O chef francês Alain Poletto dá a dica de hoje para o Cozinhando para o Jeff

Bistrot de Paris Chef - Alain Poletto Polvo Provencal

O Cozinhando para o Jeff deste sábado traz a receita de Polvo grelhado na páprica defumada, batata no azeite e legumes provençais assinada pelo chef francês Alain Poletto que comanda o charmoso Bistrot de Paris localizado na cidade de São Paulo.

Polvo grelhado na páprica defumada, batata no azeite e legumes provençais

Bistrot de Paris – Chef – Alain Poletto

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

1 kg de polvo

150 g de batata

200 g de azeite

30 g de salsinha

100 g de pimentão vermelho

100 g de pimentão amarelo

50 g de cebola roxa

1 unidade de tomate sem pele

4 unidades de azeitonas pretas

2 dentes de alho confitados

10 g de páprica defumada

Modo de preparo: Cozinhe o polvo na água com sal por 45 minutos e verifique o ponto de cocção em função do tamanho. Reserve e separe os tentáculos. Em seguida, corte em laminas os pimentões e a cebola. Depois cozinhe as batatas com pele e reserve. Tire a pele das batatas e amasse no garfo, tempere com sal, salsinha picada e azeite. Corte os tomates e dispense as sementes. Salteie no azeite os pimentões e a cebola, tempere com sal e adicione os tomates, azeitonas e dentes de alho. Por fim, salteie no azeite o polvo temperado com páprica defumada e sal até deixar dourado e bem quente por dentro. Num prato, disponha a batata, por cima os legumes e termine pelos tentáculos de polvo.

 

Sobre Alain Poletto

Cresceu no hotel-restaurante de sua família na cidade de Thonon-les–Bains. Foi professor titular de gastronomia na Escola Hoteleira da cidade, uma das mais conceituadas da França, durante 21 anos. Em 1989 lançou a tese “La cuisson sous vide”, tornando-se referência mundial nesse tipo de cocção. Em São Paulo desde 2002, foi sócio de restaurantes como Paola di Verona (2002 a 2007) e do Dalva e Dito. De 2009 a 2013 foi o chef consultor especialista do grupo Pão de Açúcar.

Sobre o Bistrot de Paris

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês e oferecer uma verdadeira experiência de bistronomia. Pautado por sua vivência, o sócio-chef Alain Poletto, assina o cardápio de clássicos incontornáveis, o que reforça ainda mais seus laços com a verdadeira cozinha francesa. Sem deixar de lado seu lado criativo com sugestões especiais servidas todos os dias, resultado de uma cozinha autoral.