Como preparar o drink “It Ain’t Piña

A Pousada do Sandi, ícone de hospitalidade e bem receber em Paraty, e a paulistana Apothek Cocktails & Co, referência em alta coquetelaria e pioneira no mercado de coquetéis engarrafados no Brasil, se uniram para criar o Apothekario, um espaço único na cidade histórica, onde dois quartos da pousada foram transformados em bar e galeria.

Coquetéis funcionais

Em tempo: Apothek significa farmácia em alemão. Não por acaso, um outro ambiente do Apothekario será uma micro destilaria. Para isso, o trio importou um rota destilador suíço de tecnologia de 80 anos. O único exemplar no Brasil, até o momento.

O destilador de alta precisão é usado para extrair essências e conservar as propriedades puras de flores e plantas. “Vamos trabalhar não apenas com alcoólicos, mas com líquidos funcionais. Podemos criar coquetéis calmantes, energizantes, anti-inflamatórios”, explica Benez.

As propriedades calmantes do maracujá, por exemplo, vêm da flor e da folha da fruta. “Para os hóspedes da pousada, faremos um shot de boa noite, de maracujá, e um shot de bom dia, à base de cacau, alimento estimulante”, adianta Sandi.

“Além de fomentar a cultura local e a arte da coquetelaria, queremos tirar a bebida da ‘gaiola’ da festa e do entorpecimento, e trazê-la para a esfera da inspiração, abstração e magia”, diz o CEO da Apothek.

A escolha da cidade eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco, afinal, é a cereja da parceria Pousada do Sandi + Apothek. “Estamos em um momento propício para promover e fortalecer a identidade de Paraty”, diz Sandi.

Confira a seguir o passo a passo do coquetel It Ain’t Piña releitura do Piña Colada, onde o abacaxi foi substituído por cacau, fruta presente na Mata Atlântica, típica na região de Paraty:

Ingredientes:

30 ml de creme de coco
60 ml de água de coco
45 ml de polpa de cacau
60 ml de rum
Gelo

Modo de preparo:

Colocar tudo no Blender e bater até ficar homogêneo e servir direto no copo
Se quiser, pode colocar coco queimado ralado por cima