Pandemia: Jovens são os que mais sofrem na crise do desemprego

O cenário para quem busca um emprego no Brasil é desafiador. Quando fazemos um recorte para jovens de 16 a 28 anos, a situação é ainda mais problemática. Entre Janeiro e Outubro de 2020, houve uma redução de 38% na contratação de estagiários segundo o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). E, 61% dos jovens que tentam uma vaga CLT não participam de uma entrevista de emprego desde 2018.

Segundo o IBGE, 31% dos que buscam emprego são jovens. Além disso, com o agravamento do desemprego, aquele curto salário de estagiário passou a fazer a diferença para muitas famílias no final do mês. O índice de estágios sem remuneração cresceu de 4% para 10%. Ou seja, muitos estão trocando o auxílio financeiro para ter uma oportunidade na área sem remuneração porque não tem alternativa.

A situação parece desesperadora e muitos caem no que o IPEA (Índice de Pesquisa Aplicada) diz ser os “desalentos”: jovens que desistiram de procurar emprego. Para o especialista em carreiras, Leandro Rampazzo, CEO da Godiva Propaganda, há oportunidades, mas que os alunos têm que pensar fora da caixinha. “A pandemia mudou a forma de contratação de muitos locais, mudou as atividades exercidas na área. E, os jovens têm que se atentar para conseguir as oportunidades. Um bom início, para isso, é seguir as redes sociais das empresas em que se quer atuar, por exemplo”, explica Rampazzo.

Pensando em toda a sua experiência em carreiras, o CEO da Godiva Propaganda , elaborou 5 dicas de como buscar e conquistar uma boa vaga de estágio:

• Pense no estágio desde o primeiro semestre

Muitos jovens entram na faculdade postergando o estágio. Esta não é a saída! Desde o primeiro semestre é importante a busca da vaga. Pesquise sobre o que a maioria das empresas estão exigindo de um candidato. Não fique preso a um nicho ou a uma empresa, hoje as pequenas e médias empresas oferecem muitas oportunidades e você pode crescer conforme ela cresce.

• Use as redes sociais

Linkedin, CIEE, Nube e até mesmo o Facebook podem fazer com que você consiga um estágio. Entre em grupo de discussões da sua área de atuação, busque manter-se informado e se possível faça freelancer. Mantenha-se em contato com profissionais da área. Recentemente o Linkedin, desenvolveu um filtro de perfil para quem está buscando um emprego, utilize sem medo as redes sociais.

• Me indique na sua empresa

Seja “cara de pau”, mantenha um bom relacionamento com colegas de curso e profissionais que já atuam na área. Lembre-se sempre de qualquer oportunidade perguntar: vocês estão precisando de estagiário? Assim, a primeira pessoa que vier à mente quando alguém perguntar de estagiário será você!

• Atualize-se e mantenha um bom portfólio

Atualize-se com cursos na área. Entre nas vagas e veja o que é necessário para estar naquela área. Um curso? Um conhecimento? Mostre que você está atualizado com o que as empresas estão buscando. Além disso, se sua área permitir trabalhos freelancer, monte um portfólio com seus trabalhos.

• Busque o seu crescimento

Quando você estiver em um estágio busque crescer profissionalmente dentro da empresa em que você está. Caso a empresa não ofereça crescimento, ou aquela função não seja a que você mais se identifica, fique no estágio mas procure outras vagas. Assim você garante uma experiência na área e pode servir a outros setores. Sempre aprenda algo novo, isso te abrirá oportunidades.