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Acelerar e implementar a reforma tributária, esse é o caminho para o Brasil pós-pandemia?

Foto: Rmcarvalho/Getty Images

*Nelson Varandas

É nítido que o ano de 2020 foi repleto de acontecimentos inesperados decorrentes dos efeitos globais da Covid-19 e ainda presentes até que se possa imunizar toda a população mundial. No caso do Brasil, o planejamento das agendas do Governo Federal sofreu mudanças significativas mediante suprir as necessidades da pandemia, com gastos elevados aos cofres públicos decorrentes de subsídios e medidas emergenciais, similar ao ocorrido em países desenvolvidos, sem levar em consideração o poder econômico de cada país.

Esses gastos adicionais com a pandemia conjugados com a queda na arrecadação decorrente da menor atividade econômica levaram a um incremento da dívida pública bruta em relação ao Produto Interno Bruto (“PIB”), em torno de 15 pontos percentuais no ano de 2020, sendo que a dívida pública bruta se aproximou de 90% do PIB, maior patamar da história do Brasil, sinal mais do que vermelho. Portanto, quais seriam os caminhos possíveis para adotarmos, evitando que o país ‘quebre’?

A reforma tributária, pacote de emendas e modificações que o atual Governo Federal vem sinalizando desde 2018, deverá ajudar a alterar esse cenário. Passo importante nesse sentido se deu com a reforma da previdência já implementada, assim como a reforma administrativa que está tramitando na câmara, e que será importante para o processo de desburocratização e redução da máquina do Estado. Afinal, o que se faz necessário é agilizar os processos para os setores público e privado, visto a enorme quantidade de burocracia, dificuldades de entendimento nos processos e de como as coisas são engessadas.

Antes dessa crise de saúde mundial, já estávamos vivendo uma situação complicada e de fragilidade, agora então a situação é de reconstrução. Não podemos esquecer que a pandemia ainda não “acabou”. Mesmo com medidas restritivas e o avanço da vacina, estamos longe do risco que ela impõe ao país. Precisamos então consolidar as reformas, trazendo alívio fiscal e otimizando a balança de gastos e investimentos do Estado, que por consequência irá gerar maiores benefícios para a economia e o setor privado.

O ponto principal de uma eventual reforma tributária, não é aumentar a carga tributária, mas trazer mais eficiência ao atual sistema, que é supercomplicado e burocrático. Com ganho de eficiência, e eventualmente, de produtividade, poderemos entrar em um ciclo virtuoso da economia, a começar com uma nova onda de investimentos vinda do exterior. O Brasil não é um lugar com forte investimento de capital estrangeiro pela complexidade de nossos sistemas. Por isso, as reformas tributária e administrativa visam o crescimento ao longo do tempo.

Em um primeiro momento, ajudará na facilitação após esse período conturbado de pandemia. Depois, permitirá que a economia comece a se reestruturar. É um processo para alguns anos, mas a reforma tributária é extremamente necessária para podermos retomar a confiança interna e de parte dos investidores estrangeiros.

Nesse cenário, o novo presidente da câmara será essencial para o desenvolvimento desse processo. Além da racha política que se instaura na câmara dos deputados, lidar com esses processos de reforma será uma tarefa árdua.

As expectativas são muitas, a reforma da previdência em 2019 já havia atraído os olhos do mercado exterior. Porém, como admitido pelo Ministério da Economia, a pandemia atrasou a agenda, já que foi necessário investir na população. Contudo, mais do que nunca, a fim de que o país possa de fato voltar a crescer e ser atrativo, precisamos rapidamente mobilizar a aprovação das reformas tributária e administrativa.

Sobre o autor:

Nelson Varandas é Sócio da Baker Tilly Brasil, no escritório de São Paulo. Conta com 26 anos de experiência em auditoria e consultoria financeira.

Casacor Rio: mostra é híbrida: presencial e digital

Os tempos mudaram. E todas as atenções se voltaram para as nossas casas que, mais do que nunca, se transformaram em nosso universo e refúgio. A pandemia despertou muitas necessidades acelerando movimentos que prometem provocar mudanças até nos lançamentos imobiliários que estão por vir. E, como não poderia deixar de ser, a CASACOR Rio traz muitas destas tendências do morar numa mostra diferente de tudo que já se viu. Híbrida, conta com uma versão presencial, com foco na experiência de visita à casa: um palacete icônico no Jardim Botânico rodeado por 12 mil m² de Mata Atlântica. E uma versão digital que privilegia novos formatos ampliando ainda mais seu público, que mesmo à distância, pode explorar cada cantinho dos 38 ambientes – entre espaços, pátios e jardins – em um guia digital com vídeos interativos e tours 3D.

Seguindo os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS), as visitas presenciais devem ser pré-agendadas já que há limite de pessoas por ambiente. A arquitetura da casa principal, aliás, é grande aliada já que os amplos janelões e portas presentes em todos os cômodos permitem uma ventilação cruzada que deixa arejados todos os 23 ambientes internos da residência de 2.500 metros quadrados. Enquanto nos jardins, outros 15 espaços de lazer convidam o público a passear pela extensa área verde. Participam dessa edição 57 profissionais da arquitetura, paisagismo e design de interiores que tiveram a missão de fazer interferências modernas na arquitetura eclética da propriedade.

→ Roteiro de tendências!

Espaços flexíveis e multifuncionais

Nos últimos meses, todo mundo viu as funções de seus espaços se multiplicarem. A sala ou quarto ora funcionam como home-office, ora como home-fitness, ora como canto de estudo ou entretenimento. E não faltam exemplos de ambientes com múltiplas funções nessa CASACOR Rio: a Sala Íntima do Hóspede (Tatiana Lopes e Tatiana Mendes) é também saleta de estar, home-office e home-fitness. O Home Office & Games (Caco Borges e Carolina Haubrich) abriga os recursos tecnológicos para o trabalho e o entretenimento. O Refúgio (Adriana Esteves) tem bar, cozinha, estar. Já no Living Mutante (Gisele Taranto) tudo pode mudar, das obras de arte à composição do ambiente. Enquanto na Casa UP (Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino) funções se misturam e dão novos nomes aos espaços: receber e relaxar (sala); amar e descansar (quarto); compartilhar e guardar memórias (cozinha integrada); purificar e renovar (banheiro).

A valorização da natureza  (dentro de casa ou ao ar livre)

Em tempos de tanto isolamento social, o verde, mesmo que dentro dos apartamentos, tornou-se ainda mais essencial. Aqui, ele aparece até nos banheiros! Caso da Sala de Banho (Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida) que ganhou uma jabuticabeira no centro do espaço. E também do Haman SPA (Bianca da Hora) com seu jardim interno. Já nos amplos jardins externos, o convite é para passear, divagar e, por que não?, curtir um piquenique em seus 12 mil m2 de jardins de Mata Atlântica! Imperdível: o Jardim Secreto (Diego Raposo e Manuela Simas), que convida o público a se hospedar numa bolha em meio ao verde; e No Balanço das Águas (Bel Lobo e Mariana Travassos) que permite ao público embalos que acionam luzes e som de águas nos riachos. Varandas, salas ao ar livre, urban jungle… não falta, nesta edição, ambientes para contemplar, relaxar e meditar!

Paula Neder e sua netinha Júlia, no Quarto feito sob medida para a pequena.

 Interferências modernas

Na onda da ocupação de imóveis nos centros históricos, nada mais atual do que valorizar os detalhes originais da arquitetura antiga. Sancas, portais, vitrais, painéis de azulejo, tetos decorados. São muitos os detalhes que foram revitalizados e incorporados nos projetos dos arquitetos e designers de interiores. Eles estão presentes em praticamente todos os cômodos. Mas vale olhar mais atentamente para a Biblioteca (Andrea Chicharo), Suíte de Hóspede (Ângela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes), Cozinha dos Amigos (Anna Malta e Andrea Duarte), Lavabo e Galeria (Estúdio Manu+Ca), Pequena Sala de Estudos (Lia, Felipe e Betina Siqueira), Quarto do Casal (Paola Ribeiro), Quarto da Júlia (Paula Neder) e Hall de Entrada (Rodrigo Jorge Studio).

Andrea Chicharo aproveitou estantes originais do casarão e fez interferências modernas.

Tudo junto e misturado

Aproveite o passeio para observar peças de épocas e estilos completamente diferentes, juntas e misturadas, criando um interessante mix na decoração como nos ambientes CASA Bistrô (Maurício Nóbrega), Sala de Almoço e Varanda (Chicô Gouvêa) e Sala do Piano (Luiz Fernando Grabowsky).

Jeito carioca de morar

E, claro, que a mostra carioca vai revelar aquele jeitinho sofisticado e despojado que só os moradores do Rio têm. Ele poderá ser visto em no Quarto de Casal (Paola Ribeiro); no estilo escandinavo com tempero carioca da Casa UP (Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino); no estilo urbano, descontraído e acolhedor do Chá Bar (Roberta Nicolau); e no charme que o mix do antigo com contemporâneo traz ao Cooking 2 Go (Tiago Freire).

Natureza de fora para dentro: uma das necessidades da pandemia aparece nesta sala de Jean de Just.

CASACOR RIO 30 anos

Período: de 2 de março a 25 de abril de 2021

Horário: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, 10h às 20h.

Local: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico.

Tel: (21) 2512-2411

Ingressos e agendamento de visitas: https://casacorrj.byinti.com/

– As visitas serão agendadas no momento da compra. Não haverá restrição de horário para circular pelos jardins, uma área de 12 mil metros quadrados ao ar livre. Já a visitação aos 23 ambientes internos deve obedecer ao horário pré-estabelecido no agendamento. Cada visitante receberá uma pulseirinha com o seu horário e só poderá ficar dentro da casa por, no máximo, duas horas. O uso de máscara é obrigatório.

Ingressos para visitas de terça a quinta-feira

Ingresso inteiro: R﹩ 70,00

Meia entrada: R﹩ 35,00

Ingressos para visitas de sexta a domingo e feriados

Ingresso inteiro: R﹩ 80,00

Meia entrada: R﹩ 40,00

 

Audi do Brasil abre inscrições para Driving Experience com nova linha de esportivos

Audi do Brasil abre hoje inscrições para seu novo programa de cursos e experiência de direção Audi Driving Experience. A atividade será realizada em dois períodos em março, de 12 a 14 e de 19 a 21, e contará com todos os novos modelos apresentados nos últimos meses – desde a linha completa de esportivos até a família de elétricos e-tron. No total, 176 vagas estão disponíveis em quatro formatos de experiência, todos realizados no Circuito Panamericano, localizado no interior do Estado de São Paulo.

“O Audi Driving Experience é um programa de experiência bastante procurado pelos clientes e fãs da marca, que buscam conhecer ainda mais as características dos modelos Audi e também aprimorar suas técnicas de direção. Com base nisso, desenvolvemos as atividades para oferecer um formato que realmente agregue valor e conhecimento. Com nossa gama de esportivos e os modelos recém-lançados, os participantes terão a oportunidade ver do que um Audi é capaz em um local propício para isso”, avalia Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

No local serão realizadas três atividades para clientes Audi: Dynamic e Sport Pro, focadas em esportividade e alta performance, e Women’s, exclusivo para mulheres. Há ainda um quarto programa, Audi Festival, para interessados na marca que ainda não são clientes conhecerem a gama de produtos completa nas pistas do circuito e também em exercícios offroad. Em todos eles, a tradicional tração integral quattro, marca registrada da Audi, poderá ser testada.

Todas as atividades seguirão as medidas de segurança contra o coronavírus recomendadas pelos órgãos oficiais, como grupos pequenos, utilização de máscaras, aferição de temperatura e distanciamento social. Para os veículos haverá ainda um processo de sanitização que cria uma micro película de proteção no interior do carro e evita a proliferação de vírus e bactérias – haverá também higienização a cada troca de condutor.

Mais informações estão disponíveis no hotsite audidrivingexperience.com.br – onde também é possível realizar a inscrição – e nas concessionárias Audi Center em todo o Brasil. As inscrições possuem valor de R$ 6.000,00. Dentre os modelos disponíveis para as atividades estão RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8, TT RS, RS 4 Avant, RS 5 Sportback, RS 6 Avant, RS 7 Sportback, o icônico Audi R8, os SUVs Q7 e Q8, os recém-lançados A4 e A5 Sportback e também o Audi e-tron, veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil em 2020, nas versões SUV e Sportback.

Audi Dynamic Driving Experience

Com o objetivo de desenvolver técnicas de controle do veículo e adquirir ainda mais confiança ao volante, as atividades incluem slalom, controle de saída de frente e traseira, frenagens de emergência com ABS e técnicas de pilotagem em pista. O Audi Dynamic Driving Experience terá duração de 1 dia e tem como pré-requisitos de inscrição a CNH dentro do prazo de validade e no mínimo 5 anos de habilitação.

Audi Sport Pro Driving Experience

Programa de alto desempenho para aprimorar habilidades em pista. Inclui coach personalizado, que dará dicas para encontrar o traçado perfeito, pontos de frenagem e retomada, tangência e saída de curva, além de registro de tempos de volta para aferir a evolução ao longo do treinamento. Também tem duração de 1 dia. Como pré-requisitos, além da exigência de CNH válida e mínimo de 5 anos de habilitação, o interessado deverá utilizar seu próprio veículo esportivo.

Audi Women’s Driving Experience

Destinado exclusivamente para mulheres, o curso terá exercícios com piso molhado, atividades com carros elétricos e experiência offroad. A participante terá à disposição veículos da linha RS, modelos da família de SUVs e os elétricos Audi e-tron. A duração é de 1 dia e os pré-requisitos são CNH válida e mínimo 5 anos de habilitação.

Audi Festival

Por último, os interessados que ainda não são clientes Audi poderão experimentar diversos modelos da marca para conhecer as tecnologias e características de cada um. As atividades englobam voltas guiadas na pista, aceleração com um dos veículos mais icônicos da marca, o Audi R8, além de experiências dinâmicas em piso molhado e na pista offroad. A duração é de meio dia e os requisitos são CNH válida e mínimo de 5 anos de habilitação.

 

Thermas de Olímpia Resorts é o primeiro hotel ‘By Mercure’ da Accor no mundo

A Accor, grupo líder global em hospitalidade, tem o prazer de anunciar seu primeiro hotel ‘By Mercure’, uma marca impulsionadora e inovadora projetada para receber hotéis midscale de alta qualidade na valiosa família da marca Mercure. O Thermas de Olímpia Resorts By Mercure – localizado no estado de São Paulo – é o primeiro hotel do mundo a receber a designação ‘By Mercure’ e irá oferecer serviços de qualidade exclusivos para hóspedes e moradores locais.

“Estamos muito satisfeitos em receber o Thermas de Olímpia Resorts by Mercure em nossa rede, proporcionando aos nossos parceiros e hóspedes mais uma experiência única nesta região espetacular”, disse Olivier Hick, COO das Marcas Econômicas e Midscale Accor Brasil. “No Brasil, já temos 49 hotéis da marca Mercure e mais três em desenvolvimento, o que demonstra a força e o apelo do nome Mercure localmente. Com o lançamento global de ‘By Mercure’ aqui em nossa região, esperamos atrair ainda mais hoteleiros para o grande potencial desta solução de marca flexível e inovadora”.

A Accor é líder global em oportunidades de conversão, com mais de 40% de suas inaugurações de novos hotéis, nos próximos cinco anos, representadas por hotéis independentes convertidos em marcas não padronizadas da Accor. A Accor espera que a marca impulsionadora ‘By Mercure’ atraia cerca de 300 hotéis nos próximos 10 anos, com cada um, eventualmente, podendo ser completamente convertido para a marca Mercure.

“‘By Mercure” foi projetada para dar aos proprietários de hotéis independentes um aumento de receita rápido e fácil, associação imediata com a marca Mercure e acesso aos poderosos canais de distribuição da Accor, enquanto fornece tempo e flexibilidade para alcançarem gradualmente a integração total com a marca Mercure”, disse Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor América do Sul. “Esperamos que esse tipo de estratégia inovadora seja particularmente atraente no Brasil, onde cerca de 80% dos hotéis são de propriedade independente e onde os hoteleiros podem realmente se beneficiar de uma abordagem flexível de conversão”.

Sobre o hotel

O Thermas de Olímpia Resorts by Mercure está localizado na Estância Turística de Olímpia, atualmente um dos principais destinos turísticos para quem gosta de se divertir em águas quentes. O hotel conta com 433 amplas e aconchegantes suítes com varanda em quatro diferentes categorias, com destaque para Suítes Premium e Master, que têm capacidade para hospedar até cinco pessoas, oferecendo serviços e comodidades exclusivas para os hóspedes, além do estacionamento gratuito e com segurança 24 horas.

Agora oferecendo aos hóspedes a garantia do estilo e nível de serviço exclusivos de Mercure, o hotel conta com instalações de lazer para toda a família, compostas por um conjunto de piscinas aquecidas, para adultos e crianças, sauna e playground. Os clientes também poderão desfrutar dos restaurantes do hotel com cozinha contemporânea, um menu variado – incluindo café da manhã, almoço e jantar – e bares e quiosques na área da piscina, com menu de snacks e drinques.

Como um hotel ‘By Mercure’, os hóspedes podem apreciar a associação da propriedade com ALL – Accor Live Limitless, o programa de fidelidade lifestyle da Accor que oferece benefícios exclusivos, descontos e oportunidades únicas para seus mais de 65 milhões associados em todo o mundo.

O Thermas de Olímpia Resorts By Mercure também seguirá os protocolos de segurança e saneamento estabelecidos pelo selo ALLSAFE, criado pela Accor, em parceria com o Bureau Veritas, líder mundial em testes, inspeções e certificações. Saiba mais em www.allsafelatam.com.br.

Empresários paulistanos criam projeto que transforma passos e desafios pessoais em benefícios para a Amazônia

As notícias sobre a devastação da Floresta Amazônica estão cada vez mais frequentes e em evidência global. No ano passado, a região registrou recordes de focos de incêndio e de área desmatada. Segundo o INPE, cerca de 11,1 mil km² da Amazônia legal foram destruídos, entre os meses de agosto de 2019 e julho de 2020. Isto representa quase 10% a mais que o mesmo período do ano anterior. Aliado ao propósito de atrair a atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda 2030 do pacto global, o Run4Amazonia nasceu como uma oportunidade de conectar pessoas, marcas e tecnologia, a uma causa importante: o apoio a proteção da vida na região amazônica.

Com o objetivo de colocar milhares de pessoas em várias partes do mundo para caminhar, correr ou pedalar em prol da Amazônia, no seu dia Internacional comemorado em 05 de setembro, o projeto propõe diferentes metas que podem ser cumpridas pelos participantes sozinhos ou acompanhados de amigos e até de pets.

Para participar, o interessado escolhe um dos desafios no site www.run4amazonia.com.br. Quanto maior a meta pessoal, mais prêmios o participante recebe entre; certificados, medalhas e camisetas e até itens artesanais como a Pulseira Nós e o Óleo de Andiroba. A ideia dos sócios, Roberto Conte Jr, do mercado esportivo, Cesar Kawabata, de tecnologia da informação e Ricardo Espirito Santo do segmento securitário, é ajudar a fomentar o empreendedorismo regional, envolvendo comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. “Assim todos se conectam com a Amazônia logo que recebem os prêmios de participação”, explica Roberto.

Parte do valor das inscrições no projeto também será revertido a entidades como a SOS Amazônia (no Rio Branco – Acre) e o Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (Manaus – Amazonas) que atuam há mais de 15 anos na conservação da biodiversidade, uso de matéria prima com manejo responsável, capacitação das comunidades e detecção e combate aos focos de queimadas.

No futuro, os empresários têm planos de constituir um ranking com vários países do mundo mais engajados com essa competição. “Conciliamos estilo de vida saudável, sustentabilidade, altruísmo e tecnologia em um só negócio que terá em breve um aplicativo. Esse é mais do que um projeto esportivo, estamos falando do desenvolvimento da humanidade. A qualidade do oxigênio necessário para praticar exercício e para o dia a dia também é nossa responsabilidade. O R4M é um convite para estimular mudanças no planeta e acreditamos que muitas pessoas vão adorar fazer parte desse desafio pela vida”, contou Roberto.

Pulseira Nós produzida na Comunidade Ribeirinha Pedra Branca, da Ilha de Cotijuba no Pará

Como participar

O Run4Amazonia busca estimular participantes de diferentes idades, mesmo que não tenham o hábito de se exercitar. “Queremos atrair perfis distintos, desde corredores de longas distâncias até aqueles que não correm ou caminham. A prática de exercícios ao ar livre é o melhor meio de enfrentar esse momento em que estamos mais isolados e emocionalmente comovidos com os desdobramentos da pandemia. Assim como a floresta, o nosso corpo também é um ecossistema e precisa ser cuidado”, explica Conte.

As inscrições para participar do projeto já estão disponíveis. O interessado acessa o site www.run4amazonia.com.br e faz o seu cadastro, escolhendo entre um dos desafios de 3k, 5k, 10k e 21k. Em seguida, é preciso baixar um dos apps de corrida gratuitos já existentes no mercado, são eles: Nike+ Running, Runkeeper, Strava, Runtastic e Sports Tracker.

O primeiro desafio tem data para acontecer, será em 5 de setembro, no Dia Internacional da Amazônia. Neste encontro, os inscritos poderão percorrer a meta escolhida correndo, caminhando, acompanhados ou não.

Depois deste marco, cada corredor escolhe o dia e hora que mais se adequam a sua agenda para a realização dos demais percursos. A cada novo desafio que realiza, o participante é premiado com uma medalha. Unidas, as medalhas formam uma mandala que remete aos termos de proteção da Amazônia.

Parte integrante dos prêmios, as pulseiras “Nós”, produzidas na Comunidade Ribeirinha Pedra Branca, da Ilha de Cotijuba no Pará, também formam um colar simbolizando o “elo” que o projeto busca estabelecer entre os participantes que, assim como o Run4Amazonia, defendem esse patrimônio universal.

Apoio Institucional

“O que tem nos deixado orgulhosos é a receptividade das empresas e marcas, engajadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com um olhar para o Pacto Global e a agenda 2030”. Para os empresários do Run4Amazônia, que buscam o apoio de parceiros e patrocinadores, este tema está e continuará relevante nos próximos anos.

“O R4M é uma alternativa estratégica para marcas e produtos conectarem-se a essa jornada de incentivo a uma vida saudável, atitudes conscientes, inclusivas e que encontram em uma das pontas o cliente potencial”. Empresas que tenham interesse em apoiar o projeto podem obter mais informações no site https://www.run4amazonia.com.br .

 

 

Purê Cremoso de Couve-Flor para o jantar

Você está pensando em um jantar leve e super nutritivo? A nutricionista Alessandra Luglio compartilha essa receita de purê cremoso de couve-flor que você vai adorar, anote já. Na receita usamos o leite vegetal de Amêndoas da A Tal da Castanha, elaborado apenas com dois ingredientes: amêndoa e água. A amêndoa é repleta de nutrientes, como a vitamina E e o magnésio, além de possuir menos gorduras, ser menos calórica e apresentar um sabor único e suave comparada às outras oleaginosas.

Ingredientes:

200ml de bebida de Amêndoa da A Tal da Castanha;
1 couve-flor média em buquês;
1 xícara de quinoa cozida;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de sobremesa de mostarda em pó;
1 colher de chá de alho em pó;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe a couve-flor no vapor até ficar macia. Bata no liquidificador a couve-flor com o restante dos ingredientes até ficar bem cremoso. Volte à panela em fogo, sempre mexendo, por mais quatro minutos, acerte o tempero e sirva em seguida.

Air France revela seu novo vídeo de segurança em voo

Um passeio musical pelos lugares mais famosos da França e estará disponível para assistir a bordo dos voos de longa-distância da companhia a partir de 1° de março.

A Air France apresenta hoje seu novo vídeo de segurança em voo – uma vitrine elegante, viva e dinâmica da cultura francesa. Incorporando todas as últimas mudanças regulatórias em vigor, este vídeo simboliza a essência da marca Air France. Um convite à viagem para todas as pessoas em todo o mundo, onde a companhia aérea declara o seu amor pela França e pelo seu estilo de vida. Assista ao vídeo, que estará disponível a bordo dos voos de longa-distância da companhia a partir de 1° de março.

Dois comissários de bordo explicam as instruções de segurança aos passageiros de todas as esferas da vida, viajando juntos de um marco icônico para outro, lugares que destacam o melhor da França, ao som de melodias animadas, inspiradas em musicais.

Em um instante, os passageiros são transportados das escadarias da Opéra Garnier aos jardins do Palácio de Versalhes, da ensolarada Riviera Francesa ao lendário Hotel Martinez. O passeio continua pelos vinhedos da região da Provence, passando por museus, um desfile de moda, um típico café francês com terraço e ao longo das margens do Sena e seus famosos vendedores de livros. Tantos lugares fascinantes esperando para serem descobertos e admirados.

O briefing de segurança termina no topo da cintilante Torre Eiffel, onde uma tripulação da Air France cumprimenta os clientes da companhia aérea.

Nesta poética homenagem à arte de viajar ao estilo francês, a Air France busca captar a atenção de todos para entregar suas instruções de segurança em um vídeo alegre, elegante e colorido. Seis anos após o lançamento do último vídeo, este filme é adaptado para todos os diferentes layouts de aeronaves e cabine.

“Com este novo vídeo, estamos apresentando o melhor que a França tem a oferecer de uma forma emocionalmente envolvente. Todas as nossas equipes da Air France estão prontas para dar as boas-vindas aos nossos clientes assim que embarcarem em nossos voos e destacar esse estilo de vida francês, tão querido por nós. Mal podemos esperar para reabrir os céus, voo após voo, com a segurança como nossa prioridade absoluta e constante”, afirma Catherine Villar, Vice-Presidente Sênior de Experiência do Cliente da Air France.

A empresa desenvolveu este filme com o talento criativo de sua nova agência de comunicação Aura by Omnicom e em parceria com a Atout France, agência de desenvolvimento turístico da França. O vídeo foi produzido pelo diretor e roteirista francês Romain Quirot. A música, criada especialmente para a ocasião, foi escrita por Ludovic Bource, compositor francês que ganhou um César e um Oscar.

A Air France agradece à Atout France, a Opéra National de Paris, a Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, o Château de Versailles e o Hotel Martinez Cannes pelo apoio e hospitalidade.

Pão de mel com chocolate da chef Simone Izumi

Inspirado na nova batedeira Stand Mixer Honey, a cor do ano 2021 da KitchenAid, o pão de mel da chef Simone Izumi convida as pessoas a se conectarem na cozinha por meio de suas criações.

Com o lançamento da nova batedeira Stand Mixer Honey, a KitchenAid anuncia sua cor do ano 2021. Há mais de um ano em isolamento social, as pessoas anseiam por um senso de comunidade mais do que nunca e, dentro desse contexto, a nova cor inspirada no mel chega para atender às necessidades da população por positividade, calor e aconchego, oferecendo doces momentos em torno da mesa e da cozinha.

Em tom alaranjado-dourado quente e rico a nova cor está disponível para compra na icônica Batedeira Planetária Stand Mixer Artisan com acessórios de batedeira extras incluindo uma tigela de 2.8L e um batedor com borda flexível.

Como um convite para experimentar e criar doces momentos, se conectando com pessoas queridas, a KitchenAid sugere uma receita especial de pão de mel coberto de chocolate criada pela chef Simone Izumi.

Ingredientes

Bolo

275 g de farinha de trigo

50 g de açúcar mascavo

45 g de chocolate em pó

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de canela em pó

½ colher (chá) de noz-moscada

½ colher (chá) de cravo em pó

½ colher (chá) de gengibre em pó

200 g de leite condensado

130 g de manteiga sem sal derretida

150 g de mel

240 ml de leite

Doce de leite cremoso para rechear (opcional)

Cobertura

Cerca de 1 kg de chocolate meio amargo

Cerca de 150 g de chocolate branco para decorar

Material:

Saco de confeiteiro com bico perlê número 12 (se necessário)

Modo de preparo

Bolo

1°PASSO

Pré aqueça o forno a 180ºC.

2°PASSO

Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o chocolate em pó, o bicarbonato de sódio e as especiarias. Reserve.

3°PASSO

Na batedeira, misture o leite condensado, a manteiga derretida, o mel e o leite. Adicione a mistura de secos e envolva bem.

4°PASSO

Distribua a massa em uma assadeira com 20 X 30 centímetros ou em forminhas individuais próprias para pão de mel. Leve ao forno pré aquecido de 25 a 30 minutos. Espete um palito para verificar se os bolinhos estão assados. Deixe amornar e só então desenforme. Esfrie por completo. Para facilitar e ter um corte do bolo perfeito, deixe a massa no freezer por 10 minutos.

5°PASSO

Se você deseja rechear cada quadrado com um pouquinho de doce de leite disposto em um saco de confeiteiro com o bico perlê número 12. É só afundar o bico dentro do bolo, perfurando-o, e bisnagar cerca de uma colher (chá) de recheio. Para um trabalho tranquilo e confortável, mantenha os quadrados na geladeira até a hora de banhar.

Cobertura

1°PASSO

Prepare o chocolate, derreta em temperatura mediana e faça a temperagem apropriada. Temperagem é um processo no qual o chocolate é derretido entre 45°C e 50°C, para ser moldado. Para garantir essa moldagem, ele deve ser submetido a um resfriamento choque-térmico, baixando a temperatura para 27°C até 30°C.

2°PASSO

Coloque o chocolate branco em um envelope de celofane e corte a pontinha com uma tesoura. Reserve.

3°PASSO

Banhe os pães de mel com auxílio de um garfinho para banhar. Escorra o excesso e arrume-os sobre papel-manteiga. Com o chocolate ainda úmido, faça filetes paralelos com o chocolate branco ou desenhos a gosto. Leve à geladeira por 5 minutos para finalizar a cristalização de chocolate. Recorte as rebarbas com uma faquinha lisa e embale a gosto.

*Utilizando chocolate em pó nacional com 50% de cacau.

Não deixe de aproveitar cada passo com aqueles que ama!

Sucesso na parceria Brasil e China: lançamento do satélite Amazônia 1

*Renata Adriana Garbossa Silva

Mesmo com os altos custos de tecnologia para desenvolver satélites de sensoriamento remoto, os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, têm nos últimos anos buscado parceria com outras nações. Não é de hoje, que o estado brasileiro tenta reverter esse quadro. Desde 1988, um acordo de parceria envolvendo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial – CAST- possibilitaram ao Brasil avanços de sensoriamento remoto, denominado Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), num convênio técnico-científico binacional envolvendo os dois países. A parceria entre os países é um esforço bilateral para derrubar as barreiras que impedem o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sensíveis impostas pelos países desenvolvidos, afirmam os pesquisadores do INPE.

Desde o primeiro acordo até agora, foram lançados o CBERS 1, 2, 2B com características muito semelhantes para atender às necessidades dos dois países e para permitir o ingresso no emergente mercado de imagens de satélites até então dominado pelos que integram o bloco das nações desenvolvidas. Já os satélites CBERS 3, 4, foram assinados no início dos anos 2000 e representam uma evolução em relação aos dois primeiros satélites, uma vez que serão utilizadas no módulo carga útil quatro câmeras com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados.

Porém, a busca por satélites mais potentes e que possam atender as próprias necessidades fará com que o Brasil, nos próximos dias, lance em órbita o primeiro satélite totalmente brasileiro da agência espacial indiana, Indian Space Research Organisation, de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, o satélite Amazônia 1. É um projeto coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Criado para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, não só da região Amazônica, mas também da agricultura em todo o território brasileiro, atuando em consonância com os programas ambientais existentes.

Segundo o INPE, o lançamento do satélite poderá fornecer dados de um ponto específico em dois dias, ajudando na fiscalização de áreas que estejam sendo desmatadas, bem como, no monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas, além da possibilidade de uso para observações de possíveis desastres ambientais, que estarão disponíveis tanto para a comunidade científica quanto para órgãos governamentais, e para toda a comunidade interessada em melhor compreender o ambiente terrestre.

Autora: Renata Adriana Garbossa Silva é professora nos cursos de Geografia e Ciências Biológicas do Centro Universitário Internacional Uninter.