Bolinho de vaca atolada criado pelo chef Murilo de Oliveira

Aprenda no Cozinhando para o Jeff deste domingo a receita de Bolinho de vaca atolada, criada pelo chef Murilo de Oliveira, que assina a proposta gastronômica do Hotel Maui Maresias e de seu restaurante, o Guató Gastronomia.

 

BOLINHO DE VACA ATOLADA

Rendimento 34 bolinhos redondos de aprox. 5cm

Tempo de Preparo 05 horas

Equipamento 02 panelas grandes, 01 fritadeira

 

Ingredientes

Para os bolinhos

2kg de costela de boi ponta de agulha com osso cortada em pedaços

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola média picada em cubos

1 cenoura cortada em cubos

3 colheres de sopa de extrato de tomate

2 dentes de alho picado

1 colher de sopa rasa de urucum em pó (colorau)

8 xícaras de chá mandioca cozida cortada em cubinhos

2 xícaras de chá de farinha de trigo

Sementes de cominho a gosto

Tomilho fresco a gosto

Pimenta do reino o quanto baste

Salsinha picada o quanto baste

Sal a gosto

 

Para empanar

2 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de farinha de rosca

01 gema e 03 ovos batidos para empanar

Óleo para fritar

 

Modo de Preparo

No restaurante cozinhamos a costela por horas no fogo, regando sempre que necessário com caldo de legumes. É um processo trabalhoso que exige bastante atenção e cuidado, para nós do Guató este é mais um exercício de carinho com aquilo que servimos. Além disso, o cheiro que invade toda a cozinha é maravilhoso, mas em casa podemos acelerar o processo usando uma panela de pressão. Então vamos lá!

Em uma panela de pressão refogue a carne com a cebola e o alho, o suficiente para dourar levemente. Acrescente a cenoura, o urucum e o extrato de tomate. Tempere com tomilho, sempre fresco e com as sementes de cominho conforme o seu gosto, se não gostar, não coloque. Acerte o sal e pimenta do reino. E então adicione água o suficiente para cobrir todos os ingredientes. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos contando a partir do início da pressão. Após o cozimento a costela deve estar desmanchando, então, retire os ossos, desfie a carne e reserve. Não despreze as cenouras do cozimento, elas deverão estar tão macias que ao leve toque do talher já se transforma num purê muito saboroso, junte esse purê a carne.

Numa outra panela junte a carne separada, a mandioca cozida, que também deve estar super macia, a farinha de trigo e a salsinha picada. Ajuste o sal se necessário. Leve ao fogo baixo mexendo sempre com uma colher, de que seja de pau, porque em casa nós podemos utilizar colher de pau. Incorpore todos os ingredientes até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. Ela será uma massa mais pesada mas lembrará aquele famoso ponto de brigadeiro, sabe? Quando começa a desgrudar do fundo da panela. Nessa hora transfira a massa para um recipiente e aguarde esfriar.

Modele a massa com as mãos no formato de bolinhas de pingue-pongue.

Empane passando os bolinhos na farinha de trigo, depois na mistura de ovos e por fim na farinha de rosca. Se quiser uma crosta ainda mais crocante para seu bolinho substitua a farinha de rosca por farinha panko, você a encontra na sessão de artigos orientais do mercado, é assim que fazemos no restaurante.

Depois é só fritar em óleo bem quente e servir imediatamente.

Nós servimos ainda com uma maionese de cúrcuma e acompanhado de picles de cebola roxa, pimenta biquinho e jalapeño.

Hotel Maui Maresias

Com quase dois anos de funcionamento, o Hotel Maui Maresias, em São Sebastião (SP), é a concretização de um sonho idealizado pelo empresário Carlos Alberto Pinto em uma das praias mais descoladas do Litoral Norte paulista.

Concebido a partir das experiências acumuladas em mais de 40 anos de viagens mundo afora pelo proprietário, esse charmoso refúgio de alto padrão mantém, desde sua origem, a proposta de surpreender em todos os sentidos e proporcionar experiências inesquecíveis a seus hóspedes.

Guató Gastronomia

Única ‘casa’ da francesa Veuve Clicquot no Litoral Norte, é dono de uma das melhores cartas de vinho de toda a orla paulista, propõe uma culinária refinada e criativa sob o comando do chef Murilo de Oliveira, que vem conquistando paladares os mais exigentes com sua cozinha autoral, a qual desperta emoções e sensações por meio de receitas que valorizam ingredientes locais, sabores e temperos.  Diferentemente do hotel, o Guató aceita menores de idade e até oferece um colorido e atraente Menu Kids.