BYD inaugura em Camaçari a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina

greentech inaugurou ontem (9), oficialmente a linha de montagem final de veículos em Camaçari (BA). O evento histórico redefine os rumos da indústria automotiva nacional. A cerimônia reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, ministros de Estado e outras autoridades dos três Poderes.

O fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu

Em seu discurso, Wang Chuanfu compartilhou a visão que guia a companhia globalmente e sua aplicação no Brasil. “Há 16 anos, criei os ‘Três Sonhos Verdes‘ da BYD: gerar, armazenar e utilizar energia limpa. Ver esse ecossistema se tornando realidade aqui na Bahia é a materialização dessa missão”, declarou o fundador. “Há dois anos, em uma visita ao Brasil, percebi o potencial do etanol.

Decidimos, então, que traríamos nossa tecnologia híbrida plug-in, mas com um motor flex desenvolvido por e para este país. O carro que entregamos hoje ao Presidente Lula é a prova de que a BYD não apenas investe no Brasil, mas cocria com o Brasil soluções únicas para o mundo”. Montado no Brasil, o primeiro carro super-híbrido plug-in com motor flex do mundo é um BYD Song Pro em edição especial e limitada, que homenageia a COP30.

O fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Executivos globais e regionais da companhia também estiveram presentes, incluindo Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD para Américas e Europa; Tyler Li, CEO da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Brasil.

Localizado na nova Avenida BYD, mudança de nome aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia, o complexo já iniciou suas operações. Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica já emprega mais de 1,5 mil colaboradores. Trata-se da maior unidade produtora de veículos elétricos da América Latina e a maior instalação da BYD fora da Ásia. Quando concluído, o complexo realizará a fabricação completa dos principais modelos da marca.

Durante reunião com o presidente Lula, Mr Wang Chuanfu fez um grande anúncio: confirmou um novo investimento para ampliar a fábrica e dobrar a capacidade de produção anual, saindo dos previstos 300 mil veículos para até 600 mil unidades por ano.
Agora, com a nova projeção anunciada pelo fundador da empresa, a meta é acelerar o ritmo de entrega das obras e cumprir a promessa de estar entre as três maiores montadoras do país até 2028 e chegar ao topo do ranking até 2030.

Funcionando desde julho, a planta vem, nas últimas semanas, escalonando a velocidade de produção. Durante o evento já foi possível ver milhares de veículos produzidos na unidade baiana.

Com área superior a 4,6 milhões de m², equivalente a 645 campos de futebol, o local abrigará a estrutura fabril automotiva mais moderna e tecnológica das Américas. Construída em tempo recorde, a primeira fábrica foi erguida em 15 meses, transformando o terreno em um centro automotivo de ponta, com maquinário de última geração e 100% conectado. Fotos: Emerson Lima

…Bom dia! “A vida encolhe ou expande em proporção com a sua coragem”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Gyslene Christine, Ruy Sergio Pazin,  Francieli Batista, Luciane Carvalho, Eva Galvão Santos, Verônica Carvalho, Carlos Nasser, Fabiana Hilgert, Arlindo Azevedo Pires e Brigida Goiris. Happy birthday!

… Celebrado nesta sexta-feira (10), o Dia Mundial do Ovo marca um momento de expansão para a cadeia de postura comercial brasileira. A produção brasileira de ovos deverá alcançar 62 bilhões de unidades em 2025, segundo projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O volume representa uma alta de 7,5% em relação às 57,683 bilhões de unidades registradas em 2024, consolidando um novo recorde histórico para o setor.

Celebrado nesta sexta-feira (10), o Dia Mundial do Ovo marca um momento de expansão para a cadeia de postura comercial brasileira. Imagem de jcomp no Freepik

O desempenho está diretamente relacionado ao avanço do consumo interno. Em 2025, cada brasileiro deverá consumir, em média, 288 ovos ao longo do ano, uma elevação de 7,1% frente ao consumo per capita de 269 unidades em 2024. Com isso, o Brasil deverá alcançar, pela primeira vez, a lista dos 10 maiores consumidores per capita de ovos do mundo.

… De acordo com o presidente da ABPA e presidente do conselho do Instituto Ovos Brasil (IOB), Ricardo Santin, o movimento de expansão deve continuar em 2026, com produção estimada em até 65 bilhões de unidades e consumo per capita chegando a 306 ovos por habitante, reforçando o papel do ovo na segurança alimentar e na saúde da população – assumindo o sétimo lugar entre os países com maior consumo per capita da proteína no planeta.