A primavera, que este ano começa no dia 22 de setembro, é marcada pelo desabrochar das flores, pelas temperaturas mais amenas e pelos dias mais longos. Condições perfeitas para passear e caminhar pelas ruas por mais tempo, ter mais contato com a natureza e, claro, viajar. São meses inclusive conhecidos como baixa temporada, em que várias cidades ficam com menos demandas de turistas, possibilitando uma viagem mais tranquila, sem aglomerações e com preços mais acessíveis.
O Outlet de Passagens, marketplace de viagens, separou um roteiro para aqueles que procuram destinos recheados de flores:
Curitiba (PR)
Caminhar pelas ruas de Curitiba já é uma atração por si só, já que boa parte delas ficam floridas e com ornamentações típicas da primavera. Os destaques ficam por conta do Relógio das Flores e do Jardim Botânico. O relógio tem 8 metros de diâmetro ornamentado com joias e flores, que mudam a cada estação do ano. Já o Jardim Botânico, cartão postal da cidade, tem 178 mil m² de área verde, uma estufa no estilo art-nouveau inspirada no Palácio de Cristal de Londres que abriga uma série de espécies de vegetações da mata atlântica, além de uma atração chamada Jardim das Sensações um espaço que oferece uma experiência sensorial envolvendo plantas. Com os olhos vendados, os visitantes vão caminhando e podem tocar, cheirar e sentir a textura de mais de 70 espécies de plantas e flores localizadas no interior do jardim.
Joinville (SC)
Um dos principais produtores de flores no Brasil, Joinville não pode ficar de fora do roteiro. A cidade é um charme e as ruas são coloridas por diversas espécies de plantas. O Caminho das Hortênsias, localizado na Serra Dona Francisca, é uma opção de trilha para admirar o ápice da florada das hortênsias durante a estação em uma trilha de 10km de tirar o fôlego de tanta beleza. A Estrada Bonita é outra boa opção para quem curte caminhar em meio a belezas naturais e paisagens montanhosas, que podem ser admiradas em um percurso de 5 km. O trajeto oferece ainda restaurantes com gastronomia típica alemã, pousadas e até museu. O Jardim dos Girassóis e o Parque Agrícola da Ilha também são atrações de destaque na estação. Há ainda a famosa Festa das Flores, que acontece na cidade no mês de novembro, com suas exposições temáticas, que ganham vida e colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.
Rio de Janeiro (RJ)
A cidade maravilhosa se destaca no verão, é verdade. Mas a primavera é uma ótima oportunidade para aproveitar as atrações cariocas sob outra ótica. O Museu Casa de Rui Barbosa, por exemplo, está localizado em uma área bem verde em Botafogo. O Jardim Botânico, claro, é outra parada obrigatória durante a estação, já que sua área de 137 hectares, abriga espécies de flores, árvores centenárias e plantas exóticas, além de um rico patrimônio histórico e cultural, como o Jardim Japonês. No mesmo bairro, se encontra o Parque Lage, que proporciona uma vista diferente do Corcovado e é perfeito para atividades ao ar livre, como trilhas.
Caxambu (MG)
No planalto da Serra da Mantiqueira e próxima de algumas das principais capitais do Brasil Caxambu é considerada como a mais tradicional estância hidromineral do país. As águas que jorram de suas fontes são indicadas para o tratamento de diversos problemas de saúde. Elas são encontradas no Parque das Águas, principal ponto turístico da cidade mineira, que além de todas as fontes, possui uma extensa área verde, com bosques, jardins e alamedas em estilo inglês. Aproveitando a água terapêutica da cidade, outra atração é o Balneário Hidroterápico, que fica no próprio Parque das Águas. Do alto do Morro Caxambu é possível ter uma vista panorâmica do município, além de visualizar os belos contornos das serras da Mantiqueira e do Papagaio. O acesso ao mirante é feito via teleférico ou por uma trilha chamada Caminho das Águas.