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7 sinais de que sua casa precisa de uma reforma

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Nem sempre os sinais de que a casa está pedindo uma reforma são tão visíveis aos olhos, por isso as arquitetas Aline e Denise Bernacki, da Bernacki Arquitetura, prepararam uma lista com sete situações que devem ser observadas para que ela possa ser planejada, evitando custos desnecessários e não programados.

1º – Infiltração: É o primeiro indício de problema na construção. Acontece tanto em apartamentos, como em casas e seus sinais mais comuns são o mofo, escurecimento ou estufamento das paredes, queda de azulejos, pisos levantados ou descolados. Ela pode vir do piso, das paredes ou do teto e, se não resolvida, pode chegar a danificar estruturas. “Evitar a infiltração é mais simples do que combatê-la, por isso, quando a reforma for realizada, é importante que os devidos cuidados sejam tomados para evitar retrabalho futuro”, explica a arquiteta Denise Bernacki.

2º – Instalações: Podem levar a sérios problemas, mas sua “validade” varia muito de acordo com a construção e qualidade dos produtos utilizados durante a execução do projeto. As instalações envolvem fiação elétrica, estrutura hidráulica, ar-condicionado e automação. Casos de curto circuito e quedas repentinas de chave elétrica, por exemplo, podem ser indicadores de que a fiação é muito fina, antiga ou que o quadro de energia não está mais dando conta da demanda da residência, principalmente quando o imóvel é mais antigo e passou a ter uso de mais equipamentos eletrônicos, nesses casos, é recomendada a troca da fiação para evitar acidentes graves e até mesmo incêndios. Canos estourados ou retorno de água pelo ralo indicam que está na hora de reformar a parte hidráulica do imóvel, “quando esses problemas começam a aparecer, o ideal é aproveitar e fazer uma transformação geral para aproveitar o quebra-quebra”, completa a arquiteta Aline Bernacki. A necessidade ou desejo de instalar ar-condicionado ou de automatização também pedem por reforma, pois necessitam alguns ajustes estruturais e técnicos para sua viabilização.

3º – Esquadrias: Com o tempo é normal que, além das perdas estética, elas comecem a emperrar ou não estejam mais isolando e protegendo o interior do imóvel. Ao trocá-las, o ideal é investir em esquadrias mais novas, de fácil manutenção, com vidro duplo para isolamento térmico e sonoro, por exemplo. “Manter as esquadrias em bom estado é essencial para a segurança e conforto dos moradores e da estrutura, além de valorizar muito o imóvel e sua fachada”, explicam as arquitetas.

4º – Acabamentos: Pisos e pinturas naturalmente desgastam com o tempo e esse é mais um sinal da necessidade de uma reforma, assim como a troca de louças, telhado, revestimentos, papel de parede, etc. Essas mudanças podem vir acompanhadas de outros motivos para reformar ou ainda para repaginar totalmente o imóvel, mas é importante lembrar que a manutenção é sempre mais fácil e econômica do que a substituição desses acabamentos, como os pisos de taquinhos, tipo parquet, que são de excelente qualidade, bom gosto e valorizam o imóvel, mas se sua manutenção for deixada de lado começam a descolar e devem ser trocados.

5º – Compra do imóvel: Quem nunca achou um imóvel “quase” dos sonhos? Localização perfeita, espaço ótimo e até área externa, mas a sala é muito pequena ou é antiga. É normal que isso aconteça e nesse momento uma reforma é sempre bem-vinda para adaptar a residência à necessidade do comprador. É possível quebrar paredes para ampliar a sala, por exemplo, ou ainda trocar a fiação elétrica de um apartamento antigo antes da mudança.

6º – Estilo arquitetônico: Enjoar daquele estilo ou achar que algo não tem mais o seu perfil também são ótimos motivos para reformar. O imóvel pode ser completamente repaginado, por que não? A reforma contempla principalmente mudança na decoração e no revestimento. “Na hora de vender um imóvel, esse tipo de reforma também pode ajudar muito a valorizá-lo”, dão a dica as arquitetas.

7º – Estilo de vida: Bebês nascem, filhos saem de casa, mas seus quartos continuam lá ou ainda nunca foram planejados. A mudança do estilo e situação de vida dos moradores também pode pedir uma reforma para adaptar e renovar os ambientes. “Quando um filho sai de casa, você pode transformar seu quarto em um escritório ou sala de televisão, por exemplo. São essas mudanças que fazem com que a residência seja tão dinâmica e viva quanto seus moradores”, completam as arquitetas Bernacki.

Inspirado no Desafio do Balde Instituto Olga Kos lança campanha inclusiva

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, que atua há 7 anos em São Paulo assistindo jovens com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, lança nova campanha nas redes sociais inspirada no Desafio do Balde: “Eu desafio você a aceitar as diferenças”.

 

“A ideia de fazer um vídeo com as crianças surgiu a partir dos ensaios fotográficos com celebridades para a elaboração do calendário 2015”, afirma Wolf Kos, presidente do Instituto. Segundo Kos, a intenção é compartilhar o vídeo para conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da aceitação das diferenças.

A campanha lançada nas redes sociais mostra o vídeo da garota Hanna, que fez as fotos para o calendário com a atriz Irene Ravache. No filme, ela diz: “Eu desafio você a aceitar as diferenças, como fez Irene Ravache. Compartilhe esse vídeo.”

 

Participaram do projeto do calendário Glória Menezes, Antonio Fagundes, Irene Ravache, Sabrina Sato, Astrid Fontenelle, Edu Guedes, Laura Cardoso, Dan Stulbach, Regina Duarte, Leopoldo Pacheco, Ronnie Von, Mara Gabrilli e Clarice Niskier.

 

Evitando álcool e direção, consumidor opta por compra de vinhos pela internet

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Em vigor no Brasil desde junho de 2009, a Lei Seca apresentou mudanças em 2013 e, desde então, vem punindo mais severamente aqueles que misturam álcool e direção. A queda no número de acidentes de trânsito, que em São Paulo (SP) foi 43,4% menor em 2013 em relação ao ano passado (de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado), vem acompanhada pela redução na venda de bebidas em bares e restaurantes.

No ano passado, o setor praticamente não apresentou crescimento segundo informações da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que também atribui o resultado à alta da inflação (12%), ao custo de mão-de-obra (aumento de 10%) e a mudanças na tributação, fatores que elevaram o valor das bebidas em até 20%.

Mudanças na lei e na economia geram também mudanças de comportamento. Essa é a avaliação da Evino, segunda maior loja online de vinhos do país, que de janeiro a julho de 2014 registrou aumento de 115% em suas vendas – muito além das expectativas da loja. Com a forte campanha de conscientização para que a população evite misturar álcool e direção, os consumidores frequentes de vinho recorrem à compra online do produto, que recebem e consomem na comodidade de suas casas.

“Além disso, rótulos de importação própria com preços bastante competitivos diferenciam a nossa oferta daquela do ponto de dose. Trabalhamos em uma cadeia de valor sem intermediários e operamos com margens muitíssimo inferiores àquelas tipicamente aplicadas por restaurantes e bares”, explica Ari Gorenstein, cofundador da loja.

Ainda de acordo com informações da Abrasel, em janeiro deste ano o setor registrou um pequeno aumento de 5% nas vendas de bebidas em comparação ao mesmo período em 2013. “No caso da venda de vinhos, os números demonstram uma tendência de que o canal online cresça com grande aceleração e cada vez mais as pessoas sigam optando pela comodidade de adquirir e consumir vinho em casa. A facilidade e segurança trazida pelo nosso modelo de Clube, por exemplo, com a curadoria criteriosa de nossa equipe de sommeliers, também contribui para alavancar o consumo em casa”, conclui Marcos Leal, cofundador da Evino.

Clube Evino

O Clube Evino oferece mensalmente dois rótulos cuidadosamente selecionados pela equipe de sommeliers da loja. O processo é simples: o cliente escolhe o plano de assinatura que quer fazer e uma vez por mês os rótulos são entregues em sua casa. Quem faz a assinatura até o dia 10 de cada mês, já recebe o lote, que é enviado aos assinantes todo dia 15. Os preços dos lotes variam de acordo com o plano. Além da facilidade, comodidade e da garantia de qualidade, o Clube traz uma grande vantagem econômica, pois o valor da mensalidade representa um desconto de 30 a 50% sobre o valor de mercado dos vinhos.

Os assinantes também têm acesso antecipado às promoções da loja, descontos diferenciados em todo o site, ofertas exclusivas e possibilidade de recompra dos vinhos de lotes de meses anteriores. O cliente pode escolher não receber a seleção do mês ou cancelar a assinatura quando quiser.

Quimono é o must have da estação

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A Dimy apresenta sua versão de uma das peças mais cobiçadas da temporada: o quimono. O modelo da marca já virou um hit e vestiu as meninas mais descoladas do País. Recentemente, a blogueira Anna Barroso, do It Girls, elegeu a peça para compor um de seus looks em editorial fotografado para a Revista Glamour. O mood casual boho do quimono foi complementado com short jeans, camisa de manga longa e bolsa de franjas.

Vivida por Viviane Pasmanter, a personagem Shirley da novela “Em Família” também escolheu a peça da marca em uma de suas produções.

De origem tradicional japonesa, o quimono recebeu o status hippie quando virou queridinha dos jovens nos anos 70. Hoje, a variação de modelos e tecidos lisos e com aplicações provam que a peça é versátil e pode ser incluída em produções para qualquer tipo de ocasião.

Nada básica, assim como Las Vegas – tema da coleção – a versão da Dimy apresenta franjas na barra e um mix de três estampas: onça, abstrata e barroca.

A peça esta à venda em mais de 1.500 multimarcas em todo o Brasil.

O Boticário inspira-se na exuberância e nas cores das florestas tropicais

MakeB._TropicalColors_ColoniaA exuberância está na moda – e, junto com ela, a atmosfera vibrante das florestas tropicais, repleta de flores e animais exóticos. Em tons vivos e saturados, a fauna e a flora estão presentes na nova coleção primavera-verão Make B. Tropical Colors, de O Boticário. Em 21 itens de maquiagem, uma fragrância e cinco acessórios, as altas temperaturas prometem trazer a energia das selvas para os looks exuberantes. Nos olhos, sombras que mudam de cor de acordo com a incidência da luz. Nos pinceis, nas embalagens, no novíssimo adesivo para unhas e na exclusiva necessaire em formato de clutch, os traços de animal print conferem elegância aos acessórios. E para finalizar, uma fragrância ousada e sofisticada. Tudo disponível nas lojas, no e-commerce e com as revendedoras O Boticário a partir de 1º de setembro, em edição limitada.

“A coleção primavera-verão de Make B. é inspirada em cenas tradicionais do verão com elementos da fauna e flora tropical. Esse clima exerce um alto poder de identificação nas brasileiras, que têm um perfil ousado e exuberante. Traduzimos essa tendência de forma moderna e sofisticada em produtos que unem inovação, moda e tecnologia” explica Isabella Wanderley, diretora de Marketing de Produto de O Boticário.

Perfumaria

A coleção Make B. Tropical Colors conta com uma fragrância exclusiva, sofisticada, inovadora e vibrante, que manifesta toda a feminilidade da mulher por meio de notas quentes, intensas, instigantes e com toques de ousadia. Da família floriental especiado, conta com toques de folhas verdes e grapefruit (top), jasmim (corpo) e madeiras cremosas (fundo). “Desenvolvemos uma fragrância que marca o encontro do instinto do feminino com a modernidade das cores, delineando a essência das mulheres confiantes e cheias de atitudes”, afirma Fanny Grau, perfumista criadora da fragrância.

Maquiagem, esmaltes e acessórios

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Uma mistura de cores terrosas e ácidas, como azul, laranja, vermelho e rosa, em tons vivos e saturados. “Esse é o mood da próxima temporada”, revela Fernando Torquatto, make up artist da linha Make B., que complementa, “O animal print retorna de forma ainda sofisticada, compondo um atrativo à parte na coleção”.

O grande destaque da maquiagem são as Sombras Fusion Effect com nova tecnologia que permite que os tons vibrantes mudem de cor com a incidência da luz, proporcionando múltiplos efeitos. Compostas por um mix de pigmentos metálicos, perolados e cintilantes, as sombras proporcionam alta cobertura, toque aveludado e longa duração. Outra aposta para a temporada é a Máscara para Cílios Magnific Effect. O item proporciona volume e alongamento em um único produto, graças ao aplicador com formato esférico, que facilita a aplicação no canto dos olhos e nos cílios inferiores. Também para os olhos, a coleção conta com três cores de Lápis para Esfumar. O produto permite traços expressivos e marcantes com textura macia, cremosa e de ótima fixação. A esponja especial na extremidade do lápis permite ainda que a cor seja esfumada para uma make mais marcante.

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Brilho labial e fragrância em um mesmo produto. Esse é o diferencial de Duo Fragrance Glow, que traz, de um lado, a fragrância exclusiva e sofisticada do Desodorante Colônia de Make B. Tropical Colors e, de outro, brilho labial com as cores da estação. Superprático, pode ser transportado na bolsa, junto à maquiagem. Também para destacar os lábios, a coleção traz três cores de Batom Cremoso. O produto oferece alta cobertura, hidratação por 24 horas, vitamina E, proteção solar e ação antioxidante. E como o brilho bronzeado não pode ficar de fora no verão, Maquiagem para o Rosto e Corpo Bright Glam chega para complementar o look da estação às cores vibrantes. O produto, inédito no portfólio de Make B., é fácil de aplicar, possui textura suave e ótima aderência à pele.

Para a finalização da produção, Make B. Tropical Colors lança três tonalidades do Blush Fabulous– para efeitos bronzeado, natural e iluminador. Nas mãos, o toque fica por conta de quatro cores de Esmaltes. O produto proporciona alta cobertura, brilho intenso e conta com fórmula 3 Free (livre de tolueno, formaldeído e dibutilftalato) – o que minimiza o risco de causar alergia. Outra novidade para deixar as unhas no mood da estação são os Adesivos para Unhas. Em design de animal print, é fácil de aplicarepode ser utilizado sobre qualquer cor de esmalte.

Em acessórios, quatro novidades prometem entrar na lista de desejos das brasileiras – três Pincéis,nas versões para pó, base e pó/blush (kabuki), e Nécessaire de mão em formato de clutch. As cerdas dos pinceis e a parte interna da necessaire trazem estampas inspiradas em animal print, trazendo ainda sofisticação para a produção.

Confira a matéria da Revista Show sobre o Porto de Galinhas

 

Confira a matéria de turismo assinada pelo jornalista Jefferson de Almeida, que saiu este mês na Revista Show, apresentando um roteiro paradisíaco para conhecer e relaxar.
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Franco & Bachot marca presença na casa cor MS

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A Franco & Bachot, marca 100% brasileira de móveis para hotéis, restaurantes, shoppings e similares, participa com seus produtos pela primeira vez da maior mostra de arquitetura, decoração e urbanismo das Américas, a Casa Cor MS, realizada em Campo Grande, entre os dias 02 de agosto a 14 de setembro.

Assinado pelas arquitetas Isabella Loli Ghetti e Lara Cerantola, o Longe Bar, ganhador do troféu de ambiente funcional, esbanja inovação e originalidade, equilibrando cores sóbrias e diferentes texturas como a madeira. Destaque para o mobiliário da Franco & Bachot que foi utilizado no espaço, como as banquetas Sambas Giratória confeccionadas em madeira Tauari maciça certificada ereforço estrutural por cantoneira fresada, garantindo maior estabilidade e resistência.

No ambiente de 120 m² também podem ser encontradas poltronas Albert produzidas com o mesmo material das banquetas adequadas aos padrões de ergonomia e sistema de fixação por espigas, garantindo um maior conforto e sofisticação.

6 orientações para uma boa redação empresarial

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“À nível de, menas, questã, concerteza”? Quem nunca passou nervoso ao ver textos com esses termos? Esses erros grosseiros e muitos outros são cometidos no cotidiano das empresas em sua comunicação com clientes e parceiros. Contudo, é preciso saber eliminar todos esses e ter uma boa redação empresarial, o que reflete até mesmo nos resultados dos trabalhos.

Escrever corretamente e adequadamente é imprescindível para administradores e executivos. Você assinaria um contrato cheio de erros? Não dá para confiar, né? Então aprimore sua escrita.

E é necessário cuidado, pois, o cenário que observo no mercado é assustador. Já que escrever é um ato que a maioria dos profissionais exercem diariamente e, com a necessidade de agilidade exigida pelo mercado, cada vez mais se observa erros de escritas nas mensagens, e-mail e até mesmo propostas e contratos.

Orientações para uma boa redação empresarial

1- É importante ter em mente que na redação empresarial a escrita é coletiva, ou seja, você está falando em nome da organização que trabalha. Assim, normalmente pense em “nós” e não mais em primeira pessoa.

2- Se preocupe com o interlocutor da outra empresa, busque entender a forma que ele pensa e se há especificidades ou limitações, reflita a forma como ela vai reagir ao conteúdo do texto produzido por você e enviado por sua empresa.

3- Reforçando, no seu texto você está representando toda a empresa, a apresentação é primordial, cuidado com uma carta sem clareza, rasurada, mal formatada, sem correção, demonstrando uma imagem pouco confiável.

4- Dentre as orientações que posso passar para a produção textual está sempre apresentar o foco da conversa logo no início, deixando tudo muito claro e facilitando o entendimento, para isso escreva o texto com frases curtas, elas são mais fáceis de processar.

5- Para que complicar? Assim, procure empregar palavras simples, elas são facilmente compreendidas e também utilize uma diagramação arejada, ou seja, parágrafos curtos, o que faz com o que o texto não se torne cansativo.

6- Antes de escrever, se tiver dificuldade, pontue todos os temas que deseja abordar, se forem muito distintos estabeleça subtítulos. Por fim, leia tudo o que escreveu e revise, achando possíveis erros e expressões incorretas. Lembre-se: quanto mais escrever, mais se aprimorará.

“Ponte Aérea” by Jefferson de Almeida 24/08

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O tradicionalismo moderno do Japão

No Japão tudo é dinâmico e envolvente. Considerado um dos ícones orientais é a terceira maior economia do mundo, tem muito mais a oferecer do que robôs, sushi e samurais. O local é sinônimo de paisagens exóticas, tradições milenares, povo hospitaleiro e o que há de mais moderno em tecnologia. Caso a sua dúvida seja qual a melhor época do ano para ir, o fim de março a meados de abril o Japão todo se anima com a floração das cerejeiras, glicínias e ameixeiras. Junho é um mês bastante chuvoso, e em julho e agosto, quando o calor chega a níveis amazônicos, acontecem alguns dos mais divertidos festivais populares e de fogos de artifício, incluindo o Gion Matsuri de Kyoto, o Nebuta de Aomori, o Kanto de Akita e o Yamakasa de Fukuoka. Entre setembro e outubro as temperaturas ficam mais agradáveis, uma preparação para novembro, quando os parques ganham belos tons outonais. Nos meses de inverno, principalmente janeiro e fevereiro, vale a pena incluir na viagem programas como esqui, visitas às termas naturais e o Festival da Neve de Sapporo.

 

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As atrações do Japão são tantas e tão variadas que é difícil decidir o que ver primeiro. Isto porque zanzar pelos pontos turísticos do Japão é como navegar por realidades díspares que convivem em um mesmo espaço. Afinal, trata-se de um país no qual tradicionais templos budistas e santuários xintoístas se misturam a modernos edifícios projetados pela vanguarda da arquitetura mundial.No país das metrópoles super limpas, modernas e seguras você encontrará vilarejos medievais cercados de plantações de arroz. Os princípios arquitetônicos que nortearam a construção de templos anti-terremoto do século 10 são os mesmos do projeto da mais alta torre do mundo, a Tokyo Skytree. Dentro de uma viagem pode haver o frenesi urbano de Tóquio e a serena beleza dos Alpes Japoneses, o colorido vigor do teatro kabuki e o azul tranqüilo do mar de Okinawa. O país conta com um dos melhores, mais rápidos e pontuais sistemas de transportes do mundo.

 

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Comecemos o passeio pelas cidades mais interessantes do Japão. O ponto de partida é a capital Tóquio. Considerada a super-megalópole mais limpa e organizada do planeta, por lá tudo está em permanente mutação.O bairro de Marunouchi, onde fica a Estação Tóquio, renovou-se e agora abriga moderníssimos edifícios comerciais, muitos restaurantes, lojas descoladas e cafés charmosos. Ginza, não ficou para trás: derrubou o venerado Teatro Kabuki-za e o levantou de novo, com uma fachada idêntica, mas bem melhor. Outras grandes atrações são a concorrida Tokyo Disneyland e a torre Tokyo Skytree, de 634 metros de altura, considerada um dos cartões postais da cidade. Viajar pelos arredores de Tóquio utilizando o Shinkansen (Trem Bala) surpreende não só pela velocidade que ele atinge (até 300km/h), mas também pela estabilidade dos vagões e o serviço de bordo também impressionam, além das belas paisagens, como o Monte Fuji que do alto de seus 3 776 metros, é a mais alta montanha do Japão e pode ser observada dos mais distintos ângulos. Os mais populares estão a partir dos cinco lagos que o cercam, entre eles o Kawaguchi-ko e o Fuji-ko.

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Outra cidade que é preciso conhecer é Kyoto com templos budistas, santuários xintoístas e palácios da corte imperial são paradas obrigatórias na cidade. Confira também a estreita ruela Pontocho e suas casas de chá frequentadas por gueixas no bairro de Gion. Aprecie o artesanato tradicional nas dezenas de lojas nas ladeiras Ninenzaka e Sannenzaka. Faça uma pausa e prove doces típicos como o yatsuhashi com uma taça de chá verde de Uji. Outra localidade é Hiroshima na qual é vale conhecer o Museu e o Parque da Paz, além dos monumentos dedicados às vítimas do atentado. Não longe dali, na ilha de Miyajima, está o Santuário de Itsukushima, célebre por seu portal flutuante. Já a cidade de Okinawa é para qual os japoneses vão no verão para curtir uma praia. Há vários resorts de grande porte na costa okinawana, que tem praias de mar calminho. E as ilhas de Kerama, Iriomote, Ishigaki e Miyako fazem a alegria dos praticantes de kitesurfe, mergulho e windsurfe.

 

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A contemplação nipônica vai muito além, pertinho da capital japonesa está Nikko, cuja principal atração é o Santuário Toshogu, um dos mais famosos do país. Em Kamakamura, a apenas 50 quilômetros, está o Grande Buda, uma impressionante imagem de bronze do século 13 que tem 13 metros de altura. Já Nara, a 40 quilômetros de distância, pode-se visitar o belíssimo Templo Todaiji e o parque dos cervos sagrados. Para os que preferem adrenalina a dica é visitar os Alpes Japoneses lá pode se curte trekkings em meio à natureza ou esqui de alta performance. No caminho estarão as encostas nevadas de Hakuba, sede das competições de esqui dos Jogos Olímpicos de 1998, o dramático passo Norikura e a simpática Takayama, na província de Gifu, um dos destinos mais aprazíveis do país.

 

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É necessário ter visto para visitar o Japão. A solicitação ocorre no consulado e o visto tem duração de 90 dias após a emissão, mas fique atento: a estadia para o turista é válida por apenas 30 dias. A língua oficial é o japonês. A maioria da população se comunica mal em outros idiomas, mas são em geral solícitos com os turistas estrangeiros. Outro detalhe é que são 12 horas de diferença no fuso horário. Leva pelo menos dois dias para começar a acertar os ponteiros biológicos – é bom levar isso em consideração na hora de planejar a viagem. A internet em todo o país é rápida e eficiente: a comunicação por lá não é problema. O país é um dos mais seguros do mundo. Você vai ver dezenas de bicicletas estacionadas nas estações de metrô com casacos, bolsas, sacolas – e ninguém olhando. E ninguém pega – isso faz parte da cultura japonesa.

 

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