Ostras gratinadas é a dica do Cozinhando para o Jeff deste sábado

Pela cozinha brasileira. Esta é a tatuagem no espírito de Ana Luiza Trajano. Não afeita a modismos, faladeira e pesquisadora incansável, a chef comemorou em 2016 uma década de sucesso de seu restaurante, o Brasil a Gosto. Inquieta, aproveitou o marco para revolucionar o seu formato e transformá-lo na sede de um instituto homônimo – que, como não poderia deixar de ser, luta pela cozinha brasileira. Louca por mandioca e leitão à pururuca, a chef nunca entendeu porque servia-se filé ao molho madeira ou porque o risoto se firmou como prato oficial de muita recepção em casas brasileiras. Assim, com esse tipo de indagação, desde 2004 Ana Luiza iniciou uma viagem sem fim. De lá para cá, conheceu dezenas de cidades, vilarejos e até tribo de índio espalhados por 24 dos 26 estados brasileiros; descobriu personagens, histórias, festas e costumes das cozinhas locais; escreveu quatro livros (Brasil a Gosto, Cardápios do Brasil, Misture a Gosto e Básico, enciclopédia de receitas do Brasil).

A chef Ana Luiza Trajano

No próximo dia 23 de março será celebrado o aniversário de Florianópolis e, como homenagem a cidade, a chef Ana Luiza Trajano, traz para o Cozinhando para o Jeff uma receita típica da região: Ostras gratinadas.

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 1 hora

Grau dificuldade: Fácil

Ingredientes:

– 3 xicaras (chá) de leite

– ½ cebola

– 1 folha de louro

– 2 cravos da Índia

– 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

– 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

– 1 pitada de noz moscada

– 16 ostras frescas

– 1 xicara (chá) de queijo parmesão ralado

– Sal a gosto

Modo de preparo:

Prepare o molho branco: ferva o leite com a cebola, o louro e o cravo-da-Índia. Derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo sempre até liberar aroma de biscoito. Acrescente o leite fervido, aos poucos, sem parar de mexer para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada; reserve. Abra as ostras com muito cuidado e tempere com uma pitada de sal. Peneire o molho branco e cubra as ostras. Distribua o parmesão e leve ao forno para gratinar, por 6 a 7 minutos, apenas até que o queijo derreta e doure. Sirva imediatamente.

INSTITUTO BRASIL A GOSTO

Um dos pilares do Instituto Brasil a Gosto, fundado pela chef Ana Luiza Trajano, é promover e divulgar conhecimento sobre a cozinha brasileira. Para isso, além de livros (Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil; Misture a Gosto; Cardápios do Brasil; e Brasil a Gosto), a entidade conta com uma forte plataforma digital, incluindo site, redes sociais e canal no Youtube. Seu trabalho é amplificado, ainda, por meio de cursos livres, palestras, aulas show e parcerias com importantes empresas do mercado.

Serviço: Instituto Brasil a Gosto | @institutobrasilagosto | www.brasilagosto.org | Youtube.com/InstitutoBrasilaGosto

Avenida Liberdade, 654 – São Paulo | @institutobrasilagosto