A chef padeira Helena Mil-Homens ensina a receita de uma deliciosa quiche de cogumelos. A chef comanda a St. Chico que guarda ingredientes brasileiros com savoir-faire francês, alma caipira com cara de mercadinho europeu.
Quiche de cogumelos
Rendimento: 1 quiche
Tempo de preparo: 1 hora
Ingredientes massa:
– 300g de farinha
– 180g de manteiga
– 1 ovo
– 1 pitada de sal
Ingredientes para recheio:
– 300 g de shitake
– 1 talo de alho poró
– 100g de mussarela ralada
– 400g de creme de leite
– 4 ovos
– sal e pimenta a gosto
Modo de preparo massa:
Cortar a manteiga gelada em cubos e ir misturando com as mãos na farinha, até obter uma textura de farofa. Depois juntar o ovo e a pitada de sal. Misturar e deixar a massa descansar por 15 minutos antes de trabalhar com ela (dica: quanto menos mexer na massa, mais crocante fica). Abrir a massa sobre a forma de torta, fazer pequenos furinhos com um garfo e colocar para gelar. Depois de gelada, pré assar a massa em forno médio: 200 0C por 15 minutos ou até dourar levemente.
Modo de preparo do recheio:
Pique o shitake em tirinhas finas e fatie o alho poró. No fundo da massa (na forma), coloque o shitake, alho poró e mussarela. Depois, misture o creme de leite, com os ovos, sal e pimenta. Coloque o creme sobre o recheio e asse por 40 minutos em forno baixo: 1600C ou até horar.
A chef
Helena Mil-Homens é cozinheira e padeira. Formada em gastronomia pelo Senac Águas de São Pedro, começou a carreira literalmente surfando em Itacaré, onde estagiou no Txai Resort e tocou o restaurante Casa Sapucaia. Na sequência, tornou-se trainee em um resort de luxo em Outer banks, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Na volta, fixou-se em São Paulo e passou pelas cozinhas do Lola Bistrot, L’Atelier do Brasil a Gosto e do Dalva e Dito. Na cidade, também gerenciou o Institut National de la Boulangerie Pâtisserie (o INBP, fundado em 1974 na França), mas acabou voltando à praia e inaugurou o restaurante de uma pousada de holandeses na Praia do Cumbuco, no Ceará. Ao regressar a capital paulista, vislumbrou uma portinha para vender pães de qualidade.
Sobre a St. Chico
A St. Chico guarda ingredientes brasileiros com savoir-faire francês, alma caipira com cara de mercadinho europeu. Ela reflete a mão na massa que sai perfumada e lindamente alveolada, uma produção 100% caseira com insumos, maquinário e staff de qualidade. De quebra, traz um ambiente charmoso, pontuado por azulejos e madeira clara. Mais do que um café da manhã ou um lanchinho, a St. Chico possibilita almoços descomplicados, para serem desfrutados ali mesmo ou levados para viagem, uma vez que as focaccias, a salada caprese e o copo com crudités (bastõezinhos crocantes de legumes e molho da casa) aparecem diariamente com preços atraentes.