Mobilização digital: enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes

Projeto Crescer sem Violência promove ações digitais para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. Campanha #EmCasaSemViolência alerta para os riscos durante a pandemia e divulga dados sobre o cenário brasileiro

Programação especial no Canal Futura

Os impactos da pandemia no enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil são o tema das ações de mobilização que o projeto Crescer sem Violência promove no próximo Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, 18 de maio. O Crescer sem Violência é uma parceria da Fundação Roberto Marinho – por meio do Canal Futura – Childhood Brasil e UNICEF Brasil, e esta ação conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Google e The Freedom Fund.

#emcasasemviolência

Com a hashtag #emcasasemviolência, também adotada na edição de 2020, a mobilização vai ocupar as redes das instituições parceiras com o compartilhamento de informações voltadas para conselhos tutelares, profissionais de educação, crianças e adolescentes e o público em geral, apresentadas pelos personagens da série de animação “Que corpo é esse?”, parte do projeto Crescer sem violência. A segunda temporada da série (fotos em anexo) trata da prevenção de violências online.

Cenário brasileiro

Também serão disponibilizados dados recentes sobre o cenário brasileiro, incluindo os resultados da Pesquisa Diagnóstica “Violências sexuais contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia por Covid-19”, a primeira desenvolvida especificamente sobre este tipo de violência durante a pandemia, uma cooperação entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Conselhos Tutelares

Realizada junto a Conselhos Tutelares das cinco regiões do país, a pesquisa identificou que a escola foi a instituição que mais falta fez em relação a repasse de suspeitas e denúncias aos Conselhos. A quebra de vínculo se deu não apenas entre escola e Conselho Tutelar, mas o fechamento das escolas para aulas presenciais deixou crianças e adolescentes desassistidos. A pesquisa também identificou que, em metade dos Conselhos pesquisados, a severidade dos casos denunciados aumentou.

Mobilização digital

As ações de mobilização digital incluem ainda o compartilhamento online do gibi “ECA 30 anos”, produzido pelo projeto em 2020 para celebrar o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente. A história em quadrinhos tem versão em português e em espanhol, mostrando de forma lúdica a rede de proteção à infância e à adolescência.

Programação especial 

A campanha também estará nas telas do Futura. Ao longo do mês de maio, serão exibidos episódios das séries audiovisuais que compõem o projeto Crescer sem Violência: “Que exploração é essa?” (2010), “Que abuso é esse?” (2015) e primeira temporada de “Que corpo é esse?” (2018) – este ano foi lançada a segunda temporada. Todo o material também está disponível em http://crescersemviolencia.org.br/

Home schooling

No dia 18, a grade do Futura terá programação especial sobre o tema. No jornalismo, a edição do Conexão vai debater o tema do home schooling e seu impacto nos direitos de crianças e jovens, às 20h (horário de Brasília). E às 21h (horário de Brasília), o programa Debate vai abordar a situação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia.

E às 23h30, (horário de Brasília)será reexibido o documentário “Um crime entre nós”, produção do Instituto Liberta e Maria Farinha Filmes. O filme mostra a luta de famosos, como Luciano Huck e Dráuzio Varella, e de anônimos que atuam diariamente para tirar meninas e meninos do ciclo de exploração sexual.

Faceiro que só, José Reinado Corrêa, comemora hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Projeto Crescer sem Violência
Parceria da Childhood Brasil, UNICEF Brasil e Canal Futura, o projeto Crescer Sem Violência tem como objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias para enfrentamento deste tema de modo informativo, atraente e sem expor crianças e adolescentes.

Séries audiovisuais

Em diferentes partes do país, o Crescer Sem Violência conta com ações presenciais e a distância de capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente e distribuição de material pedagógico formando uma grande rede de mobilização. O projeto conta também com três séries audiovisuais: “Que Exploração É Essa?”, “Que Abuso É Esse?”, “Que Corpo É Esse?”.

Segunda temporada

Em 2021, foi lançada a segunda temporada de “Que Corpo É Esse?”, que tem como tema central a prevenção online, abordando questões como saúde emocional, aliciamento online, autoproteção e reputação digital. A segunda temporada tem apoio do Google, Facebook, Instagram, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e The Freedom Fund.

Querida que só, a aniversariante de hoje, Angela Duailibi, clicada ao lado das amigas: Santina Cavaglieri Faccin, Maria Angela Arguello e Waine Bernardes Fonseca.

… Bom dia! “Não se abandone. Ninguém vai voltar pra te buscar”.

Trocam de idade hoje: José Reinado Corrêa, Angela Duailibi, Guilherme Vaz, Luiz Eugênio Oliveira, Elaine Monteiro, Sérgio Rosa, Carlos Henrique Duarte, e Flávio Cruz. Happy birthday!

… Turistas internacionais de fora da Europa poderão entrar na Espanha a partir do dia 20 de maio, desde que estejam vacinados. A Espanha espera atrair cerca de 45 milhões de turistas estrangeiros este ano, pouco mais da metade dos 83,5 milhões atraídos em 2019.

… A Latam Airlines Brasil, no mercado doméstico, em abril de 2021, alcançou 33,2% de RPK (passageiro por quilômetro voado) e 37,7% de ASK (assento por quilômetro disponível), resultando em uma diminuição de 9,8 pontos percentuais na taxa de ocupação, que ficou em 71,8%. Tudo isso em comparação com abril de 2019…

… A Stellantis anunciou esta semana a composição de sua diretoria para a América do Sul. São 23 executivas e executivos que se reportam diretamente a Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Frederico Battaglia responsável por Marketing & Comunicação de Marca para a América do Sul. .Credito_Leo_Lara

…  Todos os membros da diretoria já integravam os quadros gerenciais da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) ou da PSA, os dois grupos que se fundiram em janeiro deste ano para dar origem à Stellantis, o quarto maior grupo automotivo mundial, que encerrou seu primeiro trimestre de operações na liderança dos mercados europeu, sul-americano, brasileiro e argentino de automóveis e comerciais leves.