigem preparo físico, técnica e consistência, e o acompanhamento especializado. Foto: Freepik

… Para o mercado, esse movimento representa uma série de oportunidades. Obviamente a procura por equipamentos, como tênis e roupas voltadas para esse universo, cresce à medida que a popularidade aumenta. No entanto, um dos maiores impactos está na demanda por profissionais capacitados para orientar corredores, especialmente aqueles que estão começando ou buscam melhorar o desempenho com segurança.

As corridas exigem preparo físico, técnica e consistência, e o acompanhamento especializado permite que os treinos sejam personalizados de acordo com os objetivos, histórico e condição física do aluno. Com a crescente procura, profissionais de Educação Física têm encontrado nesse público uma oportunidade concreta para ampliar sua atuação e se diferenciar no mercado.

… O crescimento das corridas como hábito saudável e estilo de vida mostra que a tendência vai além do esporte, é um campo fértil para profissionais que unem conhecimento técnico, tecnologia e visão de futuro.

O verdadeiro valor da consultoria não está apenas na rentabilidade

Ainda hoje, muitos investidores iniciam sua jornada acreditando que o segredo está em encontrar “o melhor investimento”. Foto: bertholdbrodersen por Pixabay

Por Renato Moredo Ormeni

Durante anos, a indústria de investimentos foi alimentada pela promessa de retornos excepcionais. Ainda hoje, muitos investidores iniciam sua jornada acreditando que o segredo está em encontrar “o melhor investimento”, aquele com maior rentabilidade, menor risco e que entrega resultados rápidos. No entanto, esse foco excessivo em performance tende a alimentar um ciclo de ansiedade, insegurança e decisões impulsivas. A obsessão pela rentabilidade, potencializada pelas redes sociais e pelo marketing financeiro, acaba obscurecendo o que realmente importa: a construção de um plano financeiro claro, coerente com os objetivos e capaz de trazer tranquilidade. Segundo dados da ANBIMA, 52% dos brasileiros sentem alto nível de estresse ao lidar com suas finanças. E não é por falta de esforço ou ambição, é por falta de direção.

A consultoria financeira, quando bem estruturada, não deve se restringir a buscar ganhos extraordinários. Seu verdadeiro valor está em ajudar o investidor a compreender onde está, onde quer chegar e como trilhar esse caminho com segurança. Um plano financeiro bem feito organiza prioridades, calcula riscos reais e dá previsibilidade, elementos que, somados, geram aquilo que falta à maioria dos brasileiros: paz financeira. Essa paz não significa ausência de problemas, mas sim a capacidade de enfrentá-los sem desespero. Assim como o equilíbrio emocional não se baseia em eliminar desafios da vida, o equilíbrio financeiro não depende de acertar o “investimento da vez”, mas de ter clareza para decidir com confiança, mesmo diante das incertezas do mercado.

A consultoria financeira, quando bem estruturada, não deve se restringir a buscar ganhos extraordinários. Foto: Pixabay

Dados do SPC Brasil mostram que 8 em cada 10 brasileiros não sabem como controlar suas próprias despesas. A falta de organização financeira não só compromete o presente, como afeta diretamente a saúde mental. Uma pesquisa da Onze apontou que 74% das pessoas associam saúde financeira com bem-estar emocional. E quando se analisa o comportamento dos investidores mais arrojados, como os day traders, o cenário é ainda mais alarmante: segundo estudo de Giovanetti, Chague, e De-Losso, apenas 1% desses investidores são lucrativos de forma consistente.

O que esses números revelam é simples: sem planejamento, até a maior rentabilidade perde valor. O que realmente constrói liberdade financeira é o conhecimento aliado à segurança de saber por que cada escolha está sendo feita. Ao invés de perguntar “qual é o melhor investimento?”, talvez o investidor devesse começar com: “qual plano me dá segurança para viver com tranquilidade e propósito?”. A resposta, quase sempre, não está no ativo mais rentável, mas no alinhamento entre metas, perfil e estratégia.

Renato Moredo Ormeni é Consultor de Investimentos CVM da MZM Wealth. 

Lançamento de projeto de alto luxo, no Bairro dos Jardins, em São Paulo

Em parceria com Vitacon, residencial é o primeiro projeto da Housi focado no público AA e com gestão total da marca

A startup brasileira pioneira no conceito de Moradia por Assinatura, que está transformando o mercado tradicional de hospedagem em uma nova experiência para moradores e investidores, chega com uma grande novidade: a abrangência de uma nova atuação, agora no mercado de luxo em São Paulo.

Em parceria com a incorporadora Vitacon, especialista em desenvolvimento de Studios em São Paulo, o primeiro projeto de luxo das duas marcas está sendo estrategicamente realizado na rua mais valorizada do Jardins: a Rua Bela Cintra. Uma verdadeira preciosidade na cidade, envolto às melhores gastronomias, serviços e comércio de alta qualidade e diversidade.

O projeto redefine o conceito de sofisticação ao unir design, tecnologia e hospitalidade premium com experiência única e diferenciada, trazendo diferenciais paisagísticos exuberantes e arquitetura inspirada nas principais tendências mundiais, promovendo um ambiente aconchegante em um verdadeiro Oásis de descompressão, design, tendência e bem estar. em plena Cosmopolita São Paulo.

VGV

Com VGV de R$ 120 milhões e full gestão da operação e serviços feita por parte da Housi, o H Bela Cintra é o primeiro de muitos projetos da Proptech no segmento de luxo. Visando transcender a experiência de serviços e hospitalidade, o time de produto e arquitetos realizou uma imersão profunda nos mais sofisticados e reconhecidos hotéis europeus e americanos, trazendo detalhes sutis de experiência que serão equilibrados com o charme da culinária e arte brasileira. A Housi reforçou seu time com profissionais de alta performance, vindos das maiores redes de hotelaria de luxo do mundo.

Sofisticação

Inspirado nas melhores tendências globais de hospitalidade, o empreendimento equilibra a sofisticação e a personalização de um hotel de luxo com a liberdade e a conveniência de uma residência moderna e funcional, além da praticidade e desburocratização dos serviços de Short Term Rental. “Este é um projeto que traduz nossa visão de futuro para o setor imobiliário. Criamos um modelo de Moradia Inteligente que combina luxo, design icônico, experiências memoráveis e serviços de alto padrão para um público específico que busca mais do que apenas um lugar para morar, mas um local para inspirar, conectar e viver na região mais valorizada e pulsante de São Paulo. Com a nossa tecnologia, entregamos hospedagem de short e mid term com padrão superior e custo mais acessível que os hotéis ultrapassados da região dos Jardins. É o novo luxo inteligente: mais conforto, mais praticidade, menos burocracia.”, destaca Alexandre Frankel, CEO da Housi.

Alexandre Frankel, CEO da Housi. Foto: Divulgação

O projeto tem como objetivo ser a solução para um cenário onde faltam experiências autorais de moradia de alto padrão que valoriza o estilo de vida Wellness integrado à tecnologia e inovação. O H Bela Cintra sintetiza a redução da complexidade operacional para investidores e proprietários, mantendo a possibilidade de escalabilidade e conectado a serviços de marcas premium, que o destacam de diversos hotéis e residências já existentes na cidade.

Victoria e Bárbara Bacchida Imã Brands – construtora de negócios inovadora que alia design, arquitetura, branding e focada no mercado de alto padrão. Foto:  (Bel Crisosttomo/Divulgação)

Projeto

A criação do projeto é assinada por Bárbara Bacchi e Victoria Bacchi, da Imã Brands – construtora de negócios inovadora que alia design, arquitetura, branding e business focada no mercado de alto padrão. Com muita criatividade e ousadia, as empresárias e irmãs atuam no formato 360° onde estão envolvidas em todas as etapas de criação, formando um ecossistema, que inclui o desenvolvimento do conceito da marca, modelo de negócio, estratégia de branding, arquitetura de performance, implementação e operação. “Para esse projeto, nós buscamos as principais tendências de hotelaria mundial e aliamos tecnologia wellness, com base no novo comportamento do consumidor que incorpora o wellness lifestyle em sua vida”, para criar um projeto único, que levasse a Housi para um grande momento“, comenta Bárbara Bacchi.

O modelo revolucionário tem a missão de criar espaços inusitados que se conectam com os moradores e hóspedes para proporcionar experiências transformadoras. “A arquitetura de negócios que criamos é um palco imersivo, estrategicamente projetado para impulsionar o faturamento e comunicar a essência da marca“, completa Victoria Bacchi.

Mercado de luxo

Com a entrada no mercado de luxo, a Housi expande suas soluções para um novo nicho imobiliário e projeta atrair mais de 50 novas incorporadoras em sua nova frente de negócios, iniciando com a Vitacon em seu primeiro projeto. O modelo de gestão, combinado com o know-how em hospitalidade e tecnologia da Housi, se torna um diferencial competitivo para stakeholders que buscam maximizar a rentabilidade de seus empreendimentos e oferecer um produto altamente desejado pelo público AA. Além de São Paulo, a Housi tem estudado outras praças no sul, sudeste e centro-oeste pensando em projetos futuros.

“O H Bela Cintra está localizado no miolo dos Jardins, uma das regiões mais valorizadas de São Paulo e de alta rentabilidade para o investidor. É um projeto pioneiro e inovador, promovendo novo conceito de moradia para um público exigente e que busca serviços diferenciados.”, explica Ariel Frankel, CEO da Vitacon.

Ariel Frankel, CEO da Vitacon Foto: Divulgação

O empreendimento conta com 94 unidades, e traz diferenciais em design de interiores, comodidades inteligentes e serviços personalizados, inclusive aqueles já reconhecidos nos empreendimentos da Housi, como o Appspace, plataforma inovadora que permite uma experiência de compra diferenciada dentro do próprio condomínio por meio de parceria com diversas marcas e soluções inteligentes e práticas. O H Bela Cintra garante um novo padrão de moradia para o segmento premium sem perder a identidade disruptiva da Housi, em uma proposta de exceder as expectativas e necessidades do público, possibilitando uma experiência pautada no diferencial positivo e resultando em vivências memoráveis.

Serviços exclusivos

Os moradores e hóspedes terão à disposição serviços exclusivos, experiências de alta gastronomia e espaços comuns de alto padrão, como spa, carros de luxo compartilhados, mini market gourmet, serviços on demand de segurança executiva, signature bar, áreas de wellness, wine meeting room e um estúdio de podcast, trazendo um conceito de lifestyle completo para o empreendimento; além de comodidades únicas ligadas ao conceito de Moradia Inteligente, como quartos inteligentes conectados ao concierge disponível 24 horas através de tecnologias “taylor made”. Com investimento robusto em tecnologia e hospitalidade, a Housi aposta no conceito do luxo aspiracional para transformar o modo como as pessoas vivenciam a moradia.

A bandeira H de luxo chega como uma poderosa âncora de valorização para empreendimentos em todo o Brasil, em parceria com os melhores incorporadores de cada região. Mais do que uma bandeira, um selo de prestígio, performance e experiência incomparável. A previsão é que o empreendimento seja entregue em 2027, consolidando-se como um marco na evolução do mercado imobiliário de luxo no Brasil.

Mais informações poderão ser obtidas  com o corretor de imóveis Jefferson de Almeida  (Creci SP: 242838) pelo WhatsApp: 67 98425 6330
… Bom dia! “Nunca estrague o seu presente por um passado que não tem futuro.”

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Denilson Secreta Nantes, Luiz Carlos Vera, Ivone Alves da Silva, Theisi Bongiovanni de Oliveira, Fábio Estigarribia Quintanilha, Josefina Roca, Melina Medeiros Quintella, Rogerio Marcondes, Oraci Ferreira, Irineu Alves de Lima, Dina Mara de Mattos, Luis Carlos Bacargi, João Victor James, José Roberto Evangelista, Zuleide Soares, Lourdes Santiago Figueiredo e Liana da Paz. Happy birthday!

Baixo Alentejo conquista título de Cidade Europeia do Vinho 2026

Castelo - Moura - crédito Turismo do Alentejo

O Baixo Alentejo conquistou o prestigiado título de Cidade Europeia do Vinho 2026, uma distinção que reconhece a tradição milenar e a excelência da produção vitivinícola na região. A candidatura vitoriosa abrange 13 concelhos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Com raízes que remontam há mais de dois mil anos, o Baixo Alentejo destaca-se pela produção do tradicional vinho de talha, elaborado ainda hoje com os métodos ancestrais herdados do período romano. Em 2026, a região será promovida como um dos grandes destinos enoturísticos da Europa, combinando tradição, autenticidade e projeção internacional.

Vinho-de-Talha-Credito-Turismo-do-Alentejo

A programação da Cidade Europeia do Vinho 2026 será estruturada em seis eixos temáticos: Artes, Patrimônio, Saúde, Rua, Ciência e Esporte, e prevê mais de 20 atividades ao longo do ano, sendo pelo menos três com impacto internacional. A proposta tem como objetivo dinamizar o setor do vinho, valorizar a identidade cultural do Baixo Alentejo e atrair mais visitantes ao território, fortalecendo a sua visibilidade em mercados externos.

“A conquista deste título é um reconhecimento ao compromisso do Alentejo com a preservação da sua herança vitivinícola e cultural. Esta distinção é também uma oportunidade de consolidar a região como referência internacional no enoturismo, promovendo não apenas os nossos vinhos, mas também o nosso território, tradições e o estilo de vida único. Estamos preparados para receber o mundo e mostrar o que temos de melhor”, afirma José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo.

Mértola – crédito Turismo do Alentejo