Moda e identidade no Catar: as fashionistas do Oriente Médio

Conheça o estilo das mulheres de uma das regiões que mais consome alta costura do mundo.

Durante a Copa do Mundo, os olhos do planeta se voltaram para o Catar. Comparada à brasileira, a cultura do pequeno emirado gerou estranhamento, principalmente nas pautas identitárias e de costumes. Para além de questões que devem ser discutidas e criticadas, a barreira social pode nos impedir de observar e nos inspirar, principalmente quando se trata de moda.

Foto: vogbyr/Instagram

Você sabia que, junto à Ásia, o Oriente Médio é a região que mais consome alta costura no mundo? Além disso, segundo relatório da Fondazione Altagamma, comitê italiano de marcas de luxo, este mercado tende a crescer cerca de 8% em 2023. Com esses dados, não é de se espantar que looks exclusivos desfilados nas passarelas europeias vão parar nas coleções de fashionistas da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar. Então, apesar das restrições de vestimenta ligadas à religião islâmica, as mulheres desses países são ousadas e muito estilosas.

“Elas usam as cores em seu favor”, observa a consultora de moda e estilo Camile Stefano. Ao analisar o Instagram de algumas das maiores personalidades do Catar, a profissional viu que as mulheres abusam do color blocking, uma tendência que também vemos no Brasil, em que todas as peças do look são de uma cor forte. Quando não segue a tonalidade do restante da roupa, o hijab lenço que cobre a cabeça e que é um dos símbolos mais populares do islã ganha destaque próprio em um outro tom ou estampa.

Sheika Moza bint Nasser, samar__alahmed e hadeeelghassan Imagem: Pinterest

Apesar delas cobrirem os cabelos, as fashionistas do Catar capricham na maquiagem e nos acessórios. “Elas usam combinações de anéis, pulseiras e relógios de grife. E, em algumas ocasiões, até mesmo colares”, constata Camile. Além das joias, vale destacar os sapatos e bolsas de marcas renomadas, como Chanel, Dior e Hermés.

samar alahmed e vogbyr

E, ao contrário do que nossa imaginação nos faz acreditar, no dia a dia, muitas peças da vestimenta das mulheres catarenses são as mesas das brasileiras: calças jeans, tênis, coletes e vestidos. Mas, em respeito aos costumes, sempre com o corte amplo, menos ajustado ao corpo.

amalabdulmalik, vogbyr e hadeeelghassan

… Bom dia! “Dê um “Play” na vida, um “Pause” nos momentos bons, um “Stop” nos momentos ruins e um “Repeat” nas alegrias da vida”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Patricia Flud Ibrahim, Marcelo Alfredo Kroetz, Edmilson Oliveira França, Francisco Valerio Azevedo, Maicon Viana, Oswaldo Meza, Deise Girardi, Andressa Mauro Nantes, Andrea Camargo, Marcelo Buainain, Cris Almeida, Andréa Tathiane Camargo, Reinaldo Vilela Moura Leite, Neth Alves, Sirlene Maria Oliveira, Liliam Marcia Almeida Araujo, Cisa Santos, Sirley Garcia, Danúbia Krause, Francisco Azevedo, Aida Domingos, Roberta Gaia, Johny Coreano, Alexandre Capacete, Daniel Viega e Magah Mel. Happy birthday!

Querida que só, a empresária Patricia Flud Ibrahim, comemorando hoje mais um aniversário.

… Após passar por 40 cidades e 19 estados, o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run Series, encerra sua temporada com uma super corrida em São Paulo. A etapa JK Iguatemi III acontece hoje, domingo, 11 de dezembro, com mais de 4.000 atletas que deverão cumprir um dos circuitos mais disputados da capital paulista.

O advogado Marcelo Kroetz, festejando hoje mais um aniversário.

A etapa final do circuito fecha a realização de 88 provas que reuniram mais de 150 mil atletas participantes por todo o Brasil. Durante o ano de 2022, o Santander Track&Field Run Series trouxe muitas novidades: como a primeira maratona, realizada em Aracaju, e outras 13 meias maratonas.

Última corrida de 2022 ocorre neste domingo dia 11 de dezembro. Imagem/Divulgação

… Além disso, contou ainda com etapas em formatos diferenciados como a realizada em Fernando de Noronha que,além da corrida, apresentou experiências de canoa havaiana, stand up paddle, yoga e parceria com o projeto Tamar e a BH Airport, que fechou a pista dos aviões para os atletas correrem.