Início Site Página 94

Para se refrescar no verão: duas sobremesas deliciosas

O verão, que dura até 20 de março 2025 , traz aquela vontade de comer algo para refrescar os dias de calor intenso. Neste início de ano, cidades do Sul já marcaram altas temperaturas nos termômetros. Para ajudar a aliviar o calorão, Isabela sugere duas receitas frescas e saborosas.

A primeira sobremesa é a Torta Brigadeiro de Banana, com uma fruta que é fácil de encontrar na estação, leva o Biscoito Leite na massa e promete muito frescor. A outra sugestão é a Mousse Holandesa, com as Tortinhas Chocolate na decoração, a receita é finalizada com uma calda de chocolate.

Para saber como fazer, confira as receitas abaixo:

Torta Brigadeiro de Banana

Ingredientes:

Para o Brigadeiro de Banana

  • 2 latas de leite condensado
  • 4 bananas nanicas, amassadas
  • 2 colheres (sopa) de margarina sem sal

Para a Massa

  • 1/3 de embalagem de Biscoito Leite
  • 100 g de margarina sem sal, em temperatura ambiente

Para a Cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • ¼ xícara (chá) de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de castanha-do-pará, grosseiramente picadas

Modo de Preparo:

Brigadeiro de Banana

Em uma panela média, coloque o leite condensado, as bananas e a margarina. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve.

Massa

Ligue o forno em temperatura média (180° C  200° C). No processador ou liquidificador, triture os biscoitos. Passe para uma tigela e, com as mãos, misture a margarina para obter uma farofa grossa.

Acomode essa mistura em uma forma redonda (20 cm de diâmetro) e de fundo falso. Pressione com as mãos para forrar todo o fundo da forma. Leve ao forno por 5 minutos, retire e reserve.

Cobertura

Em um refratário, coloque o chocolate com o creme de leite e leve ao micro-ondas, potência média, por 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire e mexa bem para obter um creme liso e homogêneo. Reserve.

Monte a torta

Sobre a base de torta despeje o brigadeiro de banana. Por cima, espalhe a cobertura e leve à geladeira para firmar por pelo menos 2 horas. Desenforme, decore com as castanhas e sirva.

Rendimento: 10 porções         Tempo de preparo: 40 minutos + tempo de geladeira

Mousse Holandesa

Ingredientes:

Para o Mousse

  • 1 tablete de chocolate branco (200g) picado
  • 1 embalagem de cream cheese
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 colheres (sopa) e gelatina incolor sem sabor
  • 2 claras em neve

Para a Montagem

  • 15 biscoitos Tortinhas Chocolate

Para a Cobertura

  • 1 tablete de chocolate meio amargo (180g) picado
  • 1 embalagem de creme de leite (200g)

Modo de Preparo

Mousse

  • Numa panela pequena derreta em banho-maria o chocolate branco. Reserve.
  • Bata na batedeira o cream cheese com o açúcar até ficar cremoso. Junte o chocolate derretido, o creme de leite e a baunilha. Acrescente a gelatina previamente amolecida e dissolvida em banho-maria, sem ferver. Misture delicadamente as claras.

Montagem

  • Numa forma desmontável, média, ajeite as Tortinhas Chocolate na borda, com o recheio voltado para fora. Coloque a mousse. Leve à geladeira, por no mínimo, 4 horas.

Cobertura

  • Numa panela pequena dissolva o chocolate em banho-maria. Espere amornar. Junte o creme de leite, misturando bem. Sirva sobre a mousse desenformada.

Rendimento: 8 a 10 porções      Tempo de Preparo: 30 minutos + tempo de geladeira

Conheça os novos Mustangs GTD “Spirit of America” e RTR

A Ford apresentou duas novas versões do Mustang no Salão de Detroit de 2025, na “Motor City”, nos Estados Unidos: o “Spirit of America” e o RTR, supreendendo os fãs de alta performance na prévia do evento, que este ano volta à sua data tradicional, aberto para o público de 10 a 20 de janeiro. Ambos os modelos celebram o espírito vitorioso e inovador do esportivo.

O “Spirit of America” é a primeira versão especial do Mustang GTD, o modelo homologado para as ruas mais potente e rápido já projetado pela Ford, com 826 cv, 91,0 kgfm de torque e velocidade máxima de 325 km/h. O nome “Spirit of America” é uma referência ao veículo de Craig Breedlove, técnico de engenharia aeroespacial que foi o primeiro a quebrar as barreiras de 800 e 965 km/h em terra, na década de 60, adaptando o motor de um jato de combate da Guerra da Coreia adquirido por US$ 500.

A carroceria branca com duas faixas esportivas em vermelho e azul são uma referência ao Mustang original de 1964, com fibra de carbono aparente nos difusores e spoilers. As pinças de freios em vermelho são de série e as capas dos retrovisores podem vir em vermelho ou fibra de carbono.

O interior tem bancos exclusivos, revestidos em couro na cor preta com laterais brancas, faixa degradê em vermelho no meio e pespontos em azul, cor usada também como elemento de contraste em toda a cabine. As borboletas de troca de marcha, o anel do câmbio e o emblema do painel também estão disponíveis em titânio impresso em 3D.

Mustang RTR

O Mustang RTR é o primeiro modelo de alta performance do esportivo com motor turbo EcoBoost. Ele será oferecido como uma opção de desempenho mais acessível da linha para os fãs de corridas de fim de semana, provas de arrancada, derrapagem ou autocross. Para demonstrar suas capacidades, o esportivo foi exibido em uma demonstração dinâmica pelo piloto Vaughn Gittin Jr., com carroceria camuflada.

Além de estilo próprio, o Mustang RTR tem freios Brembo, spoiler tipo pedestal e algumas peças compartilhadas com o Mustang Dark Horse. Ele incorpora a experiência da equipe RTR, fundada por Vaugh Gittin Jr., multicampeã de Fórmula Drift e especializada no desenvolvimento de pacotes de performance para veículos da Ford. Entre outros itens, ela ajudou a desenvolver o freio de drift exclusivo oferecido no Mustang de sétima geração.

O Mustang RTR também é o segundo modelo de desempenho na história do Mustang criado pela Ford em conjunto com um parceiro externo e oferecido de fábrica.

“Estou empolgado em ter a oportunidade de criar o Mustang turbo mais empolgante de todos os tempos”, disse Vaughn Gittin Jr. “O Mustang RTR é pura diversão acessível, com muitas melhorias, distribuição de peso quase perfeita e o estilo característico da RTR. Ele está pronto para detonar no drift, corridas de arrancada, passeios em estradas secundárias ou pistas de autocross.”

Livia Nunes foi anfitriã de evento da Cult Gaia

Livia tem uma relação de longa data com a Cult Gaia, marca para a qual já estrelou campanha digital e participou do gala do CFDA, em NY. De férias com a família em St Barths, Livia foi anfitriã, no fim da tarde de 30 de dezembro, de evento na Boutique Cult Gaia, no centrinho da ilha onde estão as marcas de moda mais importantes da cena global. Na ocasião recebeu amigas para apresentar a nova coleção da marca que une design e arte para criar peças cheias de personalidade.

A it girl e criadora de conteúdo brasileira Livia Nunes, 25 anos, está conquistando o cenário internacional, com projetos autorais para diferentes marcas. Referência de estilo, Lívia também ganha destaque como novo rosto da Silent Models Paris, uma das principais agências da indústria internacional. A conquista de Lívia no mercado internacional é resultado de uma estratégia de carreira cuidadosamente construída, baseada em escolhas consistentes e bem planejadas da content creator, não aconteceu da noite para o dia. Sua carreira é marcada por uma combinação única de elegância e criatividade, que lhe rendeu a reputação de ser uma das comunicadoras mais requisitadas do país nos segmentos de luxo, moda e beleza.

Livia Nunes

Ao longo dos anos Livia evoluiu, assumindo o papel de diretora criativa, desenvolvendo coleções colaborativas e estrelando diversas campanhas de grandes marcas. Neste ano, ela se destacou em eventos como a Semana de Alta-Costura, a Copenhagen Fashion Week, as Semanas de Moda de Milão e Paris, o Festival de Cannes, o Festival Internacional de Cinema de Veneza e o CFDA Fashion Awards. Ela também foi nomeada na lista Under 30 da Forbes na categoria “Artes, Fotografia e Moda. Para fechar 2024, pela primeira vez foi anfitriã de um evento internacional da Cult Gaia num dos destinos mais concorridos, St. Barths. Fotos: Divulgação Cult Gaia

A Felicidade está dentro de você

*Por Edgard Calfat

Nós, os seres humanos, somos um universo que abriga milhares de seres vivos. O nosso ecossistema possui espaço para que cada um desses seres desempenhe seu papel e assim, formar uma cadeia que mantém o corpo e todo esse sistema saudável. É o que chamamos de microbioma: bactérias, fungos, vírus e outros micróbios que abrigamos em nossos órgãos e tecidos de maneira equilibrada, ajudando em diversas funções vitais. Vale destacar ainda que apenas a metade das células do nosso corpo são humanas, enquanto a outra metade são microrganismos. Por isso, o microbioma é tão importante na composição de todo processo do nosso equilíbrio, e tão determinante na nossa saúde.

Microbioma intestinal: exame que mapeia as bactérias no intestino

Além do intestino em si, nosso microbioma intestinal também é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Não é à toa que as bactérias são imperativas para uma vida saudável. E até nosso humor também está atrelado à saúde dessa parte do corpo. Por exemplo, o intestino interfere até no nosso estado de felicidade, e não somente pelo prazer do ato de comer. Essa relação é intrinsecamente ligada à produção da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Ela está concentrada em 90% no intestino, que tem seu próprio sistema nervoso autônomo, com uma rede de 100 milhões de neurônios, que por sua vez, liberam os neurotransmissores. Daí ele ser chamado de nosso “segundo cérebro”.

Cerca de 80% das doenças se originam no intestino, e já é comprovado que várias delas podem surgir ou se agravar devido ao desequilíbrio do nosso microbioma (disbiose). A alimentação moderna, com tantos açúcares, refinados, óleos vegetais e químicos de todos os tipos, contribui imensamente para o agravamento desse quadro.

Cerca de 80% das doenças se originam no intestino, e já é comprovado que várias delas podem surgir ou se agravar devido ao desequilíbrio do nosso microbioma (disbiose).

Por isso, um intestino regulado proporciona bom humor e bem-estar. E a Mahta, empresa da qual sou sócio, foi buscar na Amazônia, o bioma mais biodiverso do mundo, ingredientes puros e altamente nutritivos para cuidar tanto das suas células quanto do seu microbioma.

O Superfoods em Pó, alimento que criamos, agrega 15 superalimentos do bioma amazônico. Ele tem como princípio garantir uma alimentação saudável e que ajuda a manter o microbioma intestinal sempre regulado. Toda sua produção é baseada em potencializar a biologia individual de cada pessoa, com ingredientes ricos, puros e biodiversos.

A proposta da empresa é de desenvolver alimentos focados, além do microbioma humano, também no macrobioma da Amazônia, fomentando a regeneração de suas áreas e das famílias envolvidas no cultivo e colheita dos nossos ingredientes.

Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer o que oferecemos, que é uma visão que engloba a regeneração do corpo e mente, além de termos o compromisso de garantir a vida em todo seu ciclo, desde a preservação total do solo até a regeneração efetiva da Amazônia.

Gelatina com Mousse: receita para fazer com as crianças

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares, e com isso as crianças passam mais tempo em casa. Embora essa seja uma fase cheia de diversão, ela também pode se tornar desafiadora para os pais, que buscam maneiras criativas de entreter os pequenos. No entanto, com um pouco de imaginação, é possível transformar essas semanas em memórias afetivas inesquecíveis. Pensando nisso, a HiperFesta, franquia com mais de 100 lojas pelo Brasil especializadas em artigos para festas, preparou uma receita fácil de preparar com as crianças, a gelatina com mousse. Veja a seguir:

Ingredientes:

Primeira camada – Gelatina:

  • 1 caixa de gelatina de sabor maracujá, morango e uva (ou de sua preferência)
  • 250ml de água fervente
  • 250ml de água fria

Segunda camada – Mousse:

  • 1 caixa de leite condensado (para cada sabor)
  • 1 caixa de creme de leite (para cada sabor)
  • 1 xícara (chá) de leite (para cada sabor)
  • 1 suco em pó no sabor de maracujá, morango e uva (ou da sua preferência)
  • Copos descartáveis 300ml
  • Confeitos para decoração
Foto: Divulgação/ Hiperfesta

Modo de preparo:

Primeira camada – Gelatina:

Coloque 1 sachê de gelatina em 250ml de água quente e misture até dissolver, depois acrescente 250ml de água fria ou gelada. Coloque em copos descartáveis de 300ml, encher até a metade e levar para a geladeira para gelar. Siga o mesmo passo a passo com os outros dois sabores de gelatina.

Segunda camada – Mousse:

Bata no liquidificador 1 leite condensado, 1 creme de leite, 1 xícara de leite e 1 sachê de suco. Coloque nos copos das gelatinas de acordo com cada sabor. Siga o mesmo passo a passo com os outros dois sabores. Leve novamente para a geladeira para gelar e depois estará pronto para servir.

Tempo de preparo: 1h   Nível de dificuldade: Fácil Rendimento de porções: 15 porções

Ana Castela embarca em seu primeiro cruzeiro

Estou muito animada por realizar esse sonho e fazer o meu primeiro cruzeiro. Foto: Leandro Saucer

De 9 a 12 de janeiro, o MSC Seaview será o palco do tão aguardado cruzeiro de Ana Castela, oferecendo uma programação repleta de atrações imperdíveis. Durante os três dias de evento, os passageiros poderão desfrutar não apenas dos shows da própria anfitriã, mas também das apresentações de convidados especiais como João Gomes, Zé Neto & Cristiano, Luan Pereira, Gustavo Mioto e Eduardo Costa. A diversão será garantida com festas temáticas a cada noite, incluindo a Festa do Branco, a Festa Fantasia da Boiadeira e a Festa Neon, prometendo uma experiência única para todos a bordo.

Com as cabines quase esgotadas, o navio partirá do Porto de Santos e seguirá para destinos deslumbrantes como Búzios e Angra dos Reis no Rio de Janeiro, antes de retornar a São Paulo. Além das participações especiais já confirmadas, o evento contará com a presença de artistas como CountryBeat, Raphael (da dupla com Léo), Duda Bertelli, Júlia & Rafaela, Guilherme & Manuel, Julya & Maryana, e Francisco, trazendo ainda mais diversidade à programação musical. Influenciadores renomados, como Luís Mariz, Odorico Reis, Nicoli Fittipaldi, Peão Jotinha, Luisa Alvarenga, Camila Trianda, Gabi Gobo, entre muitos outros, também estarão presentes.

Os passageiros poderão desfrutar não apenas dos shows da própria anfitriã. Fotos: Leandro Saucer

Ana, super empolgada com a experiência, comentou: “Estou muito animada por realizar esse sonho e fazer o meu primeiro cruzeiro! Sempre sonhei em levar minha música para o mar e, agora, poder estar a bordo com tantas participações especiais é ainda mais incrível. Tenho certeza que vai ser uma experiência inesquecível. Mal posso esperar para compartilhar tudo isso com os meus fãs e transformar o navio em uma festa que todos vão lembrar para sempre!”

Batizado de “Férias com a Boiadeira em alto-mar”, o cruzeiro oferecerá uma infraestrutura de luxo, com uma ampla variedade de opções de entretenimento para todos a bordo. Os passageiros poderão desfrutar de restaurantes temáticos, além de uma grande variedade de instalações esportivas, como quadras de tênis, basquete, mini golfe, boliche, pista de corrida e até um parque aquático. Para quem busca mais diversão, haverá simuladores e cinema, garantindo uma experiência completa com muito conforto e opções de lazer para todos os gostos.

Serviço 

Data: 9 a 12 de janeiro de 2025

Navio MSC Seaview

Compra de cabines: https://anacastelaemaltomar.com.br

Embarque e Desembarque pelo Porto de Santos

Taylor Swift foi a cantora mais popular de 2024

A cantora Taylor Swift Foto: Reuters

O ciclo de notícias globais deste ano foi repleto de eventos memoráveis e a ascensão imbatível de Taylor Swift é um dos grandes destaques. A Taboola, recomendações de conteúdo na open web, compilou um panorama das principais categorias de leitura e das histórias que as definiram, oferecendo uma visão abrangente do que capturou a atenção dos leitores. Os dados consideram centenas de milhões de visualizações de artigos de notícias na rede de Taboola da Taboola em todo o mundo, de 1º de janeiro a 12 de novembro.

Taylor Swift dominou 2024, com seu novo álbum The Tortured Poets Department, turnê mundial, filmes e etc. Foto: Getty Images

Taylor Swift pode ser “Miss Americana”, mas, segundo os dados da plataforma, ela é certamente “Miss Mundial”. A artista dominou 2024, com seu novo álbum The Tortured Poets Department, turnê mundial, filme, relacionamento de destaque com Travis Kelce (jogador do Kansas City Chiefs), e os contínuos “Easter Eggs” que surpreendem seus fãs. Taylor Swift foi a musicista mais lida do ano, acumulando mais de 3,2 bilhões de visualizações de página, consolidando sua posição no topo.

Em seguida, Kanye West e Ed Sheeran aparecem com 777 milhões e 526 milhões de pageviews respectivamente.

10 principais músicos por visualizações de página:

Cantores no ranking de maiores visualizações em 2024. Foto: Divulgação

Sobre a Taboola

A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A plataforma tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.

Mais de 15.000 anunciantes usam o site para alcançar mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a plataforma de conteúdo é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.

Polo é o veículo mais vendido na América do Sul

Paixão que atravessa fronteiras! O Volkswagen Polo fechou o ano de 2024 como o líder absoluto de vendas na América do Sul, considerando todos os segmentos do mercado. No ano, foram 161.503 unidades emplacadas do modelo na região, consolidando seu sucesso como o veículo preferido dos sul-americanos. Uma grande conquista para marcar o início das celebrações de 50 anos de história do modelo no mundo.

O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024. No País, o VW Polo segue como o carro de passeio mais vendido pelo 2º ano consecutivo, além de líder entre os hatches. O modelo registrou crescimento de 26% em suas vendas em 2024 no Brasil, comparando com 2023, quando foram emplacadas 111.247 unidades. O Novo Polo é produzido nas unidades paulistas da Volkswagen em Taubaté e Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo.

O Volkswagen Polo também é o grande sucesso da marca no Brasil e bateu recorde vendas, com 140.184 unidades emplacadas em 2024. Foto: Divulgação/Volkswagen

Mas não é somente no segmento de hatches que a Volkswagen se destaca regionalmente. A marca também foi líder em 2024 no principal segmento do mercado automotivo da América do Sul, o de SUVs, com o Novo T‑Cross. Ao todo foram 98.200 unidades vendidas na região. Produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, o veículo também liderou a venda de SUVs no Brasil, com 83.995 unidades emplacadas.

Em 2024, a Volkswagen cresceu o dobro do mercado na América do Sul. As 497 mil unidades emplacadas pela Volkswagen na região em 2024 representam 59 mil veículos a mais do que em 2023 (437 mil unidades vendidas). Enquanto a Volkswagen aumentou em 13,6% suas vendas, comparando com 2023, o mercado total cresceu 6,4% na região.

“A Volkswagen é um grande sucesso na América do Sul e segue com um crescimento expressivo de vendas. É motivo de grande orgulho para todos nós termos o VW Polo como o veículo mais vendido da região, considerando todos os segmentos. Estamos acelerando no caminho certo e os números comprovam: a Volkswagen aumentou suas vendas em 13,6% na América do Sul em 2024, o dobro do mercado (6,4%). Além disso, a VW é líder nos dois principais segmentos: de SUVs, com o Novo T‑Cross, e hatches, com o Novo Polo, na América do Sul, assim como no Brasil.

Os resultados comprovam que a Volkswagen é uma paixão que atravessa fronteiras e conquistou os sul-americanos. Foto: Divulgação /Volkswagen

Os resultados comprovam que a Volkswagen é uma paixão que atravessa fronteiras e conquistou os sul-americanos com um portfólio completo e feito sob medida para os clientes da região”, afirma Hendrik Muth, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen para a Região SAM (América do Sul).

O Brasil é o principal mercado da Volkswagen na América do Sul. No País, as vendas superaram a marca de 400 mil unidades em 2024 (com exatamente 400.428 emplacamentos), sendo o 2º maior volume dos últimos 10 anos. No período, essa marca havia sido superada apenas em 2019, quando a Volkswagen emplacou 411 mil unidades.

Comece a fazer o seu planejamento para 2025

Foto: Pexels

*Por Pedro Signorelli

Estamos em janeiro, o que representa oficialmente o começo do ano, isso não há dúvidas. E mesmo se você tiver conseguido salvar o seu 2024 ou não, tópico que eu já debati antes, você deve ter começado a pensar no planejamento para 2025. O ideal é que já tenha iniciado, mas independente de onde estiver neste processo, irei te ajudar com alguns pontos que você deveria considerar.

A primeira coisa que te recomendo fazer pode parecer simples a princípio, mas pouca gente faz este exercício da forma correta: aprender com o que aconteceu ao longo do ano que passou para conseguir entender de verdade o que de fato funcionou e principalmente o que deu errado. Meio óbvio, não é mesmo? Porém, o que mais vejo são empresas se recusando a fazer isso.

Aprender com o que aconteceu ao longo do ano que passou para conseguir entender de verdade o que de fato funcionou e principalmente o que deu errado. Foto: Pixabay

O fato é que quando as pessoas não se recusam a olhar para trás, fazem essa avaliação de forma rápida e mal feita. Afinal, pensam que é mais fácil deixar correr o barco. Mesmo o que deu certo acaba não sendo aproveitado para consolidar alguma dessas boas práticas, só celebramos e pronto. Ou seja, perdemos a oportunidade de aprender tanto com o que funcionou quanto com o que definitivamente não funciona.

Para sabermos onde estão os erros, precisamos conhecer os detalhes das execuções, mas sabemos que um gestor, diante de tantas tarefas, muitas vezes não consegue estar ciente de absolutamente tudo, então nada melhor do que ouvir a opinião dos colaboradores sobre o que foi feito durante o ano, pois estão na linha de frente. O time precisa estar jogando junto na construção das ideias, caso contrário, esse já é um ponto a ser arrumado.

O grande problema é que quando não percebemos ou pior, não aceitamos que deu errado, acabamos persistindo em algo que não vai para frente e provavelmente não tem futuro. É como se estivéssemos dando murro em ponta de faca. E começar um novo ano com essa mentalidade não é algo bom para você e muito menos para o seu negócio, que precisa de um planejamento consistente.

O time precisa estar jogando junto na construção das ideias, caso contrário, esse já é um ponto a ser arrumado. Foto: Pixabay / Gerada por Inteligência Artificial

Por essa razão, caso a sua empresa ainda não utilize os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves), talvez tenha chegado a hora perfeita para implementar. Porém, tenha bastante cuidado, os OKRs não são apenas uma planilha de Excel que você vai seguindo e dando um check no que completou. A ferramenta exige uma implementação certeira para que realmente funcione.

Olhe com atenção para os dados que estão disponíveis: o que te dizem as métricas? Por que certas ações não atingiram o resultado esperado? Será que faltou planejamento? As hipóteses não foram validadas? A equipe tentou, tentou, mas foi na direção errada? São muitas perguntas que podem surgir nesse momento, mas olhar os OKRs bem construídos facilita este trabalho de gerar aprendizado.

Portanto, quando for fazer o planejamento para 2025, ao invés de pensar em um único ciclo anual, tenha em mente repetir este processo a cada trimestre, pois uma das premissas da ferramenta são ciclos curtos, que permitem recalcular a rota mais rapidamente, sem perder de vista o médio e longo prazo. Desta forma, você vai acelerar o processo de aprendizado da sua organização e criar um plano mais estruturado para o próximo ano.

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs.