A esfiha, invenção árabe e presença garantida nas padarias, lanchonetes e famosas redes de comida rápida, é daqueles quitutes que agradam a todos e, por isso, ganhou até um dia para ser celebrado: ontem (9) de setembro, o Dia da Esfiha.
Apesar de estar tão presente na rotina dos brasileiros, sua origem vem de longe. O prato é tradicional em países do Oriente Médio, como a Síria e o Líbano, e chegou ao Brasil com os imigrantes que trouxeram consigo sabores, temperos e receitas que, ao longo do tempo, foram sendo adaptadas ao paladar local. A esfiha é um ótimo exemplo de que essa mistura cultural deu muito certo.
Versátil e deliciosa, a esfiha é daquelas receitas que permitem várias interpretações. Com massa macia e sabor marcante, ela combina com diferentes tipos de recheio, dos mais tradicionais, como carne e frango, aos mais leves, como queijo e legumes.
Pensando em celebrar o Dia da Esfiha com um preparo simples, saboroso e que remete às versões mais tradicionais da iguaria, Finna, ensina como fazer uma massa prática de esfiha aberta, ideal para quem quer colocar, literalmente, a mão na massa e se surpreender com o resultado.
Confira abaixo a receita da massa, que tem como sugestão de recheio a clássica carne moída bem temperada, uma combinação que agrada a todos. Mas, vale lembrar, a criatividade é livre! Confia, que é Finna!
Esfiha Aberta Tradicional
Ingredientes:
Para a massa:
- 15g de fermento biológico seco;
- 1 colher de chá de açúcar;
- 1 xícara de leite morno;
- 1/2 xícara de óleo;
- 4 xícaras de Farinha de Trigo Pizza;
- 200g de catupiry.
Para o recheio:
- 500g de carne moída;
- 1 cebola picada;
- 4 tomates sem sementes picado;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto.

Preparo
Em uma tigela, adicione o fermento e o açúcar; dissolva o fermento.
Coloque o sal e o leite morno; misture bem.
Adicione o óleo e a farinha e amasse até obter uma massa lisa, que solte das mãos.
Forme uma bola e devolva a massa à tigela, cubra com um pano limpo e seco e deixe a massa descansar por pelo menos 1 hora.
Misture todos os ingredientes do recheio.
Faça bolinhas de massa do mesmo tamanho, achate a massa até formar um círculo, pressione o centro com os dedos, deixando as bordas levemente mais grossas.
Usando um bico de confeitar, coloque o catupiry, fazendo um círculo um pouco menor que a circunferência da massa, e feche por cima, apertando bem no final, para não vazar o catupiry.
Preencha o meio com o recheio até encostar na borda.
Leve-a para assar em fogo alto até a massa começar a dourar as bordas.
Dica do chefe: Para congelar a esfirra aberta, termine de assá-la, coloque uma ao lado da outra, em cima de um prato e cubra-as com papel filme plástico; quando já estiverem congeladas, retire-as do prato e organize-as dentro de plásticos próprios para congelamento.
A validade é de 3 meses.




