Anitta foi indicada para Gravação do Ano e Melhor Performance Urbana em Língua Portuguesa. Foto: Divulgação
A Academia Latina da Gravação anuncia mais nomes de artistas que participarão da 25 ª Entrega Anual do Latin GRAMMY incluindo os atuais indicados Anitta, Edgar Barrera, Becky G, Eladio Carrión, Darumas, Emilia, Leonel García, Grupo Frontera, Danny Ocean, Silvia Pérez Cruz, Carlos Rivera e Kali Uchis, assim como os anteriormente indicados Pitbull e Reik.
Anitta foi indicada para Gravação do Ano e Melhor Performance Urbana em Língua Portuguesa. Edgar Barrera recebeu nove indicações, incluindo a de Compositor do Ano e Produtor do Ano, e Becky G recebeu uma indicação para Melhor Canção Regional. Eladio Carrión recebeu três indicações, incluindo Melhor Álbum de Música Urbana. Tanto Darumas quanto Emilia foram indicados pela primeira vez para Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum Pop Vocal, respectivamente. Leonel García concorre a Melhor Álbum de Cantor e Compositor e Melhor Vídeo Musical de Curta Duração.
Becky G recebeu uma indicação para Melhor Canção Regional. Foto: Divulgação
O Grupo Frontera também recebeu suas primeiras indicações para Melhor Álbum Norteño e Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea. Danny Ocean recebeu duas indicações para Canção do Ano e Melhor Canção Pop. Silvia Pérez Cruz recebeu duas indicações para Canção do Ano e Melhor Vídeo Musical de Curta Duração. Carlos Rivera foi indicado para Melhor Canção Pop, enquanto Kali Uchis recebeu quatro indicações, incluindo a de Gravação do Ano. Pitbull é ganhador do Latin Grammy e do Grammy, e Reik é um grupo ganhador do Latin Grammy.
Pitbull é ganhador do Latin Grammy e do Grammy, e Reik é um grupo ganhador do Latin Grammy. Foto: Divulgação
Entre os artistas anunciados anteriormente, estão os indicados David Bisbal, Alejandro Fernández, Luis Fonsi, Juan Luis Guerra, Carín León, Elena Rose e Ela Taubert, assim como a Personalidade do Ano 2024 de A Academia Latina da Gravação, Carlos Vives.
A transmissão de três horas será produzida pela TelevisaUnivision, a principal empresa de mídia e conteúdo em espanhol do mundo, e será transmitida ao vivo pela Univision, UniMás, Galavisión e ViX a partir das 20h (hora da costa leste dos EUA), precedida por um pré-show de uma hora a partir das 19h (hora da costa leste dos EUA).
A Premiere do Latin Grammy, onde os ganhadores da maioria das categorias são anunciados, será realizada antes da transmissão. Detalhes adicionais sobre essa cerimônia que vem de longa data, repleta de apresentações memoráveis, discursos de aceitação emocionantes e momentos inesquecíveis do Latin GRAMMY, serão anunciados em breve.
Para ver as últimas notícias, visite o site oficial de A Academia Latina da Gravação: LatinGRAMMY.com. Siga-nos no Facebook (LatinGrammys), X ( LatinGrammys ) ou Instagram ( LatinGrammyss), e use #LatinGrammy em todas as plataformas populares de mídia social.
Gostosuras ou travessuras? Por que não os dois? Gostosuras travessas? Travessuras gostosas? O Halloween é uma data de muitas brincadeiras, mas também de comer bem.
Antes ou depois da caça aos doces, que tal uma refeição deliciosa e saudável, com os pescados da Noruega e abóbora?
Sugerimos uma receita que pode ser feita com o autêntico Gadus morhua, o Bacalhau da Noruega, ou Saithe da Noruega. Para quem ainda não sabe, a família dos peixes salgados e secos noruegueses é formada pelo Bacalhau, o Saithe, o Ling e o Zarbo. Cada um deles é delicioso à sua própria maneira.
Bacalhau da Noruega assado com purês de abóbora e beterraba
Rendimento: 2 porções Dificuldade: média Tempo de preparo: 50 a 60 minutos
Ingredientes
2 postas de Bacalhau da Noruega, após dessalgar
2 dentes de alho
1 ramo de tomilho
50 ml de azeite de oliva
350 g de abóbora
20 g de manteiga
1 ramo de alecrim
200 g de beterraba
50 g de couve mineira
20 g de sementes de abóbora
200 ml de óleo vegetal
Sal e pimenta preta a gosto
Preparação
Coloque o alho e o ramo de tomilho sobre os lombos de Bacalhau da Noruega e regue com o azeite.
Asse em forno pré-aquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos e reserve.
Para o purê de abóbora, asse os cubos de abóbora descascados e temperados com o alecrim, o sal e a pimenta durante 35 minutos, à mesma temperatura. Quando a abóbora estiver assada, triture com a manteiga até obter uma textura cremosa.
Cozinhe as beterrabas.
Para o purê de beterraba, triture a beterraba cozida e tempere com sal e pimenta.
Sirva os lombos de bacalhau assado com os purês, a couve refogada em óleo e as sementes de abóbora.
Os números da Agência Nacional de Aviação Civil confirmam o bom momento do turismo doméstico
Em setembro, cerca de 10 milhões de turistas cruzaram os aeroportos brasileiros. Destes, cerca de 80% voaram para destinos nacionais, crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado, o que equivale a 7,9 milhões de passageiros. Trata-se do maior volume registrado no mês da série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), iniciada no ano 2000. Os avanços evidenciam resultados de um intenso trabalho desenvolvido pelo governo federal para estimular as viagens domésticas, aprimorando a infraestrutura turística, ampliando a conectividade entre os destinos e atraindo investimentos e novas rotas aéreas.
Campo Grande (MS)
No nono mês do ano, todas as regiões brasileiras tiveram aumento no fluxo de passageiros transportados, exceto a Região Sul, em decorrência do fechamento do aeroporto Salgado Filho, que voltou a receber voos na última segunda-feira (21.10). No Centro-Oeste, o grande destaque foi o aeroporto de Brasília, com 1.138 milhão passageiros em setembro. Os terminais das capitais Goiânia (GO) – 283.672 e Campo Grande (MS) – 120.725 – também apresentaram boa movimentação para o mês. No Nordeste, Recife, capital de Pernambuco, concentrou o maior fluxo de passageiros no Nordeste – 792.001 – seguido pelos aeroportos de Salvador (BA) 563.934 e Fortaleza (CE) – 424.352.
Campo Grande MS Foto: Divulgação
Sudeste
No Sudeste, onde estão localizados os principais terminais aéreos do país, o Galeão (RJ) foi o aeroporto que mais ganhou passageiros de um ano para o outro, sendo 870 mil pessoas, em 2024, contra 305 mil do ano anterior, um aumento de 185%. Em São Paulo, os aeroportos de Guarulhos (2,2 milhões), Congonhas (1,9 milhão) seguem sendo os terminais com maior fluxo de pessoas no país. Maior e mais movimentado da Região Norte, o complexo aeroportuário de Belém (PA) superou a marca de 318 mil turistas e obteve crescimento de 16,45% no último mês. Manaus (AM), com mais de 231 mil e Palmas (TO) com 67 mil, também elevaram o número de viajantes quando observado o mesmo período de 2023, 189 mil e 60 mil, respectivamente.
Rio de Janeiro Foto: Pixabay
Região Sul
Já a região Sul teve o volume de passageiros abalado pelas enchentes ocorridas no mês de maio no Rio Grande Sul, onde está localizado o aeroporto Salgado Filho, o mais movimentado da região. Com esse cenário, Curitiba (PR) foi o terminal de maior fluxo, com 467 mil viajantes passando pelo local. Em segundo lugar, com mais de 350 mil passageiros, aparece Florianópolis (SC). Com a interdição do aeroporto de Porto Alegre, uma das opções encontradas pelo Governo Federal para conectar o modal aéreo do estado com as demais cidades brasileiras foi permitir a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas. Por lá, passaram mais de 118 mil viajantes.
Curitiba Foto: Divulgação
Retomada
Após cerca de cinco meses sem receber voos comerciais devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar no transporte aéreo de passageiros. Como apoio para a retomada da região, o governo federal destinou R$ 426 milhões à reconstrução do terminal. Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.
Aeroporto Internacional Salgado Filho Foto: Divulgação
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Andrea Letteriello, Sirlei Ratier, Rafael Andrea, Fermino Valenzuela, Rose Pfeiffer, Paula Lealdini Avancini, Bruna Kujat, Paulo Ribeiro, Silva Andrade, Adriano Andrade, Halina Borges, Jennifer Dantas, Ieda Almeida de Abreu, Roberto Beafran, Juliana Machado, Solange Aranha e Zacarias Bacha. Happy birthday!
… O Seen São Paulo, localizado no topo do Tivoli Mofarrej São Paulo, é mais do que apenas um restaurante — é uma experiência sensorial completa, que combina gastronomia com uma vista deslumbrante da cidade. Sob o comando do renomado chefpreneur português Olivier da Costa, à frente da cozinha está a talentosa chef Gizely Rocha, que imprime sua identidade criativa em cada prato. Sua abordagem valoriza ingredientes únicos em um menu variado, com um olhar atento para as tendências contemporâneas.
Seen São Paulo celebra o Dia Mundial do Veganismo com criações inéditas Acervo Seen
… Para celebrar o Dia Mundial do Veganismo, em 1º de novembro, o Seen São Paulo lança duas novas sobremesas veganas que prometem surpreender os paladares. As criações, que entram de forma permanente no cardápio, combinam ingredientes inusitados e técnicas inovadoras.
O mês de Outubro, conhecido como Outubro Rosa, é um mês crucial para o debate e a conscientização do câncer de mama nas mulheres. O investimento em novas pesquisas sobre a doença torna-se primordial para os avanços nos diagnósticos que podem salvar vidas. Hoje em dia, o câncer de mama não é mais uma sentença de morte precisa: a taxa de cura está cada vez mais alta. Se tratado na fase inicial, há uma chance 95% de cura, segundo o Jornal da USP; os casos são relativamente raros antes dos 35 anos, por vezes com um desenvolvimento rápido ou lentamente gradual, acometendo apenas 1-3% dos homens no total.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 66 mil casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres brasileiras, os óbitos por câncer de mama seguem sempre em primeiro lugar. O compartilhamento de informações importantes sobre o câncer de mama não deve ser limitado apenas a outubro – se tratado sem tabus, a conscientização salva vidas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mais de 66 mil casos de câncer de mama são diagnosticados em mulheres brasileiras. Foto: Pexels
“Como empresária e mulher, estou aqui para falar sobre este mês tão importante para nós enquanto sociedade. Acredito que a conscientização do Outubro Rosa é fundamental não apenas para a saúde das mulheres, mas também para promover um ambiente corporativo mais acolhedor e solidário. Essa campanha de conscientização não apenas contribui para a saúde das colaboradoras, mas também fortalece os laços dentro da equipe, demonstrando que a empresa se preocupa com o bem-estar de todos. Juntos, podemos criar um impacto positivo na vida das mulheres e de suas famílias”, destaca Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
A realização da mamografia e o autoexame não deve ser motivo de vergonha para as mulheres; além disso, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar são também um fator protetor. São práticas que devem ser discutidas ao longo do ano, com o objetivo de aumentar a compreensão sobre o câncer para o maior número possível de pessoas.
A tradicional festa norte-americana de Halloween está chegando! Todo dia 31 de outubro, pessoas em diferentes lugares do mundo se divertem fantasiadas e saem às ruas. Mais conhecida como Dia das Bruxas aqui no Brasil, essa festa tem suas raízes em comemorações dos celtas em homenagem aos mortos.
Celebrações de origem internacional podem oferecer um repertório rico em cultura, especialmente no que diz respeito ao aprendizado de novos idiomas. Aprender sobre o Halloween pode enriquecer o conhecimento do inglês. Explorar termos, ler histórias e participar de atividades culturais tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico. Como também, assistir a filmes temáticos ajuda na familiarização com a pronúncia e a entonação, além de tornar o aprendizado mais divertido.
Muitos brasileiros aprendem inglês assistindo a filmes e séries; uma pesquisa da British Council indica que cerca de 70% dos estudantes utilizam conteúdos audiovisuais nesse processo.
“Assistir a filmes em inglês é uma excelente forma de imersão na língua, pois, além de familiarizar o estudante com o vocabulário cotidiano, permite que ele escute variações de sotaques e entonações autênticas. Aprender dessa maneira é extremamente divertido, pois os filmes proporcionam uma narrativa envolvente que estimula o interesse e a curiosidade. Além disso, os contextos visuais ajudam a compreender melhor as expressões, tornando o aprendizado mais rico e significativo. Os estudantes podem identificar comportamentos e interações sociais. Ao repetir diálogos ou tentar imitar personagens, eles também praticam a pronúncia e a fluência, desenvolvendo a autoconfiança na fala”, explica Bruno Barros, Coordenador Pedagógico de Inglês do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Nesse cenário, Bruno Barros cita 5 filmes com temática de Halloween para você se divertir enquanto aprimora o inglês:
A Família Addams(1991)
O clássico dos anos 90, que evoca uma família bizarra e aristocrática, é perfeito para assistir em outubro. Macabro e divertido no ponto certo, o filme é cheio de elementos góticos e sobrenaturais, que são ótimos para aprender vocabulário relacionado ao Halloween.
(Imagem: CNN Brasil)
Viva – A vida é uma festa (2017)
A animação da Pixar sobre o dia dos mortos é perfeita para aprender inglês. É um longa-metragem de animação sobre a memória, sobre os sonhos e sobre as várias gerações de uma mesma família. Com um vocabulário acessível e temático do Halloween, o aprendizado contextual sobre essa comemoração é o ponto alto do filme.
(Imagem: AdoroCinema)
Beetlejuice – Os fantasmas se divertem (1988)
Quando uma nova família se muda para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. Com exposições a diferentes tipos de fala temáticas de terror, frequentemente usadas no cotidiano, entender essas nuances pode tornar a experiência de aprendizado mais completa e divertida.
(Imagem: The Hollywood Reporter)
Gasparzinho, o fantasminha camarada (1995)
o icônico fantasminha é uma ótima opção de filme para assistir nessa comemoração do Halloween, leve e divertido, pode ser ótimo para o aprendizado de inglês especialmente para alunos iniciantes ou intermediários. Por ser um filme com linguagem simples e acessível, os diálogos são fáceis de acompanhar, o que facilita a compreensão auditiva. Além disso, o enredo lida com temas de amizade, fantasmas e elementos sobrenaturais.
(Imagem: AdoroCinema)
Abracadabra (1993)
clássico das três bruxas irmãs Sanderson, Abracadabra é o filme perfeito para aprender gírias e expressões sobre o Halloween em inglês, prestando atenção na entonação dos personagens. Engraçado e assustador ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade de aprender o idioma de forma divertida e contextualizada.
A Puma, em colaboração com a Breanna Stewart, juntamente da Warner Bros. Discovery Global Consumer Products, apresenta nova coleção de calçado e vestuário inspirada em Harry Potter. O grande destaque do lançamento é o Stewie 3 Harry Potter, que além de homenagear o mundo dos bruxos, é um calçado de basquete de alta performance. Esta é a primeira vez que o modelo Stewie silhueta da Puma desenvolvida em conjunto com a jogadora estrela da WNBA e atual campeã pelo New York Liberty desembarca em terras brasileiras.
Breanna Stewart traz sua paixão por Harry Potter para essa coleção exclusiva. O tênis Stewie 3 Harry Potter combina elementos visuais da franquia de filmes e livros com tecnologia esportiva de ponta.
Com gráficos cativantes inspirados na icônica série de filmes Harry Potter, o tênis é um sonho realizado para fãs de Harry Potter e de basquete. O Stewie 3 Harry Potter foi projetado para dominar as quadras com tecnologias avançadas, como um solado de alta resistência à abrasão para maior aderência e uma entressola Profoam+ de dupla densidade para amortecimento e retorno de energia.
A coleção conta, ainda, com peças de vestuário, incluindo camisetas, shorts e uma camisa de rugby. Cada item da coleção carrega a identidade visual que remete ao mundo de Harry Potter, combinando estilo com a funcionalidade necessária para o esporte.
Confira detalhes técnicos sobre o Stewie, que faz sua estreia no Brasil:
Amortecimento: Entressola Profoam+ de dupla densidade para retorno leve de energia e controle aprimorado de movimentos. O amortecimento direcionado oferece maior estabilidade e ajuste na parte frontal do pé.
Aderência: Solado de alta resistência à abrasão, com materiais compostos e um padrão de tração inovador, proporcionando aderência adicional nos momentos mais necessários.
Suporte: Cabedal de malha projetada para suporte leve direcionado, enquanto a construção multi-zonas sem costura permite respirabilidade e conforto.
Estabilidade: Gaiola de TPU com tema floral para maior estabilidade lateral e no calcanhar.
O tênis Stewie 3 Harry Potter já está disponível por R$1.099,90, enquanto as peças de vestuário da coleção possuem preços a partir de R$ 399,90. A coleção completa pode ser conferida em Puma, Puma Morumbi Shopping, e nas lojas parceiras da Artwalk.
A Forbes reuniu nodia 15 de outubro grandes lideranças para celebrar os homenageados na lista anual de Melhores CEOs do Brasil. Antonio Camarotti, publisher e CEO da Forbes Brasil, recebeu em almoço no restaurante Fasano executivos da lista de 2024, como Alexandre Birman (AZZAS 2154), Marcelo Zimet (L’Oréal) e Tânia Cosentino (Microsoft), além de indicados de anos anteriores, como Mia Stark (Gazit) e Chieko Aoki (Blue Tree Hotels).
Outros CEOs de diferentes segmentos, como Eduardo Machado (Rolex), Daniela Gontijo (Louis Vuitton), Fernando Modé (Grupo Boticário), Alexandre Maioral (Oracle) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), também estiveram no evento.
Evento em homenagem à lista anual premiou executivos e reuniu líderes de diversos setores no Fasano, em São Paulo
Para elaborar a lista dos Melhores CEOs do país, a equipe da Forbes analisou o desempenho de grandes empresas nos últimos 12 meses em relação a faturamento, crescimento, valor de mercado, inovação e diversidade, entre outros parâmetros, segundo o editor-chefe da revista, José Vicente Bernardo. Mas, para além do CNPJ, Camarotti ressaltou a importância do fator humano: “Não olhamos os números de forma nua e crua, mas também o talento e o impacto do trabalho do CEO naquela empresa.”
A PUMA lança a coleção “A Vida”, uma parceriaPUMA x Senna em homenagem ao lendário piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, que celebra seu estilo de vida pessoal fora das pistas. Esta coleção reflete a personalidade de Senna para além das corridas – seja relaxando ou treinando, o piloto sempre se manteve focado, um tema que a coleção incorpora com suas silhuetas casuais e descontraídas.
PUMA lança coleção celebrando “A Vida” de Ayrton Senna além das pistas.
Campanha de biquinis
O verão da marca italiana Calzedonia acaba de ficar mais quente com a presença de Kendall Jenner como estrela da campanha de beachwear. Membro da família Kardashian e uma das personalidades com mais seguidores brasileiros no mundo digital, a marca traz a figura da modelo para traduzir os biquínis, que vão desde produtos minimalistas até alguns com super destaque, com pedrarias, brilhos e renda.
Kendall Jenner é a nova estrela da campanha de biquinis da Calzedonia. Foto: Divulgação
O Brasil está em alta no mercado da moda internacional e, para a campanha do Verão 2025, a marca também aposta nas modelagens adaptadas ao corpo das brasileiras, as chamadas “calcinha de biquíni brasileira”. Essa modelagem é única entre todos os países onde a Calzedonia está presente e já se tornou viral com seu modelo que destaca o bumbum.
Día de Muertos
Vogue Brasil e a tequila mexicana ultra premium Don Julio se unem para promover uma nova festa que promete se consolidar no calendário de São Paulo: o gala Día de Muertos. O evento, marcado para 6 de novembro no icônico Palácio dos Cedros, celebrará o amor que compartilhamos por aqueles que, embora ausentes, continuam sendo memórias vivas em nossos corações.
Os convidados do baile irão vivenciar uma imersão em meio a diversos elementos da cultura mexicana repletos de significado. A decoração tematizada contará com bandeiras de papel, que simbolizam a fragilidade da vida; flores amarelas, remetendo às tradicionais cempasúchil, que comunicam a beleza e transitoriedade do tempo; e as caveiras mexicanas, que simbolizam proteção. A direção criativa é de Wado Gonçalves e Diego Ognibeni.
Evento inédito no país celebra a vida e a morte com a alegria e o respeito da tradição mexicana. Foto:Alan Carranza
Embora seja a primeira vez que o gala acontece no país, a parceria entre Vogue e Don Julio já é tradição no México há três anos, onde o Día de Muertos é uma parte central da cultura. Em 2024, essa colaboração será ampliada, com celebrações também na Colômbia, incorporando a festividade aos calendários locais e contribuindo para que outras nacionalidades latinas conheçam o olhar dos mexicanos para a data.
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Cleia Gregorio, Giselia Bezerra, Neusa Borges, Luciana Rossetti, Thereza Pereira Santos, Larissa Lima, Regina Bezerra, Simone Furlan, Lilian Oliveira, Adeh Fernandes, Carlos Roberto, Elvira Brandão, Eunice Arruda, Aparecida Dias Barbosa, José Silva, Marta Nascimento, Cristiane Benedito Soares, Marcia Silva, Mery Penajo, Cleiton Franco, Oriana Garcia, Poliana Porcino e Jedalia da Silva Pereira. Happy birthday!
Em comemoração ao Dia do Macarrão, ontem, dia 25 de outubro, o chef Fabio Benedetti do Paellas Pepe ensina no Cozinhando para o Jeff, o preparo do prato espanhol fideuá – conhecido por ser uma versão da paella feita com macarrão ao invés de arroz, perfeita para quem quer inovar na cozinha e explorar novos sabores.
Ingredientes
300g de camarão pistola
150g camarão limpo
100g de lula
75g de molho de tomate
75g de cebola
3 dentes de alho
75g de pimentão vermelho
100ml de azeite
500ml de caldo de camarão
200g de macarrão cabelo de anjo
Sal a gosto
Fideuá um grande clássico da culinária espanhola
Modo de preparo
Em uma frigideira grande sele os camarões pistola e reserve, na mesma frigideira frite com fio de azeite, as cebolas, o pimentão, alho e o molho de tomate. Quando o refogado estiver sem líquido, adicione o macarrão, quebrando em pequenos pedaços e frite bem a massa. Quando a massa estiver bem frita, adicione os pedaços de lula e o camarão limpo. Adicione na sequência o caldo de camarão para o cozimento do macarrão. Quando estiver praticamente seco, acrescente os camarões pistola e finalize com salsinha.
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Paulo Donato, Mariana Dias, Ligia Gigi Salomão, Beatriz de Oliveira, Gio Vinikone, Sophie Dias, Márcia Nantes, Andreia Cajaíba, Ademar Caceres, Fabricio Hassim, Gracieli Cristina, Jean Luca Shearer, Ruth Peixoto Guimarães, Otávio Neto, Fábio Simones, Shirley Ishikawa, Sidney Coelho, Rodrigo Oliveira e Marco Antonio Tiago. Happy birthday!
Katheryn Elizabeth Hudson acaba de completar 40 anos de idade, talvez você a conheça por Katy Perry, a eterna garota californiana que ganhou as paradas de sucesso com hit atrás de hit e dona de um estilo lúdico e colorido. Já dizia o refrão de “California Gurls”, single lançado em 2010 – “California girls, we’re unforgettable”, e são mesmo, a explicação para tal feito são os milhões de discos vendidos ao redor do mundo.
Filha de pastores evangélicos, Katy cresceu ouvindo música gospel, sendo proibida de ouvir outros estilos musicais dentro de casa. Na fase da juventude, chamou a atenção de alguns empresários musicais e assinou contrato com a Red Hill Records, lançando em 2001 o “Katy Hudson”, álbum de música cristã contemporânea, onde fez algumas apresentações com o repertório, mas devido às várias críticas não obteve sucesso, vendendo somente 200 cópias meses depois a gravadora fechou suas portas.
Katheryn Elizabeth Hudson acaba de completar 40 anos de idade, talvez você a conheça por Katy Perry. Foto: Divulgação
Aos 17 anos, mudou-se para Los Angeles para trabalhar com o produtor Glen Ballard, optou por trabalhar com ele, devido a seu anterior trabalho com a cantora Alanis Morissette Katy deixava para trás seu estilo cristão e mal sabia que estava quase pronta para dar as boas vindas a uma das maiores cantoras pop mundial. Em 2003 se apresentou como Katheryn Perry, para evitar confusão com a atriz Kate Hudson, mais tarde nascia Katy Perry, adotando o sobrenome de solteira de sua mãe.
Em 2004 Ballard a apresentou para Tim Devine, executivo da Columbia Records, ao qual assinou contrato como artista solo, após várias tentativas e cancelamentos de seus discos e canções, Katy Perry foi dispensada pela gravadora em 2006, então a cantora assina com a gravadora Capitol Records e inicia a produção de novas canções, foi onde a Capitol decidiu lançar um “extended play digital” para introduzir Katy na mídia a música escolhida foi “Ur So Gay” que ganhou notoriedade após a cantora Madonna elogiar o single em uma entrevista na rádio.
“I Kissed a Girl” foi o primeiro single oficial lançado pela californiana chegando ao topo das paradas em vários países, a canção foi inspirada na atriz Scarlett Johansson “estava com o meu namorado e disse ‘não vou mentir, se Scarlett Johansson entrasse num bar e quisesse me pegar, eu ia aceitar. Espero que você esteja de acordo”, disse em uma entrevista. Em seguida lançou o álbum “One of the Boys” e já trouxe o segundo single “Hot n Cold”, considerado um dos maiores hits de sua carreira.
Além de grandes sucessos na trajetória, Katy Perry é sinônimo de estilo, ousadia e referência no mercado fashion. “Sem dúvida alguma ela é uma referência não só no cenário pop, mas também no mundo da maquiagem e da moda. Sempre se preocupa em trazer looks ousados e criativos em seus videoclipes e shows. Seu estilo costuma misturar cores vibrantes, elementos retrô e um toque de fantasia, o que reflete tanto em suas roupas quanto em suas escolhas de maquiagem. Vale a pena ressaltar os clipes ‘Dark Horse’ e ‘E.T’”, destaca o visagista Anderson Bueno.
“No mercado da maquiagem, Katy Perry já lançou tendências, como delineados gráficos, batons coloridos e sombras brilhantes. Ela também foi garota propaganda de marcas de cosméticos, como CoverGirl, o que reforça sua influência na maquiagem”, complementa o profissional.
Além de grandes sucessos na trajetória, Katy Perry é sinônimo de estilo, ousadia e referência no mercado fashion. Foto: Divulgação
Katy Perry continua a se reinventar em cada novo trabalho, mas sem perder a sua essência, assim é no palco e fora dele, quando o assunto é moda, a artista consegue transitar com facilidade no estilo retrô/vintage até os looks mais ousados e tecnológicos.
Em 2010, a cantora entra em estúdio para a gravação de seu segundo álbum “Teenage Dream”, o colocando em primeiro lugar nas paradas musicais, o videoclipe homônimo traz uma nova Katy Perry mais colorida, vibrante e empoderada, continuando os lançamentos “Firework” foi outro sucesso que explodiu nas plataformas musicais, fazendo com que a cantora quebrasse um recorde por conseguir fazer três singles consecutivos de um mesmo álbum atingir a primeira posição da parada norte-americana. No mesmo ano, lançou “Puur”, sua primeira fragrância de perfume, se tornando sucesso de venda.
2011 foi um ano repleto de lançamentos para Katy Perry, liberou “Last Friday Night (T.G.I.F.)”, dublou a personagem Smurfette no longa de live-action do filme “Os Smurfs”, em setembro do mesmo ano veio ao Brasil para participar do festival Rock in Rio e lançou a última faixa de “Teenage Dream”, o single “The One That Got Way”, e em 2012 inicia a produção de seu quarto álbum da carreira “Prism”. Os grandes hits desse novo projeto lançado em 2013 são “Roar”, “Dark Horse”, “Birthday” e “This is How We Do”.
“Katy Perry simboliza uma força de criatividade e expressão. Com diferentes estilos, cores e conceitos visuais. Ela não se limita aos padrões tradicionais de beleza; ao contrário, ela explora looks dramáticos, divertidos e até excêntricos. Acredito que para o mercado de cosméticos, ela representa a liberdade de usar a maquiagem como uma forma de arte e de expressão pessoal, em vez de simplesmente uma ferramenta para melhorar a aparência, o que faz com que as marcas sejam mais inclusivas e criativas em seus lançamentos, desenvolvendo produtos que permitam ao consumidor experimentar e brincar com a maquiagem”, diz Anderson Bueno sobre o visual da cantora após sua nova fase.
Katy Perry simboliza uma força de criatividade e expressão. Com diferentes estilos, cores e conceitos visuais. Foto: Divulgação
Além de cantora, Katy Perry é uma empresária e tanto, e possui vários tipos de produtos em diferentes segmentos, que são perfumes, linha de maquiagem, bebida vegana não-alcoólica, vestuário, calçados, cosméticos e muitos outros. “Não se importe com o que vão pensar de você, faça o que você quiser e procure apenas a sua felicidade”, disse a cantora ao ser questionada por suas múltiplas tarefas.
Seus álbuns seguintes “Witness” (2015), “Smile” (2020) tiveram um bom desempenho nas paradas de sucesso, já “143” (2024), o último lançado no Brasil em sua apresentação no Rock in Rio, dividiu a opinião dos críticos. “E esse é o grande problema de ‘143’: parece ligeiramente fora de tempo, um álbum pop medíocre que teve o azar de ser lançado na sequência de ‘BRAT’, de Charli XCX, ‘The Rise and Fall of a Midwest Princess’, de Chappell Roan, e ‘Short N’ Sweet’, de Sabrina Carpenter. Um trio de álbuns que elevaram o padrão do pop. O que antes teria sido suficiente, agora não será: o fato de Perry e sua equipe não terem notado isso parece muito mais uma razão para o fracasso de ‘143’”, escreveu o jornal britânico The Guardian.
Independente das críticas, Katy Perry é um fenômeno global e referência para muitas mulheres, das crianças, adolescentes, jovens até as mais velhas, afinal, a cantora chega aos 40 anos em sua melhor forma, mostrando que a idade não está na aparência e sim na atitude. Katy Perry quebra os estereótipos impostos por uma sociedade retrógrada, onde afirma que mulheres acima dos 40 anos não podem ousar, Katy diz: “Eu acredito nas mudanças, e não se baseia em julgar e sim em educar. Acho que há uma linha fina entre a vulgaridade e a elegância. Eu transito no meio desta linha”.
Katy Perry é um fenômeno global e referência para muitas mulheres, das crianças, adolescentes, jovens até as mais velhas Foto: Divulgação
“Não, não existe um limite de idade para usar cores fortes e coloridas na maquiagem. A maquiagem é uma forma de expressão pessoal, e cada pessoa deve se sentir livre para usar os tons que refletem sua personalidade, independentemente da idade. Agora, Katy Perry, é uma artista pop. É diferente de uma advogada, que pode ousar, mas deve ser condizente com o seu trabalho e credibilidade a ser passada”, pontua Anderson Bueno.
“Para usar a maquiagem colorida sem cair no exagero e evitar o efeito ‘carnavalesco’, eu tenho algumas dicas que podem ajudar a equilibrar o look e trazer sofisticação, mantendo a criatividade: Escolha um ponto de destaque, em vez de colorir olhos, boca e bochechas ao mesmo tempo, escolha uma área para ser o foco da maquiagem. Por exemplo, um delineado colorido ou uma sombra vibrante combinada com lábios neutros ou vice-versa. Equilibre as cores.
Se optar por sombras ou delineadores coloridos use tons complementares ou monocromáticos, como azuis com tons neutros ou pastéis suaves com delineados vibrantes. Isso cria harmonia sem sobrecarregar. Cores fortes podem ser esfumadas para criar um efeito mais sutil e elegante. Isso suaviza a intensidade da cor e evita que o look pareça muito dramático. Um delineador colorido, como azul, verde ou roxo, pode trazer vida à maquiagem sem torná-la exagerada, ele é moderno e divertido, mas ainda discreto”, finaliza Bueno.