Conheça algumas bebidas para experimentar durante uma viagem pela região portuguesa

O Alentejo, em Portugal, atrai visitantes não apenas pela sua excelente oferta turística, mas também quando o assunto é vinho. Reconhecido como uma das principais regiões vitivinícolas do mundo, conta com muitos rótulos premiados, variadas vinícolas e formas diferentes de preparo, que traduzem toda essa tradição centenária. Fotos: Victor Carvalho

Seja em uma herdade no campo ou à beira-mar, é possível ter experiências magníficas de enoturismo e apreciar os aromas e sabores dos vinhos locais. São inúmeros produtores de altíssima qualidade, que preparam alguns dos melhores vinhos do mundo e, muitos deles, são bem inusitados.

Enoturismo – Centro Historico  Herdade do Esporão

Esse é o caso do vinho Invisível, produzido pela adega Ervideira. À primeira vista, este é um vinho branco, mas que na verdade é feito com uvas tintas. A produtora utiliza apenas a “lágrima” da uva, gotas de suco que são tiradas sem esmagá-la nem usar a casca. Outro processo curioso é o do vinho Conde D’Ervideira Vinho da Água, que tem sua produção inspirada na recuperação de garrafas de antigos navios naufragados. Após permanecer oito meses em barris, a bebida é submetida ao novo estágio de maturação, em que as garrafas ficam submersas no lago Alqueva, resgatando o processo chamado de “vinho da água”.

Para experimentar esses sabores impressionantes, a vinícola Ervideira oferece muitas atividades enoturísticas em sua propriedade, como piqueniques, provas de vinhos e degustações, realizados em um terraço com uma bela vista para as vinhas.

Há ainda tipos de vinhos alentejanos que ganharam força na produção nos últimos anos e que chamam a atenção dos especialistas pelo cuidado na hora do preparo. São os vinhos orgânicos biodinâmicos, cada um com suas particularidades na hora do preparo, que preservam os métodos naturais e tradicionais.

Para produzir os vinhos orgânicos, não é utilizado nenhum tipo de produto químico contra pragas, focando na preservação da biodiversidade do solo. Esse tipo de cultivo é uma volta ao passado, mantendo as raízes da agricultura tradicional. No Alentejo, diversas vinícolas optam por usar o cultivo orgânico para manter a pureza do produto e não abrem mão de um cuidado natural com as videiras.

Por sua vez, o conceito da produção biodinâmica mantém as regras do orgânico, mas agrega conceitos espirituais e filosóficos pensando na preservação ambiental. A Herdade do Esporão é outro local ideal para provar vinhos desse tipo. Desde 2015, os profissionais trabalharam para alterar o sistema de plantio, evitando ao máximo os danos ao solo.

Outra bebida que é uma verdadeira relíquia da tradição vitivinícola do Alentejo é o Vinho de Talha. Conhecido por seu paladar encorpado e intenso, é produzido seguindo conhecimentos milenares, passados de geração em geração sem sofrer quase nenhuma modificação com o tempo. A técnica utiliza um grande vaso de barro, que pode chegar a dois metros de altura, como recipiente para a fermentação. Para saber mais detalhes desta produção única, a Herdade do Rocim conta com um tour guiado e com provas, o Amphora Wine Tour. Outro fato é que, recentemente, essa iguaria milenar foi submetida a uma candidatura a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e aguarda a sua nomeação.

Gin Sharish

Opções além do vinho

O vinho não é a única especialidade do Alentejo. A região também conta com excelentes opções de destilados que levam ingredientes locais na receita, como o gin Sharish. São duas versões: uma tradicional e outra chamada de “blue magic gin”. A segunda é diferente não apenas por ter o líquido azul, mas por fazer uma mágica. Ao ser misturado com a água tônica, este gim, que é azul devido à flor da Clitoria ternatea, fica cor de rosa!

Uma outra bebida tipicamente alentejana (e imperdível) é a aguardente de medronho, um fruto muito comum na região. Há passeios para acompanhar a colheita do medronho e seu processo de destilação, além da degustação da bebida.

A Herdade do Esporão é outro local ideal para provar vinhos

 Sobre o Alentejo 

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

 

… Bom dia! “Deixe pra lá tudo o que não te coloca pra cima”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Maria Olivia Bicudo Vieira, Maria Helena De Oliveira Stopa, Hudson Nunes Medeiros, Julia Fonseca Ribeiro, Cesar Benavides, Waldir Rabacow, José Ricardo Coimbra da Silva, Luzmar Joaquim Silva, Isabel Dan, Jose Carlos da Silva, Creusa Campos, Elayne Moura, Andreia Grimaldi, Marta Gonzaga, Edison Silvestre, Ilma Domingos, Marissol França e Maiara Araujo. Happy Birthday!

Querido que só, o cirurgião plástico César Benavides comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!