Ultimamente vivemos uma enorme crise de respeito aos direitos fundamentais humanitários em território nacional e internacional. Especificamente o direito fundamental de liberdade de expressão passa por uma crise face as ameaças decorrentes de atos das autoridades, incluindo-se os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nacionais.
Hoje, muitas pessoas que deveriam defender a liberdade de expressão regularmente ou por ofício, voltam-se para suprimir a visão de outros. A liberdade de expressão é um dos meios mais adequados para a proteção contra tiranias.
Importante revelar também que a liberdade de expressão é um direito inerente ao próprio indivíduo, sendo um direito fundamental de personalidade, o qual revela a possibilidade de ser e expressar o ser que se é. Portanto, o direito de expressar é parte inerente do direito de personalidade.Alguns chegam a defender a liberdade de expressão como um direito natural. Mesmo sendo um direito fundamental, tem certos limites, mas tais limites não podem ser impostos através de atos que visam e se equiparam a censura.
Essa introdução é nada mais do que tentar informar a sociedade que a liberdade de expressão está sendo vetada pelos Poderes, mas através de base legal, que por uma simples interpretação histórica, é totalmente descabida para o atual cenário.
Procedimentos com base na Lei de Segurança Nacional disparam na atualidade. Herança da ditadura, a norma também vem sendo utilizada pelo STF para reprimir ataques ao Estado de Direito erroneamente.
Diante deste cenário, capitaneados pelo Prof. Dr. Flávio Martins, renomado jurista, advogado e docente constitucionalista, juntamente com outros juristas de alto gabarito, competência e qualificação, nas pessoas dos Drs.(as) Antonio Kozikoski, Caio Domingues, Caio Paiva, Clodoaldo Moreira, Gabriel Canedo, Gabriel Divan, Jefferson Borges, José Marques, Lucas Lehfeld, Luciana Berardi, Marcello Fiore, Marcelo Feller, Maurício Bunazar, Regina Almeida Luciano, Renata Domingues, Ricardo Victalino, Rodrigo Pardal e eu, Marcelo Válio, e demais colegas em âmbito nacional que se encontram nos auxiliando no projeto, peticionaremos junto a Comissão Interamericana de Direitos Humanos questão relevadíssima.
Em texto de autoria dos juristas identificados no parágrafo anterior, de rigor que a sociedade brasileira tome ciência dos acontecimentos e do nosso projeto:
“Muitos foram os instrumentos jurídicos utilizados pela ditadura militar para inibir os seus críticos, limitar as liberdades de imprensa e de expressão. Muitos desses instrumentos se mostram absolutamente incompatíveis com o Estado Democrático de Direito implantado pela Constituição de 1988. Em alguns casos, a incompatibilidade é tão profunda e sistêmica que exige o reconhecimento de sua integral ineficácia, pela não recepção da norma, como ocorreu com a Lei de Imprensa (Lei 5.250/67), que foi julgada pelo STF (na ADPF 130) totalmente ineficaz, por não ter sido recebida pelo novo regime jurídico posto pela Constituição Federal. Lamentavelmente, outro instrumento jurídico criado pelo regime militar instalado no Brasil foi a Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/83).
Criada com o escopo principal de inibir as críticas e perseguir os opositores do regime militar, a famigerada Lei de Segurança Nacional volta agora a ser utilizada pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com o mesmo intuito indevido, no entanto não mais sob um regime ditatorial, mas em pleno Estado Democrático de Direito. Segundo noticiado pela imprensa, nos últimos dois anos, houve um aumento de 285% de inquéritos policiais instaurados com base na Lei de Segurança Nacional. Além das defesas individuais, destinadas a derruir os atos estatais abusivos, inúmeras instituições buscam a prestação jurisdicional com eficácia “erga omnes” para fazer cessar essa endêmica e autoritária interpretação da Lei de Segurança Nacional, que não permite uma crítica, ainda que profunda, ácida e incômoda, às autoridades instituídas. Não obstante, malgrado haja inúmeras ações com esse escopo, não é raro ver a lei sobredita ser invocada por todos os Poderes, em defesa de seus próprios interesses. Como os projetos de lei que revogam a Lei de Segurança Nacional não foram colocados em pauta para votação no Congresso Nacional, bem como as ações que discutem sua validade ainda não foram julgadas pelo Judiciário, decidimos reunir um grupo de advogados e advogadas de todo o Brasil para levar a questão até a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, nos termos do artigo 44, do Pacto de São José da Costa Rica.
Em nossa petição, apontaremos episódios tristes de aplicação desmesurada e ilegítima da Lei de Segurança Nacional, que vitimou vários brasileiros, muitos dos quais estarão formalmente representados pelo nosso grupo na petição que levaremos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Nosso projeto, que conta com cerca de 20 advogados subscritores e centenas de outros advogados apoiadores em todo o país, tem dupla finalidade. Primeiramente, levar ao conhecimento de organismos internacionais a estrutural violação de um dos mais basilares direitos, que é a liberdade de expressão, um corolário inafastável e indissociável da democracia. Outrossim, juntando-se a tantas outras iniciativas no plano nacional, tentaremos obter no plano internacional as medidas capazes de reverter o atual e preocupante quadro.
A Moët & Chandon selecionou dentre seus rótulos opções que acompanham desde o bacalhau até o chocolate. A Páscoa está chegando e com ela um momento de celebração marcado pela fartura de comidas tradicionais. Todos os anos, as famílias se reúnem para degustar um delicioso bacalhau e, claro, muitos ovos de chocolate. Em uma data novamente marcada pelo distanciamento social, a Moët & Chandon separou dicas de harmonização para manter o espírito de celebração e criar um momento especial durante o feriado, aproveitando um delicioso champagne com os sabores típicos da data.
Dicas Moët & Chandon
O Moët & Chandon Brut Impérial é o par perfeito para harmonizar com o bacalhau. A tradicional receita, preparada com o peixe, batatas e nata é um prato mais suculento e cremoso e a bebida chega para contrastar estas nuances com sua potente acidez e a vivacidade macia das frutas cítricas.
Para a sobremesa
Já para a sobremesa, o rótulo escolhido deve ser igualmente doce ou até mais doce que o chocolate – e nunca ácido, pois o chocolate pode elevar a acidez da bebida, e criar um paladar desagradável. Com isso, a sugestão é o Moët & Chandon Néctar Impérial, uma champagne demi sec decantada antes de servir, que diminui a acidez e, com isso, aumenta a doçura do champagne.
Sobre a Moët & Chandon:
Moët & Chandon é o champagne do sucesso e do glamour desde 1743. Conhecida por suas conquistas, estreias e por seu lendário espírito pioneiro, Moët & Chandon é a Maison que apresentou o champagne ao mundo. Sinônimo das mais veneradas tradições e dos mais modernos prazeres, Moët & Chandon vem celebrando por mais de 270 anos os momentos mais triunfantes com grandiosidade e generosidade.
Negócios
Com mais de 1.000 pontos de vendas em todo o Brasil, o Bob’s, rede fast-food pioneira no país, promove um evento exclusivo para potenciais investidores. A Semana de Novos Negócios Bob´s ocorrerá de 29 de março a 1º de abril com encontros on-line.
Os interessados em saber mais sobre os diversos modelos de negócio e todos os diferenciais da marca poderão conversar de forma personalizada com os executivos de expansão do Bob’s através de plataformas on-line. Para participar da Semana de Novos Negócios Bob´s, os interessados devem cadastrar através do site https://trisqi.com.br/semana-de-novos-negocios/. As reuniões são individuais e as vagas limitadas
Marcas de Luxo
Diretor da Associação Brasileira das Marcas de Luxo (Abrael), autor do livro “O paladar não retrocede” e principal formador de opinião sobre o mercado do luxo no Brasil, com 25 anos de atuação no desenvolvimento de negócios, marketing, comunicação e inteligência estratégica, o consultor Carlos Ferreirinha participa de live no dia 29 de março, às 19h, em que abordará conceitos de sofisticação e requinte, as mudanças no mercado de luxo provocadas pela pandemia e o crescimento do segmento no Brasil. YouTube (www.youtube.com/user/CitySolucoesUrbanas)
Carlos Ferreirinha, um dos nomes mais influentes do mercado de luxo no Brasil
… Bom dia! “Quando se sentir pequeno, lembre-se: O teu Deus é grande”!
… Trocam de idade hoje: Ygor Lauriano, Talita Frassetto, Janaína Tabosa, Marcela de Araújo, Fátima Peixoto, Rosa vieira, Ronaldo Dias, Alexandre Espinosa, Sarah Almeida, Ismael Machado e Marta Oliveira.
… Os novos veículos 100% elétricos Audi e-tron GT e Audi RS e-tron GT, apresentados ao mundo em fevereiro deste ano, já estão confirmados para o Brasil e a versão esportiva agora possui data de pré-venda: os interessados em adquirir o modelo RS poderão efetuar seus pedidos no fim de abril com possibilidades de personalização.
… Para preparar a chegada do modelo, a Audi do Brasil já concluiu a instalação de 70 estações de recarga em pontos estratégicos no Brasil e também está ampliando o número de concessionárias com bandeira e-tron de 14 para 21. Aqui em Campo Grande, a Concessionária da Audi está localizada na Avenida Afonso Pena 5720.
… A coleção TAG Heue Formula 1 – que possui um lugar especial na história da TAG Heuer desde que foi lançada em 1986 – joga a carta da originalidade. Em laranja tangerina e amarelo lima, cores vibrantes inspiradas nos anos 80 e 90, o TAG Heuer Fórmula 1, relógio mais descolado do cenário do automobilismo, se reinventa mais uma vez.
… Desde 1968 e o primeiro acordo de parceria assinado por Jack Heuer com o piloto sueco Jo Siffert, a associação de TAG Heuer com a Formula 1 nunca falhou. Naquela época, o campeão ostentou o logo da marca em seu carro e em seu macacão. Graças à ele, muito pilotos começaram a usar um Heuer em seu pulso, fazendo com que TAG Heuer se tornasse a relojoaria de excelência dos circuitos de Fórmula 1.
… Em homenagem à sua herança, em 1986, a TAG Heuer desenhou uma coleção exclusivamente dedicada a Formula 1. Com seu design disruptivo, caixa de aço e movimento de quartzo, esses relógios combinavam cores vibrantes com uma pulseira de borracha. Seu visual inovador e esportivo garantiu sucesso do dia para a noite.
… Atualmente, a TAG Heuer ainda é muito presente nos circuitos e irá continuar dando suporte ao time Red Bull Racing Formula One na próxima temporada de 2021 estreando no Bahrein, ao mesmo tempo em que é cronometrista official do Grand Prix de Mônaco e patrocinadora de longa data do Automobile Club de Mônaco.
Inspirada na cor Honey, apresentada pela KitchenAid como Cor do Ano 2021, conheça essa e outras tendências para deixar a sua casa mais charmosa
As abelhas são símbolos de abundância, lealdade, cooperação e nobreza. Dentro desse contexto, a Inspiração nesse universo está em alta na decoração e pode deixar a sua casa muito mais charmosa.
Há mais de um ano em isolamento social, as pessoas anseiam por um senso de comunidade mais do que nunca, e assim como as abelhas que representam a união, Honey, a Cor do Ano de 2021, chega para atender a essa necessidade. Inspirada no mel, em tom alaranjado-dourado quente e rico, a nova cor apresentada pela KitchenAid, irradia positividade, calor e aconchego para as pessoas, disponível como cor da icônica Batedeira Planetária Stand Mixer Artisan, ela acompanha acessórios extras como a tigela de 2.8L e o batedor com borda flexível, além de customização especial.
Anualmente, a marca divulga sua Cor do Ano e pretende despertar inspiração na cozinha por meio de seu design e liderança em cores, que começou quando a KitchenAid lançou produtos coloridos em 1955.
Decorações de parede: Para mudar a cara de um ambiente, às vezes só uma decoração diferente na parede faz o trabalho, um quadro, um prato, uma escultura, são diversas as opções e os estilos de representações de abelhas.
Nichos: Os nichos hexagonais são uma ótima aposta para transformar um cantinho especial e de quebra servir de espaço de armazenamento. Podem ser usados de forma individual, agrupadas e até formando grandes estantes.
Cores e Revestimentos: O Papel de parede e o Revestimento hexagonal são conhecidos por seu desenho que lembra uma colméia e podem transformar cozinhas, banheiros e qualquer parede. Já pintar as paredes e ter objetos nas cores como amarelo, dourado e na cor Honey, escolhida como a Cor do Ano de 2021 pela KitchenAid (disponível como cor da icônica Batedeira Stand Mixer Artisan) trazem aconchego e charme para a sua casa.
Itens de Cozinha: O universo das abelhas combina muito com o lugar mais doce da casa: a cozinha e trazer referências de cores e estampas muito fofas e estilosas vai fazer a sua cozinha ganhar muito mais personalidade
Espelhos: Mais uma tendência hexagonal, agora os espelhos na forma de colmeia são a grande aposta dos decoradores. Ideias para lavabos e para sala de jantar, esse espelho traz um ar moderno e estiloso para a sua casa.
Ingredientes brownie
300 gramas de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
6 unidades de ovo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
500 gramas de chocolate meio amargo
Ingredientes montagem
1 litro de sorvete de creme
Modo de preparo brownie
Divida as quantidades da massa e faça duas placas de brownie. Junte a margarina com o açúcar até obter um creme leve. Acrescente 2 gemas de ovo, 1 ovo inteiro e a farinha, misturando bem. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione à massa.
Por último, bata as 2 claras de ovo restantes em neve, incorporando-as delicadamente. Despeje a massa numa forma retangular pequena, untada e enfarinhada, e leve ao forno moderado por 40 minutos. Espere esfriar, desenforme e reserve. Repita o processo com o restante dos ingredientes para preparar outro brownie do mesmo tamanho.
Modo de preparo montagem
Assim que as duas placas de brownie estiverem frias, monte o sanduíche. Em uma forma removível coloque um dos brownies, faça uma cama de sorvete e coloque o outro brownie por cima. Deixe no congelador por 2 horas, desenforme e corte em quadrados. Conserve no congelados e antes de servir deixe 30 minutos na geladeira. Sirva!
Ingredientes
500 gramas de chocolate ao leite picado, para cobertura
Forma para bombom (retangular ou quadrada)
1 xícara (chá) de sorvete sabor chocolate
1 xícara (chá) de sorvete sabor creme
1 xícara (chá) de sorvete sabor morango
Modo de preparo
Derreta o chocolate ao leite para cobertura em banho-maria em fogo baixo até alisar e pincele uma fôrma retangular ou quadrada para bombom para formar uma casquinha. Bata as fôrmas e retire o excesso com uma espátula.
Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por 10 minutos. Repita o procedimento por mais 3 vezes para engrossar a casquinha e as recheie com os sorvetes até atingir metade da fôrma. Cubra com o chocolate restante, bata sobre uma superfície, retire o excesso com uma espátula e cubra com papel-alumínio. Leve ao congelador por 4 horas. Desenforme e sirva.
A tendência atual de eletrificação em motores de combustão interna combinada com capacidade off-road e diversão ao dirigir terá destaque no Easter Jeep Safari deste ano. Por mais um ano, a marca Jeep® e Jeep Performance Parts (JPP) estão unindo forças para criar uma linha de veículos-conceito criados para conquistar o terreno icônico de Moab, em Utah, nos Estados Unidos. Entusiastas de todo o mundo se reunirão de 27 de março a 4 de abril em Moab para uma semana de férias e passeios técnicos em algumas das trilhas off-road mais desafiadoras e pitorescas do mundo off-road.
“O Easter Jeep Safari tem sido nosso campo de testes para os novos Jeep 4×4 e para mostrar os novos conceitos da marca Jeep e da Jeep Performance Parts e as ideias que nossos clientes mais apaixonados realmente desejam, os entusiastas off-road que participam deste evento todos os anos. O Easter Jeep Safari deste ano destaca o que torna os veículos Jeep inconfundivelmente diferentes e inegavelmente capazes: uma variedade de motorizações que fornecem força, desempenho, torque e, acima de tudo, diversão. O terreno exigente de Moab é um rival digno de nossos conceitos Jeep Wrangler e Jeep Gladiator. Cada um mostra que a lendária capacidade 4×4 da Jeep reina suprema em qualquer terreno”, diz Jim Morrison, vice-presidente do Brand Jeep na América do Norte.
Based on a two-door Wrangler, the Jeep® Orange Peelz concept pays tribute to the long-standing, open-air, fun-and-freedom lifestyle that makes the Jeep Wrangler a global icon. Mopar designers have vastly enhanced the Wrangler’s open-air heritage by removing side and rear windows, installing prototype JPP half doors and a custom removable one-piece Freedom Top glass sunroof.
Este ano, sete carros conceito da Jeep e Jeep Performance Parts estarão em Moab movidos por um conjunto de elementos de última geração e poderosas motorizações. Entre esses, destaca-se a incorporação da primeira bateria elétrica (BEV) da Jeep, mais um marco na iniciativa “Road Ahead” para se tornar a marca de SUV mais verde do planeta. Além disso, os conceitos apresentados são equipados com uma variedade de Jeep Performance Parts da Mopar de produção e protótipos, desenvolvidas com especificações precisas e com a lendária capacidade 4×4 como objetivo.
“Moab é o lugar perfeito para mostrar a mais recente seleção autêntica da Jeep Performance Parts e de qualidade comprovada da Mopar. Ao contrário dos produtos concorrentes, nossas Jeep Performance Parts são especificamente projetadas e elaboradas para fornecer as dimensões, forma e função certas para veículos Jeep”, afirma Mark Bosanac, vice-presidente de Serviço, Peças e Atendimento ao Cliente da Mopar na América do Norte.
Os conceitos do Easter Jeep Safari 2021 são:
Jeep Magneto
O Jeep Wrangler Magneto é um conceito elétrico (BEV) concebido como uma força sustentável, silenciosa e ágil, indiscutivelmente apta para escalar rochas. Os engenheiros e designers da Jeep criaram um veículo de emissões zero, que garante a lendária capacidade 4×4 de Jeep e proporciona novos níveis de eficiência, responsabilidade com o meio ambiente e desempenho na estrada e fora dela.
Baseado em um Wrangler Rubicon 2020 de duas portas, o Magneto tem um motor elétrico fluxo central personalizado capaz de operar com até 6.000 rpm. Está conectado a uma transmissão manual de seis velocidades, uma combinação que dá lugar a um powertrain elétrico único com uma embreagem que opera como se estivesse acoplada a um motor de combustão interna. Em cenários de mudanças rápidas de velocidade, o motor elétrico ativa o modo regenerativo depois que a embreagem é acionada para evitar a mudança de velocidade tardia.
The Jeep® Wrangler Magneto concept is a fully capable BEV that is stealthy, quiet, quick and an unmistakable rock-climbing force. Jeep brand engineers and designers have created a zero-emission vehicle with Jeep 4×4 capability that provides new levels of efficiency, environmental responsibility, and performance on- and off-road.
Comparável ao V-6 Pentastar de 3,6 litros, este compacto motor elétrico está ajustado para entregar até 370 Nm de torque e 285 cv. Os ajustes, que foram implementados após extensos testes, ajudam o trem de força a simular a experiência de direção do V-6, combinando não apenas o torque, mas também a potência. Em uma direção tranquila, a diferença de desempenho entre o V-6 e o powertrain elétrico do Magneto é insignificante, exceto por sua operação quase completamente silenciosa. Quando mais aceleração é necessária, o motor elétrico fornece torque sem a necessidade de acelerá-lo. O Magneto vai de 0 a 60 mph (96,5 km/h) em 6,8 segundos.
Quatro baterias com potência combinada de 70 kW/h são responsáveis por alimentar o motor elétrico do Jeep Magneto, sistema que gera uma carga elétrica de 800 volts. As baterias de íon lítio são distribuídas por todo o Wrangler para distribuir o peso. Uma delas substitui o tanque de combustível do Wrangler, outra é instalada no local oposto, uma terceira é colocada no motor elétrico, sob o capô, e a quarta é montada no espaço da área de armazenamento traseira, ocupando o orifício normalmente reservado para o silenciador de escape.
The exterior of the Jeep® Magneto BEV concept features a Bright White color with Surf Blue accents, along with a heavy-duty performance hood with center scoop and custom decal, redesigned rear gate and dramatic full-width forward lighting. Custom Royal Blue and Black leather seats with Sapphire-colored inserts and straps, Surf Blue truck bed liner and Mopar slush mats give the Magneto’s interior design an electrified appearance.
Um conversor de carros de corrida transforma a corrente contínua em corrente alternada. As baterias, a caixa de interface e o módulo de controle da bateria estão todos alojados em uma caixa à prova d’água para permitir que o Magneto atravesse jatos de água de até 76 cm de profundidade. Uma bateria de 12 volts alimenta os sistemas do veículo, como rádio ou iluminação. Uma segunda bateria de 12 volts serve como unidade de alimentação auxiliar (APU) para acessórios como o guincho.
O conversor DC-AC carrega essas duas baterias de 12 volts, permitindo operações prolongadas, como iluminar um acampamento ou usar o guincho de forma mais exigente do que o normal. Os suportes exclusivos permitem que as baterias sejam seguras, com várias placas de aço feitas sob medida para protegê-las de possíveis choques ao viajar em terrenos acidentados. Um aquecedor de alta tensão de 10 kW permite que o interior sem teto seja mantido aquecido, se necessário.
Comparable to the 3.6-liter Pentastar V-6, the Jeep® Magneto concept’s compact e-motor is tuned to deliver up to 273 lb.-ft. of torque and 285 horsepower. Intentional calibrations developed during testing help the Magneto’s powertrain emulate the driving experience of the V-6, matching both torque and horsepower.
O exterior do Magneto é em branco brilhante com detalhes em Surf Blue, bem como um capô com entrada de ar central, porta traseira redesenhada e iluminação frontal que ocupa toda a largura do veículo. Os bancos de couro preto e Royal Blue com inserções e tiras de cor safira, forro de piso Surf Blue e tapetes Mopar conferem ao design interior do Magneto uma aparência “elétrica”.
O Jeep Magneto vem equipado com um kit de levantamento de 2 polegadas, rodas pretas metalizadas Lights Out de 17 polegadas que se encaixam em pneus de lama de 35 polegadas, gaiola de proteção feita sob medida, trilhos de proteção Mopar, para-lamas de aço com guincho Warn e placa de proteção de aço para reforçar a capacidade off-road.
Jeepster Beach
O Easter Jeep Safari não estaria completo sem homenagear os veículos off-road da Jeep do passado. Este ano o modelo restaurado é um Jeepster da segunda geração. Originalmente projetado como resposta ao crescente interesse na utilização de modelos 4×4 para atividades de lazer, o Jeepster Commando foi o primeiro veículo compacto com tração integral e transmissão automática que, ao contrário do Jeep CJ de sua época, ostentava comodidades modernas como equipamento padrão, incluindo portas, janelas de enrolar, um aquecedor e um teto.
O conceito Jeepster Beach foi criado a partir de um Jeepster Commando (C-101) de 1968 mesclado com um Jeep Wrangler Rubicon 2020. Os Jeepster Commando foram modelos criados para disfrutar do sol, e este conceito contemporâneo de temática litorânea continua essa tradição com a mesma imagem despreocupada e cheia de energia.
This year’s Jeep® “Resto-Mod” is a throwback to the second-generation Jeepster. The Jeepster Beach concept started as a 1968 Jeepster Commando (C-101) and was seamlessly blended with a 2020 Jeep Wrangler Rubicon. The body was modified and the exterior fuses original chrome trim with an updated, brightly colored two-tone paint scheme of Hazy IPA and Zinc Oxide. While the Jeepster Beach maintains the outward appearance of a vintage Jeepster, it commands peak performance both on- and off-road delivered by the modern-day Jeep Wrangler.
A carroceria foi modificada para que o exterior misture a cor original cromo com uma pintura bicolor brilhante: Laranja Hazy IPA e Óxido de Zinco. O Jeepster Beach mantém a aparência externa de um Jeepster vintage, mas adiciona o excelente desempenho do Wrangler atual tanto na estrada quanto no off-road.
Sob o capô está um motor turbo de quatro cilindros de 2 litros de última geração que produz 270 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Este propulsor de injeção direta tem um turbo de baixa inércia e entrada dupla montado diretamente na cabeça do cilindro, junto com um circuito de resfriamento do turbo dedicado, entrada de ar e corpo da embreagem que, juntos, fornecem capacidade de resposta, desempenho excepcional e eficiência de combustível. Uma transmissão automática de oito velocidades acoplada a uma caixa de transferência com relação 4: 1 envia força aos pneus de 35 polegadas.
Jeepster Beach’s custom interior features low-back bucket seats trimmed in red leather. This ultimate beach-themed cruiser embodies a spirited, carefree attitude.
O interior personalizado do Jeepster Beach tem assentos esportivos com encosto baixo revestidos em couro vermelho. O banco traseiro do modelo original foi substituído por uma gaiola de segurança cromada de quatro pontos, enquanto os tapetes foram removidos para facilitar a tarefa de limpeza da areia da praia.
Jeep Red Bare
Os terrenos acidentados exigem um sistema de propulsão adequado. O conceito Jeep Red Bare Gladiator Rubicon baseia-se na herança de picapes robustas e da lendária capacidade 4×4 da Jeep para fornecer um excelente desempenho, economia de combustível e autonomia incrível.
O Red Bare é equipado com o motor EcoDiesel V-6 de 3 litros, 260 cv e 600 Nm de torque com tecnologia stop-start (ESS). Para lidar com grandes entregas de torque, o EcoDiesel é acoplado à transmissão automática de 8 velocidades 8HP75 que foi ajustada para funcionar em baixas rotações e para facilitar a manobrabilidade em terrenos acidentados.
The Jeep® Red Bare Gladiator Rubicon concept builds on the passion and enthusiasm of Jeep SUV owners who spend countless hours creating customized looks and modifications to their trusty off-roading vehicle. Red Bare is powered by the turbocharged 3.0-liter EcoDiesel V-6 engine, rated at 260 horsepower and 442 lb.-ft. of torque, and delivers an impressive 91:1 crawl ratio to tackle Moab’s toughest trails.
O Red Bare apresenta eixos dianteiro e traseiro DANA 44 que foram atualizados com uma distância entre eixos de 4,88 para um desempenho ideal. Além disso, tem uma impressionante relação de rastreamento de 91: 1 para superar as trilhas e terrenos difíceis de Moab.
A inspiração para o design do Red Bare vem da paixão e entusiasmo dos proprietários de SUVs Jeep que passam incontáveis horas para criar um visual personalizado e fazer modificações que expressam a personalidade única de seus veículos.
Gladiator Red Bare boasts a Fire Cracker Red exterior with custom Matte Black graphics and gold accents, a black factory soft top and half doors for open-air freedom, plus a cargo bed-mounted sport bar and bed cover and rack system to store tons of off-roading gear.
O Gladiator Red Bare apresenta um exterior em cor Vermelho Firecracker com gráficos personalizados em preto fosco com detalhes dourados, junto com o capô Mojave, gráficos personalizados e inserções em preto fosco na grade de sete fendas. Uma capota e meias portas realçam a sua aparência e permitem uma condução agradável ao ar livre.
O interior apresenta bancos de couro Katzkin preto com costura vermelha e inserções de flanela vermelha. O painel de instrumentos é envolto no mesmo material, conferindo ao interior um acabamento arrojado e rústico. Para completar o interior, os detalhes são da mesma cor do piso com tapetes Mopar.
O conceito Gladiator Red Bare também vem equipado com um kit de elevação JPP de 2 polegadas, rodas pretas foscas de 17″ com pneus off-road BFG de 37″, barra esportiva, guarda corpo Sand Slider JPP, tampa e armação de baú, defesas de aço com um guincho Warn e para-lamas de grade para maior proteção off-road.
Jeep Orange Peelz
Baseado em um Wrangler de duas portas, o conceito Orange Peelz é uma homenagem ao tradicional estilo de vida aventureiro e descontraído, e a liberdade de dirigir ao ar livre que fazem do Jeep Wrangler um ícone global. Os projetistas da Jeep reforçaram essa natureza removendo as janelas laterais e traseiras e instalando meias portas JPP e um teto de vidro de painel único Freedom Top.
O desempenho off-road é fornecido por um kit de elevação de 2 polegadas com amortecedores FOX que aumentam a distância do solo. Abaixo dos para-lamas de aço de perfil elevado estão rodas de alumínio de 17 polegadas que se encaixam em pneus de lama BF Goodrich KM3 de 37 polegadas com tampas de válvula com o logotipo Jeep. O gráfico que envolve o veículo na linha da cintura e os emblemas nos para-lamas reforçam sua imagem ao contrastar com a marcante cor Orange Peelz da carroceria.
Based on a two-door Wrangler, the Jeep® Orange Peelz concept pays tribute to the long-standing, open-air, fun-and-freedom lifestyle that makes the Jeep Wrangler a global icon. Mopar designers have vastly enhanced the Wrangler’s open-air heritage by removing side and rear windows, installing prototype JPP half doors and a custom removable one-piece Freedom Top glass sunroof.
O capô do conceito apresenta zíperes Mopar pretos com o logotipo da Jeep Willys e é cercado por luzes off-road de LED de 5 polegadas JPP montadas na base das colunas A. Cada um fornece 4.800 lumens de saída de luz. Para proteger contra as rachaduras e rasgos normais do pára-brisa off-road, o Orange Peelz é equipado com um pára-brisa Mopar feito de vidro Corning Gorilla.
O pára-choque de aço Rubicon JPP inclui um protótipo de proteção de grade de 2 polegadas também em aço e o guincho exclusivo Warn Rubicon com capacidade para 3.628 kg. Os trilhos protetores personalizados fornecem mais proteção e durabilidade na condução off-road exigente.
Based on a two-door Wrangler, the Jeep® Orange Peelz concept pays tribute to the long-standing, open-air, fun-and-freedom lifestyle that makes the Jeep Wrangler a global icon. Mopar designers have vastly enhanced the Wrangler’s open-air heritage by removing side and rear windows, installing prototype JPP half doors and a custom removable one-piece Freedom Top glass sunroof.
Na parte traseira, o reforço da dobradiça da porta JPP acomoda o estepe. O reforço é protegido por uma camada bedliner e é compatível com a dobradiça de produção, o que simplifica sua instalação. Um kit de realocação da luz de freio de localização elevada (CHMSL) torna possível posicionar a luz de freio traseira no meio do pneu sobressalente. Ganchos de reboque dianteiros e traseiros na cor da carroceria completam o exterior.
O acesso ao Orange Peelz elevado é relativamente fácil graças às alças JPP. Dentro da cabine, cabeceiras e inserções na parte superior e inferior dos assentos e no painel de instrumentos combinam com o exterior do Orange Peelz. Costuras laranja no volante, alavanca de câmbio e alavanca do freio de mão completam o visual do interior.
As tampas dos pedais de aço da Mopar adicionam ainda mais ousadia estética. Eles também têm almofadas de borracha para melhorar a aderência. As molduras inferiores das portas são protegidas por placas com o logotipo do veículo.
Os tapetes Mopar de série são moldados por injeção e projetados com paredes laterais profundas e rígidas e sistemas de contenção de líquidos para evitar derramamento no chão. Os frontais apresentam um furo de drenagem patenteado que se encaixa nos orifícios de drenagem do piso, permitindo que a água e outros materiais sejam drenados sem remover os tapetes.
O Jeep Orange Peelz é movido pelo motor Pentastar V-6 de 3,6 litros com 285 cv e 352 Nm de torque acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades. O motor tem melhor desempenho graças a uma entrada de ar frio JPP e um sistema de escape cat-back JPP.
Jeep Farout
Este carro conceito que chega a todas as partes e permite fazer tudo leva a possibilidades de exploração off-road a um nível superior. Baseado no conceito Wayout de 2019, o Farout é um autêntico veículo para fazer overlanding que se beneficia da capacidade de carga off-road líder em seu segmento, e da grande autonomia e eficiência de combustível de seu motor EcoDiesel V-6 de 3.0 litros para levar os aventureiros a lugares remotos das rotas frequentadas.
A principal característica deste conceito é uma barraca de acampamento integrada no teto perfeitamente recolhida e que se pode desenrolar de forma personalizada. Com dimensões de 4,87 m de largura e 2,28 m de altura, esta habitação de passeio se abre e se fecha em questão de segundos. Uma vez montada, pode alojar até quatro pessoas com total comodidade.
Jeep Gladiator Farout Concept
Os dias dos veículos off-road tradicionais com um visual frio e monocromático acabaram. O interior aconchegante e convidativo com painéis de madeira do Jeep Farout apresenta iluminação ambiente suave, geladeira e fogão muito úteis, bem como prateleiras suspensas, assentos embutidos e espaço para uma mesa. Dentro da cabine personalizada, detalhes estéticos como couro azul escuro, costura laranja e assentos de flanela xadrez criam uma atmosfera ideal para aventuras ao ar livre.
O exterior do Farout apresenta uma nova cor cinza Earl, contrastando com detalhes verdes Chartreuse no capô, porta traseira, ganchos de reboque, molas, amortecedores e emblemas. Sua aparência robusta é enfatizada por um kit de elevação Jeep Performance Parts de 2 polegadas, rodas em tom carvão fosco de 17″, pneus de lama de 37″, para-lamas de aço modificado do Gladiator Rubicon com um guincho Warn de 5.443 kg, guarda-corpos dianteiro e traseiro e amortecedores de alto desempenho FOX™, elementos que permitem superar qualquer obstáculo com relativa facilidade. Um sistema integrado de trilhos no teto facilita o transporte de materiais e objetos adicionais na parte superior.
Jeep Gladiator Farout Concept
O Jeep Farout Concept é movido pelo motor turbodiesel V-6 EcoDiesel de terceira geração de 3,0 litros, disponível nos Jeep Gladiator e Rubicon de produção, com maior torque e força junto com excelente economia de combustível e mínimo ruído, vibração e aspereza (NVH). No Gladiator de produção, ele fornece bem mais que 684 km de autonomia.
Jeep Wrangler Rubicon 392
O Jeep Wrangler Rubicon 392 já está a caminho de entrar em produção, mas foi inicialmente concebido como um conceito com motor V-8. Um verdadeiro guerreiro, este Wrangler de alto desempenho ousa ser diferente com seu motor V-8, interior marcante e exterior personalizado.
Projetado para desempenho e força inquestionáveis, o conceito do Wrangler Rubicon 392 é movido por um motor V-8 de 6,4 litros (392 polegadas cúbicas) que entrega 485 cavalos de potência e 644 Nm de torque.
Jeep Wrangler Rubicon 392 Concept
A personalidade lúdica deste Rubicon de quatro portas modificado é determinada por seu escapamento ativo de dois modos, que alterna o som entre selvagem e estridente, um capô de alto desempenho com entrada de ar central, meias portas personalizadas e um teto elétrico Sky One com painéis laterais removíveis.
O exterior Granite Crystal contrasta com o bronze dos ganchos de reboque, emblemas, molas, amortecedores e rodas. O interior é igualmente ousado com o forro de proteção resistente e os bancos de couro Oxblood Red com costuras douradas.
Jeep Wrangler Rubicon 392 Concept
Para maior capacidade off-road, ele apresenta um kit de elevação JPP de 2″, rodas com beadlock de 17″ e pneus de lama de 37″. Guarda-corpos Mopar, para-lamas de aço com guincho Warn e placa de proteção de aço foram adicionados para reforçar a proteção e ajudar a superar terrenos traiçoeiros e situações exigentes.
Jeep Top Dog
Usando peças JPP exclusivas e acessórios personalizados, os designers da Mopar transformaram um Jeep Gladiator 2020 em um veículo conceito divertido para verdadeiros ciclistas de montanha.
Apresentando uma pintura externa azul K-9, o Jeep Top Dog Concept expande as possibilidades de transporte da picape Jeep mais capaz de todos os tempos, eliminando a bandeja de estoque e substituindo-a por um sistema de armazenamento de plataforma plana PCOR personalizada.
Using exclusive Jeep® Performance Parts (JPP) and custom accessories, Mopar designers transformed a 2020 Jeep® Gladiator into a fun concept vehicle for serious mountain bikers – the Jeep Gladiator Top Dog Concept.
No sistema de armazenamento do lado do passageiro, várias gavetas removíveis permitem que você armazene com segurança as ferramentas e equipamentos que todo ciclista de mountain bike precisa ao praticar seu esporte. Extensas prateleiras internas, interruptores de iluminação externa e fontes de energia adicionais são facilmente acessíveis. No lado do condutor do sistema de armazenamento, um refrigerador a bateria e uma churrasqueira elétrica auxiliam os ciclistas quando saem para praticar sua atividade favorita.
Acima da área da cabine, duas estruturas de rack Rhino fornecem espaço de armazenamento adicional para ferramentas e equipamentos, incluindo um conjunto de esteiras de tração para tirar o veículo de qualquer situação difícil. Dois conjuntos de luzes exteriores estão localizados em cada lado das estruturas, enquanto no topo, um suporte para bicicletas duplo fornece uma maneira segura de transportar as mountain bikes para trilhas off-road.
Using exclusive Jeep® Performance Parts (JPP) and custom accessories, Mopar designers transformed a 2020 Jeep® Gladiator into a fun concept vehicle for serious mountain bikers – the Jeep Gladiator Top Dog Concept.
Para acentuar sua capacidade off-road, o Jeep Top Dog Concept apresenta um kit de levantamento JPP de duas polegadas com amortecedores FOX para maior distância do solo, rodas de alumínio JPP de 17 polegadas com beadlock e pneus de lama BF Goodrich KM3 de 37 polegadas. Os para-lamas de perfil elevado também oferecem espaço adicional em todos os quatro cantos.
O motor do conceito Jeep Top Dog é o Pentastar V-6 de 3,6 litros com 285 cavalos de potência e 352 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades.
Protegendo a extremidade dianteira do Jeep Top Dog Concept está um pára-choque JPP Rubicon com uma grade de proteção de aço de duas polegadas inspirada no conceito Jeep J6, e um guincho Rubicon Warn de capacidade de 3.628 kg exclusivo da JPP que inclui 30 m de corda sintética Spydura. Um segundo guincho JPP Warn está instalado na parte traseira do Jeep Gladiator Top Dog Concept.
O capô do conceito é acentuado com travas Mopar pretas personalizadas com o logotipo do Jeep Willys. Um tubo de snorkel JPP ajuda a direcionar o ar frio para o motor quando as condições off-road dificultam que aconteça pelas entradas de ar. Um par de luzes LED off-road JPP de cinco polegadas instaladas na base das colunas A ajudam a iluminar o caminho.
Os painéis laterais da carroceria são protegidos por grades de proteção JPP personalizadas com tubos de aço soldados de duas polegadas, semelhante ao design da proteção da grade frontal. As proteções em perto de soleira das portas apresentam um logotipo Gladiator em relevo e ajudam a proteger o acabamento interno de arranhões.
A cabine Top Dog, dominada pela cor preta, recebe uma boa dose de detalhes em azul K-9, como pode ser visto nos engates e costuras dos assentos de couro Katzkin, apoios de braço, alavanca de câmbio, volante e freio de mão.
Outros acessórios que chamam a atenção são as capas de pedal de aço inoxidável Mopar com almofadas de borracha preta que adicionam um toque atraente e bastante aderência aos pedais do acelerador e do freio. Logo abaixo dos pedais estão os tapetes Mopar para todos os climas instalados em toda a área da cabine.
Sobre o Easter Jeep Safari
O Easter Jeep Safari, organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers de Moab, consiste em dirigir por trilhas, principalmente passeios de um dia, partindo de Moab, Utah, nos Estados Unidos, em um evento de nove dias. O Jeep Safari começou em 1967 pela Câmara de Comércio de Moab como um passeio de um dia. Com o passar dos anos, conforme o número de participantes foi crescendo, o evento se expandiu até que finalmente atingiu a duração atual de nove dias. O “Big Saturday” continua a ser o ponto culminante no sábado do fim de semana da Páscoa.
This year’s Jeep® “Resto-Mod” is a throwback to the second-generation Jeepster. The Jeepster Beach concept started as a 1968 Jeepster Commando (C-101) and was seamlessly blended with a 2020 Jeep Wrangler Rubicon. The body was modified and the exterior fuses original chrome trim with an updated, brightly colored two-tone paint scheme of Hazy IPA and Zinc Oxide. While the Jeepster Beach maintains the outward appearance of a vintage Jeepster, it commands peak performance both on- and off-road delivered by the modern-day Jeep Wrangler.
Ingredientes
500 gramas de chocolate ao leite para a casca do ovo
Forma de ovo de páscoa Sorvete a sua escolha – Sugestão do Açaí da Barra: morango, maracujá, creme ou flocos
Decoração da sua escolha – Sugestão do Açaí da Barra: chantilly, calda de chocolate, confeitos coloridos e pedaços de bombom
Modo de preparo
Leve o chocolate ao micro-ondas de 30 em 30 segundos para derreter por completo. Depois coloque na forminha e vá girando-a para pegar o formato do ovo de páscoa. Retire o excesso de chocolate e as rebarbas da forminha. Coloque um papel toalha por baixo e leve ao congelador por 5 minutos. Repita esse processo por mais 2 vezes para formar uma casca mais grossa. Antes de desformar, deixe 40 segundos fora da geladeira de cabeça para baixo. Agora recheie com o sorvete de preferência e decore a gosto.
Dicas:
Como alternativa, é possível colocar o sorvete até quase completar a casca e jogar por cima mais um pouco de chocolate derretido para formar mais uma casca e levar ao congelador. Sempre que terminar de decorar leve ao congelador até a hora de servir.
Lineu N. Rodrigues – pesquisador da Embrapa Cerrados (DF)
No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. É uma oportunidade para se discutir a importância desse recurso para a vida e para o desenvolvimento econômico e social. É fundamental que o tema seja analisado dentro das suas várias dimensões, sendo preponderante adotar estratégias de manejo que considerem os recursos hídricos de forma integrada, e que almejem uma alocação equitativa, considerando os usos múltiplos da água e a bacia hidrográfica como unidade de referência. Água é sinônimo de dialogar, de compartilhar e de integrar. Não é geradora de conflitos, mas sim de oportunidade para produzir e de criar desenvolvimento.
Nesse contexto, não teria como não aproveitar a oportunidade de trazer para a reflexão o tema água na agricultura e produção sustentável de alimento. Segurança alimentar e hídrica estão no centro das maiores preocupações da sociedade.
A água é o principal fator de produção de alimentos. Como balancear produção de alimento e demanda hídrica em um mundo onde cerca de 820 milhões de pessoas não têm acesso à quantidade de alimento suficiente para manter níveis básicos de saúde e onde dois terços da população enfrentarão algum problema de falta de água é o grande desafio a ser enfrentado.
A relação água-alimento é complexa. Esses dois elementos estão intrinsecamente e fortemente interconectados. A complexidade inerente a essa interação é um dos motivos dos debates e disputas, muitas vezes desnecessárias, entre os setores usuários. Mantidas as condições atuais, o aumento na produção de alimentos demandará mais água e poderá aumentar ainda mais as disputas pelo uso da água, reduzindo a qualidade de vida da população. É nesse sentido que a ciência tem papel fundamental. As inovações modificam a situação atual, possibilitando produzir mais sem aumentar as demandas hídricas.
Atender as demandas atuais e futuras por alimento vai requerer um rápido aumento de produtividade, que precisa ser alcançado sem danos adicionais ao ambiente. Para que isso ocorra, é fundamental que os princípios de sustentabilidade sejam parte central das políticas agrícolas. As pessoas estão, em sociedade, cada dia mais conscientes sobre as questões ambientais e têm optado, de forma crescente, por alimentos produzidos nessas bases sustentáveis.
Nesse sentido, o objetivo de produzir mais alimentos deve ser visto dentro de uma abordagem mais ampla, considerando os aspectos de sustentabilidade ambiental, ou seja, buscando produzir mais alimentos com melhor qualidade e com menores danos aos recursos naturais. Para isso é necessário intensificar a agricultura de maneira sustentável e melhorar a eficiência dos sistemas agrícolas, tornando-os mais produtivos. Qualquer estratégia que vise intensificar a agricultura, reduzindo a variação na produção e aumentando a produtividade das culturas, deve necessariamente incluir a irrigação.
A irrigação é tecnologia essencial no xadrez da produção de alimentos. Atualmente, com a variabilidade climática cada vez mais acentuada, não se pode pensar no desenvolvimento de uma política de segurança alimentar e de segurança ambiental que não estabeleça políticas de longo prazo para o desenvolvimento da agricultura irrigada.
nature background
No mundo, a agricultura irrigada é responsável por cerca de 40% de toda a produção, viabilizando produzir fisicamente, em uma mesma área, até quatro vezes mais que a agricultura de sequeiro. A grande vantagem da agricultura irrigada, entretanto, está em trazer estabilidade para a produção, o que possibilita planejar estratégias de segurança alimentar e propor políticas públicas de médio e longo prazo.
O desenvolvimento de uma agricultura sustentável passa, necessariamente, pelo uso sustentável dos recursos hídricos, que por sua vez, depende de uma gestão que incorpore os usos múltiplos da água e considere os fundamentos e diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos. Não se pode pensar em agricultura e desenvolvimento sustentável sem que haja um equilíbrio entre a oferta e a demanda de água.
O Brasil é um país de dimensões continentais com grandes diferenças sociais, ambientais e econômicas, o que deixa a atividade de gestão muito mais complexa. Fazer a gestão de recursos hídricos de forma igualitária em todo o País pode levar a conflitos em bacias hidrográficas que já se encontram em estado crítico em termos de disponibilidade hídrica.
A água tem diversas formas e recebe diferentes nomes. A água na agricultura é sinônimo de produção de alimento e segurança alimentar. Aparentemente, a quantidade de água doce renovável anualmente no mundo é muito maior que a quantidade de água necessária para sustentar as demandas dos três usos consuntivos de água (abastecimento doméstico da população; produção industrial; e produção agrícola sob irrigação).
Dentre esses usos, a agricultura irrigada é o único que faz uso tanto da água verde (água proveniente da chuva e armazenada no solo) quanto da água azul – água existente nos rios ou aquíferos. Em países tropicais como o Brasil, a água verde representa um componente significativo para a produção e estratégias devem ser desenvolvidas para maximizar o seu uso.
O crescimento das áreas irrigadas, entretanto, não pode mais ser fundamentado apenas no aumento do uso de recursos hídricos. O crescimento desejado e possível é cada vez mais dependente dos ganhos de eficiência nos sistemas já existentes. O desafio da agricultura irrigada é a promoção do irrigar com qualidade. Isso quer dizer que deve ser buscada continuamente uma elevada eficiência e produtividade de uso das águas.
A agricultura irrigada deve ser capaz de utilizar os recursos de forma eficiente, com mínimas perdas e deterioração da qualidade da água. Neste cenário, a agricultura irrigada terá a grande oportunidade de contribuir para a segurança ambiental, hídrica e alimentar, podendo ainda contribuir para reduzir os impactos na produção advindos das mudanças climáticas, garantindo alimento em quantidade, qualidade e a custos acessíveis para as pessoas.
As retiradas de água dos mananciais, necessárias para garantir a prática da agricultura irrigada, devem estar previstas nos planejamentos estratégicos, especialmente em cronogramas existentes nos planos de recursos hídricos, conforme as condições climáticas, a vocação dos cultivos regionais, as potencialidades das áreas produtivas e os mercados consumidores e, posteriormente, consolidadas por meio da definição de planos de concessão de outorga de uso de água para irrigação, possibilitando que seja feita uma gestão compartilhada em cooperação e a prevenção com redução dos conflitos.
No olhar da gestão quanto à oferta, deve-se considerar as desigualdades hídricas regionais e ter um olhar diferenciado para as bacias hidrográficas críticas, onde a disponibilidade hídrica já está comprometida, assim como onde a ocorrência de conflitos pelo uso da água já é realidade. No olhar da gestão quanto à demanda, a irrigação precisa de uma gestão com olhar ampliado.
O produtor precisa ter uma visão além de sua propriedade e de sua área de produção. É preciso ter sempre uma visão macro da bacia hidrográfica. A irrigação tem que ser feita considerando a bacia hidrográfica. O rio é, na verdade, reflexo daquilo que acontece na bacia como um todo. Ou seja, é preciso olhar a bacia de forma mais integrada, considerar estratégias de conservação de água e solo, que vão refletir diretamente na quantidade e na qualidade das águas.
O Brasil, com 12% da água doce superficial disponível no planeta e 28% da disponibilidade as Américas, é estratégico para suprir o aumento de cerca de 60% da demanda por alimentos, necessários para atender a uma população mundial que em 2050 será de aproximadamente 10 bilhões de habitantes. O sucesso dependerá da capacidade da sociedade em entender estrategicamente o nexo água-alimento. Para responder à pergunta sobre o quanto de água será necessário, é preciso saber antes o quanto de alimento se deseja produzir.
Segurança hídrica e alimentar devem fazer parte de qualquer política de estado que vise ao desenvolvimento e ao bem estar de sua população. Nesse contexto, é importante aprender com os erros do passado e planejar um futuro melhor, que consiste necessariamente em tratar a água como um bem estratégico para o País. Para isso, é preciso integrar a Política Nacional de Recursos Hídricos com as demais políticas públicas. É fundamental definir as prioridades de uso da água, levando-se em consideração as necessidades básicas do País e as especificidades de cada região.
Os avanços tecnológicos na agricultura irrigada vão muito além do desenvolvimento de novos equipamentos de irrigação. Os processos de tomada de decisão estão cada vez mais complexos, com necessidade de decisões mais rápidas, além de depender de análises de quantidade de dados cada vez maiores. Notam-se, nesse campo, avanços significativos relacionados às tecnologias da informação, da comunicação, de big-data e de modelos de inteligência computacional e simulação. As possibilidades tecnológicas são ilimitadas, sendo muito arriscado fazer qualquer previsão sobre o futuro.
Todo esse avanço, entretanto, não será suficiente para o desenvolvimento sustentável se, na gestão da água no meio agrícola, não forem observadas as especificidades da agricultura, que depende da chuva. É preciso criar mais valor e bem-estar com os recursos hídricos disponíveis. Isso não significa, é claro, incentivar a cultura do desperdício de água. Com uma gestão de recursos hídricos competente e aberta para incorporar os novos conceitos e tendências, é possível trazer segurança hídrica e atender a todos os usos e usuários sem comprometer a disponibilidade hídrica.
Ingredientes para a Cobertura
500 gramas de chocolate ao leite
Ingredientes para a Massa
500 gramas de chocolate branco
120 ml de creme de leite
1 colher (chá) de aroma de chocolate
Ingredientes da Geleia de Açaí
2 polpas de açaí congeladas
1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo da Massa
Derreta o chocolate, acrescente o aroma, o creme de leite, misture bem e leve para gelar por 8 horas no mínimo.
Modo de preparo da Geleia
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar bem. Retire e deixe esfriar.
Montagem da Trufa
Depois da massa resfriada, derreta o chocolate da cobertura. Retire a trufa da geladeira, abra pequenas porções, recheie com a geleia, enrole as trufas e banhe no chocolate da cobertura. Depois do banho, se preferir, passe as trufas por chocolate ao leite ou meio amargo ralado. Mantenha em local seco e arejado.