Mitos e verdades sobre o uso de óculos

Oftalmologista comenta sobre os mitos e verdades sobre o uso de óculos. Foto: Divulgação

A saúde ocular ainda é cercada por mitos e desinformações. No Brasil, mais de 36,5 milhões de pessoas usam óculos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas muitos ainda têm dúvidas sobre como e quando utilizar corretamente o acessório. Para esclarecer as principais questões e combater fake news relacionadas ao tema, Celso Cunha (CRM-MT 2934), médico oftalmologista e consultor da Hoya Vision Care, preparou uma lista com oito mitos e verdades sobre o uso de óculos. Confira!

1. Todo mundo vai usar óculos um dia

Mito. O uso dos óculos está ligado à presença de alterações visuais associadas aos erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Nem todas as pessoas desenvolverão essas condições ao longo da vida.

O uso dos óculos está ligado à presença de alterações visuais associadas aos erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Foto: Pixabay

2. Não tem problema pedir óculos emprestado

Mito. Óculos com grau são itens personalizados e devem ser usados apenas por quem tem a receita médica correspondente. Compartilhá-los pode causar desconforto, tontura e até prejudicar a visão.

3. Usar óculos o tempo todo faz mal aos olhos

Mito. Quando indicados por um oftalmologista, os óculos permitem a correta focalização da imagem na retina e melhoram a qualidade de vida. O uso contínuo não causa danos e, em muitos casos, é fundamental para tratar problemas refrativos.

Quando indicados por um oftalmologista, os óculos permitem a correta focalização da imagem na retina e melhoram a qualidade de vida. Foto: Pexels por Pixabay

4. É necessário trocar as lentes dos óculos todos os anos

Mito. A troca das lentes deve acontecer apenas quando há alteração no grau ou desgaste significativo. “Muitos pacientes mantêm o grau por anos. Nesses casos, o mais importante é observar o estado físico das lentes e da armação”, explica Dr. Cunha.

5. Óculos são melhores que lentes de contato

Mito. Essa escolha depende de fatores pessoais e da rotina do usuário. Lentes e óculos têm a mesma função: corrigir a visão. O mais importante é seguir as recomendações do oftalmologista.

6. Calor excessivo pode danificar os óculos

Verdade. Lentes com antirreflexo, proteção UV ou tecnologia fotossensível são sensíveis a altas temperaturas. Armações feitas de acetato também podem deformar. Assim, é importante evitar deixar os óculos expostos ao sol ou dentro do carro.

Esses modelos pré-fabricados não consideram medidas essenciais como a distância interpupilar e não corrigem os astigmatismos. Foto: Freepik

7. Óculos vendidos em farmácias têm a mesma eficácia

Mito. Esses modelos pré-fabricados não consideram medidas essenciais como a distância interpupilar e não corrigem os astigmatismos. Seu uso pode causar fadiga ocular, dor de cabeça e tonturas, sem corrigir adequadamente a visão.

8. Óculos multifocais causam tontura

Mito. Na realidade, durante o período de adaptação a um novo modo de focalizar os objetos mais próximos, o usuário utiliza áreas incorretas de focalização dessas lentes, o que ocasiona sintomas de desconforto visual diversos, que podem ser confundidos com tonturas leves. Se o incômodo persistir, pode haver erro na fabricação das lentes ou na prescrição do grau nesse caso, é importante procurar um especialista.