Mais de 50 mil pessoas participaram de uma pesquisa feita pelo VisitBritain, escritório oficial de turismo britânico, para identificar itens que são adquiridos durante uma viagem à Grã-Bretanha. O resultado do levantamento foi compilado no relatório What inbound visitors shop for in Britain (O que os visitantes estrangeiros compram na Grã-Bretanha). Os brasileiros tiveram destaque em três tipos de produtos: souvenires, roupas ou sapatos, e cosméticos ou itens de perfumaria.
O estudo identifica que os itens mais comprados pelos estrangeiros em geral são roupas ou sapatos (41%), seguidos de comida e bebidas (24%) e depois suvenires (16%). É nesta categoria que os brasileiros mais se destacam, ocupando o segundo lugar (39%) em uma relação das 10 nacionalidades que mais adquirem lembrancinhas típicas, atrás apenas dos mexicanos (43%). Qualquer que seja o país de origem, a geração mais nova (0-15 anos) tende a comprar suvenires baratos para amigos e familiares (40%).
No que diz respeito à compra de roupas ou calçados, os turistas do Brasil estão em 9º lugar no ranking de dez nacionalidades, com 65% de participação. Outro tipo de produto que agrada aos turistas do Brasil que visitam a Grã-Bretanha são cosméticos ou artigos de perfumaria (27%, ou 10º lugar no ranking). O brasileiro gasta, em uma viagem à Grã-Bretanha, cerca £ 1.076 (US$ 1.829), o que representa quase o dobro da média global, que é de £ 640 (US$ 1.088). Os dados são de 2013 e incluem hospedagem, passeios e compras.
Turistas do Oriente Médio são os consumidores internacionais mais entusiasmados entre todos os pesquisados, tendo duas vezes mais propensão que os outros de comprar roupas e sapatos. No entanto, os visitantes do Oriente Médio não estão tão interessados em consumir comida e bebidas britânicas, enquanto que 34% dos belgas, 32% dos franceses e 32% dos viajantes japoneses exibem tendência maior de comprar esse tipo de produto para levar para seus países.
Na divisão por regiões, Londres sai na frente como o local onde visitantes consomem mais itens. No entanto, a Escócia é mais popular que o resto da Inglaterra nas compras de alimentos e bebidas, entre todos os mercados pesquisados. Cerca de 40%, o que é um número surpreendente de turistas, vão à Escócia para comprar alimentos e bebidas, ficando o nordeste da Grã-Bretanha em segundo lugar com 32%.
Mais turistas compram jogos e brinquedos no País de Gales que em Londres ou em qualquer outra parte da Grã-Bretanha. Os itens mais populares comprados no sudoeste da Grã-Bretanha são livros, o que poderia estar relacionado com a grande quantidade de festivais literários que ocorrem nessa parte do país.
No relatório do VisitBritain de 2012 Shopping in Britain, que também analisava o universo das compras na Grã-Bretanha, o item “compras na Harrods” foi a atividade preferida de um em cinco entrevistados (19%), quando solicitados a selecionar as três melhores coisas que gostariam de fazer em suas férias dos sonhos na Grã-Bretanha. Visitantes internacionais gastaram £ 4,5 bilhões (US$ 7,6 bilhões) em lojas britânicas em 2012 – um quarto dos gastos totais de turistas estrangeiros naquele ano.
Samuel Lloyd, gerente do VisitBritain para a América Latina, afirma: “A Grã-Bretanha oferece uma excelente experiência em compras. Temos lojas maravilhosas em todas as faixas de preços, um estilo especial e marcas britânicas autênticas. Ao inspirar nossos visitantes a comprar, podemos difundir os benefícios econômicos do turismo por todo o país, além de adicionar mais receita às da exportação produzida pelo turismo, que é a quinta maior indústria britânica.”
Michael Ward, diretor-executivo da Harrods, comenta: “A Harrods oferece essa combinação singular de produtos luxuosos de primeira linha das melhores marcas do mundo e um incrível atendimento ao consumidor, em um ambiente emblemático, rico em herança e história britânicas. Claro que estamos muito satisfeitos por sermos eleitos como a atividade dos sonhos número um na pesquisa do VisitBritain, por quase um quinto dos entrevistados, com roupas e sapatos no topo da lista como os itens mais cobiçados para compras. Em breve abriremos a Harrods Shoe Heaven, a maior loja de calçados de luxo e ofereceremos uma experiência de compras em boutique em ambiente de grandes lojas de departamentos.”
Richard Dickinson, CEO da New West End Company, acrescenta: “Turistas internacionais são cada vez mais importantes para o West End de Londres. O Oriente Médio e a China permanecem no topo dos países consumidores no West End, mas a atração de compras de moda e acessórios de estilistas famosos em Londres também se propagou para o mundo. Varejistas de todo o West End se empenham em garantir que suas ofertas atendam ao gosto dos mercados internacionais com serviços que incluem facilidades para compras livres de impostos, serviços VIP e equipe multilíngüe.”