St. Barth troca o silêncio de suas águas azul-turquesa pelo compasso vibrante do Carnaval. De fevereiro a março, a ilha caribenha transforma suas ruas em passarelas de cor e música, em uma celebração onde tradição e irreverência se encontram.
A cada desfile, a energia cresce. O tema deste ano, “Turista”, tomou as ruas de Gustavia em um espetáculo vibrante que antecipou o grande evento de 4 de março. Mas até lá, a festa não para: em 15 de fevereiro, a ilha vestiu “Vermelho, Amarelo, Verde”, uma homenagem aos tons caribenhos; no dia 22, o convite é para se mascarar com “Mété mass AW” (“Coloque sua máscara”); e em 3 de março, o dress code é o conforto irreverente do “Pijama”.

No dia 21, os pequenos foliões tomam a cena no tradicional carnaval escolar, um esquenta para o ápice da festa. Quando 4 de março chegar, Gustavia será tomada por carros alegóricos, batucadas e fantasias que misturam criatividade e história. O encerramento, no dia 5, acontece na Shell Beach, onde Vaval, o rei do Carnaval, é queimado em uma cerimônia simbólica que marca o fim da folia mas nunca do espírito carnavalesco que ecoa pela ilha.
Para chegar à glamourosa ilha, há alguns caminhos populares, a opção mais comum é via conexões em voos de grandes centros, como o Aeroporto em St. Maarten, de onde se pode tomar um voo local ou uma embarcação até St. Barth.