Aprenda a fazer as saborosa de trufas tradicionais.

Uma das datas comemorativas mais importantes do ano, tanto para os cristãos quanto para o comércio, é a Páscoa. A tradição de presentear com chocolate nesta época movimenta o ramo da alimentação. Para não gastar este ano, o chef Vinícius Elias, da Escola de Gastronomia do Unilasalle, oferece uma dica saborosa de trufas tradicionais.

“As trufas são deliciosas e muito elegantes. São simples de serem preparadas e uma ótima opção para presentear pessoas queridas na Páscoa. Elas podem ser feitas como bombons ou contar com alguma bebida destilada, como o conhaque, em pequenas quantidades, para aromatizar o preparo”, explica o chef do Unilasalle.  Confira a receita:

Ingredientes:

300g de chocolate meio amargo de boa qualidade (pode ser amargo também);

100g de creme de leite (pode ser qualquer variedade, mas a melhor opção é o creme de leite fresco);

20g de manteiga sem sal;

30ml de conhaque (o uso é opcional e pode ser também outro destilado ou licor de sua preferência);

Cacau em pó de boa qualidade para confeitar as trufas.

Preparo:

Derreta o chocolate em banho maria ou micro-ondas (de 30 em 30 segundos pause o micro-ondas e mexa para derreter). Acrescente a manteiga e o creme de leite, que devem estar em temperatura ambiente. Mexa bem até que o preparo esteja liso e uniforme. Por último, adicione o conhaque e misture novamente.

Leve para gelar em recipiente fechado. Assim que estiver bem firme, está no ponto para enrolar, como se fosse brigadeiro. Caso queira que fique com o peso padronizado, pese unidades de aproximadamente 20g. Lembre-se que o formato tradicional é irregular, então não precisa se preocupar com bolinhas perfeitas. Passe as bolinhas no cacau e estão prontas para embalar em saquinhos ou arrumar em caixas de presente.

Atenção: o chocolate é sensível ao calor. Guarde em local fresco, mas evite colocar em geladeira, pois as trufas ficam muito duras e acabam “transpirando” ao retornarem à temperatura ambiente.

Serviço:

Unilasalle-RJ

Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói

@unilasallerj