Foccacia de abobrinha e bolo de pêra são as dicas de hoje

Sto Chico Padaria

A chef padeira Helena Mil-Homens ensina duas receitas no Cozinhando para o Jeff deste sábado, uma foccacia de abobrinha e um delicioso bolo de pêra. Ela comanda a St. Chico que guarda ingredientes brasileiros com savoir-faire francês, alma caipira com cara de mercadinho europeu.

Focaccia de abobrinha

Focaccia de abobrinha

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 20 minutos de preparo + 15 à 20 no forno

Ingredientes:

– 1 fatia de pão focaccia

– ½ abobrinha cortada em cubos

– 5 tomates cereja cortados ao meio

– Cebola roxa cortada em quatro fatias finas

– 2 unidades de cogumelos shitake fatiados

– ½ xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado grosseiramente

Modo de preparo:

Essa focaccia vai ao forno com os legumes crus sobre a massa. Antes de assar a fatia, coloque a abobrinha cortada em cubinhos, cinco tomates cereja cortados ao meio e um pouco de cebola roxa em rodelas finas, dois shitakes fatiados e um pouco de queijo gorgonzola esfarelado grosseiramente. Asse em fogo médio por 20 minutos. Na falta da focaccia, é uma ótima opção montar os legumes dessa mesma maneira sobre algumas fatias de pão para servir como bruschettas no centro da mesa como aperitivo ou com uma salada para completar uma refeição principal!

 

Bolo de Pêra

Bolo de Pêra

Rendimento: 1 unidade

Tempo de preparo: 1h30 horas

Ingredientes:

– 4 pêras

– 2 colheres de mel

– 2 ovos

– 75 g de farinha de amêndoas

– 120 g de açúcar

– 80 g de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Corte as quatro pêras ao meio e coloque em uma panela com duas colheres de mel. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até amaciar as frutas. Separe três metades para decorar o bolo. Pique as outras em cubos. Bata os ovos com a farinha de amêndoas e o açúcar. Acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Misture com os cubos de pera. Coloque as metades da fruta na parede de uma forma untada, viradas para fora, e derrame a massa do bolo. Asse por 50 minutos em 180 graus.

 

A chef padeira Helena Mil-Homens

A chef

Helena Mil-Homens é cozinheira e padeira. Formada em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro, começou a carreira literalmente surfando em Itacaré, onde estagiou no Txai Resort e tocou o restaurante Casa Sapucaia. Na sequência, tornou-se trainee em um resort de luxo em Outer banks, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Na volta, fixou-se em São Paulo e passou pelas cozinhas do Lola Bistrot, L’Atelier do Brasil a Gosto e do Dalva e Dito. Na cidade, também gerenciou o Institut National de la Boulangerie Pâtisserie (o INBP, fundado em 1974 na França), mas acabou voltando à praia e inaugurou o restaurante de uma pousada de holandeses na Praia do Cumbuco, no Ceará. Ao regressar a capital paulista, vislumbrou uma portinha para vender pães de qualidade.

Sobre a St. Chico

A St. Chico guarda ingredientes brasileiros com savoir-faire francês, alma caipira com cara de mercadinho europeu. Ela reflete a mão na massa que sai perfumada e lindamente alveolada, uma produção 100% caseira com insumos, maquinário e staff de qualidade. De quebra, traz um ambiente charmoso, pontuado por azulejos e madeira clara. Mais do que um café da manhã ou um lanchinho, a St. Chico possibilita almoços descomplicados, para serem desfrutados ali mesmo ou levados para viagem, uma vez que as focaccias, a salada caprese e o copo com crudités (bastõezinhos crocantes de legumes e molho da casa) aparecem diariamente com preços atraentes.