A escolha do cardápio para a ceia de Natal é sempre um momento de dúvida. Mas se tem uma coisa que não pode faltar é a ave natalina! Mas agora, qual escolher? Qual a diferenças entre peru, chester e frango?
Separamos algumas características e dicas que vão te ajudar a montar o cardápio de Natal e escolher a atração principal dessa festa!
Peru
O peru é um clássico que normalmente está presente nas ceias de Natal.
Pelo tempo de demora no preparo e pelo custo um pouco mais alto, o peru não é um alimento comum no dia-a-dia dos brasileiros.
A ave é caracterizada pelo seu sabor forte e por seu tamanho e peso robusto, ideal para uma família numerosa. Sua carne é um pouco mais seca que a do Chester, por isso deve ser preparada sempre em fogo baixo por pelo menos 3 horas a 180°C, para que mantenha a suculência.
Você pode deixar o peru marinando algumas horas em um suco ácido de maracujá, laranja ou outro da sua escolha. Opte por temperos como alecrim, salsinha e alho.
Para o recheio , você pode escolher entre farofa, batatas, cenouras, ervilhas ou uma mistura do seu gosto.
Chester
O chester é uma carne mais suculenta, macia e com sabor mais suave. Seu tamanho é quase o mesmo do peru, porém possui muita carne na região do peito e bem pouca gordura.
Fica pronto rápido, em torno de 40 minutos.
Os temperos ideais para o chester são tomilho, cravo, louro, alho e sálvia.
Para realçar o sabor opte por deixar o chester marinando algumas horas antes do preparo. Use ingredientes que darão suculência à carne: manteiga, ervas, azeite, sucos de laranja ou limão.
Frango
O frango é a menor das aves e a mais comum, uma carne versátil, suculenta e de preparo rápido.
É uma ave Ideal para quem busca uma opção de baixo custo, para quem não gosta do sabor das outras aves ou para quem não tem uma família muito grande presente na ceia de Natal.
Para dar um sabor especial, deixe a carne marinando em um suco ácido com manteiga e açafrão.
Asse o frango por pelo menos 1h30 e certifique-se de que o frango esteja bem dourado por cima antes de tirar do forno.
Dica importante
Descongele a ave, deixe na geladeira dentro de um refratário 24 horas antes do preparo. Tire o embrulho e lave toda a ave caso ela não seja temperada.
Tempere à gosto e, embrulhe em papel alumínio, coloque-a em um refratário e a leve ao forno pelo tempo determinado para cada uma delas.
Nos últimos 15 minutos, tire o papel alumínio para dourar a carne.