Aprenda a preparar burguer artesanal e uma salada de rúcula amêndoas caramelizadas

O chef Jorge Boratto Filho que comanda o BBQ Farm localizado em São Paulo, ensina no Cozinhando para o Jeff deste sábado duas receitas deliciosas, o Burger artesanal e uma Salada de rúcula com amêndoas caramelizadas. Confira:

Burger BBQ Farm

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:

Burger 180 g (Blend da casa)

02 fatias de bacon

02 fatias de queijo colby

40 g de chutney de cebola

10 ml de maple syrup

10 g de manteiga sem sal

03 g de sal fino

Pão defumado artesanal

¹/2 porção de batata frita

Modo de preparo:

O hambúrguer deve estar já refrigerado no momento do serviço. Colocar as fatias de bacon para grelhar na parrilla, pincelando com maple e reservar. Na hora de servir: Cortar o pão, passar manteiga e o Maple Syrup e esquentar na parrilla.  Grelhar o hamburger, salgar, grelhar de um lado. Virar, salgar e grelhar. Colocar o queijo sobre o burger e tampar com a clochê para derreter. Montar o Burger: colocar sobre 1/2 do pão o burger com o queijo, o chutney de cebola, as fatias de bacon, fechar com a outra metade do pão e servir.

 

Salada de rúcula

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

400 g de rúcula

30 g de cebola roxa

20 ml de redução de balsâmico

30 g de amêndoas caramelizadas

50 g de queijo de cabra

2 g de sal maldon

Modo de preparo:

Caramelizar as amêndoas e reservar. Assar a cebola inteira, envolvida em papel alumínio entre as brasas da churrasqueira (rescaldo) por 40 minutos. Esperar esfriar, retirar a casca e cortar em 6 partes longitudinais. Soltar as pétalas retirando a membrana que as recobre e refrigerar. No momento de servir, colocar as folhas de rúcula no centro do prato, colocar pedacinhos de queijo sobre elas e ir intercalando com as pétalas de cebola entre a rúcula. Quebrar as amêndoas e colocar de maneira aleatória. Finalizar com a redução de balsâmico em fio e servir.

Ingredientes amêndoas caramelizadas:

300 g de amêndoas com casca

45 g de açúcar

60 ml de água

20 ml de mel

Modo de preparo:

Assar as amêndoas em uma assadeira em forno pré-aquecido a 200°C por 05 minutos (não deixe queimar). Em uma panela, misturar o açúcar, a água e o mel e mexer até dissolver totalmente e dourar. Acrescentar as amêndoas e misturar bem. Transferir a mistura para uma assadeira previamente untada com óleo e assar a 180ºC por 10 minutos. Retirar do forno e despejar sobre uma folha de papel manteiga untada e esperar que esfrie para separá-las. Reservar em pote com tampa e em local fresco.

 

Sobre Jorge Boratto Filho

Jorge Boratto Filho é viajante e gourmand convicto: em cada um dos 50 países que conheceu, provou o que havia de mais especial a ser degustado. Parte desse fascínio desenvolveu-se ao longo dos 25 anos como produtor musical. Em 2013, porém, Boratto trocou a exitosa carreira na indústria fonográfica pela outra paixão – a gastronomia. Na época, o hobby converteu-se em business com a criação da Burger Lab, hamburgueria que já trabalhava com cortes especiais de carnes e que foi passe livre para suas participações em diversos festivais de churrasco. Convidado pelos principais eventos de churrasco no Brasil como Churrascada, Barbaros e Meat Land, o entusiasmo pelo assunto e o aprofundamento no savoir-faire acumulados ao longo desse período levaram-no ao atual projeto: o BBQ Farm.

Sobre o BBQ Farm

Logo nos primeiros e mais concorridos quarteirões da Rua dos Pinheiros, uma nova fachada lembra um celeiro. Dentro, a luz baixinha, as estruturas em madeira e cobre acompanham a construção. Trata-se do BBQ Farm, uma steakhouse de ar intimista e carnes de excelência, a mais nova empreitada de Jorge Boratto Filho (Burger Lab e Churrascada) e Ney Corrêa (Meat&co). Graças a eles, as carnes são bem marmorizadas e totalmente rastreáveis, um padrão na casa. São cortes bovinos, provenientes de fêmeas criadas com respeito em fazendas parceiras, acompanhadas com cuidado desde o processo de fertilização (que garante a utilização de pelo menos 50% de animais das raças britânicas Angus e Hereford) até o abate aos 24 meses, passando por todas as fases de uma alimentação saudável, incluindo exames de ultra-som, respeitando rigoroso protocolo a ser seguido.

Serviço

Endereço: Rua dos Pinheiros, 265 – Pinheiros – São Paulo/SP

Tel.: (11) 3064-5448

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h; Sábado 12h às 23h; Domingo 12h às 18h.